O que é uma boa poupança?

Em relação aos PPR, por aqui estava a pensar levantar 4 ou 5 meses de IAS do meu PPR em 2023 e depois voltar a colocar 2k no mesmo produto de modo a obter o benefício fiscal em IRS.

Isto será possível? Ou terei de aderir a um PPR diferente?

A ideia é não meter dinheiro "novo/fresco" num produto que neste momento está com rentabilidade negativa.
Eu vou fazer isso

Além do pedido que pode ser efectuado por confirmação de operações, e cópia do CC, tem de existir uma declaração da entidade bancária onde está o CH contendo a seguinte informação:

Declaração emitida pela instituição de crédito mutuante, que deverá conter:

§ Identificação da Instituição de Crédito;

§ Identificação da Seguradora/ Entidade Gestora do PPR a quem se dirige o pedido;

§ Fim a que se destina a declaração;

§ Identificação do titular do crédito à habitação, incluindo o seu NIF;

§ Número do empréstimo e explícita classificação desse crédito como sendo destinado à aquisição de habitação própria permanente, nos termos previstos do Decreto-Lei nº 349/98, de 11 de novembro;

§ Proporção da titularidade na propriedade do imóvel (caso haja menção a dois titulares e nenhuma proporção seja indicada, será considerada 50%);

§ Valor das prestações vencidas por pagar indicando, se possível, o período a que dizem respeito;

§ Valor das prestações vincendas conhecidas e respetivas datas de pagamento;

§ NIB da conta bancária titulada pela instituição de crédito que será creditada pelo valor reembolsado nas datas indicadas.

No caso em que exista mais do que um mutuário e que não sejam casados, neste caso será necessário uma cópia da certidão do registo predial, para validar a proporcionalidade da titularidade da habitação.

Bom contributo! apr:)

Mas do que percebo e daquilo que apresentas, essa documentação e afins conseguirão ser tratadas pelo gestor de conta, uma vez que é a ele que recorremos para fazer o pedido de resgate? Ele é que trata de tudo?

Alguém sabe de um PPR que se consiga fazer até ao fim do ano no valor de 2k e conseguir tirar tudo sem grandes chatices para abater o CH?
É só para ter o benefício do IRS.

Tem só atenção as taxas de subscrição, manutenção e resgate.

se vais fazer para o benefício fiscal máximo, julgo que são 2k, isso vai dar praticamente 5 meses até liquidares pelo que a performance do produto será pouco/menos relevante

Ainda sobre PPR, acabei de receber chamada da minha gestora de conta.

Subscrevi reforço de PPR para 1750eur, de modo a ir buscar o benefício fiscal de 350eur.

A partir de Janeiro terei de passar e assinar presencialmente o documento a pedir a libertação de PPR para "gastar naquilo que quiser", palavras da gestora. Aqui o pormenor é que tem sempre de ser presencialmente, e mensalmente, no valor de IAS máx.

Como não tenho tempo - podia começar já hoje - vou começar os resgates só em Janeiro, mas podia ser ainda em Dezembro.

Portanto, o plano de "ter" 4750eur em PPR e resgatar esse valor durante 2023 sem qualquer penalização (exceptuando os 8% dobre os lucros obtidos, que até agora foram de 11eur...) e aproveitando os benefícios fiscais (300+300+350) está em curso.

Na próxima semana, subscrição de CA.

Bom contributo! apr:)

Mas do que percebo e daquilo que apresentas, essa documentação e afins conseguirão ser tratadas pelo gestor de conta, uma vez que é a ele que recorremos para fazer o pedido de resgate? Ele é que trata de tudo?
O meu Gestor no Best está de férias, pelo que me enviaram pelo mail do site.

Ainda sobre PPR, acabei de receber chamada da minha gestora de conta.

Subscrevi reforço de PPR para 1750eur, de modo a ir buscar o benefício fiscal de 350eur.

A partir de Janeiro terei de passar e assinar presencialmente o documento a pedir a libertação de PPR para "gastar naquilo que quiser", palavras da gestora. Aqui o pormenor é que tem sempre de ser presencialmente, e mensalmente, no valor de IAS máx.

Como não tenho tempo - podia começar já hoje - vou começar os resgates só em Janeiro, mas podia ser ainda em Dezembro.

Portanto, o plano de "ter" 4750eur em PPR e resgatar esse valor durante 2023 sem qualquer penalização (exceptuando os 8% dobre os lucros obtidos, que até agora foram de 11eur...) e aproveitando os benefícios fiscais (300+300+350) está em curso.

Na próxima semana, subscrição de CA.
Se assim for para mim já causa transtorno, pois o Best só tem agência no Porto, o que me fica um pouco fora de mão para lá ir todos os meses..

O benefício e o valor necessário à subscrição para o obter, variam... quem mete lá 500€ não vai ter o benefício de 350€ como o Drifting acabou de colocar.
Só para esclarecer, não vá alguém pensar que mete 350€ e saca os 350€ do benefício fiscal.

Edd :)

Tem só atenção as taxas de subscrição, manutenção e resgate.

se vais fazer para o benefício fiscal máximo, julgo que são 2k, isso vai dar praticamente 5 meses até liquidares pelo que a performance do produto será pouco/menos relevante

Sim eu sei, a questão é que não estou com tempo para andar a ver as coisas ao detalhe. Tenho conta no activobank e estou a ponderar subscrever um deles, só que gostava de saber essas taxas e condicionantes todas antes de fazer um.

Mais uma tranche a entrar em CA.

Fiz uma pausa no DCA de ETF's até às próximas reuniões do FED com noticias menos más, portanto vai ser carregar nos CA. [:blush:]

Última edição:
Voltar
Superior