"O cantinho das motos"-

Se não gostas da palavra “robotizada” podes trocar pela palavra “automatizada” que é isso que é a DCT, a DSG, a PDK, e outras que tais. São caixas manuais em que a unidade mecatrónica substituiu a intervenção do humano, no acionamento da embraiagem e da alavanca/pedal de mudanças, umas mais desenvolvidas outras menos. As caixas convencionais automáticas de conversor de binário tem um conceção totalmente diferente.

Não sei como a caixa DCT tem dissipação de potencia, quando o seu desenvolvimento teve origem na caixa Seamless da Honda, ou vice versa (quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?), mas se tem alguma compensa noutros aspetos.

A diferença do conceito inicial, além dos diferentes componentes internos, é que a DCT é automatizada, e a Seamless é totalmente mecânica (claro que, entretanto, tudo evoluiu em relação ao conceito inicial, quer uma quer outra)

A introdução da caixa seamless de dupla embraiagem da Honda tinha uma vantagem de cerca de 0,3 segundos por volta num circuito de 30 curvas. Mais rápida do que as melhores caixas normais com QS do Motogp da altura cerca de 10 vezes na troca de velocidades, mas o ganho não era só alcançado pela maior rapidez, era também pela maior suavidade e constante transmissão de potencia à roda, que davam uma maior estabilidade sobretudo nas mudanças de direção.

Mas esquecemos a caixa seamlees de MotoGP…a DCT só tem desvantagens no arranque, a partir daí é sempre muito mais rápida do que um cx. manual com QS. Utilizei durante cerca de 4 anos e é a sensação que tenho.

Em resumo, todas as caixas mencionadas em cima, mais todas as outras, como a S-Tronic da Audi, ( não é mais do que uma DSG), são caixas cujos princípios de funcionamento são análogos às caixas Seamless (pelo menos na Honda, nas outras marcas que tiverem que desenvolver uma equivalente, não se sabe bem o que por lá anda). Se tem alguma dissipação de potencia? Se tem compensa com outras vantagens que as tornam mais rápidas.

Em relação ao teu ultimo paragrafo, o facto de as caixas com conversor de binário serem para o utilizador parecidas com as de dupla-embraiagem, não significa que sejam iguais do ponto de vista conceptual. São aliás muito diferentes, totalmente diferentes.

Sem tirar nem por. Caixa automática é sempre associada a conversor de binário.
Tenho uma X-ADV com quase 2 meses e 3000km e só posso dizer maravilhas da DCT.

No arranque notas diferença só porque o software tenta proteger as embraiagens (secas ou a óleo). Nas de conversor de binário basta aumentar a pressão de óleo no conversor.
Quando se reprograma uma DSG é para retirar essas proteções e acredita se transfigura.

E aquelas caixa (que eu chamo de semi automáticas) como a da supercub e da salsicha como é que se chamam?

Se não gostas da palavra “robotizada” podes trocar pela palavra “automatizada” que é isso que é a DCT, a DSG, a PDK, e outras que tais. São caixas manuais em que a unidade mecatrónica substituiu a intervenção do humano, no acionamento da embraiagem e da alavanca/pedal de mudanças, umas mais desenvolvidas outras menos. As caixas convencionais automáticas de conversor de binário tem um conceção totalmente diferente.
Eu gosto da palavra robotizada, mas tradicionalmente uso a palavra "caixa robotizada" para a caixa manual para as caixas manuais movidas por solenoides (caixa dos smarts, SMG, Ferrari F1 etc), porque eram assim que costumavam chamar na altura antes de existirem as DCT

São caixas manuais em que a unidade mecatrónica substituiu a intervenção do humano, no acionamento da embraiagem e da alavanca/pedal de mudanças, umas mais desenvolvidas outras menos.
Exatamente, daí eu tendenciamente não chamar robotizada a uma DCT, porque não era possível converter a caixa para voltar a ser manuseada por um humano... Quer dizer, tecnicamente é, metes 2 pedais de embraiagem e 2 manetes de velocidades e dá para chegar lá com um ou outro truque... Tecnicamente é robotizada, mas tecnicamente uma automática de conversor de binário também é robotizada... E tecnicamente ambas são automáticas também...

Cada qual que lhe chame o que quiser, desde que não façam como alguns stands americanos que chamam caias manuais a qualquer caixa que tenha patilhas no volante...

Não sei como a caixa DCT tem dissipação de potencia, quando o seu desenvolvimento teve origem na caixa Seamless da Honda, ou vice versa (quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?), mas se tem alguma compensa noutros aspetos.
Tem porque metendo o mesmo carro nos rolos, um de caixa DCT faz menos uns cavalos que um manual. Não existem transmissões sem perdas. Qualquer caixa de velocidades a pontencia à entrada não é a mesma potencia à saida, o simples facto de ter engrenagens banhadas a óleo a rodar umas com as outras, gera perdas sob forma de atrito e calor.

Ainda tem o facto das DCT terem embraiagens banhadas a óleo. No caso das motas até é comum motas de competição ter embraiagens secas porque a embraiagem humidas provoca perdas de transmissão.

Mas esquecemos a caixa seamlees de MotoGP…a DCT só tem desvantagens no arranque, a partir daí é sempre muito mais rápida do que um cx. manual com QS. Utilizei durante cerca de 4 anos e é a sensação que tenho.

Normal porque não aquela interrupção entre mudanças de caixa. Nos carros é igual, embora já tenha havido alguns comparativos em circuito que a manual saiu à frente, pois é mais leve e tem menos perdas parasitas, mas provavelmente não foi cientifico o suficiente. Em reta, especialmente arranques parados é evidente a vantagem das DCT.

Se usam no MotoGP, é porque pelo menos nas motas a seamless funciona, embora o MotoGP tem peso minimo, e uma caixa "manual" não beneficia da redução de peso.

Mas também não sei exatamente as diferenças/semelhanças do seamless do MotoGP para uma dupla embraiagem uma vez que caixas DCT supostamente estão banidas.

Em relação ao teu ultimo paragrafo, o facto de as caixas com conversor de binário serem para o utilizador parecidas com as de dupla-embraiagem, não significa que sejam iguais do ponto de vista conceptual. São aliás muito diferentes, totalmente diferentes.

Nunca pus isso em questão, mas para o consumidor final, acho que faz mais sentido e é menos confuso chamar automática a uma DCT, do que chamar manual. Carro mete mudanças sozinhas, caixa automática, carro não mete mudanças sozinhas, é manual.

Bem………chama-lhe o que quiseres!

Para mim caixas automáticas são as de conversor de binário.

Caixas dupla embraiagem são caixas automatizadas ( ou robotizadas, uma vez que a unidade mecatrónica não é mais do que um robot que executa tarefas de acordo com determinados parâmetros pré estabelecidos )

A própria LUK que pertence a um dos maiores grupos de componentes automóveis, e uma das maiores empresas de fabrico de componentes para caixas, chama ás caixas de dupla embraiagem, Caixas Automatizadas.

"Caixa de velocidades de embraiagem dupla
Este tipo de caixa de velocidades é dos que estão a ter mais penetração nos últimos anos. Combina a comodidade de uma caixa automática com as sensações de uma caixa de velocidades manual. Além disso, é muito eficaz em condução desportiva e melhora o rendimento do veículo em termos de consumo e emissões. Uma caixa de velocidades de embraiagem dupla é uma caixa de velocidades manual automatizada constituída por duas subcaixas, uma para as velocidades pares e outra para as velocidades ímpares. Cada uma destas subcaixas está associada à sua própria embraiagem, o que explica a necessidade de duas embraiagens."

Bem………chama-lhe o que quiseres!

Para mim caixas automáticas são as de conversor de binário.

Caixas dupla embraiagem são caixas automatizadas ( ou robotizadas, uma vez que a unidade mecatrónica não é mais do que um robot que executa tarefas de acordo com determinados parâmetros pré estabelecidos )

A própria LUK que pertence a um dos maiores grupos de componentes automóveis, e uma das maiores empresas de fabrico de componentes para caixas, chama ás caixas de dupla embraiagem, Caixas Automatizadas.

"Caixa de velocidades de embraiagem dupla
Este tipo de caixa de velocidades é dos que estão a ter mais penetração nos últimos anos. Combina a comodidade de uma caixa automática com as sensações de uma caixa de velocidades manual. Além disso, é muito eficaz em condução desportiva e melhora o rendimento do veículo em termos de consumo e emissões. Uma caixa de velocidades de embraiagem dupla é uma caixa de velocidades manual automatizada constituída por duas subcaixas, uma para as velocidades pares e outra para as velocidades ímpares. Cada uma destas subcaixas está associada à sua própria embraiagem, o que explica a necessidade de duas embraiagens."

Atenção que há caixas manuais que têm uma transmissão por conversor de binário! [;)] Já conduzi alguns empilhadores que tinham, e inclusivamente tinham pedal de embraiagem! Aquilo dava cada solavanco que eu não percebia porque. Depois aprendi a deixar o pé esquerdo quieto e já conduzia normalmente. Havia uns autocarros antigos que julgo que funcionavam da mesma forma. Tinham uma alavanca pequena para engrenar as velocidades e não tinham pedal de embraiagem. Algo deste género:

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	112.9 KB ID:	14239586

Tb era por conversor de binário.​

Uma caixa automática, é uma caixa automática! Não precisa da intervenção do condutor para engrenar as velocidades, independentemente do tipo de transmissão.​

Attachments

• image.png
    image.png
    112.9 KB · Views: 0
Mais um que chama ao DSG, caixa manual automatizada, ou então é mais um desses bloggers/youtubers rafeiros :) .) ..... por acaso não parece, para quem seguir o canal com regularidade, parece um tipo competente.

https://www.youtube.com/watch?v=Vrun7Aq6Osg&t=10s

Chama e chama mal. Caixa manual automatizada não é de certeza... Uma DCT nunca foi manual, usa é um sistema de engrenagens semelhante à caixa manual. Como foi referido acima, uma caixa dupla embraiagem nunca pode convertida em manual como é por exemplo uma SMG da BMW, smarts, F1, etc. Essas sim são caixas manuais que foram automatizadas/robotizadas.

O termo manual, vem de mão, é uma caixa que seria operada pelas mãos. Uma DCT se nunca foi operada manualmente, não pode ser manual automatizada

Por ter 300mil subscrições não quer dizer nada... O que não falta é gente famosa a dizer lixo

Eu posso ir buscar o vídeo do idiota famoso do Mr. JWW (770mil subscritores) a dizer que o Porsche Taycan não recuperava energia como um Tesla, em vez disso recuperava energia atraves dos discos de travão lol (14:10)

Então se for à quantidade de youtubers que não percebe a diferença (ou a falta dela) entre potencia e binário... aí metade deles erra.

Voltando ás caixas, eu acho que este excerto da wikipedia faz um equilibro interessante para descrever uma DCT. Mecanicamente parecida a uma manual, funcionalmente para o utilizador parecida a uma automática

The design is often similar to two separate manual transmissions with their respective clutches contained within one housing, and working as one unit.[SUP][2][/SUP][SUP][3][/SUP] In car and truck applications, the DCT functions as an automatic transmission, requiring no driver input to change gears.

Agora se alguém quer chamar automática ou manual, não me faz grande diferença, desde que me faça transparecer o tipo de transmissão que está a falar. Dizer "este carro tem....caixa manual", "....caixa automática" ou "....caixa robotizada" não consegue identificar imediatamente que é uma transmissão dupla embraiagem.

Last edited:
Vocês estão a discutir preciosismos técnicos. [:D]

Pelo que entendi a caixa pode ser automática ou manual robotizada, mas para o utilizador ou é manual ou automática (no sentido que só tem que meter aquela porra no Drive). A forma como a biatura faz isso mais de metade do pessoal nem quer saber.

Já agora eu detestava a caixa automática da MB 300BH e a da 520 que tenho agora é um bocadinho melhor mas não muito. Em compensação acho o sistema de variador do Lexus da minha mulher muito bom. Estou a contar que no proximo carro que comprar já vou poder comprar algo mais pequeno e com caixa manual que prefiro mil vezes.

Falando em motas, mas também de caixas de velocidade, recebi ( mas já sabia) uma carta da BMW, para ir fazer o recall de programação de Software para função de proteção da caixa de velocidades.

Vamos lá ver se o QS fica melhor ......,.não tem nada a ver, mas como tem que carregar o software total da mota para um versão recente, pode acontecer, mas o mais provável é ficar sem uns cavalitos.

Engenharia Alemã no seu melhor..........(por acaso o veio primário que pode estar em causa até é produzido no Japão....acho)

Lá vão mais 350 km, e esperar umas 4 horas para a brincadeira.

Nem quer saber, mas devia. Porque uma caixa de dupla embraiagem ( sobretudo as secas) os cuidados a ter na sua utilização são diferentes de uma caixa automática de conversor de binário.

Lá ouvi boas referências às novas caixas CVT da Toyota/Lexus

E pregos? Essas caixas auto, robotizadas, semi ou o crl... tambem dão para mandar o belo prego? Ou ir a fundo na ultima relação e ainda tentar meter outra?

Vocês estão a discutir preciosismos técnicos. [:D]

Pelo que entendi a caixa pode ser automática ou manual robotizada, mas para o utilizador ou é manual ou automática (no sentido que só tem que meter aquela porra no Drive). A forma como a biatura faz isso mais de metade do pessoal nem quer saber.

Já agora eu detestava a caixa automática da MB 300BH e a da 520 que tenho agora é um bocadinho melhor mas não muito. Em compensação acho o sistema de variador do Lexus da minha mulher muito bom. Estou a contar que no proximo carro que comprar já vou poder comprar algo mais pequeno e com caixa manual que prefiro mil vezes.

Compra um MX-5! 😎

• Like
Reactions: Two
Back