"O cantinho das motos"-

Atenção que há caixas manuais que têm uma transmissão por conversor de binário! [;)] Já conduzi alguns empilhadores que tinham, e inclusivamente tinham pedal de embraiagem! Aquilo dava cada solavanco que eu não percebia porque. Depois aprendi a deixar o pé esquerdo quieto e já conduzia normalmente. Havia uns autocarros antigos que julgo que funcionavam da mesma forma. Tinham uma alavanca pequena para engrenar as velocidades e não tinham pedal de embraiagem. Algo deste género:

Tb era por conversor de binário.​

Uma caixa automática, é uma caixa automática! Não precisa da intervenção do condutor para engrenar as velocidades, independentemente do tipo de transmissão.​

Isso eram caixas semi-automáticas, como por exemplo da Wilson.

É o que eu disse. Os putos estão com 23 e 19, daqui por 4 anos, se tudo correr bem, já fugiram desta porcaria, e eu posso seguir a recomendação do msantos (que me parece exclente por sinal :) ).

Obrigado. É uma das coisas porreiras desta moto. Além da mecânica simples tens videos da própria marca a ensinar como se faz a manutenção, fora os vídeos dos indianos, ingleses e brasileiros.[:D]
A Zontes tem videos e manuais de serviço com apertos e tudo. E mais, catálogo online para teres referências das peças e comprar nas lojas online lá fora. Assim evitas ir a lojas físicas que não tem nada em stock e sabem menos que tu 👌

Bem, com tanta caixa, esqueci de relatar a revisão da chamussa...

Foi a dos 25k kms, ou seja uma intermédia. Foi um bocadinho menos em conta porque pedi um pisca novo para trás, pois o original ou partiu ou partiram, adiante...

Preço da peça cerca de 25 paus, mais montagem e as habituais afinações, a factura não chegou aos 50€.

Mais uma vez queixei-me do ruído proveniente da traseira da moto, que embora muito melhor (até de quando era nova...), ainda se nota. Foi-me dito que a marca ainda não tem solução para este problema, pelo que a propria oficina arranjou (mais) um procedimento a ver se minora a coisa.

Para quem não se recorda, trata-se de ruídos provenientes do apoio do braço oscilante. À parte disto, apenas uma ferrugem superficial no guiador. Nada que não estivesse à espera[:D], mas se a marca substituir, tanto melhor.

Nota mais uma vez muito positiva para a oficina, que faz de tudo para que a moto esteja no seu melhor!

Antes da revisão, tive de esticar um pouco a corrente, pois já estava assim para o laço... Procedimento simples e fácil.

Em relação à himalayan, após 25k kms, o saldo é positivo. Á parte os mencionados ruídos e um ponto de ferrugem aqui ou ali, tem-se portado à altura das exigências, não se negando ao frio, chuva ou calor extremos (no ano passado cheguei a andar com 45º...), ou seja, uma montada normal e acessível, confortável e muito comedida nos consumos.

O único aspecto negativo foi uma deslocação que fiz maior a 2 e com alguma pressa... Aqui vem ao de cima as fragilidades da parca potência.

Saliento contudo que no mesmo percurso feito a solo, a moto nunca me pareceu curta, ou seja, têm de se ter noção dos limites da bichana[;)]

Voltava a comprar na boa, acho que é o melhor elogio que lhe posso fazer.

Quando estive na oficina, tive oportunidade de ver a super meteor. Moto engraçada e que me pareceu muito bem acabada, em especial com o acabamento em 2 tons.

Contudo os meus olhos vidraram-se numa continental, verde, que estava em exposição, essa sim tinha lugar na minha garagem...[br:)]

Cump.

Bem, com tanta caixa, esqueci de relatar a revisão da chamussa...

Foi a dos 25k kms, ou seja uma intermédia. Foi um bocadinho menos em conta porque pedi um pisca novo para trás, pois o original ou partiu ou partiram, adiante...

Preço da peça cerca de 25 paus, mais montagem e as habituais afinações, a factura não chegou aos 50€.

Mais uma vez queixei-me do ruído proveniente da traseira da moto, que embora muito melhor (até de quando era nova...), ainda se nota. Foi-me dito que a marca ainda não tem solução para este problema, pelo que a propria oficina arranjou (mais) um procedimento a ver se minora a coisa.

Para quem não se recorda, trata-se de ruídos provenientes do apoio do braço oscilante. À parte disto, apenas uma ferrugem superficial no guiador. Nada que não estivesse à espera[:D], mas se a marca substituir, tanto melhor.

Nota mais uma vez muito positiva para a oficina, que faz de tudo para que a moto esteja no seu melhor!

Antes da revisão, tive de esticar um pouco a corrente, pois já estava assim para o laço... Procedimento simples e fácil.

Em relação à himalayan, após 25k kms, o saldo é positivo. Á parte os mencionados ruídos e um ponto de ferrugem aqui ou ali, tem-se portado à altura das exigências, não se negando ao frio, chuva ou calor extremos (no ano passado cheguei a andar com 45º...), ou seja, uma montada normal e acessível, confortável e muito comedida nos consumos.

O único aspecto negativo foi uma deslocação que fiz maior a 2 e com alguma pressa... Aqui vem ao de cima as fragilidades da parca potência.

Saliento contudo que no mesmo percurso feito a solo, a moto nunca me pareceu curta, ou seja, têm de se ter noção dos limites da bichana[;)]

Voltava a comprar na boa, acho que é o melhor elogio que lhe posso fazer.

Quando estive na oficina, tive oportunidade de ver a super meteor. Moto engraçada e que me pareceu muito bem acabada, em especial com o acabamento em 2 tons.

Contudo os meus olhos vidraram-se numa continental, verde, que estava em exposição, essa sim tinha lugar na minha garagem...[br:)]

Cump.

como ficou a cena da eletronica devido às emissões? melhorou, adaptas-te e convives??
desliguei-me um pouco do assunto e nem sei se aquelas soluções que havia para as versões antigas (nomeadamente para as 650) já se adaptaram às atuais normas euro.

como ficou a cena da eletronica devido às emissões? melhorou, adaptas-te e convives??
desliguei-me um pouco do assunto e nem sei se aquelas soluções que havia para as versões antigas (nomeadamente para as 650) já se adaptaram às atuais normas euro.

Isso ficou resolvido há muito tempo já. Nao sei precisar quanto...

Levou uma programação que a marca recomendou e ficou 5 estrelas. Na pratica acho que lhe deram mais gasolina[:cool:], mas resolveu.

Cump

tenho um vizinho que costuma carregar o carro na garagem

E? Os carros/motas a combustão não incendeiam?

Eu não gosto de carros/motas elétricos, mas esta perseguição que fazem... Cada vez que arde um veículo elétrico é o fim do mundo. Só aqui no forum temos um tópico com 151 páginas de mercedes a incendiar em Portugal... Pensas duas vezes quando paras á beira de um Mercedes nos semáforos?

Andamos com baterias de lítio literalmente nos nossos bolsos sempre aos tombos, cai ao chão, siga pro bolso... e estamos preocupados que uma scooter pegue fogo na garagem.

Já andam por aí videos e opiniões (pelo menos, finalmente, de quem se já meteu em cima da mota...) e reviews da nova Transalp, apresentada nestes dias no Algarve.

triumph 2024... Lá andam os americas a viver no futuro. Esta mota foi apresentada em 2022.

A queda é estranha

Last edited:
Back