Tópico das Casas

Contrariamente às opiniões deixadas até agora, eu dava facilmente um rim para viver nesta casa. Ou vá, nesta casa mas mais perto de onde tenho a vida "montada".😂

Isto sim, é qualidade de vida. Esta casa bate mesmo certo com o meu conceito de vida. Aqui sim, percebo os 4 milhões (quer dizer, mesmo assim é um absurdo, mas aqui entende-se um pouco melhor - além de tecnicamente complexa, é uma construção no meio de nada, com todos os custos adicionais que isso implica).

Entre esta e a das águas furtadas da avenida da liberdade, acho que seria mais feliz nesta.

No entanto, também tem alguns problemas para funcionar como casa de uso diário, principalmente de os donos já tiverem mais idade.

O preço é que está completamente desfasado da realidade, e realçar também que uma casa destas exige muita despesa, muito trabalho ou condenação/contratação de trabalhas variados para manter tanta área.
Mas também podem tirar daí algum lucro.

Em suma, mesmo sem ter em conta o valor pedido, é uma casa também para um público alvo específico, estrangeiros, e que não valoriza propriamente a identidade da arquitetura tradicional do lugar: o nosso Alentejo.

Gosto da casa, não gosto das madeiras como já foi dito, mas nunca compraria esta, comprava o terreno e faria eu o projeto [:D]

Tambem não é estupidez os valores que se pedem por cubiculos em LX ?
O mercado é que manda e cada 1 pede o que quer, nao significa que tenha sucesso na venda.

Então não é? Farto-me de me queixar aqui.

Por isso acho que também tenho direito em dizer que 4 milhões por esta é uma estupidez.

Se a venderam por 1.2 milhões já se devem dar por contentes.

Olha que tb há preços giros em casas em lado nenhum, tipo isto!

https://www.idealista.pt/imovel/32545711/

"Bora lá gastar 4M em Beja..." said no one ever.... (Excepto o aeroporto...mas isso "são outros 500").

Nesse tipo de propriedades pode haver várias nuances, como por exemplo a propriedade ter rendimentos fixos da caça, direitos da reserva de fundos comunitários, ou até ter sistemas de produção que acrescentam valor (sistemas de rega, etc)

Não olhei bem para o anuncio mas se for a propriedade com alguns hectares e tiver rendimento estável assegurado, pode estar caro, ou não.

Last edited:
1000€ o m2? Por um arquitecto conceituado? Optimista...

Eu gosto da casa, mas o valor é sem dúvida elevado.

9ha para o contexto é pouco.

Agora 1.000€ não dava. Não.

Mas a casa parece ter já uns anitos, ou seja não foi a preços de hoje.
Depois resta confirmar se foram 500m2 brutos ou não.
Por fim tem ali alguma complexidade na estrutura de madeira da sala, mas de resto os materiais são todos muito básicos (se bem que muito custom made).

Por isso acho perfeitamente possível os 500k.

Por mim o ideal é estar afastado da cidade, nem que seja umas dezenas de KM, mas ter transportes à porta ou relativamente perto.
E por mim o critério é sempre longe do mar.

Mas como ja tinha dito, o meu sonho seria 1 mini quinta no alentejo interior.
Que tb já teve bem mais longe de preços absurdos.

Porquê longe do mar? Para evitar os problemas associados com a maresia?

Agora 1.000€ não dava. Não.

Mas a casa parece ter já uns anitos, ou seja não foi a preços de hoje.
Depois resta confirmar se foram 500m2 brutos ou não.
Por fim tem ali alguma complexidade na estrutura de madeira da sala, mas de resto os materiais são todos muito básicos (se bem que muito custom made).

Por isso acho perfeitamente possível os 500k.
Estou a achar barato para o contexto, mas o teu post leva-nos a outra questão. Será que nesta discussão tem mais importância o valor de construção à data, ou o valor actual de reconstrução?

Num assunto mais terreno, ontem tinha o pessoal a dar um jeito no T1 da Amadora, e foram lá 2 vezes (indianos) bater à janela a querer arrendar.

Então não é? Farto-me de me queixar aqui.

Por isso acho que também tenho direito em dizer que 4 milhões por esta é uma estupidez.

Se a venderam por 1.2 milhões já se devem dar por contentes.

Claro que tens direito pah, mal seria hehe.

Isto tb é tentar a sorte.
Começam nos 4 ficticios e vem por aí abaixo.

O ser em " nenhures" é bom no sentido em que é para quem procura especificamente aquilo.

Nesse tipo de propriedades pode haver várias nuances, como por exemplo a propriedade ter rendimentos fixos da caça, direitos da reserva de fundos comunitários, ou até ter sistemas de produção que acrescentam valor (sistemas de rega, etc)

Não olhei bem para o anuncio mas se for a propriedade com alguns hectares e tiver rendimento estável assegurado, pode estar caro, ou não.

Sim, tb há esse " pormenor ".

Porquê longe do mar? Para evitar os problemas associados com a maresia?

Tambem, mas acima de tudo por gosto pessoal.
Gosto mais do interior. Não sou adepto de mar.

Além de que no litoral não é nd dificil apanhar com sitios que no verão enchem bue.

Tens razão em parte (ou na totalidade). Mas os preços por exemplo dos centros históricos cresceram muito mais que o resto nos últimos anos, diria que 4 ou 5 vezes mais rápido.
No centro de Braga, na rua do Souto nos censos de 2011 viviam penso que 10 ou 15 pessoas. E ali à volta não era muito diferente. Provavelmente nos últimos censos já teríamos 100 pessoas e em 2031 se calhar temos 500.
Eu nunca compraria um apartamento na zona de Lamaçães por 500mil euros quando podia ter uma bruta casa em nogueira pelo mesmo valor e continuaria perto de tudo. Muito menos compraria uma casa de 2milhões no vale de Lamaçães quando ali a 5minutos de carro ou nem tanto poderia ter muito mais por muito menos.
Mas felizmente há clientes para tudo.

Tenho vários amigos que moram na zona de lamaçães. Num desses apartamentos em particular, perto da Makro, quando penso nos valores que agora se pedem e na qualidade de construção que aquilo tem até me arrepio. Absurdo.

Quanto ao centro histórico, vendi há cerca de 3 ou 4 anos (logo antes do covid) uma casa (prédio urbano de 3 pisos e pequeno logradouro nas traseiras) no centro histórico por cerca de 340 k€, habitável mas a precisar urgentemente de obras. Uns anos antes, diria que até ao início da década de 2010, era um valor absolutamente ridículo para aquele tipo de casas, qualquer que fosse a zona de Braga. Aliás ainda hoje tenho amigos que têm dificuldade em acreditar nesse valor, a mudança de valores foi tão drástica que o pessoal ainda não se habituou.

No espaço de 10 anos a realidade da cidade alterou-se radicalmente, aproximando-se mais do que é habitual numa cidade (no centro histórico qq coisa vale uma "fortuna" - localização).

Com a venda do tal prédio no centro comprei um apartamento nos arredores de qualidade muito superior aos que conheço de Lamaçães e ainda uma casa de pedra em ruínas também nos arredores (mas esta mais longe do centro) para recuperação (já feita). Não fosse esta última não estar em nome o Costa ia alugá-la a terceiros, do que me safei!

Eu fiquei foi hospedado no hotel lamaçães.
É em lamaçães propriamente dito??

Gostei da zona envolvente do hotel, e estava no sopé da serra.

Eu fiquei foi hospedado no hotel lamaçães.
É em lamaçães propriamente dito??

Gostei da zona envolvente do hotel, e estava no sopé da serra.

Sim, a zona de lamaçães é extensa, tens de tudo. Essa zona do hotel é das melhorzitas, já perto da subida para o bom jesus. Mesmo os apartamentos aí são melhores que nas restantes zonas de lamacaes. E tem várias zonas de vivendas.

Mas no geral os preços praticados são absurdos tendo em conta a qualidade dos apartamentos. E pensar por quanto foram vendidos há 20 anos atrás...

Cá está, voltamos ao tema do assinalável aumento médio da habitação em pt das últimas décadas. Braga não foi exceção, de todo

Estou a achar barato para o contexto, mas o teu post leva-nos a outra questão. Será que nesta discussão tem mais importância o valor de construção à data, ou o valor actual de reconstrução?

Num assunto mais terreno, ontem tinha o pessoal a dar um jeito no T1 da Amadora, e foram lá 2 vezes (indianos) bater à janela a querer arrendar.

Como é normal, é possível uma casa valorizar.

Eu referia-me era ao preço que deve ter custado em nova.
Também compreendo que não valerá 500.000€ hoje.
Mas como disse. 1.2 ou assim deverá ser o limite.

Olha que tb há preços giros em casas em lado nenhum, tipo isto!

https://www.idealista.pt/imovel/32545711/

"Bora lá gastar 4M em Beja..." said no one ever.... (Excepto o aeroporto...mas isso "são outros 500").

Como sou um bocado teimoso e irrita-me não dizerem onde é o local, fui à procura no maps [:D]

Ora, o "arredores de Beja" é literalmente no "cu de Judas", são cerca de 25km até à rotunda sul de Beja.

Para quem quiser localizar, fica algures a meio entre Vale de Rocins e Talica.
​​​​​​

Havia alguém que estava preocupado com assaltos a casas destas.

Nessa zona, se 100 pessoas conhecerem bem a zona é muito.

Pior é colocar à venda e o pessoal começar logo à procura da casa no googlemaps.[:D]

Havia alguém que estava preocupado com assaltos a casas destas.

Nessa zona, se 100 pessoas conhecerem bem a zona é muito.

Pior é colocar à venda e o pessoal começar logo à procura da casa no googlemaps.[:D]

É um receio parvo meu haha, como se n houvesse assaltos em zonas altamente densas.

Mas pronto dá-me sempre a ideia errada que se tiver vizinhos a umas dezenas de metros, fica mais seguro ( not , lol )

Como sou um bocado teimoso e irrita-me não dizerem onde é o local, fui à procura no maps [:D]

Ora, o "arredores de Beja" é literalmente no "cu de Judas", são cerca de 25km até à rotunda sul de Beja.

Para quem quiser localizar, fica algures a meio entre Vale de Rocins e Talica.
​​​​​​

Eu até gosto desse tipo de desafios. Mas gabo a tua paciência para teres encontrado. [:D]

Essa casa dos 4M em Beja nunca na vida eu daria esse valor.
Deve ser engraçada nos primeiros tempos, mas depois com o calor e sol do Alentejo, e aquele amarelo/torrado todo em volta, deve tornar o dia a dia na casa uma grande seca (pralém de dar a impressão que estamos em Africa ou no meio de um outro deserto qualquer...)

Back