" Tu conduzes como um imbecil "

Hoje á tarde, neste local - https://www.google.pt/maps/@38.9026...-pq88C87Y17yZp8w!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu - estou parado em fila no semáforo vermelho, o semáforo abre, avançam vários carros, entre os quais os 3 ligeiros e o autocarro que circulavam á minha frente. Na passagem do ultimo ligeiro o semáforo passa a amarelo e embora eu pudesse ter passado com o amarelo, dada a distância para o cruzamento, a complexidade do cruzamento, e o facto de circular o autocarro á frente, fez-me abrandar e parar no exato momento em que caiu o vermelho. Atrás de mim circulava uma Iveco da Vendap, daquelas com um depósito que andam a despejar sanitas portáteis, e como parece que a m#$%&da que despeja e transporta deve ter contagiado o ínfimo cérebro do condutor, vai de me ultrapassar e passar com o vermelho! Parabéns!!!

Apanhei um velho há pouco quando estava a sair do estacionamento do supermercado, ele parou para me deixar acabar de fazer a manobra, pois eu não o tinha visto. Quando ele passou por mim disse duas vezes "olhe as luzes!" mas ele nem olhou e saiu do parque de luzes apagadas.

Mas pior, pior são os que conduzem com chuva à noite com o farol de nevoeiro traseiro ligado...
Posso estar enganado, mas tenho a ideia de que isso é ou era permitido quando a visibilidade fosse baixa, se estiver a chover muito.

Luzes é tema que não assiste aos portugueses.

Ontem em apenas 2 kms:

- 2 TVDE em modo Camões (um dos faróis sem qualquer luz)
- VW Polo com mínimos apenas, mas faróis de nevoeiro frente e trás ligados
- Peugeot 307 em faróis de nevoeiro da frente desregulados a apontar para cima
- MB 200d com máximos ligados, mas um deles já fundido
- 2 condutores com as luzes apagadas, um deles um Xsara que não tinha DRL ou qualquer luz no interior para "enganar"

Hoje foram 2 imbecis, num espaço de 500m. Ia de moto, transito relativamente compacto, uma fulana completamente colada a minha traseira. Entretanto, a estrada abre para 2 vias, encosto a direita, a gaja continua colada a minha traseira. Entretanto o transito a minha frente começa a abrandar, pois a via da direita acaba, travo, e desvio-me para a beira, a gaja dá grande guinada para a esquerda, quase que leva a frente os mecos separadores da via!

Logo a seguir a passar novamente a 1 via, tem um cruzamento, em que tenho prioridade, mas que tenho lombas. Passo a primeira lomba, e um fdp que estava parado a direita, arranca no preciso momento que estava quase no meio do cruzamento. Travo, leva a bela da buzinadela e lá vai todo contente embora. [8b]

Hoje foram 2 imbecis, num espaço de 500m. Ia de moto, transito relativamente compacto, uma fulana completamente colada a minha traseira. Entretanto, a estrada abre para 2 vias, encosto a direita, a gaja continua colada a minha traseira. Entretanto o transito a minha frente começa a abrandar, pois a via da direita acaba, travo, e desvio-me para a beira, a gaja dá grande guinada para a esquerda, quase que leva a frente os mecos separadores da via!

Logo a seguir a passar novamente a 1 via, tem um cruzamento, em que tenho prioridade, mas que tenho lombas. Passo a primeira lomba, e um fdp que estava parado a direita, arranca no preciso momento que estava quase no meio do cruzamento. Travo, leva a bela da buzinadela e lá vai todo contente embora. [8b]

Por acaso, além dos que passam os semáforos já vermelhos, tenho reparado que se estão a multiplicar os espécimes que arrancam de paragem/estacionamento sem querer saber se vêm veículos a circular na via. E a mesma coisa válida para ultrapassagens em autoestrada ou outras mudanças de via, metendo-se à frente de quem vem.

Mas o pior que vi nos últimos tempos que me pôs a praguejar e a insultar a mãe do condutor dentro do capacete, e nem era nada comigo! Foi há umas semanas na N108, o carro que ia à minha frente decide ultrapassar o que lhe antecedia.
Nisto, ao mesmo tempo vinha uma mota em sentido contrário. Ora, o do carro simplesmente "cag**" no da mota e invadiu-lhe a via, forçando-o a encostar completamente à berma para passar por ele, ficando a centímetros de um choque frontal. [8b]

Por acaso, além dos que passam os semáforos já vermelhos, tenho reparado que se estão a multiplicar os espécimes que arrancam de paragem/estacionamento sem querer saber se vêm veículos a circular na via. E a mesma coisa válida para ultrapassagens em autoestrada ou outras mudanças de via, metendo-se à frente de quem vem.

Mas o pior que vi nos últimos tempos que me pôs a praguejar e a insultar a mãe do condutor dentro do capacete, e nem era nada comigo! Foi há umas semanas na N108, o carro que ia à minha frente decide ultrapassar o que lhe antecedia.
Nisto, ao mesmo tempo vinha uma mota em sentido contrário. Ora, o do carro simplesmente "cag**" no da mota e invadiu-lhe a via, forçando-o a encostar completamente à berma para passar por ele, ficando a centímetros de um choque frontal. [8b]

Faltam as rotundas...então se forem daquela nação específica é o regabofe. Ainda há dias tive um que por pouco não me levou a frente por pouco ao entrar numa rotunda. Além da nacionalidade também era TVDE. Fez uma travagem a fundo que acho que os cliente que trazia devem-lhe ter dado nota negativa só por esta manobra.

Posso estar enganado, mas tenho a ideia de que isso é ou era permitido quando a visibilidade fosse baixa, se estiver a chover muito.

Estás certíssimo.
Situações como nevoeiro, spray de água, poeira, etc.

Mas creio que o bscuba se referia a chuva normal em que a visibilidade não seja afectada dentro de determinada distância e o clarão vermelho seja demais.

Estás certíssimo.
Situações como nevoeiro, spray de água, poeira, etc.

Mas creio que o bscuba se referia a chuva normal em que a visibilidade não seja afectada dentro de determinada distância e o clarão vermelho seja demais.

E à frente também é permitido andar com os faróis de nevoeiro ligado em dias de chuva intensa? É que as situações são bem diferentes, logo à partida porque os médios já fazem notar o carro, ao contrário das luzes de presença traseiras. A somar ao facto dos faróis de nevoeiro dianteiros a apontar para o chão fazem espelho na água do asfalto e encandeiam os outros condutores. Não só são desnecessários como afectam os outros.

Hoje a vontade de ter uma carrinha de caixa aberta e fazer um ''break test'' foi muita.

Vou aqui ​Av. Baía de Setúbal - Google Maps​, nas calmas a 60 km/h, 10 km/h acima do limite, visto estar no interior de uma localidade.

Praticamente uma recta, ligeira curva, mas de ampla visibilidade e possibilidade de ultrapassar - linha M2 ao eixo da via , e vem um gajo com um Duster sempre colado à minha traseira, quando passaram apenas dois carros em sentido contrário.

Ainda aliviei o pé, e baixei para os 50 e mesmo assim não me passou.

Ao chegar ao pé da passagem de nível, mesmo não vindo ninguém a sair da mesma, e ter total visibilidade, só para chatear, quase que parei.

Por acaso, além dos que passam os semáforos já vermelhos, tenho reparado que se estão a multiplicar os espécimes que arrancam de paragem/estacionamento sem querer saber se vêm veículos a circular na via.

Isso agora é moda, especialmente TVDE, e também não cederem a passagem quando têm de contornar um obstáculo.

Há quase 2 horas atrás, mais ou menos aqui https://www.google.pt/maps/@39.0377...3ugIqVPl4DmA_ObQ!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu

Trânsito intenso como sempre, ainda que estivesse a fluir mais ou menos, o que é raro àquela hora.
Ia eu na via da direita quando um otário num Ibiza vinha desencabrestado, e que já não bastava ir de luzes desligadas; queria ultrapassar a mim e ao carro que ia à minha frente, mas não conseguiu concluir a manobra por causa do carro que ia na via da esquerda (portanto, o carro que agora estava à frente do otário) à mesma velocidade. Para concluir o que queria, o estúpido não teve mais nada: para abrir mais espaço entre o carro que estava à frente dele e o que carro que estava ao lado dele (portanto o que estava à minha frente), atirou-se a este, fazendo-o travar bruscamente e quase foi contra o passeio. Tudo isto para dar uma gazada e... parar na paragem de autocarros que está a escassos metros à frente, para buscar a sua Maria, ou lá quem fosse.​

Ontem vi um FlixBus aos S's entre a via da esquerda e a via do meio na Vasco da Gama.
Fazia bastantes sinais de luzes.
Inclusivé quase que obrigou o carro à minha frente a fugir para a direita porque ele se meteu na via do meio e a traseira do autocarro quase que limpava o carro à minha frente...

Já perto da saída do Montijo, vinha atrás de mim na via da esquerda e fez sinais de luzes.
Entretanto passou para a via do meio e mesmo sem ninguém à frente fez sinais de luzes.

E à frente também é permitido andar com os faróis de nevoeiro ligado em dias de chuva intensa? É que as situações são bem diferentes, logo à partida porque os médios já fazem notar o carro, ao contrário das luzes de presença traseiras. A somar ao facto dos faróis de nevoeiro dianteiros a apontar para o chão fazem espelho na água do asfalto e encandeiam os outros condutores. Não só são desnecessários como afectam os outros.

Eu diria que os da frente é mesmo só quando há nevoeiro ou algo assim.

Chuva forte acho que os médios chegam perfeitamente.

Ontem vi um FlixBus aos S's entre a via da esquerda e a via do meio na Vasco da Gama.
Fazia bastantes sinais de luzes.
Inclusivé quase que obrigou o carro à minha frente a fugir para a direita porque ele se meteu na via do meio e a traseira do autocarro quase que limpava o carro à minha frente...

Já perto da saída do Montijo, vinha atrás de mim na via da esquerda e fez sinais de luzes.
Entretanto passou para a via do meio e mesmo sem ninguém à frente fez sinais de luzes.

A rede expresso também anda com alguns Fittipaldis.
A1 Sentido norte, vão desde o trancão até alverca, a jogar tetris no transito, com trânsito compacto e por vezes com chuva. Mas eles sabem, ganham 1 minuto de tempo a fazer estas manobras 🤣

Back