[Sa?de] O Tópico dos Suplementos

Diamond, tu (ou eu) não tens (temos) a mínima capacidade para avaliar se é um bom ou mau estudo. Por isso é que há revisão por pares, etc.

Vê o meu post anterior sff

Não cheguei a tocar nesse tema dos bons ou maus estudos, mas sim, há estudo mal feitos e até interpretações erradas.

Lembro-me que há pouco tempo houve várias interpretações acerca de um estudo, e o estudo estava até mal feito, se encontrar depois coloco aqui.

Há "paletes" de estudos que são para descartar. Numa Revisão Sistemática, quantas vezes pegam em (vou mandar à sorte) 60 estudos e depois só aproveitam 25.

A questão é que há que saber e justificar a razão para as rejeições; não é porque sim 😀

O problema é que num mundo em que qualquer zequinha consegue palco*, basta pegar num estudo (nem que seja uma bsta) e fazer cherry-picking ... hiperbolizar umas partes e "esquecer-se" doutras.

* se calhar a pessoa em causa não conseguiu acabar Biologia do 12º ano com 16, mas depois vai falar de Fisiologia e Bioquímica dum patamar muito mais avançado.

Nota-se perfeitamente no tipo de discurso, que são pessoas que não encaixaram o que é o método científico.

São certezas à mais, afirmações taxativas e bombásticas sem espaço para a dúvida, para o "ainda é preciso estudar mais, os resultados não são significativos ou conclusivos", etc.

São traços que são facilmente identificáveis.

Last edited:
Desculpem a frontalidade, mas não é nenhum de nós que vai validar qual é o "estudo" que está bem desenhado e implementado, quais são os que são para descartar por erros grosseiros, etc.

Quando muito discutir com base em Revisão Sistemática e/ou meta-análise ... e mesmo assim com muita cautela.

É que bioquímica, fisiologia e imunologia - mesmo ao nível duma cadeira básica duma Universidade "de jeito" - são temas duma complexidade enorme.

Querem realmente "perceber" o que onde eu quero chegar? Basta deslocar-se a uma Fnac ou uma Bertrand e pegar num livro técnico de qualquer das áreas que eu citei.

É que face à complexidade, é um "tirinho" para entrar na zona Dunning-Kruger ...

Vamos discutir - com o mínimo de validade - física quântica ou dinâmica de fluídos com base em conhecimentos básicos e uns bitaites duns pseudo-experts? É claro que não.

Como é evidente. Mas depois vem um artista que viu uns vídeos de uns artistas brasileiros ou entrou nuns sites uber manhosos (é só andar umas páginas para trás) e acha que sabe tudo sobre todas as coisas, e que devemos andar todos a tomar suplementos às colheres só porque sim! Porque o marketing é fortíssimo e o FOMO é gritante!

Ninguém está contra os suplementos, só aviso contra o perigo de se andarem a intoxicar com lixo sem benefício nenhum. O corpo humano felizmente é mais perspicaz que o cérebro e é capaz de filtrar grande parte desse lixo, o único verdadeiro impacto é mesmo na carteira.

​​​​​​
​​

• Like
Reactions: jmf
Desculpem a frontalidade, mas não é nenhum de nós que vai validar qual é o "estudo" que está bem desenhado e implementado, quais são os que são para descartar por erros grosseiros, etc.

Quando muito discutir com base em Revisão Sistemática e/ou meta-análise ... e mesmo assim com muita cautela.

É que bioquímica, fisiologia e imunologia - mesmo ao nível duma cadeira básica duma Universidade "de jeito" - são temas duma complexidade enorme.

Querem realmente "perceber" o que onde eu quero chegar? Basta deslocar-se a uma Fnac ou uma Bertrand e pegar num livro técnico de qualquer das áreas que eu citei.

É que face à complexidade, é um "tirinho" para entrar na zona Dunning-Kruger ...

Vamos discutir - com o mínimo de validade - física quântica ou dinâmica de fluídos com base em conhecimentos básicos e uns bitaites duns pseudo-experts? É claro que não.

Já reparaste na forma como eu coloquei o que escrevi anteriormente?

"vários estudos apontam resultados práticos neste sentido"
"Terá alguns efeitos..."
Ou ainda (lá está o tal cherry picking): "(valores de alguns estudos dão aumentos demasiado baixos para serem taxativos e conclusivos, mas demasiado altos para serem ignorados)" - se isto não é o mesmo que dizer: requer mais estudos para chegar a uma conclusão, não sei o que será.

Já estive envolvido em alguns trabalhos de investigação, apesar de estar longe de ser o meu dia-a-dia. Sei qual a validade de um estudo científico e quais as limitações dos vários tipos de estudos, sejam eles derivados de estudos de caso, prospectivos ou retrospectivos ou revisões bibliográficas (existem mais tipos de artigos, mas estes são os mais comuns na área da saúde) e, mesmo assim, já fui enganado várias vezes em vários estudos.

Os estudos de revisão bibliográfica são, se calhar, os mais fáceis de entender e retirar sumo, mas, do mesmo modo que existem aldrabões no youtube, eles não deixam de existir, também na comunidade científica e conheço variadíssimos casos de revisões bibliográficas feitas a pedido, excluindo os artigos que mais lhes convinham excluir, por isso é que não é meu habito ir por aí, mas fazer um breve skimming pelos estudos de caso e perceber os seus resultados e conclusões. Esses são, normalmente, de acordo com a minha experiência pessoal, mais fiáveis.

De qualquer modo, seria uma discussão para outro tópico. No tópico em questão, mais uma vez repito, eu não sou contra os suplementos, muito menos contra a creatina. Eu tomo suplementos.

O que eu sou contra é embarcar na carruagem destes doutores da treta que polulam pelos youtubes, em que o objectivo não é informar, mas sim ter views. Não nos podemos esquecer que o youtube não é uma fonte de informação, mas sim uma fonte de entretenimento. Ter sucesso no youtube tem valor, mas como entertainer, não como sumidade em assuntos científicos.

Vou dar um exemplo:

Em 1865 foi viver para os estados unidos um puto com 20 anos que apenas tinha o 5º ano. Esse puto trabalhou em várias áreas, mas teve, desde cedo, uma ligação com as ciências espirituais. Acabou por abrir uma mercearia, onde, numa sala dos fundos, praticava sessões de cura com imanes. O senhor que fazia a limpeza da mercearia e do "consultório" tinha uma filha que alegadamente teria graves problemas auditivos. Este senhor, através de uma sessão de massagens nas costas com os ditos imanes, alegadamente curou a moça da sua surdez. Na verdade a história contada por ela envolve apenas levar com um livro nas costas com força enquanto ele contava uma piada ao pai dela.
Juntou a sua descoberta com o livro que estava a ler (Princípios de Osteopatia do Andrew Still) e fundou uma escola para ensinar a tratar as pessoas através da coluna. Ainda foi preso por praticar medicina sem licença, mas a labia era tanta que acabou por sair do estado em que se encontrava e ir fundar outras 3 escolas em outros tantos estados.
Esse senhor chamava-se Daniel Palmer e é considerado o pai da quiroprática...

Portanto charlatões com sucesso não são uma descoberta recente, e, inadvertidamente, porque pegou no livro certo, até acabou por acertar numa série de teorias, mas não deixa de ter sido um charlatão!

De facto há cada artista...

Suplementos não, álcool com fartura é que é bom, dá saúde e faz crescer! 😂

Depois quando têm insónias e noites mal dormidas, epá... isso deve ser é de algum suplemento disfarçado de comida... 🤣🤣🤣

De facto há cada artista...

Suplementos não, álcool com fartura é que é bom, dá saúde e faz crescer! 😂

Depois quando têm insónias e noites mal dormidas, epá... isso deve ser é de algum suplemento disfarçado de comida... 🤣🤣🤣

Mas eu disse que o alcool era bom? Ou mau? Como tudo, tem coisas boas e coisas más e um suplemento alimentar não é comida? Então é o quê? porque medicamento não é de certeza...

Aqui a "guerra" é sempre a mesma e sinceramente não aprendo nem com um lado nem com o outro.

Mas aprender o quê? Isto é simples, os suplementos são apenas isso mesmo, suplementos. Não devem substituir uma alimentação equilibrada nem a prática de exercício físico. Podem ser bons complementos numa dieta para fins específicos, mas sempre tendo em conta que tudo o que se coloca dentro do corpo vai provocar uma relação causa-efeito, e vai ter efeitos indesejados. Não há nada que seja inócuo, porque se o for, então é porque não faz efeito algum.

De um modo geral, para iniciar uma terapêutica com suplementos alimentares, devemos sempre consultar um profissional (médico/farmacêutico/nutricionista) para que ele possa avaliar se determinado suplemento é adequado ás nossas necessidades e características fisiopatológicas, devendo os utentes serem informados de todo e qualquer efeito adverso que possa acontecer ou interacção alimentar, medicamentosa ou outra possíveis.

Depois temos a escolha dos suplementos, que deve ser feita tendo em conta o grau de confiança de cada um dos fabricantes dá, visto a legislação ser bastante laxa e nos mecanismos de controlo dos mesmos serem, de um modo geral, muito insuficientes para um eficaz grau de segurança dos mesmos.

Só para completar o post do Spinnaker, quando depois de falarem com um profissional qualificado e se facto concluírem que precisam de suplementação por um motivo específico, não vão comprar só porque viram publicidade feita por um marketeer de Miami, porque viram publicidade num site da junta de murcia ou porque viram um vídeo no tiktok de um brasileiro qq. Muito menos porque leram no fórum motorguia alguém a recomendar a tomar baldes de lixo.

Mas eu disse que o alcool era bom? Ou mau? Como tudo, tem coisas boas e coisas más e um suplemento alimentar não é comida? Então é o quê? porque medicamento não é de certeza...

Já dizia a minha prof de bioquímica, que um dedo de uísque, todos os dias, fazia bem à hipertensão 😂

Mas aprender o quê? Isto é simples, os suplementos são apenas isso mesmo, suplementos. Não devem substituir uma alimentação equilibrada nem a prática de exercício físico. Podem ser bons complementos numa dieta para fins específicos, mas sempre tendo em conta que tudo o que se coloca dentro do corpo vai provocar uma relação causa-efeito, e vai ter efeitos indesejados. Não há nada que seja inócuo, porque se o for, então é porque não faz efeito algum.

De um modo geral, para iniciar uma terapêutica com suplementos alimentares, devemos sempre consultar um profissional (médico/farmacêutico/nutricionista) para que ele possa avaliar se determinado suplemento é adequado ás nossas necessidades e características fisiopatológicas, devendo os utentes serem informados de todo e qualquer efeito adverso que possa acontecer ou interacção alimentar, medicamentosa ou outra possíveis.

Depois temos a escolha dos suplementos, que deve ser feita tendo em conta o grau de confiança de cada um dos fabricantes dá, visto a legislação ser bastante laxa e nos mecanismos de controlo dos mesmos serem, de um modo geral, muito insuficientes para um eficaz grau de segurança dos mesmos.

"Podem ser bons complementos numa dieta para fins específicos"​, mas alguém veio para o tópico dizer que ninguém precisava disso para nada, e a alimentação chegava... e para além de que os suplementos eram um negócio e banha da cobra.

Ou seja, criou-se aqui no tópico a ideia de que:

. os suplementos são tóxicos

. os suplementos são perigosos para a saúde

. a informação que passa cá para fora através de médicos por canais de divulgação (preferencialmente Youtube) é errada.

. há estudos contraditórios sobre o mesmo tema

Edit: e atenção que eu não estou a falar da malta que começa a fazer desporto e tem umas consultas sobre nutrição, e depois como é influencer, faz pacotes a pagar com temática sobre o assunto... e o pessoal seguidor vai nessa...

Last edited:
"Podem ser bons complementos numa dieta para fins específicos"​, mas alguém veio para o tópico dizer que ninguém precisava disso para nada, e a alimentação chegava... e para além de que os suplementos eram um negócio e banha da cobra.

Ou seja, criou-se aqui no tópico a ideia de que:

. os suplementos são tóxicos

. os suplementos são perigosos para a saúde

. a informação que passa cá para fora através de médicos por canais de divulgação (preferencialmente Youtube) é errada.

. há estudos contraditórios sobre o mesmo tema

Criou-se a ideia?

Não, chamou-se à atenção para fazerem escolhas ponderadas e racionais.

Só o custo dos efeitos adversos de todos os produtos medicamentosos (medicamentos + suplementos) registados na FDA é superior a 30 mil milhões de USD anuais nos EUA, bem como causador direto de mais de 10% das hospitalizações totais na america do norte (são os dados que tenho disponíveis ao momento, mas o valor anda entre os 5% e os 30%, dependendo do estado). Estes estudos incluem, claro, medicamentos e suplementos, porque no mercado americano (EUA e Canada) não existe uma distinção clara entre ambos quando são realizados a maioria destes estudos.

Não é um problema menor nem descartável, portanto, sim, os suplementos podem (e repara na palavra que eu uso: podem) ser perigosos para a saúde. Não são inócuos nem isentos de reacções adversas, como muitos advogam.

A informação que passa cá para fora no youtube é pouco fidedigna, isso não é uma ideia, é a realidade, o youtube é uma fonte de informação ma em todos os sentidos, tal como o são as redes sociais (facebook, instagram, X, etc..).

Há estudos contraditórios sobre muitos suplementos, também é um facto, mas é um facto com todas as moléculas, sejam elas medicamentos ou suplementos, isto tem a ver com métodos de análise e, também, com os objetivos dos estudos (e mesmo estes são passíveis de serem enviesados, já que uma boa parte dos estudos são contratados por entidades com algo a ganhar ou a perder dependendo dos resultados dos mesmos).

Posto isto, volto a dizer que podem ser fundamentais em determinadas situações/terapias e que podem, também, ser bom e até excelente complemento em determinadas dietas, aliás, não nos podemos esquecer que vivemos numa época em que os nossos alimentos cada vez são menos ricos em determinados compostos, seja por depleção dos solos, seja por necessidade de crescimento acelerado, seja mesmo por alterações às próprias espécies vegetais (programadas ou não), ou seja por processamento dos mesmos alimentos por motivos de conservação e/ou transporte.

Mais um video interessante sobre a creatina, fala inclusive da questão da creatinina:

Desisto Diamond. Se continuas a usar o youtube como fonte de informação, continuas e vais continuar a ser enganado. Pode ser que um dia destes faças parte da estatística, espero que não. Boa sorte...

Desisto Diamond. Se continuas a usar o youtube como fonte de informação, continuas e vais continuar a ser enganado. Pode ser que um dia destes faças parte da estatística, espero que não. Boa sorte...

Como eu disse anteriormente, há duas realidades aqui, uma deste lado e outra do outro lado do atlântico, eu não vejo incongruências no que eles dizem, parecem estar bem informados.

É estranho porque todos dizem a mesma coisa, não estamos a falar de um caso isolado.

Mas colocando agora esse assunto de parte, e recuperando a parte em que quanto a mim é muito útil saber, a qualidade dos suplementos, porque aí sim, poderá ser perigoso e/ou andar a gastar dinheiro para nada tomando suplementos de certas marcas...

E disso ninguém fala aqui e parece que há uma conivência acerca da marca Prozis, aí sim, banha da cobra, fui agora lá espreitar e meu deus, cada tiro cada melro.

E contra mim falo, porque até há pouco tempo comprava os suplementos lá.

Quando falam que a Creatina pode ter efeitos adversos, acredito que poderá ter, quando não é pura, como me aconteceu uma vez quando decidi experimentar a da Prozis (a normal, não a Creapure), basicamente foi como se tivesse tomado veneno, na altura quando a tomei tive 3 dias com problemas gastrointestinais depois de só ter consumido 10g em 2 dias.

Em relação aos outros suplementos, enfim, é do mais rasca que há, óxido de magnésio, colagénio hidrolisado, gluconato de zinco, etc... desde quando é que esses suplementos vão fazer o que prometem? A biodisponibilidade é baixa, e ali no caso do colagénio hidrolisado, na maior parte dos casos nem funciona, ao contrário do colagénio do tipo 2.

Como eu disse anteriormente, há duas realidades aqui, uma deste lado e outra do outro lado do atlântico, eu não vejo incongruências no que eles dizem, parecem estar bem informados.

É estranho porque todos dizem a mesma coisa, não estamos a falar de um caso isolado.

Mas colocando agora esse assunto de parte, e recuperando a parte em que quanto a mim é muito útil saber, a qualidade dos suplementos, porque aí sim, poderá ser perigoso e/ou andar a gastar dinheiro para nada tomando suplementos de certas marcas...

E disso ninguém fala aqui e parece que há uma conivência acerca da marca Prozis, aí sim, banha da cobra, fui agora lá espreitar e meu deus, cada tiro cada melro.

E contra mim falo, porque até há pouco tempo comprava os suplementos lá.

Quando falam que a Creatina pode ter efeitos adversos, acredito que poderá ter, quando não é pura, como me aconteceu uma vez quando decidi experimentar a da Prozis (a normal, não a Creapure), basicamente foi como se tivesse tomado veneno, na altura quando a tomei tive 3 dias com problemas gastrointestinais depois de só ter consumido 10g em 2 dias.

Em relação aos outros suplementos, enfim, é do mais rasca que há, óxido de magnésio, colagénio hidrolisado, glu****to de zinco, etc... desde quando é que esses suplementos vão fazer o que prometem? A biodisponibilidade é baixa, e ali no caso do colagénio hidrolisado, na maior parte dos casos nem funciona, ao contrário do colagénio do tipo 2.

O único suplemento que tomo é da Prozis (Shark Cartilage)....

O único suplemento que tomo é da Prozis (Shark Cartilage)....

No site deles poderá escapar um ou outro suplemento, mas no geral o que eles vendem é os que têm pior qualidade, menor biodisponibilidade, e se formos fazer contas, o barato sai caro.

Um exemplo:

Eles vendem Glucon@to de Zinco.

kvRz7Qf.png

Back