Tópico das Casas

Para mim estádios da bola é tipo centros comerciais, são todos uma aberração, mesmo o alegro com os seus premios [:blush:]

Anyway, sobre arquitectos, menção honrosa para Soutro Moura e o seu amigo Siza Vieira, não pelas competências que todos sabem, mas a meu ver pela forma simples e directa como explicam a sua actividade a leigos como eu.

Boa parte dos outros arquitectos é bla bla bla mas esquecem-se que não estão a dar uma palestra para pupilos mas sim a falar para o puiblico em geral !!

No Espaços E Casas havia lá cada discurso..bah.

Imagina hoje em dia o custo de apenas 5 estádios, o euro 2004 foi dado [:)]

Dado... Mas ninguém faz as contas ao que eles custam todos os anos a manter para estarem vazios.... Ainda há pouco num zapping apanhei qq coisa do estádio do Braga, projectado para custar uns 30, afinal custou 200 (pequena derrapagem...) e em cima disso a câmara já pagou uns 80M .... Quem paga, o palerma que trabalha 10h dia para pagar 50% do que ganha em impostos....

Dado... Mas ninguém faz as contas ao que eles custam todos os anos a manter para estarem vazios.... Ainda há pouco num zapping apanhei qq coisa do estádio do Braga, projectado para custar uns 30, afinal custou 200 (pequena derrapagem...) e em cima disso a câmara já pagou uns 80M .... Quem paga, o palerma que trabalha 10h dia para pagar 50% do que ganha em impostos....

O estádio do Braga nunca foi projetado para custar 30 e tal milhões...

Os 30 milhões era o orçamento para o estádio que estava inicialmente previsto, noutro lugar da cidade, estadio municipal do mesmo nível de tantos outros que foram feitos para o euro 2004 (Guimarães, Coimbra, Leiria, Aveiro...).
Depois foi proposta uma nova localização com uma ideia completamente diferente, um custo também completamente diferente, e que teve de ser aceite e validada pela Câmara Municipal, assembleia municipal e outras entidades a nível nacional e internacional.

Fala-se muito nas derrapagens, mas essas existiam e vão continuar a existir, pelo menos enquanto os modelos se mantiverem mais ou menos nos mesmos moldes atuais.

Entre o lançamento do concurso público (se for o caso) e a conclusão da obra, por norma passam-se vários anos, e nesses anos no mínimo há escalada de preços, umas vezes maiores, outras menores. Basta só a diferença temporal entre o lançamento do concurso de ideias e o lançamento d e concurso para preço da construção para haver diferenças significativas.

Mas o maior problema disto é político, e falta de realismo que quase sempre impera na classe política e na sociedade em geral, acham que ainda vivem num mundo de há 10 anos atrás.
Na maioria dos casos os concursos em Portugal são lançados com valores de referência extremamente baixo em que muitas vezes nem sequer correspondem ao programa que querem executar. Depois com o desenvolvimento do projeto, as múltiplas especialidades, os custos de construção e as derrapagens devidas a inflação e erros, mais juros dos financiamentos, os preços disparam.

O que mais chateia nisto tudo é que, sendo o orçamento (e muitas vezes os honorários) uma das partes em avaliação num concurso, às vezes a única, quem meter uma dose maior de realismo tem como resultado trabalhar para aquecer, porque não vai ganhar uma única obra. [8b]

Voltando aos custos do Euro 2004, aos estádios há que somar os milhões gastos com espaço público e outros equipamentos de apoio. Em certos casos (tendencialmente quando as coisas são mais bem feitas) a área de intervenção é mais alargada, de modo a integrar melhor o equipamento e eventualmente criar infraestruturas para a cidade crescer para aquela área de modo mais organizado.

Um melhor exemplo disto foi a Expo 98, foi um investimento gigantesco para um evento, mas o que deixou de maior valor (e também o que mais custou) foi a alteração do espaço público, a criação do Parque das Nações que revitalizou e transformou drasticamente aquela área da cidade de Lisboa.

A meu ver um dos problemas do euro 2004 é que desportivamente foi um fracasso o que sucedeu após o evento, gastou-se o dinheiro em estádios que não serve aos clubes.
Em teoria os clubes deviam ter melhorado com as infraestruturas criadas, mas o que aconteceu foi o contrário, quase todos que tiveram estádios novos acabaram por cair: Leiria, Beira Mar, Académica de Coimbra, Boavista...mais o inútil de Faro, e mesmo o Guimarães também tem tido tempo de dificuldades.

De todos os casos mais gritantes são dois do Taveira.

O estádio do Braga teve vários problemas de custos, foi mal projetado, no local errado, com custos de construção absurdos e um acordo com o arquiteto que é das coisas mais surreais que pode existir. Quanto maior o custo mais ele recebe, é sempre um bom ponto de partida para um negócio eterno. o último processo foram 10milhões de euros decididos em tribunal em 2022 ou 23 para o gabinete de Souto Moura. Isto porque como a obra custou mais ele vais buscar uma percentagem de cada processo que a Câmara perde em tribunal. Sendo o último os custos a mais nomeadamente com horas e afins para acabar a obra dentro do prazo. Mesmo na escolha dos materiais, quanto mais caro escolhesse, mais ele recebia. Interessou a todos, mesmo à cidade.

No resto os estádios incluindo o do Braga foram projetados grandes demais (diria que se calhar até todos mesmo os grandes). A maioria deles teve 15 a 20mil lugares a mais que o que devia ter.
Leiria apesar de tudo e o Algarve foram os mais bem pensados em termos de construção, projetando logo menos lugares para o pós euro. A localização de alguns foi mal escolhida, pelo menos no imediato.
É curioso que tem alguma ligação com este tópico, Por exemplo, Braga, Aveiro foram projetado com base num crescimento futuro que ainda não chegou, ou que vai chegando a conta gotas no caso de Braga e mais lento em Aveiro.
Acredito que Leiria, Aveiro e Coimbra ainda consigam recuperar alguma coisa, mas os estádios continuam a ser grandes demais para essas cidades. Provavelmente mais 10 anos e serão remodelados. Será investimento que reduzirá custos e a lotação.

O estádio do Braga teve vários problemas de custos, foi mal projetado, no local errado, com custos de construção absurdos e um acordo com o arquiteto que é das coisas mais surreais que pode existir. Quanto maior o custo mais ele recebe, é sempre um bom ponto de partida para um negócio eterno. o último processo foram 10milhões de euros decididos em tribunal em 2022 ou 23 para o gabinete de Souto Moura. Isto porque como a obra custou mais ele vais buscar uma percentagem de cada processo que a Câmara perde em tribunal. Sendo o último os custos a mais nomeadamente com horas e afins para acabar a obra dentro do prazo. Mesmo na escolha dos materiais, quanto mais caro escolhesse, mais ele recebia. Interessou a todos, mesmo à cidade.

No resto os estádios incluindo o do Braga foram projetados grandes demais (diria que se calhar até todos mesmo os grandes). A maioria deles teve 15 a 20mil lugares a mais que o que devia ter.
Leiria apesar de tudo e o Algarve foram os mais bem pensados em termos de construção, projetando logo menos lugares para o pós euro. A localização de alguns foi mal escolhida, pelo menos no imediato.
É curioso que tem alguma ligação com este tópico, Por exemplo, Braga, Aveiro foram projetado com base num crescimento futuro que ainda não chegou, ou que vai chegando a conta gotas no caso de Braga e mais lento em Aveiro.
Acredito que Leiria, Aveiro e Coimbra ainda consigam recuperar alguma coisa, mas os estádios continuam a ser grandes demais para essas cidades. Provavelmente mais 10 anos e serão remodelados. Será investimento que reduzirá custos e a lotação.

Não faço ideia do que foi contratado e acordado. Por isso não posso dizer se é ou não verdade.

Mas por exemplo esta notícia refere que o custo extra foi devido a mais trabalhos, a várias alterações a meio da obra e a mais rapidez no projeto e na obra, que aumentou em muito os custos do atelier.

https://desporto.sapo.pt/futebol/pri...o-novo-estadio

E aqui depois do recurso:

https://ominho.pt/camara-de-braga-perde-recurso-e-tera-que-pagar-49-milhoes-a-souto-moura/

Ou seja desde 2000 que andam a rebater, e agora têm de pagar quase o dobro só por causa de juros.

Última edição:
Não faço ideia do que foi contratado e acordado. Por isso não posso dizer se é ou não verdade.

Mas por exemplo esta notícia refere que o custo extra foi devido a mais trabalhos, a várias alterações a meio da obra e a mais rapidez no projeto e na obra, que aumentou em muito os custos do atelier.

https://desporto.sapo.pt/futebol/pri...o-novo-estadio

E aqui depois do recurso:

https://ominho.pt/camara-de-braga-perde-recurso-e-tera-que-pagar-49-milhoes-a-souto-moura/

Ou seja desde 2000 que andam a rebater, e agora têm de pagar quase o dobro só por causa de juros.

Basicamente projetaram um estádio para o Euro que não cumpria as regras da UEFA e que não ia estar pronto apra o euro por isso teve que ser tudo mais rápido, projetando-o num sitio megalómano que levou a custos acrescidos devido ao arrojo do projeto. Foi tudo mal feito de início a fim. Sendo que Braga ficou com um estádio de porcaria cheio de erros básicos para um estádio. Deve estar no top 3 de piores estádios que foram feitos para uma grande prova. (não confundir com obra de arte, que aí deve estar no top 3 pela positiva)
Só o projeto passou os 6 milhões sem juros. Em todo o caso obviamente o arquiteto tem zero culpa nisto, políticos e interesses obscuros da cidade sobrepuseram-se a tudo.
A parte dos juros, basicamente a Câmara não tinha (e ainda hoje não tem) dinheiro e andam a empurrar com a barriga há dezenas de anos. O estádio em si acho que acabou de ser pago por estes dias, pelo menos os empréstimos. No fim entre estádio e infraestruturas foram mais de 180milhões. É um orçamento da câmara aos dias de hoje. Em 2000 devia ser à volta de 4 orçamentos. Uma megalomania.

Esse estádio é um caso de polícia, e ainda não acabou o filme :sh)

"Artur Feio criticou ainda o facto de o município ter alienado as suas ações na SAD do Sporting de Braga pelo “incompreensível valor simbólico” de 200 mil euros, quando agora valerão 20 milhões.
Ricardo Rio respondeu que foi “o negócio possível na altura”, quando “ninguém esperava[:)]” que as ações atingissem um valor tão elevado.​"

Pois imagino...

E depois de oferecerem as ações ao amigos agora querem oferecer o estádio por uma fração do que custou, lindo

Autarca de Braga reafirma intenção de vender estádio municipal neste mandato – Observador

Disse ainda que “não há valor de mercado de referência” para aquele tipo de equipamentos e considerou que a avaliação da atual maioria PSD/CDS está feita e cifrar-se-á em 15 milhões de euros.

Esse estádio é o sonho molhado de qualquer um...

É verdadeiramente espetacular e com um custo absolutamente absurdo.
O Relvado sair em tranches e descer para uma cave onde tem luzes artificiais para manter a relva... Só em "sonhos".

Tenho ideia que nos US existem estádios com esse sistema implementado.

Mas é futebol pah.

Fixe foi malhar na JMJ a 4M [:D] ( e nao digo que não seja justo, nao importa. Era bom era que o escrutínio fosse smp assim ).

Nos states não sei, mas sim este não é o primeiro. Mas acho que todo o sistema "underground" é muito superior ao alguma vez feito. Penso que pode chegar e levar com o módulo Piscina até...

É um sistema mais modular sem duvida, feito em altura, o do estádio dos Raiders é um único tabuleiro retráctil para baixo das bancadas.

Muito interessante.

Basicamente projetaram um estádio para o Euro que não cumpria as regras da UEFA e que não ia estar pronto apra o euro por isso teve que ser tudo mais rápido, projetando-o num sitio megalómano que levou a custos acrescidos devido ao arrojo do projeto. Foi tudo mal feito de início a fim. Sendo que Braga ficou com um estádio de porcaria cheio de erros básicos para um estádio. Deve estar no top 3 de piores estádios que foram feitos para uma grande prova. (não confundir com obra de arte, que aí deve estar no top 3 pela positiva)
Só o projeto passou os 6 milhões sem juros. Em todo o caso obviamente o arquiteto tem zero culpa nisto, políticos e interesses obscuros da cidade sobrepuseram-se a tudo.
A parte dos juros, basicamente a Câmara não tinha (e ainda hoje não tem) dinheiro e andam a empurrar com a barriga há dezenas de anos. O estádio em si acho que acabou de ser pago por estes dias, pelo menos os empréstimos. No fim entre estádio e infraestruturas foram mais de 180milhões. É um orçamento da câmara aos dias de hoje. Em 2000 devia ser à volta de 4 orçamentos. Uma megalomania.

Ai está, muita coisa atrás. Segundo a notícia foram apresentadas duas opções. Uma mais simples e barata e uma mais monumental, e escolheram a mais monumental. [:D] Claro.

Isso encareceu logo ao projecto, a obra e o tempo.

Ai está, muita coisa atrás. Segundo a notícia foram apresentadas duas opções. Uma mais simples e barata e uma mais monumental, e escolheram a mais monumental. [:D] Claro.

Isso encareceu logo ao projecto, a obra e o tempo.

A solução mais cara só foi aprovada porque inicialmente se disse que eram só X num solução muito mais barata... a partir daí foi só upsell!

a minha mulher tem a profissão principal como professora do secundário, efetiva há muitos anos

mas também tem um part-time de agente imobiliária

e tem-se ganho algum dinheiro

recentemente colocou uma casa à venda, 300 e tal mil euros, a casa bastante jeitosa até

assinou contrato de exclusividade, fez todo o trabalho de pesquisa e divulgação do imóvel

alguém viu essa divulgação, foi tocar a todas as portas, acabou por descobrir e assinar o CPCV à socapa

uma desonestidade muito grande, acho eu, não posso chamar de fraude, mas é uma canalhice

e essas pessoas vão todos os domingos à missa !!!!

eu acho que por lei deverão pagar a comissão, a ver o que vai dar

Esse estádio é um caso de polícia, e ainda não acabou o filme :sh)

"Artur Feio criticou ainda o facto de o município ter alienado as suas ações na SAD do Sporting de Braga pelo “incompreensível valor simbólico” de 200 mil euros, quando agora valerão 20 milhões.
Ricardo Rio respondeu que foi “o negócio possível na altura”, quando “ninguém esperava[:)]” que as ações atingissem um valor tão elevado.​"

Pois imagino...

E depois de oferecerem as ações ao amigos agora querem oferecer o estádio por uma fração do que custou, lindo

Autarca de Braga reafirma intenção de vender estádio municipal neste mandato – Observador

Disse ainda que “não há valor de mercado de referência” para aquele tipo de equipamentos e considerou que a avaliação da atual maioria PSD/CDS está feita e cifrar-se-á em 15 milhões de euros.

Como é que ofereceram as ações aos amigos se elas foram vendidas no mercado? Sendo que penso até houve mais que um comprador (embora alguns compraram só meia dúzia). As ações do Braga são vendidas no mercado secundário de ações.
Sendo que ainda hoje "ninguém" sabe quem as comprou.
Em todo o caso se era assim um negócio tão fantástico na altura (2016 ou 17) porque o Feio não as foi comprar? Estranho não achas? Então toda a gente sabia que elas valiam 20 milhões e por 200mil euros só 3 ou 4 pessoas é que fizeram licitação das mesmas.
Depois do filho criado não faltam pais.
É o mesmo que dizer que quem vendeu bitcoins em 2015 estava feito com quem as comprou, porque em 2024 elas valem 70 mil dólares. É apenas ridículo. Mais ainda quando quem comprou as ações foi o PS por 1milhão de euros na altura (nunca valeram isso nem nada lá perto)

Por os gajos do Catar terem dado 20milhões à Olivedesportos pelas ações numa operação que soa mais a lavagem de dinheiro que outra coisa não significa que elas valham os 20 milhões, nem nada lá perto. Por exemplo as do SLb mesmo aos dias de hoje valem 6 vezes menos que isso. Mesmo as do Braga que são residuais as que estão à venda são vendidas a metade do preço.

Quando à venda do Estádio, é provável que aconteça. O que adianta o estádio ter custado quase 200milhões, se ele não serve para mais nada que não seja jogar futebol e é um encargo para a cidade? Com custos de manutenção que serão crescentes e elevados (devido à pala e bancadas meias suspensas).
A Câmara ou vende e arrecada algum, ou deixa andar e assume os custos com o estádio que apenas vão somar ao que já foi gasto. Daqui por 15 ou 20 anos (com o estádio com quase 50 anos e totalmente desatualizado) o que vai restar será o terreno e nada mais.
Claro que é uma decisão polémica e facilmente se pode tornar uma decisão populista para a população, mas a médio prazo será sempre a decisão mais sensata.
Tal como foi a doação ao Braga das antigas piscinas olímpicas, atual pavilhão do Braga depois de gastos 7,5 milhões de euros e mais de 10 anos de abandono. (eram precisos mais 25milhões para as acabar e uma manutenção estratosférica). No fim ou assumes o erro e tentas resolve-lo ou continuas com ele e a somar encargos só para não ter as redes sociais em polvorosa.

a minha mulher tem a profissão principal como professora do secundário, efetiva há muitos anos

mas também tem um part-time de agente imobiliária

e tem-se ganho algum dinheiro

recentemente colocou uma casa à venda, 300 e tal mil euros, a casa bastante jeitosa até

assinou contrato de exclusividade, fez todo o trabalho de pesquisa e divulgação do imóvel

alguém viu essa divulgação, foi tocar a todas as portas, acabou por descobrir e assinar o CPCV à socapa

uma desonestidade muito grande, acho eu, não posso chamar de fraude, mas é uma canalhice

e essas pessoas vão todos os domingos à missa !!!!

eu acho que por lei deverão pagar a comissão, a ver o que vai dar

posso dizer-te que a minha casa foi comprada assim, ainda no tempo do jornal ocasião.
e já tentei comprar outra pelos mesmos moldes.

por outro lado também te posso dizer que metemos uma casa à venda com o anuncio bem explicito a indicar que não queríamos ser contactados por agências/intermediários e advinha lá de quem foram umas 90% das chamadas que recebemos?!!

sobre a tua questão final lê este link que pelo meio fala sobre o proprietário vender diretamente mesmo durante o regime de exclusividade, tem links para acordãos.
https://ana-macao-kw.pt/contrato-de-exclusividade

Voltar
Superior