Fórmula 1 2024

Difícil encontrar esse meio termo, mas o ideal seria mesmo algo entre a anarquia de outros tempos e a mesquinhice dos dias de hoje.

Agora, seria de supor que se o Lando devolvesse a posição seria o Max a apanhar a penalização de 5 segs...

Nunca saberemos...

Esta parte não entendo, o Lando ultrapassou o limite das saidas de pista e o MAX não, porque deveria o MAX levar os 5 segundos?

Esta parte não entendo, o Lando ultrapassou o limite das saidas de pista e o MAX não, porque deveria o MAX levar os 5 segundos?

Consistência com a decisão do Russell.

Duas situações idênticas, duas decisões opostas.

É aqui que estou a bater, para mim, nenhuma delas é de ser penalizada, mas acho ridículo a diferença nas decisões. É só ver os 2 links acima.

Consistência com a decisão do Russell.

Duas situações idênticas, duas decisões opostas.

É aqui que estou a bater, para mim, nenhuma delas é de ser penalizada, mas acho ridículo a diferença nas decisões. É só ver os 2 links acima.

Eu acho que não têm nada de idêntico, o caso do Lando acumula 2 penalizações, tirou partido de uma ultrapassagem fora de pista e chegou ao limite de saidas de pista, o Russel está muito longe disto, embora ache que o "let them race" devia ser mais utilizado não vejo comparação entre essas duas situações. Mesmo que devolva a posição continua com os limites de pista.

Last edited:
Eu acho que não têm nada de idêntico, o caso do Lando acumula 2 penalizações, tirou partido de uma ultrapassagem fora de pista e chegou ao limite de saidas de pista, o Russel está muito longe disto, embora ache que o "let them race" devia ser mais utilizado não vejo comparação entre essas duas situações. Mesmo que devolva a posição continua com os limites de pista.

Aquela saida não contou para o limite das saidas de pista. [;)]
Não é por isso que ele é penalizado.

Agora, seria de supor que se o Lando devolvesse a posição seria o Max a apanhar a penalização de 5 segs...

Nunca saberemos...

Concordo completamente com isto. Norris ao devolver a posição e fazer o choradinho de que teve de se desviar, Max deveria ser castigado com os 5s. Agora ficam os ses no ar.

Bem, teríamos assunto para mais um centena de páginas. Não concordo com uma visão simplista da coisa, hoje há imagens que tornam evidente o comportamento antidesportivo de Prost.

Quanto ao post do rcontra, sem dúvida, mas hoje levas uma penalização por comer um rebuçado, para ajudar à festa, passou a haver pista para lá da pista e isto por si só, é um convite a determinado tipo de comportamentos.

Nem entraria nessa discussão 😉

Ninguém diz que não mereceu, o que gostava é de perceber a diferença com a mesmíssima coisa com o Russel...
Simples.
89cc34174cf2597593f92e806eccd390.jpg

A explicação da FIA foi colocada aqui e está bem clara, já foi colocado o video dos jovens da sky a explicar a penalização, em dois posts.

Só não entende a penalização quem tiver algum problema cognitivo.

Last edited:
Simples.

A explicação da FIA foi colocada aqui e está bem clara, já foi colocado o video dos jovens da sky a explicar a penalização, em dois posts.

Não sei o que será pior, se é ter problemas cognitivos ou de falta de educação e saber estar ...

Cada um com os seus ...

Simples.

Estamos aqui a "discutir" de um modo respeitoso. Por favor manter o nível...

Essa imagem até acho penalizadora para o Caso "Max/Russel" não na posição de quem chegou primeiro ao Apex, mas precisamente pelo contrário, prova que um queria ou tentou fazer a curva (Russel) e o outro não queria, nem tentou fazer a curva (Max).

.

Essa imagem até acho penalizadora para o Caso "Max/Russel" não na posição de quem chegou primeiro ao Apex, mas precisamente pelo contrário, prova que um queria ou tentou fazer a curva (Russel) e o outro não queria, nem tentou fazer a curva (Max).

Pela explicação que vi na SKY percebe-se perfeitamente o ponto de vista da FIA e o porquê de terem resolvido assim, pode-se ou não concordar com as regras mas se as seguir-mos é o que dá.
Não existe nenhuma regra que determine a inclinação dos carros em curva, os 2 penalizaram, o MAX ainda tinha folga, o Lando não, Obviamente que o MAX jogou com isso.

A regra de "deixar espaço para o adversário", após a fantochada durante toda a época de 2021, foi deitada para o lixo. Agora F1 é uma corrida de carrinhos-de-choque.
É muito fácil travar tarde e ir em frente e o adversário que está à direita que vá para a escapatória de asfalto. Assim qualquer um ultrapassa adversários e a corrida passa a ser uma carnificina em todas as curvas.
Se é isso que a Liberty e FIA querem então as regras deviam ser iguais para todos.

O Norris ultrapassou por fora da pista portanto devia ter devolvido a posição. Mas como foi empurrado pelo Max então o Max devia ter levado 5s de penalização. O KMag já foi penalizado por menos.
O Max ultrapassou o Sainz por fora e não devolveu a posição. Onde estão os 5s de penalização?
Na primeira curva empurrou o Norris para fora e também não houve penalização.

O protegido vai ganhar mais um campeonato ilegalmente. Já devia ter sido desclassificado este ano devido às 3 ilegalidades do carro.

Last edited:

está aqui tudo dito...

o Lando ultrapassou o Max na reta e travou para fazer a curva... o Max como se estava a borrifar para fazer a curva porque ia fazer um dive bomb (podemos mudar o nome para Verstappen?) e o Lando que se desviasse ou batiam os dois travou metade do que precisava, por isso é que chegou ao apex à frente. a curva também não era para fazer dentro dos limites!

estar a analisar imagens paradas de nada serve... tem de se ver um vídeo completo desde o fim da reta. não é a começar já na curva como os gajos da sky fazem para justificar a FIA... dos comissários espero que analisem não só as imagens como também os dados de telemática dos carros a que eles têm acesso e viam logo que era impossível o Max fazer aquela curva dentro dos limites travando onde travou e indo à velocidade que ia!

é só mais um caso do mesmo de sempre a fazer o mesmo de sempre e a (não) ter o mesmo castigo de sempre!

(...)
estar a analisar imagens paradas de nada serve... tem de se ver um vídeo completo desde o fim da reta. não é a começar já na curva como os gajos da sky fazem para justificar a FIA... dos comissários espero que analisem não só as imagens como também os dados de telemática dos carros a que eles têm acesso e viam logo que era impossível o Max fazer aquela curva dentro dos limites travando onde travou e indo à velocidade que ia!

Aquele video da Sky não está completo. A seguir o Jenson Button e os outros 2 comentadores disseram que o Max àquela velocidade não tinha intenção de fazer a curva. Bloqueou o adversário agressivamente empurrando-o para fora da pista, o que é ilegal.

O adversário tem sempre a opção de não ir à luta, ninguém bloqueia ninguém, isto é competição automovel, não é um jogo de sueca, aliás, acho que o Lando não precisava de arriscar tanto, ainda faltavam algumas voltas, acabria por ultrapassar, tal como na Austria o Lando farta-se de fazer dive bombs e o MAX encolhia-se, existe sempre a opção...

Back