O que referes demonstra desde logo uma grande falta de conhecimento do que é uma junta hoje, como estão organizadas,e principalmente como funcionam, acho que é um mal geral, pouca gente sabe qual a utilidade das mesmas, quais as competências, etc.
E isto demonstra mais um total desconhecimento da lei que se pretende criar... Por exemplo hoje 5 freguesias com mil habitantes, não têm nenhum funcionário, e o presidente ganha 300euros por mês, com a no va lei e as 5juntas agrupadas, teriam um funcionário a tempo inteiro, o presidente passara a estar a tempo inteiro porque a freguesia tem mais que 5mil habitantes, e o presidente ganhará 1500euros+descontos... A poupança nunca virá daqui certamente! Mais os presidentes de junta que recebem o abono por ser presidentes, até se dispuseram a não receber nada, como acontecia até à poucos anos... por isso mais uma vez este custo é completamente irrisório e será desde logo a menor razão para o agrupamento.
Por exemplo juntas com funcionários, etc devem ser 10/20% das juntas do país ou nem isso hoje em dia....
Curiosamente o que se pretende fazer é passar desses 20% para 60 ou 70% ou mesmo próximo de 100%!
Isto porque, hoje em dia as juntas rurais não têm nenhum funcionário, em Braga em 62, acho que funcionários a tempo inteiro sem ser na 10juntas da cidade (nem sei se todas têm) e talvez outras 10 nos arredores, das 40 rurais talvez 4 ou 5 juntas têm funcionários hoje em dia, as outras não têm ninguém, subcontratam os serviços ou são feitos pelos membros das juntas.
Os 10membros das assembleias de freguesia custam às freguesia com menos de 1000habitantes durante um ano 380euros ou algo à volta disso... para o pessoal não dizer que é um tacho! São 13€ e pouco por assembleia*4 por ano +coisa menos coisa.
Por outro lado uma só assembleia de Municipal numa cidade média custa à Câmara 8/10mil euros ou até 20mil... 74€ por sessão por deputado! vezes número de deputados onde se incluem os presidentes de junta (por exemplo em Barcelos são 80, um custo de 6000euros por sessão... só para estes irem lá fazer de carneirinhos), mais umas dezenas de deputados dos vários partidos.