Tópico das Casas

E não haverá solução tão cedo. O mercado da construção e remodelações está numa fase em que os construtores tem a faca e o queijo na mão.

E depois há o problema da falta de funcionários; não estou a ver como será possível nos próximos anos ter um valor de construção de fogos/ano que atinja, por exemplo, os 50-60 mil fogos/ano.

Obrigado!

Estou no processo de tomar decisões para trocar/remodelar um sistema antigo com caldeira à gás que tem apoio de painéis térmicos. Estou na dúvida se mantenho os térmicos com a bomba de calor (nova que terei de comprar) ou se anulo os térmicos e passo para FV.

Obrigado!

Estou no processo de tomar decisões para trocar/remodelar um sistema antigo com caldeira à gás que tem apoio de painéis térmicos. estou na dúvida se mantenho os térmicos com a bomba de calor ou se anulo os térmicos e passo para FV.

Esses pormenores técnicos confesso que não percebo, mas quando instalei nem sequer me foi colocado em cima da mesa pelos técnicos a possibilidade de meter painéis térmicos em conjunto com a BC.

Qual a potência da bomba de calor? 2 painéis parece curto.

Eu tenho mais que 2 painéis por opção, mas no estudo feito o consumo da bomba seria o equivalente a 2 painéis de 500kwh cada. Não sei a potencia da BC, só sei dizer que é de 300L e foi das mais caras[:cool:] que existiam na altura. Supostamente porque não precisa da mesma manutenção anual que as mais baratas precisam.

Esses pormenores técnicos confesso que não percebo, mas quando instalei nem sequer me foi colocado em cima da mesa pelos técnicos a possibilidade de meter painéis térmicos em conjunto com a BC.

Sem dúvida que ter a bomba de calor + FV parece-me a solução mais elegante, para além dos FV poderem alimentar outros electrodomésticos da casa.

Na minha situação, a tentativa era aproveitar que já tenho os térmicos e a respectiva instalação, para ter uma forma de baixar ainda mais o consumo eléctrico. Mas nestas coisas das remodelações aparece sempre algo para complicar e para os térmicos terei de rever a estrutura de suporte dos mesmos ... ou seja tenho que pensar se compensa estar a gastar dinheiro em reparar o suporte dos térmicos, ou se anulo aquilo de vez e instalo uns FV que no fundo servem tanto para a bomba de calor das AQS, como para outros consumos da casa.

Eu tenho mais que 2 painéis por opção, mas no estudo feito o consumo da bomba seria o equivalente a 2 painéis de 500kwh cada. Não sei a potencia da BC, só sei dizer que é de 300L e foi das mais caras[:cool:] que existiam na altura. Supostamente porque não precisa da mesma manutenção anual que as mais baratas precisam.

Estive a ver, as de 300L consomem cerca de 1000/1200W . É curto, sobretudo no inverno. Convém os painéis terem o dobro da potência para ter margem no inverno.

sugestão:
para reabilitar os prédios devolutos e resolver o problema de aluguer nas cidades , não seria viável algo deste estilo ?

a câmara/dono do prédio cedia durante 20 ou 30 anos o prédio
(POR EXEMPLO)
imaginando que em 1 predio podias-se fazer 12 apartamentos T2
cada familia tinha contrato de 30 anos, durantes 10 anos pagava 500€ de renda, depois nos 10 seguintes pagava 600€ e depois pagava 700€
(60.000€ + 72.000€ + 84.000€ - ou seja 216.000€, x 12 apartamentos = cerca de 2.6M
será que reabilitar 1 prédio de 12 apartamentos fica mais que 2M ? (claro que o empreiteiro/arquitecto/etc tem de ganhar dinheiro)

e no fim do prazo o prédio volta para as mãos do dono, que tinha 1 edifício abandonada, MAS que agora, ao fim de 30 anos está reabilitado (para vender ou voltar a alugar a quem quiser), mas tambem durante esse prazo não ganhou dinheiro . (até podia ficar isento de IMI)
Haveria empresas/estado dispostas a "financiar" este modelo para ganhar rapidamente habitação acessível e recuperar edificios ?

Nessa tua proposta o financiamento da remodelação é feito pelo proprietário, certo? Se sim, estás a contar com o custo de oportunidade de "estacionar" tanto capital durante tanto tempo? E os juros desse financiamento? (podes ter fases com oscilações violentas caso seja uma taxa variável).

E se alguém quiser sair do prédio durante esse prazo de 30 anos? Pessoas que morrem?

Desculpa tantas perguntas, mas é para entender melhor o que propões.

No caso das bombas de calor para AQS, o maior "contra" será para situações em que o reservatório seja algo pequeno e várias pessoas queiram tomar banho de seguida (por exemplo quando temos visitas em casa) e isso obrigue as serpentinas ("resistências") a trabalhar ... para os modelos que não estão equipados com serpentinas é um não assunto (mas também não há água quente de forma rápida após esgotar a que está no reservatório).

Nessa tua proposta o financiamento da remodelação é feito pelo proprietário, certo? Se sim, estás a contar com o custo de oportunidade de "estacionar" tanto capital durante tanto tempo? E os juros desse financiamento? (podes ter fases com oscilações violentas caso seja uma taxa variável).

E se alguém quiser sair do prédio durante esse prazo de 30 anos? Pessoas que morrem?

Desculpa tantas perguntas, mas é para entender melhor o que propões.

entra outra pessoa e pagaria o equivalente à data (sabendo porem que o prazo final é reduzido à data)
por exemplo .. estava lá uma pessoa 8 anos a pagar 500€ .. ao sair entrava 1 novo com prazo de apenas 22 anos e o valor seria reajustado "qb"

proprietário tem 1 imovel devoluto que vale X ..... e por algum motivo nao o quer vender !
neste modelo, iria ceder o imóvel durante 30 anos e no fim ficava com o imovel remodelado sem custos adicionais. seria esse o seu custo de oportunidade de ter parado durante 30 anos
Para quem faz a obra - estado ( ou outra entidade, ) tinha o diferencial entre os tais 2.6M e o custo real da obra como sendo o seu lucro !

(isto são apenas valores "por alto", pois EU tenho pouca noção dos preços praticados e dos custos de remodelação de 1 prédio de 12 apartamentos, ou de qualquer casa/apartamento)

E não haverá solução tão cedo. O mercado da construção e remodelações está numa fase em que os construtores tem a faca e o queijo na mão.

E depois há o problema da falta de funcionários; não estou a ver como será possível nos próximos anos ter um valor de construção de fogos/ano que atinja, por exemplo, os 50-60 mil fogos/ano.

Mas qual faca e qual queijo pá? Acaso sabes a dificuldade em encontrar mão de obra de jeito?

Esse é o grande problema. Não se fazem omeletes sem ovos.

Os esquerdalhas é que pensam que todos os imigrantes que estão a entrar, querem trabalhar a sério.

Ao tempo que eu defendo isso.
Haverá casas de milhões, apartamentos de milhões, mas quem não consegue lá chegar, uma pré fabricada já é uma excelente opção.
Claro, com algum critério, tipo zonas/ ruas/ bairros, onde se pode colocar pré fabricadas dentro de certos parâmetros. Isto não não haver uma casa rosa, outra verde, etc... Não falo em formar favelas em que depois ninguém consegue lá entrar.

Quem tem 1M, nunca lhe interessava ir para uma pré fabricada de 50k. Quem hoje é obrigado a enforcar -se para comprar uma de 300-500k, já tinha alternativa. Mas isto iria agitar o mercado e só era benéfico á classe média baixa. Como isto não iria agradar a quem controla o imobiliário, nunca irá para a frente.
Eu era um dos que não me importava nada de ter uma pré fabricada num pedaço de terreno mesmo longe dos acessos AE, comboio, hipers, escola...

Mas qual faca e qual queijo pá? Acaso sabes a dificuldade em encontrar mão de obra de jeito?

Esse é o grande problema. Não se fazem omeletes sem ovos.

Os esquerdalhas é que pensam que todos os imigrantes que estão a entrar, querem trabalhar a sério.

Mão de obra até vai havendo, boa ou má ou mediana. A malta tem de começar por algum lado.

A mim parece-me aquilo que toda a gente já viu e sabe, a construção está virada para um mercado que não é aquele que a maioria dos compradores querem ou precisam.

Falamos de crise mas vamos lá falar das restrições e complicações que as autoridades camarárias colocam à nova construção, do tempo que se perde num licenciamento novo, etx etc.

Mão de obra até vai havendo, boa ou má ou mediana. A malta tem de começar por algum lado.

A mim parece-me aquilo que toda a gente já viu e sabe, a construção está virada para um mercado que não é aquele que a maioria dos compradores querem ou precisam.

Falamos de crise mas vamos lá falar das restrições e complicações que as autoridades camarárias colocam à nova construção, do tempo que se perde num licenciamento novo, etx etc.

Tive 3,5 anos para ter arquitetura aprovada
E 4,5 desde que meti o processo na câmara até início da construção

Back