DMA
Well-known member
É uma bomba de calor e 2 painéis solares a alimentar. Fica de graça a água quente.
300L é meia hora a tomar banho mais coisa menos coisa.
Painéis FV ou "térmicos"?
É uma bomba de calor e 2 painéis solares a alimentar. Fica de graça a água quente.
300L é meia hora a tomar banho mais coisa menos coisa.
Painéis FV ou "térmicos"?
mais sobre o mesmo, triste não haver soluções
Preços exagerados, muito turismo e desinvestimento no parque habitacional: o retrato europeu da habitação em Portugal
Obrigado!
Estou no processo de tomar decisões para trocar/remodelar um sistema antigo com caldeira à gás que tem apoio de painéis térmicos. estou na dúvida se mantenho os térmicos com a bomba de calor ou se anulo os térmicos e passo para FV.
Qual a potência da bomba de calor? 2 painéis parece curto.
Esses pormenores técnicos confesso que não percebo, mas quando instalei nem sequer me foi colocado em cima da mesa pelos técnicos a possibilidade de meter painéis térmicos em conjunto com a BC.
Eu tenho mais que 2 painéis por opção, mas no estudo feito o consumo da bomba seria o equivalente a 2 painéis de 500kwh cada. Não sei a potencia da BC, só sei dizer que é de 300L e foi das mais caras[] que existiam na altura. Supostamente porque não precisa da mesma manutenção anual que as mais baratas precisam.
sugestão:
para reabilitar os prédios devolutos e resolver o problema de aluguer nas cidades , não seria viável algo deste estilo ?
a câmara/dono do prédio cedia durante 20 ou 30 anos o prédio
(POR EXEMPLO)
imaginando que em 1 predio podias-se fazer 12 apartamentos T2
cada familia tinha contrato de 30 anos, durantes 10 anos pagava 500€ de renda, depois nos 10 seguintes pagava 600€ e depois pagava 700€
(60.000€ + 72.000€ + 84.000€ - ou seja 216.000€, x 12 apartamentos = cerca de 2.6M
será que reabilitar 1 prédio de 12 apartamentos fica mais que 2M ? (claro que o empreiteiro/arquitecto/etc tem de ganhar dinheiro)
e no fim do prazo o prédio volta para as mãos do dono, que tinha 1 edifício abandonada, MAS que agora, ao fim de 30 anos está reabilitado (para vender ou voltar a alugar a quem quiser), mas tambem durante esse prazo não ganhou dinheiro . (até podia ficar isento de IMI)
Haveria empresas/estado dispostas a "financiar" este modelo para ganhar rapidamente habitação acessível e recuperar edificios ?
Nessa tua proposta o financiamento da remodelação é feito pelo proprietário, certo? Se sim, estás a contar com o custo de oportunidade de "estacionar" tanto capital durante tanto tempo? E os juros desse financiamento? (podes ter fases com oscilações violentas caso seja uma taxa variável).
E se alguém quiser sair do prédio durante esse prazo de 30 anos? Pessoas que morrem?
Desculpa tantas perguntas, mas é para entender melhor o que propões.
E não haverá solução tão cedo. O mercado da construção e remodelações está numa fase em que os construtores tem a faca e o queijo na mão.
E depois há o problema da falta de funcionários; não estou a ver como será possível nos próximos anos ter um valor de construção de fogos/ano que atinja, por exemplo, os 50-60 mil fogos/ano.
Mas qual faca e qual queijo pá? Acaso sabes a dificuldade em encontrar mão de obra de jeito?
Esse é o grande problema. Não se fazem omeletes sem ovos.
Os esquerdalhas é que pensam que todos os imigrantes que estão a entrar, querem trabalhar a sério.
Mão de obra até vai havendo, boa ou má ou mediana. A malta tem de começar por algum lado.
A mim parece-me aquilo que toda a gente já viu e sabe, a construção está virada para um mercado que não é aquele que a maioria dos compradores querem ou precisam.
Falamos de crise mas vamos lá falar das restrições e complicações que as autoridades camarárias colocam à nova construção, do tempo que se perde num licenciamento novo, etx etc.