::::: Tópico Dos Radares :::::

Obrigado pelas respostas!

Sim estamos todos a falar do mesmo mas com termos diferentes.

Quando falei em fixos queria dizer tipo os SINCRO da vida, estão sempre no mesmo sitio e eram esses que o meu amigo (munido de uma AI que claramente tinha a info incorrecta) estava a teimar que existia. Afinal não estou maluco, não existem mesmo. Como disse no waze não marca nada e inclusive fui meter ao mapa interactivo da ANSR e ao documento PDF com localização dos mesmos e nada em CREL/A9.

Quanto a "fixos" ocasianais chamemos-lhe assim, não sabia que costumavam estar na Repsol de Bucelas, mas 99% das vezes saio para a A8, seja como for fica a nota mental.

Os móveis mesmo sei que o serie 4 (ZA?) anda bastante lá, inclusive já o tive colado a mim, mas como foi só uma ultrapassagem a 125-130 e voltei para a faixa da direita a 120'ish ignoraram e seguiram viagem.

Espero que o condutor do Serie 3 Baur tenha direito a prenda de Natal.

Estava parado na avenida de Brasília, para virar à esquerda pra a zona das Docas, era o terceiro carro, estando o semáforo vermelho.

No sentido contrário, vem um camião na via da direita que pára, porque o semáforo teria ficado vermelho.

Quando abre para nós virarmos à esquerda, o primeiro carro arranca, e trava, porque de frente, de onde estava o camião parado na via da direita, vem na via da esquerda, um Serie 3 Baur, a abrir, que não parou no semáforo vermelho.

Espero que tenha direito a prenda, pela velocidade, porque por ter passado o vermelho não leva, porque foi em direcção a onde estava o radar e onde a velocidade é 40 km/h, sendo bem visíveis o sinal de radar e o de 40 km/h.

qual a velocidade aí ?

é que não percebi se era na aproximação à portagem

ainda hoje me perguntei, se mesmo antes das portagens onde começam a aparecer sinais de redução 100, 80, 60....não colocam radares ( metros antes das portagens ), eu nunca vi

Visto no Livrito das Carantonhas:

Um excerto de uma defesa de multa ℹ️

Vícios na prova obtida por meios automatizados, i.e. radares

O art. 170.º, n.º 4, do Código da Estrada exige que os registos obtidos por meios automatizados sejam acompanhados de prova da regularidade do aparelho, nomeadamente certificado de calibração válido emitido por entidade acreditada. Tal prova não consta dos autos.

A jurisprudência do Tribunal da Relação de Lisboa tem sido firme: “a ausência de certificação metrológica torna os registos inválidos como prova, por violação do princípio da legalidade da prova e do contraditório”. (Ac. TRL, 22/01/2020, Proc. 342/19.7T8LSB.L1-8).

Sem esta prova essencial, inverte-se indevidamente o ónus da prova, colocando-se ao arguido a carga de demonstrar a não fiabilidade de um sistema que o Estado tem o dever de provar como legal e regular — onus probandi incumbit actori​

Visto no Livrito das Carantonhas:

A bem da verdade o n°4 do art. 170 do CE não diz nada do que esse primeiro parágrafo refere.

no auto para alem da marca, modelo e numero de série deve ser mencionado a data da ultima aferição, coisa que de há uns anos valentes para cá não tenho visto falharem, então se forem os fixos da rede sincro nunca devem ter omitido esse facto. Pecam por excesso de info que até enviam logo a foto grátis.

Os registos internos da empresa de aferição que possivelmente já são outros 500 e não têm de acompanhar o auto, quanto muito serão solicitados juma fase judicial.

Boas. Na A29, sentido sul-norte, meteram há uns meses um radar de velocidade média a 80 depois da saída de Esmoriz. Passo ali praticamente diariamente há 15 amos e sinceramente não entendo esta decisão. O principal ponto problemático era a curva à direita antes da saída para Espinho em que havia muitos acidentes mas foi resolvido com um radar fixo de 80. Este da velocidade média só serve para levarmos com camiões encostados à traseira e sermos ultrapassados por eles. Que fossem os cem ainda vá e mantinham os 80 na curva onde ficavam os maçaricos. Não dá para perceber.
Já agora, o fim da velocidade média é onde estão dois postes seguidos com uma espécie de leitores certo?

é suposto haver uma placa no fim da zona de velocidade media, mas ainda não vi nenhuma nos sitios onde passei. Até percebo a ideia..

Como esse há muitos outros. Numa das zonas onde passo com frequencia, havia um cruzamento cego numa zona de 90. Não que os acidentes fossem muitos, mas quando havia, era sempre grave.
A zona passou a 70 com radar de velocidade media....poucos meses depois de terem anulado o cruzamento e terem resolvido o problema de base

O radar é eficaz! :sh)

Boas. Na A29, sentido sul-norte, meteram há uns meses um radar de velocidade média a 80 depois da saída de Esmoriz. Passo ali praticamente diariamente há 15 amos e sinceramente não entendo esta decisão. O principal ponto problemático era a curva à direita antes da saída para Espinho em que havia muitos acidentes mas foi resolvido com um radar fixo de 80. Este da velocidade média só serve para levarmos com camiões encostados à traseira e sermos ultrapassados por eles. Que fossem os cem ainda vá e mantinham os 80 na curva onde ficavam os maçaricos. Não dá para perceber.
Já agora, o fim da velocidade média é onde estão dois postes seguidos com uma espécie de leitores certo?

O fim é depois da curva que apelidaste de curva dos maçarico, a meio caminho entre a curva e a saída em direção à A1 (já não apanha o cruzamento de Espinho).

A A29 neste momento é horrivel a nível de radares... Muitos são descarada caça à multa pelo ridículo dos limites. E não, na A29 não há nenhum fim formal, com placa de trânsito, a informar o fim de nenhuma zona de controlo de velocidade média.

Se é para andar 90% da distância com limites estúpidos de 80 ou 100, para AE, reclassifiquem-na de IP/IC e removam as portagens tanto as pagas por quem usa como as via SCUT, que são pagas por todos os portugueses, via impostos(sim, as SCUT não são de borla).

Uma AE, para ter essa classificação, e ser paga por isso, devia cumprir com parâmetros mínimos de qualidade, quer de asfalto, quer de traçado. Se não cumpre não é AE e não é vaca leiteira para alguns.

Também faço diariamente esse percurso e porque passo muito cedo, para não me chatear meto o cruise control a 80 antes do primeiro radar e só desligo quando saio para a A20.
E sim, é ver os camiões a ultrapassar-nos e alguns com manobras bem perigosas que não respeitam quem cumpre os limites de velocidade.

Não existe sinalética para fim de fiscalização fixa de velocidade instantânea ou media, nem qualquer obrigação para tal. Mesmo a obrigação de sinalizar não tem de estar exactamente no local de inicio, tanto pode estar a 100m como a 500m

A unica forma de identificar é ir olhando para os postes ao longo do percurso para tentar descobrir os aparelhos ou via waze que costumam meter o término.

No R.S.T. existe o sinal H42 (velocidade média), aquele que se vê antes do inicio da contagem, mas não existe nenhum sinal de ''fim de velocidade média''.

Ainda ontem passei pelo de velocidade média da A1 em Santarém, e ainda vejo malta que se borrifa completamente para ele.

Back