Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Eu gosto muito dessa EN embora tenha várias zonas de localidade, mas só de manhã cedo ou entao nalgum horário especifico como já foi dito acima.
Caso contrário até chegar à chamusca é complicado. Depois é muita gente a 30 / 40, outros nao têm paciencia e ultrapassam à superheroi, cada filme..

Por isso prefiro os 8 a 9L da A1 até à zona que diverge para a A23 para depois prosseguir por EN para a zona centro ou beiras, embora também opte muitas vezes por coruche / montargil ponte de sor.

E os consumos agradecem, junto o util ao agradável.

mas nemquero imaginar a 118 num dia de semana [:D]

Eu gosto muito dessa EN embora tenha várias zonas de localidade, mas só de manhã cedo ou entao nalgum horário especifico como já foi dito acima.
Caso contrário até chegar à chamusca é complicado. Depois é muita gente a 30 / 40, outros nao têm paciencia e ultrapassam à superheroi, cada filme..

Por isso prefiro os 8 a 9L da A1 até à zona que diverge para a A23 para depois prosseguir por EN para a zona centro ou beiras, embora também opte muitas vezes por coruche / montargil ponte de sor.

E os consumos agradecem, junto o util ao agradável.

mas nemquero imaginar a 118 num dia de semana [:D]

No outro dia tive de fazer só o "inicio", entre Benavente e Almeirim, às 18h de um dia de semana... Que vontade de cortar os pulsos :sh)

Às 18h esquece, aliás a partir das 16h esquece entre Benavente e Alpiarça.

Eu cheguei antes das 15:30 à ponte da Chamusca e por isso fez-se relativamente bem.

Quis poupar uns trocos por que já sei que se me meto na A1 não vou a 100, e o 1.0 tsi nao gasta o mesmo que o 1.6tdi gastava[:D]

Lá está se o horário for " fora de horas " ainda é fazivel.

Pah oh Ruie34 voltas a dizer que andaste a essa hora nessa EN e vamos ter 1 problema sério [:)]

Mas quem sou eu pa falar que há uns tempos fiz a 118 em sentido descendente a um domingo à tarde tipo 16h :mad:

Fiz Lisboa até Abrantes por nacional pela N118 a partir de Vila Franca de Xira e chegou lá com 4.5 no CB. Foi a 1ª vez por isso não sei se foi bom ou mau.

Quando a A1 acabava em Aveiras, ia em direcção ao Cartaxo depois Santarém, e seguia pela N118, pelas famosas curvas do Tramagal até ao Gavião.

Fui, recordar os velhos tempos de ir para as bandas da Sertã.

Entrei na 118 depois de Benavente que vim pela estrada do campo desde a reta do cabo e tirando ter estado parado uns 15min antes do cruzamento para a ponte da Chamusca foi sempre a andar, como fui logo a seguir ao almoço ajuda, que se for mais tarde fica impossível a 118 tens razão.

Fiz uma vez, ainda nos tempos do ''cancro'' e jurei que nunca mais.

Por aqui mais um depósito gasto com o Mini.
818 KMS com 42 litros.
Viagem maioritariamente em AE e ICs.
AE entre 120-130 e ICs a 90-100.

Qual é essa " estrada do campo " por curiosidade?

Entretanto logo a seguir a santarém, portanto do lado esquerdo do rio, há ali umas estradas no meio das vinhas, sao engraçadas até.

Claro que é a ritmos ideais para consumos mas ainda assim raramente tem transito ( pelo menos ao fim de semana ).

Qual é essa " estrada do campo " por curiosidade?

Entretanto logo a seguir a santarém, portanto do lado esquerdo do rio, há ali umas estradas no meio das vinhas, sao engraçadas até.

Claro que é a ritmos ideais para consumos mas ainda assim raramente tem transito ( pelo menos ao fim de semana ).

É esta, Estrada do Camarão - Google Maps​, junto á antiga Estalagem do Gado Bravo, que evita passar por Samora e Benavente, saindo já depois desta localidade, isto no sentido Sul/Norte.

Um fenómeno engraçado é que com chuva faço sempre consumos mais baixos.

Essencialmente porque ando mais devagar.

Claro que em cidade pode funcionar ao contrário porque o trânsito tende a piorar.

Mas também evito mais as deslocações de carro.

Last edited:
Um fenómeno engraçado é que com chuva faço sempre consumos mais baixos.

Essencialmente porque ando mais devagar.

Claro que em cidade pode funcionar ao contrário porque o trânsito tende a piorar.

Mas também evito mais as deslocações de carro.

O que é interessante considerando que andar numa estrada molhada consome mais combustível devido à força para deslocar a água e a chuva também faz com que haja uma penalização na aerodinâmica.

Durante muito tempo pensei que a estrada por estar molhada e por sua vez com menos aderência/atrito baixava os consumos...

Back