Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Bem, passo por aqui de vez em quando a registar...

Os cá de casa, últimas aferições:

VW Passat 2.0tdi 150cv SW 04/2015 cx6 / 249500km: 6.35 (6.1)

Toyota Avensis 12/2008 SW 2.0 d4d 126cv cx6 / 306000km: 5.95 (6.3)

Entre parênteses valores normalmente aferidos
Curioso o último tanque da Passat, pois andou a passear a ritmos baixos (+-300kms), não percebi... O resto do tanque foi a minha mulher, e ela faz AE ir e vir todos os dias, deve ter andado a calcar bem 😂

Curioso curioso sera um dia fazer uns 200 KM em AE a 160 km/h com um gasolina tipo 1.2 60cv ou 70cv dos anos 90 pra ver se realmente consome mais que alguns 2.5 gasolina da época. Na altura fiquei chocado com isso mas talvez faça o seu sentido já que a essas velocidades um vai esganiçado e o outro vai a "dormir".

Lembro-me que a 160 km/h um 2.0 HDI 110 consumia menos que um 1.5 DCI 70, como é natural.

Isso tambem é muito pelas relações de caixa, o dci devia ir as 4500 rpms e 160 reais deve ser proximo da velocidade maxima.

Um megane 1.5 dci 105cv, a 160 km/h consumia cerca de 7 l/100

O carro com consumos mais estupidos que conheci foi o A3 1.9 130cv, tenho um amigo que tinha um quando andavamos na universidade, ele só fazia cidade e AE no caso o IP5 e fazia aquilo quase sempre nos 180 com idas aos 200, o o CB andava nos 6,7 l/100.

Clio V 1.0 TCe 90 póneis.
b228744385c2aecce766814ccd619f0b.jpg

Isso tambem é muito pelas relações de caixa, o dci devia ir as 4500 rpms e 160 reais deve ser proximo da velocidade maxima.

Um megane 1.5 dci 105cv, a 160 km/h consumia cerca de 7 l/100

O carro com consumos mais estupidos que conheci foi o A3 1.9 130cv, tenho um amigo que tinha um quando andavamos na universidade, ele só fazia cidade e AE no caso o IP5 e fazia aquilo quase sempre nos 180 com idas aos 200, o o CB andava nos 6,7 l/100.

IP5 a 180 km/h?!!! sim... claro!🤔

Primeira viagem do Algarve até casa, porta a porta.

Como se vê na foto, tinha pouco menos de 100km, pelo que a viagem para cima veio com os cuidados inerentes à rodagem.

Variação de ritmo, maioritamente entre as 2500 e as 3100rpm, que é como quem diz 120 a 150km/h. Uns momentos abaixo, para rolar também ali pelas 2000rpm.

Muito vento forte, de norte para sul, ou seja, contra.

Muito surpreendido, está aqui um belo combo na nova aquisição cá de casa. Para quem acompanhou o tópico , estava algo reticente com o conforto, mas a opção pela versão ST-Line (jante 17) em vez da ST-Line X (jante 18) foi muito acertada.

O consumo também achei muito bom, para o ritmo, para a ventania que estava, sentido S-N e para o facto de ser completamente novo:

IMG-1924.jpg

Ford Puma 1.0 Ecoboost ST Line 125 DCT7

IP5 a 180 km/h?!!! sim... claro!🤔
Muitas partes do trajecto até se fazem rápido, mas 180 é difícil, seja por algumas curvas, subidas, etc.

Mas faz-se tranquilamente a 150 grande parte do trajecto indo por vezes a velocidades maiores.

Fazia muito a antiga IP5 quando estudava em aveiro e ia pela Penoita para poupar nas scuts da A25 e aquilo é praticamente paralelo à AE.

Isto também num 1.9 Tdi, neste caso uma VP90 com repro.

Falando de consumos, caixa de 5 longa, a andar bem era raro passar dos 6,5L reais.

o meu Toyota C-HR Hibrido faz 5.1 L/100, não gasta muito

julgo que por esta razão a procura por carros híbridos no mercado de usados vai disparar, e não desvalorizam tanto

É normal, os 1.0 não gostam de auto estrada. Eu sei que o meu Arona não gosta [:D]

O formato SUV ou cross-over é que não gosta muito, mais altos, mais pneu, mais superficíe e pior aerodinâmica.

Claro que associados a esses motores pequeninos ainda pior, mas gastam sempre mais e quanto mais depressa pior.

O formato SUV ou cross-over é que não gosta muito, mais altos, mais pneu, mais superficíe e pior aerodinâmica.

Claro que associados a esses motores pequeninos ainda pior, mas gastam sempre mais e quanto mais depressa pior.

Exacto, são muito mais sensiveis ao vento. Ainda do domingo (estava vento) notei isso. E estou a falar do abanar mesmo, para além da resistência.

O motor pequeno se for dentro dos limites normais da velocidade até gasta pouco. A 150km/h já é diferente.
Em cidade pura de muito para arranca também aspira bem gasosa.

O Puma até é mais baixo e menos quadrado que por exemplo o T-Cross, talvez lide melhor com o vento.

Outra coisa, a grelha metalica na 25 Abril, é mais o piso/desenho do pneu que dita o comportamento em cima dela ou a carroçaria tb manda aqui? O que diz a vossa experiência.

Na Astra mesmo com pneus velhos (goodyear efficient grip performance) aquilo vai parece sobre carris, no T-Cross (Michelin primacy 4) notei um bailar bem desconfortável!

Exacto, são muito mais sensiveis ao vento. Ainda do domingo (estava vento) notei isso. E estou a falar do abanar mesmo, para além da resistência.

O motor pequeno se for dentro dos limites normais da velocidade até gasta pouco. A 150km/h já é diferente.
Em cidade pura de muito para arranca também aspira bem gasosa.

O Puma até é mais baixo e menos quadrado que por exemplo o T-Cross, talvez lide melhor com o vento.

Outra coisa, a grelha metalica na 25 Abril, é mais o piso/desenho do pneu que dita o comportamento em cima dela ou a carroçaria tb manda aqui? O que diz a vossa experiência.

Na Astra mesmo com pneus velhos (goodyear efficient grip performance) aquilo vai parece sobre carris, no T-Cross (Michelin primacy 4) notei um bailar bem desconfortável!

Ainda há dias fui ao norte, à boleira num Captur, num dia de vento, e aquilo abanava por todo o lado. Fui ao norte dezenas de vezes com o meu Clio V, algumas em dias de vento, e nunca senti aquilo. Enquanto me conseguir escapar a este tipo de viaturas, irei fazê-lo.

Consumos não faço ideia.

Last edited:
Ainda há dias fui ao norte, à boleira num Captur, num dia de vento, e aquilo abanava por todo o lado. Fui ao norte dezenas de vezes com o meu Clio V, algumas em dias de vento, e nunca senti aquilo. Enquanto me conseguir escapar a este tipo de viaturas, irei fazê-lo.

Consumos não faço ideia.

Nem mais.
Em velocidades mais elevadas, AE, curvas feitas mais depressa, um veículo mais baixo tem outro comportamento.
Para andar mais devagar, cidade, etc os mais altos têm algum "encanto".

Back