O que é uma boa poupança?

25% também é um exagero e já não é sequer gestão prudente, é um enorme arrasto da rentabilidade se fosse sempre assim.

Acredito que seja mais fruto do momento porque estes fundos têm tido muita visibilidade e por outro lado não será fácil fazerem bons negócios porque está tudo super caro. Devem estar a fazer como o Warren Buffet que tem montes de dinheiro em caixa à espera de "preços justos".

Foi publicado um vídeo com mais informação

image.png
  • Regra interna (instituída após 2014, deduzo): mínimo 6% em liquidez
  • Pior ano até agora (COVID): 5% em resgates
  • Valor das rendas: 7%

Certificados de aforro

A taxa base para maio 2026 utiliza a média da Euribor 3 meses entre 14/04 e 27/04.

Taxas finais para novas subscrições (série F) e novos trimestres de subscrições existentes
  • série F < 1 ano: 2,195%
  • série F > 1 ano: 2,445%
  • série E < 5 anos: 3,695%
  • série E > 5 anos e série D: 4,195%​

Contas bancárias gratuitas

Contas para particulares, sem restrição de idade, sem exigência de domiciliação de ordenado, sem custo de manutenção nem mensalidade, com transferências gratuitas.

Cartão de débito físico do primeiro titular gratuito, exceto quando indicado diferente nas notas.​

image.png
* Bankinter oferece 25€ a 75€ na adesão por convite, com permanência do saldo inicial por seis meses, forneço o meu em privado [detalhes]

** moey oferece 10€ na adesão por convite [regulamento]​

Contas remuneradas

Produtos mais rentáveis com capital garantido que permitem reforços e levantamentos sem penalização.

As TANB sem prazo podem sempre ser ajustadas.

A coluna IRS assinala os estrangeiros, que requerem declaração da conta e juros recebidos.

Quanto ao Tipo de cada produto,
  • Ordem: Conta bancária principal, de onde são feitos pagamentos e transferências
  • Poupança com IBAN: Conta bancária adicional, com reforços/levantamentos diretos
  • Poupança sem IBAN: Conta bancária adicional, com reforços/levantamentos via uma conta principal
  • Seguro: Seguro financeiro
image.png​​
​* Bankinter oferece 25€ a 75€, com permanência de mínimo 1000€ por seis meses, na adesão por convite, forneço o meu em privado [detalhes]

** bunq oferece 50€, com permanência de 1000€ por um ano, na adesão por convite, forneço o meu em privado (preciso do vosso número móvel)

*** Trade Republic oferece 10€ na adesão por convite

Last edited:
Entretanto lá fiz a desmaterialização do CA série B que tinha para evitar que os sacanas os liquidassem contra a minha vontade.[:D]​

Certificados de aforro

Taxas de junho para novas subscrições (série F) e novos trimestres de subscrições existentes
  • série F < 1 ano: 2,215%
  • série F > 1 ano: 2,465%
  • série E < 5 anos: 3,715%
  • série E > 5 anos e série D: 4,215%

Várias subidas de taxa, antecipando a reunião de junho do BCE.

Depósitos a prazo

Produtos com capital garantido que remuneram a uma taxa fixa durante um prazo. Sem reforços, por vezes permitindo levantamentos antecipados (coluna Mobil antecip) com penalização de juros.

A coluna IRS assinala os estrangeiros, que requerem declaração da conta e juros recebidos.

Custos de manutenção (se existirem), mantendo o DP e durante o seu prazo, indicados na coluna Notas.

image.png
Muitos destes bancos oferecem transferências online gratuitas (Banco CTT, BAI, Bankinter, Best, BIL, Bison, BPG, bunq, Carregosa, Easisave, FCM Bank, Klarna, MeDirect, Openbank), sujeitas a um limite diário entre 5k e 25k. Outros cobram 0,50€ (BluOr, Finantia, Invest), 1,00€ (BiG, EuroBic) ou 1,50€ (Atlântico, BNI, Haitong).​

​​​

Last edited:
  • Like
Reactions: jmf
Os tipos dos bancos estão nitidamente a gozar com a clientela. Pegam nos DPs, metem no IGCP, e distribuem a diferença em bónus aos gestores [:D]

• Like
Reactions: eu
Os tipos dos bancos estão nitidamente a gozar com a clientela. Pegam nos DPs, metem no IGCP, e distribuem a diferença em bónus aos gestores [:D]

Referes-te aos certificados de aforro? Esses atualmente ficariam quase no fundo da lista (2,215%).

Referes-te aos certificados de aforro? Esses atualmente ficariam quase no fundo da lista (2,215%).

Refiro-me aos bancos comuns. A tua lista é um esforço meritório e heróico, mas não é o que o vulgo encontra quando procura DPs no banco onde já tem o dinheiro - CGD, BPI, Millenium, CA, etc. O BiG por exemplo só paga de jeito no super-depósito para novos clientes e com limites. CGD idem. Tem de se andar na transumância bancária, ir pôr o dinheiro a pastar noutro sítio de três em três meses [:p]

O normal é ver taxas de 1.0 a 1.6%. Não sei como não baza toda a gente para os CAs com os 2.2%, ao fim de três meses pode-se levantar para a conta bancária de um dia para o outro. Se ficar nos CA começa a bonificar, como puseste ali atrás (não sabia que os meus E estavam tão viçosos, obrigado [;)]).

Refiro-me aos bancos comuns. A tua lista é um esforço meritório e heróico, mas não é o que o vulgo encontra quando procura DPs no banco onde já tem o dinheiro - CGD, BPI, Millenium, CA, etc. O BiG por exemplo só paga de jeito no super-depósito para novos clientes e com limites. CGD idem. Tem de se andar na transumância bancária, ir pôr o dinheiro a pastar noutro sítio de três em três meses [:p]

O normal é ver taxas de 1.0 a 1.6%. Não sei como não baza toda a gente para os CAs com os 2.2%, ao fim de três meses pode-se levantar para a conta bancária de um dia para o outro. Se ficar nos CA começa a bonificar, como puseste ali atrás (não sabia que os meus E estavam tão viçosos, obrigado [;)]).

Atrás já discutimos isso.
Aquela lista não é minimamente acessível a 98% dos clientes tugas.
A que acresce ter que andar a mudar o dinheiro de 3 em 3 meses ou nem tanto de banco em banco para na maioria ganhar uns cêntimos que é o que os tugas têm.
Quem tiver os CA E ou até anteriores acaba por não está nada mal servido para poupanças deste tipo e sem chatice nenhuma.

Back