Tópico das Casas

Já estou a contar com isso, já avancei com obras no telhado, por serem urgentes e precisar aproveitar o verão, e até tive orçamentos feitos apenas por imagens do google earth, sem se deslocarem ao local e falhando redondamente nos tipos de materiais que lá estão (claro que esse orçamento era 2k€ mais caro que o segundo mais caro).
Aliás é um dos motivos pelo qual quero optar por uma destas empresas, que fazem o projecto de arquitectura e depois tratam eles da empreitada, mão de obra e fiscalização da mesma. Simplesmente não tenho tempo de andar em cima, o meu trabalho não permite flexibilidade de ir a casa a meio do dia. Espero que não seja um tiro no pé.

Já estou a contar com isso, já avancei com obras no telhado, por serem urgentes e precisar aproveitar o verão, e até tive orçamentos feitos apenas por imagens do google earth, sem se deslocarem ao local e falhando redondamente nos tipos de materiais que lá estão (claro que esse orçamento era 2k€ mais caro que o segundo mais caro).
Aliás é um dos motivos pelo qual quero optar por uma destas empresas, que fazem o projecto de arquitectura e depois tratam eles da empreitada, mão de obra e fiscalização da mesma. Simplesmente não tenho tempo de andar em cima, o meu trabalho não permite flexibilidade de ir a casa a meio do dia. Espero que não seja um tiro no pé.
a fiscalização devias contratar à parte.
Tb tenho pouco tempo e fiz uma obra em 14 meses a 130km de casa com idas apenas semanais à obra.

de qualquer maneira devias avaliar a contratação "tradicional", ou seja separadamente: arquitetura, especialidades/ engenharia, fiscalização e construção. O licenciamente não é uma dor de cabeça quando tens as partes a funcionar.

@Cb32 Hammerite dá conta do recado de 3 em 3 anos ou nao?

Por norma os bons inox 316L demoram mais de 10 anos para começar a apresentar aquelas manchas castanhas de corrosão.

Problema... quando compramos a casa como sabemos que inox foi utilizado nas partes exteriores sujeitas à corrosão marítima? E se foi inox espanhol ou ucraniano ou de onde? A começar por nem todos os Aisi 316L serem iguais... Depois outros inox uns são apenas 316, outros são 304L e outros são apenas 304, a diferença é grande entre ter mais ou menos teor de Carbono, mais ou quase nenhum Molibdénio.

Em todo o caso o acabamento deverá ser espelhado, para evitar poros. O alumínio, por muito boa que seja a anodização, não vai ser tão duradouro mas também não "enferruja" (até porque não tem ferro...) mas oxida, começa a perder a anodização, fica tendencialmente mais branco. Feio! Mas é bem mais barato!

Há bons produtos para inox da Navtec que são utilizados em barcos, mas, para um tratamento caseiro... a boa vaselina líquida serve perfeitamente para proteger, aí uma vez a cada 3 anos.

Para quem estiver mesmo de frente para o mar, e eu já lá vivi uns bons anos mas com corrimãos de alumínio!!!, é lavar tipo a cada 6 meses com água e limpar, depois de seco... passar um bocadinho de vaselina líquida ou até cera marítima e esquecer o assunto por mais 6 meses...

Bem, parece que vem aí nova onda de aumentos da Euribor.

Nas notícias já só falam em inflação. E o petróleo continua em altas

Belo caldeirão.

Vou brevemente fazer obras de remodelação numa moradia, e estou a pensar contratar uma daquelas empresas de arquitectura com obras "chave na mão", algo ao qual nunca recorri. Por exemplo esta Architect Your Home | Mais que um escritório de Arquitetura
Algo que deva ter em conta como critério de selecção? Gostava de pedir orçamentos, mas a realização do orçamento presumo que esteja dependente do projecto. Nesse caso peço projecto a várias empresas? Imagino que isso vá ter custos, pelo menos junto das que não sejam escolhidas.
Depois avisa como foi a interação com eles....
Também já vi a AQUI Remodelações, lojas no Colombo e Alvalade.... mesmo conceito.... chave na mão....

Os ciclos económicos são assim, sobem e descem.
Mas continuo a achar que anda tudo muito preso por arames.

Para quem tem créditos habitação o que vale é que muitos compraram antes do disparo de preços dos ultimos anos, mas para quem comprou recentemente, é dificil.
Por outro lado quem vende, amealhou mais.
A economia é complexa mas certo é que, como referi, há ciclos...

Por norma os bons inox 316L demoram mais de 10 anos para começar a apresentar aquelas manchas castanhas de corrosão.

Problema... quando compramos a casa como sabemos que inox foi utilizado nas partes exteriores sujeitas à corrosão marítima? E se foi inox espanhol ou ucraniano ou de onde? A começar por nem todos os Aisi 316L serem iguais... Depois outros inox uns são apenas 316, outros são 304L e outros são apenas 304, a diferença é grande entre ter mais ou menos teor de Carbono, mais ou quase nenhum Molibdénio.

Em todo o caso o acabamento deverá ser espelhado, para evitar poros. O alumínio, por muito boa que seja a anodização, não vai ser tão duradouro mas também não "enferruja" (até porque não tem ferro...) mas oxida, começa a perder a anodização, fica tendencialmente mais branco. Feio! Mas é bem mais barato!

Há bons produtos para inox da Navtec que são utilizados em barcos, mas, para um tratamento caseiro... a boa vaselina líquida serve perfeitamente para proteger, aí uma vez a cada 3 anos.

Para quem estiver mesmo de frente para o mar, e eu já lá vivi uns bons anos mas com corrimãos de alumínio!!!, é lavar tipo a cada 6 meses com água e limpar, depois de seco... passar um bocadinho de vaselina líquida ou até cera marítima e esquecer o assunto por mais 6 meses...
Já viste a minha sorte, não gosto de mar e com isso ainda poupo trabalho e dinheiro hehehe.
Aqui no interior chove pouco mas tinha ali algumas coisas com ferro/chapa já oxidada então pintei com o esmalte da maxmat, próprio para superficies ferrosas, pelo menos vai estancar a oxidação durante uns 2 ou 3 anos espero.

Se calhar se fosse para frente ao mar tinha de ser uma marca mais aprimorada. Aqui, espero que esta chegue.

O mercado para quem acompanha nota-se claramente que na gama média/alta sofreu uma paralisação, não porque não haja compradores, mas porque o preço atingiu um valor demasiado alto para o que é oferecido.

Na zona de Lisboa/Oeiras/Cascais, uma casa nova T2 nunca custa menos de 450k. (só se for algum prédio em zona manhosa). Um T3 nunca menos de 650k e um T4 são raros os que aparecem a menos de 1 milhão.

A verdade é que depois a grande maioria fica por vender.

O mercado para quem acompanha nota-se claramente que na gama média/alta sofreu uma paralisação, não porque não haja compradores, mas porque o preço atingiu um valor demasiado alto para o que é oferecido.

Na zona de Lisboa/Oeiras/Cascais, uma casa nova T2 nunca custa menos de 450k. (só se for algum prédio em zona manhosa). Um T3 nunca menos de 650k e um T4 são raros os que aparecem a menos de 1 milhão.

Até mesmo lá pa VFX, Azambuja, coisas assim.

No caso de usados, é comum T2 dos anos 90 a 200-250K só que a diferença para esses que mencionas, é que estes se vendem, e não é pouco.

Eles duram apenas dias ou semanas com a plaquinha do vende-se ou nos sites, até sumirem.

Claro que o numero de pessoas que pode comprar até 250K é mt superior aos de 250K para a frente, mas ainda assim não deixa de ser impressionante.

As pessoas vão comprando na mesma, no entanto as transações caíram quase 8% em volume, mas é pouco intervalo de tempo para já, para avaliar tendências.

Eu estou sempre atento, mas pouco interessado.

Já estive quase comprador há 2 anos, mas passou a oportunidade em 2 casas. Deve ter sido culpa do Montenegro.:D

Mas com mais ou menos dificuldades, o que eu acho interessante vai desaparecendo.

As pessoas vão comprando na mesma, no entanto as transações caíram quase 8% em volume, mas é pouco intervalo de tempo para já, para avaliar tendências.

Eu estou sempre atento, mas pouco interessado.

Já estive quase comprador há 2 anos, mas passou a oportunidade em 2 casas. Deve ter sido culpa do Montenegro.:D

Mas com mais ou menos dificuldades, o que eu acho interessante vai desaparecendo.

Compradores vai havendo.
Mas apartamentos e empreendimentos que antes desapareciam em menos de 1 semana, ficam agora meses e meses a marinar e com vendas devagarinho.
E há cada vez mais empreendimentos com apartamentos disponíveis já com obra concluida.

A revenda também caiu imenso.

Compradores vai havendo.
Mas apartamentos e empreendimentos que antes desapareciam em menos de 1 semana, ficam agora meses e meses a marinar e com vendas devagarinho.
E há cada vez mais empreendimentos com apartamentos disponíveis já com obra concluida.

A revenda também caiu imenso.
Ainda bem. Eu bem fico à espera, mas acho que já tinhas contado semelhante há 1 ano mais ou menos.

Eu o mercado de novos não vou ver, porque não tenho carteira para tal e não me interessa passar a fazer deslocações maiores.

A zona onde arranjaste o teu é interessante por exemplo, mas a mim fica um pouco fora de mão.

Novos em Lisboa T2 por 450.000€ são inexistentes, tirando aquele novo projecto ao lado de um bairro social na alta de Lisboa que é 500.000€.
Os valores são mais perto de 600.000 que 500.000€.

Arredores melhorzitos ainda se vê interessantes por esses valores que dissestes, mas só costumo ir ver ver a zona, o meu interesse neles é muito limitado, nem chateio vendedores.

Um conhecido comprou um T3 usado em Lisboa nem há 1 mês por 600.000€ e não existe nada semelhante na zona que eu também a sigo.

e arrendamento? Parece-me meio parado

A lei mudava hoje. Por isso pode haver alguma espera em alguns segmentos.

E as faculdades só começam agora por isso quartos e T0 e T1 começa a mexer agora.

De resto, dentro da cidade e fora da lei continua tudo em grande... meter indostânicos a 400€ por quarto é todos os dias.

A lei mudava hoje. Por isso pode haver alguma espera em alguns segmentos.

E as faculdades só começam agora por isso quartos e T0 e T1 começa a mexer agora.

De resto, dentro da cidade e fora da lei continua tudo em grande... meter indostânicos a 400€ por quarto é todos os dias.
qual lei? aquela das rendas acessíveis e dos 10% de IRS?

É o meu caso. Concelho vfx, o meu T2 vendo a 220/250k€.
Depois ando a ver T3, usados, com 20 anos mas em boas condições ainda, tipo 120m2, nada de especial, dificilmente encontro abaixo dos 400k. É um enorme salto para mim. Não tenho coragem de passar de uma prestação de 220€ em media( subidas) descidas Euribor) e em que daqui a 3 ou 4 anos consigo liquidar o valor restante, e passar para um empréstimo de +28 anos e uma prestação de 1000€. Agora, porque com a Euribor a 5% vai aos 1800€. A somar a isto, seguros... não dá. É muito arriscado. É do 8 ao 80. Passo do "me esquecer da prestação da casa" e ter una vida super confortável, para andar com a corda na garganta.
Pah, a minha casa em nova (2002) foi 62k. Se hoje se vendesse a 150/170, um T3 a 250~, era diferente. Não vou dizer que isto anda de doidos etc.. anda como anda, e enquanto a procura for superior á oferta nada irá mudar.

Uma garagem que á 20 anos custava 12k€, hoje vendem por 45k€. Para um carrito....

Última edição:
É o meu caso. Concelho vfx, o meu T2 vendo a 220/250k€.
Depois ando a ver T3, usados, com 20 anos mas em boas condições ainda, tipo 120m2, nada de especial, dificilmente encontro abaixo dos 400k. É um enorme salto para mim. Não tenho coragem de passar de uma prestação de 220€ em media( subidas) descidas Euribor) e em que daqui a 3 ou 4 anos consigo liquidar o valor restante, e passar para um empréstimo de +28 anos e uma prestação de 1000€. Agora, porque com a Euribor a 5% vai aos 1800€. A somar a isto, seguros... não dá. É muito arriscado. É do 8 ao 80. Passo do "me esquecer da prestação da casa" e ter una vida super confortável, para andar com a corda na garganta.
Pah, a minha casa em nova (2022) foi 62k. Se hoje se vendesse a 150/170, um T3 a 250~, era diferente. Não vou dizer que isto anda de doidos etc.. anda como anda, e enquanto a procura for superior á oferta nada irá mudar.

Uma garagem que á 20 anos custava 12k€, hoje vendem por 45k€. Para um carrito....
Aqui ao pé de mim em 2008 já eram a 25K com apenas 18 m2..

Aquele 2022 ali em cima era 2002, certo?

Voltar
Superior