Tópico das Casas

Alguém tem conhecimento próprio ou por terceiros das casas expansíveis, também conhecidas por " casa da amazon"?

comprei um terreno com 1000m2 com viabilidade de construção. Estava a pensar numa casa expansível. Alguém tem experiência disso?
Alguém importou casa directamente da china? Quais os custos reais?
Fui à Câmara da minha terra e a máfia engravatada lá veio dizer que também têm de comer... Pediram-me um projecto assinado por um engenheiro-- Mas a casa vem 100% construída da china, vai assinar sobre uma coisa que não fez nem desenhou???....
Eu sei que todos achamos que la por o terreno ser nosso podemos la fazer o que queremos.

Independentemente do que queiras la por terá sempre que existir um projeto aprovado pela câmara. A razão é muito simples.. ou por uma questao de coerencia urbanistica ou por forma a garantir que a casa é segura, estanque e que reunue as condições minima de seguranca - eletricidade, gás, estrutural.. alguem se lembra durante o temporal o caso de uma casa a voar?

Importar é sempre um risco e rapidamente os precos sao multiplicados por 3 ou 4x com os portes e custos alfandegários... além de correres o risco de estar totalmente desadequado ao clima portugues.

Agora claro podes importar/comprar meter no terreno e depois logo se vê mas sinceramente nao sei como funciona com água/luz/saneamento. Acredito que todas as que andam espalhadas por ai não passaram por licenciamento.

Última edição:
Eu sei que todos achamos que la por o terreno ser nosso podemos la fazer o que queremos.

Independentemente do que queiras la por terá sempre que existir um projeto aprovado pela câmara. A razão é muito simples.. ou por uma questao de coerencia urbanistica ou por forma a garantir que a casa é segura, estanque e que reunue as condições minima de seguranca - eletricidade, gás, estrutural.. alguem se lembra durante o temporal o caso de uma casa a voar?

Importar é sempre um risco e rapidamente os precos sao multiplicados por 3 ou 4x com os portes e custos alfandegários... além de correres o risco de estar totalmente desadequado ao clima portugues.

Agora claro podes importar/comprar meter no terreno e depois logo se vê mas sinceramente nao sei como funciona com água/luz/saneamento. Acredito que todas as que andam espalhadas por ai não passaram por licenciamento.
As história dos 3 porquinhos, que nos contam na infância, tem o seu fundo de verdade.

@paralelo , por uma questão de segurança na compra, e facilidade de legalização, já viste as mobile homes e similares?

Nota: Conheço alguém que avançou para uma mobile home, sem legalização, e foi obrigado a retirar pela câmara. Provavelmente, o terreno não teria viabilidade de construção...

As história dos 3 porquinhos, que nos contam na infância, tem o seu fundo de verdade.

@paralelo , por uma questão de segurança na compra, e facilidade de legalização, já viste as mobile homes e similares?

Nota: Conheço alguém que avançou para uma mobile home, sem legalização, e foi obrigado a retirar pela câmara. Provavelmente, o terreno não teria viabilidade de construção...
Há muita teoria por ai que desde que tenha rodas montadas não podem chatear... mas a partir do momento que tens uma ligação de eletricidade, água ou saneamento o mobile perde-se. Há sítios em que te basta fazer uns degraus em cimento para ser mais fácil entrar na "mobile" home e já perdeste o conceito de móvel e é ilegal.

Das duas uma, ou é mesmo 100% mobile ou se quiseres uma mobile home para morar é necessário projeto, submissão do mesmo à Camara e pareceres,... o que sinceramente não sei como funcionaria na prática.

Aqui ha uns tempo pedi informação para uma casa pré-fabricada. O modelo que estava em exposição custava X. Quando comecei a perguntar como é que era com licenciamentos e autorizações, foi me logo dito que as paredes teriam que ser da grossura acima por causa dos isolamentos e que a casa de banho também teria que ser redesenhada (não me lembro porque) por forma a cumprir com o legal.

Aqui na minha zona há cada vez mais mobile homes plantadas no meio do campo sem qualquer tipo de autorização. A CM claramente fecha os olhos à barraquice que se está a instalar.

Falei com duas imobiliárias na semana passada e disseram-me que se está a sentir bem o abrandamento dos novos negócios.
Vocês têm algum feedback?
A mim está a fazer-me comichão o evoluir das Euribor...

Um vizinho meteu recentemente o seu T3 á venda, e poucos dias depois de estar on line, só se via malta a olhar cá de baixo. Quando lá meteram a placa da imobiliária então, era todos os dias ao fim da tarde lá gente a falar directamente com ele.
Ainda no sábado estava lá com casal a ver nas com o agente imobiliário.

T3 de 2003, 3o andar s/ elevador, penso que 100m2, um mini varanda. Comprada por 80k, está a vender por 300k.
Normal, se a minha é T2 e andam -nos a vende -los a 250...
A diferença é que a minha é RC equivalente a um 1o andar (garagens por baixo).
Quem é que dá 300k por uma casa s/elevador? Compreendo, não há mais barato.

Um vizinho meteu recentemente o seu T3 á venda, e poucos dias depois de estar on line, só se via malta a olhar cá de baixo. Quando lá meteram a placa da imobiliária então, era todos os dias ao fim da tarde lá gente a falar directamente com ele.
Ainda no sábado estava lá com casal a ver nas com o agente imobiliário.

T3 de 2003, 3o andar s/ elevador, penso que 100m2, um mini varanda. Comprada por 80k, está a vender por 300k.
Normal, se a minha é T2 e andam -nos a vende -los a 250...
A diferença é que a minha é RC equivalente a um 1o andar (garagens por baixo).
Quem é que dá 300k por uma casa s/elevador? Compreendo, não há mais barato.
A minha antiga T2 dos anos 90 nem se usou a placa, em 1 semana tava o assunto arrumado.
"qualquer um " compra casas a 200 / 250K, se houver alguma crise a sério até tenho medo, esta malta com taxas de esforço alegremente em tornos dos 50%...

Falei com duas imobiliárias na semana passada e disseram-me que se está a sentir bem o abrandamento dos novos negócios.

Conversa de café com um amigo da imobiliária (50min do Porto) - os apartamentos novos até aos 250kEur continuam a desaparecer. Algum abrandamento das vivendas dos 500kEur, mas nada significativo.

O que me dizem é que as casas mais "baratas" continuam a vender rápido e as casas mais caras também (segmento acima de 2 milhões). O resto, pelo meio, abrandou.

Conversa de café com um amigo da imobiliária (50min do Porto) - os apartamentos novos até aos 250kEur continuam a desaparecer. Algum abrandamento das vivendas dos 500kEur, mas nada significativo.
Sim, os imóveis acima de meio milhão entram numa categoria de preço que reduz significativamente quem os pode comprar, não porque não os queiram mas porque não conseguem comprar, os rendimentos médios de um Português não permite prestações ao banco de 2000€ mês e pode demorar mais para se encontrar comprador com liquidez para tal. Só isso, porque a procura continua altíssima.

Só por curiosidade, estes últimos meses foram de longe os meses em que recebi mais publicidade para angariação do meu imóvel, sem exagerar todas as semanas tenho 2 a 3 panfletos na caixa do correio.

Parece-me normal haver uma estabilização de vendas e de preços. As vendas continuam altas certamente, mas o boom está nitidamente a passar, seja pela construção nova, seja pelo mercado que começou a ficar mais equilibrado, seja pelos preços absurdos.

E aqueles monos ali em Alverca, que parece uma extensão da malvarosa? Já funcionam? com vista para o tejo ou para as portagens da A1, o sonho de ouvir constantemente os camiões.
Devem ser baratinhos.

Voltar
Superior