Tópico das Casas

Alguém tem conhecimento próprio ou por terceiros das casas expansíveis, também conhecidas por " casa da amazon"?

comprei um terreno com 1000m2 com viabilidade de construção. Estava a pensar numa casa expansível. Alguém tem experiência disso?
Alguém importou casa directamente da china? Quais os custos reais?
Fui à Câmara da minha terra e a máfia engravatada lá veio dizer que também têm de comer... Pediram-me um projecto assinado por um engenheiro-- Mas a casa vem 100% construída da china, vai assinar sobre uma coisa que não fez nem desenhou???....
Eu sei que todos achamos que la por o terreno ser nosso podemos la fazer o que queremos.

Independentemente do que queiras la por terá sempre que existir um projeto aprovado pela câmara. A razão é muito simples.. ou por uma questao de coerencia urbanistica ou por forma a garantir que a casa é segura, estanque e que reunue as condições minima de seguranca - eletricidade, gás, estrutural.. alguem se lembra durante o temporal o caso de uma casa a voar?

Importar é sempre um risco e rapidamente os precos sao multiplicados por 3 ou 4x com os portes e custos alfandegários... além de correres o risco de estar totalmente desadequado ao clima portugues.

Agora claro podes importar/comprar meter no terreno e depois logo se vê mas sinceramente nao sei como funciona com água/luz/saneamento. Acredito que todas as que andam espalhadas por ai não passaram por licenciamento.

Última edição:
Eu sei que todos achamos que la por o terreno ser nosso podemos la fazer o que queremos.

Independentemente do que queiras la por terá sempre que existir um projeto aprovado pela câmara. A razão é muito simples.. ou por uma questao de coerencia urbanistica ou por forma a garantir que a casa é segura, estanque e que reunue as condições minima de seguranca - eletricidade, gás, estrutural.. alguem se lembra durante o temporal o caso de uma casa a voar?

Importar é sempre um risco e rapidamente os precos sao multiplicados por 3 ou 4x com os portes e custos alfandegários... além de correres o risco de estar totalmente desadequado ao clima portugues.

Agora claro podes importar/comprar meter no terreno e depois logo se vê mas sinceramente nao sei como funciona com água/luz/saneamento. Acredito que todas as que andam espalhadas por ai não passaram por licenciamento.
As história dos 3 porquinhos, que nos contam na infância, tem o seu fundo de verdade.

@paralelo , por uma questão de segurança na compra, e facilidade de legalização, já viste as mobile homes e similares?

Nota: Conheço alguém que avançou para uma mobile home, sem legalização, e foi obrigado a retirar pela câmara. Provavelmente, o terreno não teria viabilidade de construção...

As história dos 3 porquinhos, que nos contam na infância, tem o seu fundo de verdade.

@paralelo , por uma questão de segurança na compra, e facilidade de legalização, já viste as mobile homes e similares?

Nota: Conheço alguém que avançou para uma mobile home, sem legalização, e foi obrigado a retirar pela câmara. Provavelmente, o terreno não teria viabilidade de construção...
Há muita teoria por ai que desde que tenha rodas montadas não podem chatear... mas a partir do momento que tens uma ligação de eletricidade, água ou saneamento o mobile perde-se. Há sítios em que te basta fazer uns degraus em cimento para ser mais fácil entrar na "mobile" home e já perdeste o conceito de móvel e é ilegal.

Das duas uma, ou é mesmo 100% mobile ou se quiseres uma mobile home para morar é necessário projeto, submissão do mesmo à Camara e pareceres,... o que sinceramente não sei como funcionaria na prática.

Aqui ha uns tempo pedi informação para uma casa pré-fabricada. O modelo que estava em exposição custava X. Quando comecei a perguntar como é que era com licenciamentos e autorizações, foi me logo dito que as paredes teriam que ser da grossura acima por causa dos isolamentos e que a casa de banho também teria que ser redesenhada (não me lembro porque) por forma a cumprir com o legal.

Aqui na minha zona há cada vez mais mobile homes plantadas no meio do campo sem qualquer tipo de autorização. A CM claramente fecha os olhos à barraquice que se está a instalar.

Falei com duas imobiliárias na semana passada e disseram-me que se está a sentir bem o abrandamento dos novos negócios.
Vocês têm algum feedback?
A mim está a fazer-me comichão o evoluir das Euribor...

Um vizinho meteu recentemente o seu T3 á venda, e poucos dias depois de estar on line, só se via malta a olhar cá de baixo. Quando lá meteram a placa da imobiliária então, era todos os dias ao fim da tarde lá gente a falar directamente com ele.
Ainda no sábado estava lá com casal a ver nas com o agente imobiliário.

T3 de 2003, 3o andar s/ elevador, penso que 100m2, um mini varanda. Comprada por 80k, está a vender por 300k.
Normal, se a minha é T2 e andam -nos a vende -los a 250...
A diferença é que a minha é RC equivalente a um 1o andar (garagens por baixo).
Quem é que dá 300k por uma casa s/elevador? Compreendo, não há mais barato.

Um vizinho meteu recentemente o seu T3 á venda, e poucos dias depois de estar on line, só se via malta a olhar cá de baixo. Quando lá meteram a placa da imobiliária então, era todos os dias ao fim da tarde lá gente a falar directamente com ele.
Ainda no sábado estava lá com casal a ver nas com o agente imobiliário.

T3 de 2003, 3o andar s/ elevador, penso que 100m2, um mini varanda. Comprada por 80k, está a vender por 300k.
Normal, se a minha é T2 e andam -nos a vende -los a 250...
A diferença é que a minha é RC equivalente a um 1o andar (garagens por baixo).
Quem é que dá 300k por uma casa s/elevador? Compreendo, não há mais barato.
A minha antiga T2 dos anos 90 nem se usou a placa, em 1 semana tava o assunto arrumado.
"qualquer um " compra casas a 200 / 250K, se houver alguma crise a sério até tenho medo, esta malta com taxas de esforço alegremente em tornos dos 50%...

Falei com duas imobiliárias na semana passada e disseram-me que se está a sentir bem o abrandamento dos novos negócios.

Conversa de café com um amigo da imobiliária (50min do Porto) - os apartamentos novos até aos 250kEur continuam a desaparecer. Algum abrandamento das vivendas dos 500kEur, mas nada significativo.

O que me dizem é que as casas mais "baratas" continuam a vender rápido e as casas mais caras também (segmento acima de 2 milhões). O resto, pelo meio, abrandou.

Voltar
Superior