@WildChild dado que estamos no tópico de EV´s, acho um absurdo o que os stands/oficinas têm cobrado por serviços de manutenção.
Inicialmente os valores eram irrisórios, com o aumento da quota de mercado, as marcas têm feito tudo para encarecer este aspecto e compensar terem menos carros ICE; com isto aumentam o V/H da mão de obra (alegando complexidade) e preços dos componentes.
Eu comprei o meu próximo EV com isto presente, porque não tenho grande escolha, e as marcas "obrigam" a manutenção sob pena de invalidar garantia.
Mas olha que havendo alternativa, e se ela for boa, opto pela marca X, que me meta menos a unha ou nem me obrigue a fazer "manutenções", que muitas vezes é só fazer um check visual e sair €300/400 mais leve da oficina.
As marcas têm de se reinventar e ter consciência que nesta era digital, os consumidores estão cada vez mais informados.
Isto para dizer que há soluções, compete às marcas e seus milionários gestores acompanharem tendências; sob pena de termos cada vez mais noticias desta
https://www.publico.pt/2026/09/04/e...a-plano-despedir-50-mil-trabalhadores-2187010, e de nada vale culparem os consumidores.
Estes não são o inimigo e a marcas têm de perceber isso.
Por exemplo, tenho visto com bons olhos o que a BMW tem feito, carros apelativos, eficientes e utilizáveis no dia a dia; só falta lançarem um novo i3 (será um i1?), porque no segmento médio/alto, têm bons argumentos para vingar, especialmente para frotas.
Um mau exemplo é a Audi, acho que têm perdido argumentos, os interiores cada vez piores e carros sem sal (vamos ver o sucesso deste A2 etron).
outra coisa: as próprias marcas têm culpa, lançam carros nos mercados chineses (olha a Audi) a bons preços, confundem os consumidores e depois esses carros chegam cá a preços absurdos, com a justificação de que têm outras "specs".