varandas + segurança

JDEM

Well-known member
Na minha casa tenho um gradeamento que acho perigoso na varanda, tem barras mas em vez de ser na vertical é na horizontal o que faz com que sejam literalmente escadas e tenho uma filha que falta pouco para andar. Como não pretendo "estragar" a fachada estava a pensar montar um painel de acrílico ou vidro (temperado?!).

O vidro é altamente resistente e dificilmente partirá, o acrílico é igualmente resistente, mas com o sol tende a ficar baço e com mau aspecto, sendo obviamente mais barato que o vidro.

O que me aconselham? Já agora onde posso encontrar uma empresa que faça esse trabalho - montagem de paineis acrilicos - em Lisboa?

thanks

Last edited:
Na minha casa tenho um gradeamento que acho perigoso na varanda, tem barras mas em vez de ser na horizontal é na vertical o que faz com que sejam literalmente escadas
devias querer dizer ao contrário..
a opção do vidro/acrilico é muito razoável, mas não te posso ajudar com empresas dada a distância. cumps

JDEM,

moras em casa ou apartamento?

Minha tia que mora em apartamento colocou uma rede de nylon grosso na varanda. É impossível que meu primo de 5 anos possa cair de lá. E foi bem barato.

;-)

Aqui bem perto de mim em Odivelas existe uma urbanização novo em que grande parte dps apartamentos têm as grades assim. Os donos estão a optar por colocar umas coisas verdes ou castanhas que me parece género palhinha e que deve ser resistente e até esteticamente fica bem. Contudo essa do vidro tb me parece uma boa opção.

Coloquei acrílico na varanda da minha casa de férias - Algarve. O trabalho foi muito bem feito e também muito caro (1100Euros).
A casa onde vivo também tem varões de ferro horizontais que mais paracem escadas para os miudos. Como os varões são de cor verde escura, montei daquelas redes verdes que se usam nos jardins comprada no Aki. Usei um cabo de aço na parte de baixo com esticador para reforçar a resistência da rede. Esta solução funciona mas a o do acrílico é muito mais profissional.

Cumprimentos,

JDEM,

moras em casa ou apartamento?

Minha tia que mora em apartamento colocou uma rede de nylon grosso na varanda. É impossível que meu primo de 5 anos possa cair de lá. E foi bem barato.

;-)

apartamento, mas não quero causar choques arquitectónicos [;)]

Qualquer das formas essas varandas com barras horizontais, hoje em dia, a ultima barra tem uma inclinação para dentro por motivos de segurança.

Qualquer das formas essas varandas com barras horizontais, hoje em dia, a ultima barra tem uma inclinação para dentro por motivos de segurança.

dizes tu, a minha não, apesar da distância entre as barras ser de acordo com a legislação, ou seja não passa uma criança pelo meio e a altura ser considerável: dá pelo meu peito.

Vá por mim, não fica tão mal.

E assim evitas cortar a circulação de ar

;-)

nem sonhas, tive uma reunião de condomínio esta semana de 5 horas (!!!), a malta é muito exigente, para se ter noção há vizinhos meus que querem colocar toldos, até essa operação simples terá de passar pela aprovação do arquitecto e serem todos da mesma marca, modelo e côr! [;)]
Mexidas na fachada são complicadas num condomínio como o meu.

dizes tu, a minha não, apesar da distância entre as barras ser de acordo com a legislação, ou seja não passa uma criança pelo meio e a altura ser considerável: dá pelo meu peito.

O meu irmão tá a fazer agora casa e diz q é obrigatorio essa inclinação final. Se calhar é algo recente.

O meu irmão tá a fazer agora casa e diz q é obrigatorio essa inclinação final. Se calhar é algo recente.

não sei a minha casa é nova (fiz escritura há 3 meses) mas o projecto é mais antigo obviamente.

Tiras as medidas e mandas cortar o acrilico á medida, tenta ser tu a montar que sai muito mais barato

nem sonhas, tive uma reunião de condomínio esta semana de 5 horas (!!!), a malta é muito exigente, para se ter noção há vizinhos meus que querem colocar toldos, até essa operação simples terá de passar pela aprovação do arquitecto e serem todos da mesma marca, modelo e côr! [;)]
Mexidas na fachada são complicadas num condomínio como o meu.

administrações complicativas......

bom,quanto ao resguardo,para mim, a melhor opção é o acrilico.

tiras a medida e mandas cortar.

cumprimentos

Por norma em habitação e espaço públicos devia-se ao máximo evitar esse tipo de guarda.

Há 3 problemas. E quase que só 1 solução.

1 - A gurada Horizontal. Serve de escada...
2- A Guarda "maciça" tapa a vista a crinaça que vai buscar algo para ver por cima e acaba por cair...
3 - A vertical, que para a criança não passar tem de ter as barras Muito juntas fica mais feito e um problema para os construtores que é ficar mais caro (leva bem mais material) e depois eles não gostam e não metem...

A Solução mais usada é a Horizontal com um vidro por dentro ou por fora mesmo junto. (que é o que queres).

Nesse caso podes fazer como dizes, falar com o condominio e fazerem um orçamento conjunto para o prédio todo, e contratar uma empresa de vidros que forneça is vidros e fixações e faça montagem em todo o edifício

Back