Os problemas são vários e até podem passar por exclusão social, putos que vão com a maralha (gangs) e que o fazem para provar que são uns reis lá no bairro, necessidade (às vezes precisam mesmo)...mas não é desculpável.
O que é perigoso hoje em dia: (linha de Sintra, junto às secundárias, bairros sociais/ilegais em Lisboa,Setúbal,Porto e cidades (sim Cacém e Amadora já são cidades) , e andar sozinho à noite (que já é perigoso um pouco por todo o lado à bastante tempo).
Chateia ter de andar a pensar no que fazer se acontecer a situação x.armar-me em herói? vingar-me depois?chamar o papá ou a bófia?
O que me chateia mesmo é ter andado dias e dias a pé em Barcelona durante a noite 1,2,3h da manhã com bastante dinheiro no bolso e não ter que me preocupar com o metro, com as ruas manhosas, com quem vem atrás de mim, grupos com mau aspecto na esquina, etc...Não vi um único polícia a guardar rebanhos ou a vigiar movimentações suspeitas. Não vi aparato, nem ouvi berros.
Em Madrid vi pessoal com mau aspecto, prostituição à descarada e ruas bem manhosas. mas durante mais de 3 km`s na Gran Via vi um polícia de cada lado da rua em cada esquina.

eram mais de 100 só no centro na mesma rua. avisaram-me para ter cuidado e evitar algumas zonas pq há muitos assaltos na Gran Via.
Em Lisboa o que fazer? Posso pegar no carro e beber um café em Telheiras sem me preocupar muito apesar de haver ondas de pequenos arrastões vindas do bairro horta nova ou da quinta da calçada...
Ou talvez ir até ao Bairro Alto onde à uns anos atrás todos os dias me stressava com os "trombadinhas". Talvez saindo para norte me safe da confusão. mas para ir pra Ericeira. tenho de me stressar com o pessoal que conduz à xunning fazendo razias entre os carros e acabe por não chegar lá a tempo de beber um café.
Temos de continuar a viver assim. quem já está habitua-se. Em São Paulo quantos morrem todos os dias por questões parvas e pequenos assaltos? eles são 20 milhões, nós somos 2. o mundo não para.
É cruel, mas é assim. vejam o national geographic. No fundo ainda somos muito "animais" para coexistir em paz. E não deve existir um animal tão estúpido que mate a sua própria espécie como nós.