Tens um pouco de razão, ao espalhar o pânico cria-se uma retracção no consumo, se bem que eu ainda nao compreendi, e desculpem-me as facilidades de acesso ao crédito nao justificam isso, como é que em 1 geração ou 1 geração e meia perdeu-se o saber poupar.
levante aqui a mão que é que nao teve um mealheiro daqueles tipo os do montepio?
cumprimentos
Eu com 31 anos sou dos felizardos que soube e sabe poupar. Faço as minhas maluqueiras mas sempre com muita base de apoio. Vejo tantos exemplos de malta que vive como se amanhã fosse o seu funeral. Ter por ter ou para mostrar não obrigado, demonstra clara falta de personalidade e carácter.
Nao concordo contijo Sweeden, este topico, e post, tem uma enorme dose de pragmatismo quer do dponto de vista da realidade actual, quer do futuro imediato, a divida externa nao será 80% mas sim 100% ( no final do ano) do produto interno bruto, continuamos a comprar fora de portas sem qualquer travão, a despesa publica nao foi diminuida, nem esta controlada, a produtividade cresce abaixo do s salarios, portanto o Futuro, reserva-nos dois caminhos:
ou alguem tem tomates, para governar 4 anos, e "partir" isto apresentando resultados, diminuindo a despesa (publica principalmente) e acabando com os milhares de caloes que passam os dias na tybernas /tascas e Centros comercias deste País),
ou Aumenta as Receitas, como num país em que a balança de Transaçoes é largamente deficitaria? e de baixo valor?
Impostos? claro!!!
a menos que a serra da ARRABIDA esteja repleatde Ouro em vez de cimento (!!!)
ou entao esta malta vai ter que trabalhar muito, mas muito mesmo, como o fazem quando estao emigrados!!!![]()
Claro que estamos em crise!!
Em crise de valores, porque já há pouco respeito pelos outros e a sociedade não funciona como um todo.
Temos ordenados baixos mas insistimos em fazer créditos pra mostrar um telemóvel melhor, um carro melhor, uma casa melhor...mesmo que isso signifique ficar com calotes ou andar a pão e água.
Essa é a verdadeira crise, é mais importante parecer do que ser...
Se cada qual se preocupasse com o que é seu e não com o dos outros, haveria certamente menos crise. Não compreendo quem vem para um forum dar lições de como poupar ou fazer profecias como estas. Eu não me importo nada que o meu vizinho gaste todo o dinheiro dele em viagens, jóias, carros, p**** ou seja lá o que for... o dinheiro é dele, ele é que sabe. Desde que não me assalte a casa, não me faz a mínima diferença. Portugal sempre foi, ainda é, e sempre será um país de gente hipócrita que se apressa a criticar todos os podres dos outros mas que muitas vezes se esquece de olhar para o próprio umbigo.
Cumprimentos do Porco.
Faz-te confusão porquê? Não interfere com a tua vida. A culpa é dessas empresas que facilitam em demasia a concessão desses créditos.
Não utilizo micro creditos, mas não me faz confusão nenhuma quem utilize. Cada um faz o que bem entender com a sua vida. Os que falam e criticam essas pessoas deveriam de se abster desse tipo de comentários, que nada tem a ver com isso.
Partilho um pouco a tua visão, mas agora pergunto:
How the Hell are we going to do that?
Diminuir a despesa pública, só reorganizando os gastos públicos a meu ver, mas isso terá sempre um custo. E depois dessa reorganização, tudo o que fosse despesa pública teria que ser bem fiscalizado de modo a não haver deslizes orçamentais... Acabar com os calões? Como? Isto não é nenhuma ditadura, e acabando com os subsidios, já se sabe o caminho mais provavel a tomar por essa gente, ainda por cima tendo em conta como se tratam certas coisas em Portugal e o Código Penal que vigora actualmente. Ainda se houvesse grandes industriais que absorvessem esses caloes para fazerem alguma coisa da vida, mas nem isso...
Aumentar as receitas através de impostos, só atraves dum controlo orwelliano dos rendimentos de TODOS, o que acho incorrecto e abusivo. Assim sendo essa medida só vai fazer a classe média ficar ainda pior do que está. Outra solução seria angariação de investimento estrangeiro massiva nestes próximos anos, mas tendo em conta os nossos factores de competitividade, acho isso muito pouco provavel no curto/médio prazo.
Uhm.......................Não
Mais uma vez em Inglês: It takes two to tango
Essas empresas oferece o crédito, mas é o cliente que acaba por assinar o seu nome no contrato. O serviço existe porque há quem o quero.
Desculpa, mas não tenho pena nenhuma para esses "vítimas" do crédito. Já passei por uns maus bocados de crédito que tinha de pagar, mas nunca assumi que fui uma vítima. Gastei mais do que podia pagar e pronto.
Eles que arranjam uns trabalhinhos a parte e que pagam essas contas como eu fiz. Queriam viver para alem dos seus limites e agora estão a pagar a conta disso. Pena.
Ai não? Ok, então que dizes a uma empresa que conceda créditos a pessoas que sabem que não conseguem pagar os seus créditos? Mas não, créditos para todos, e depois ficam na miséria. Claro que a culpa está nas pessoas, ninguém as obriga a optarem pelo recurso aos endividamentos, mas culpo também o excesso de publicidade a créditos "leve hoje, pague em 10 anos". Enfim, e a culpa não é das empresas. Realmente acaba por não ser, a culpa é de quem permita que isso aconteça.
As pessoas que recorrem aos créditos,estão desesperadas,não sabem qual será o melhor caminho a seguir,por isso fazem créditos e mais créditos até acordarem e verem que bateram no fundo,daqui para a frente é o que se vê.
Ou seja, culpa as empresas pela estupidez dos clientes? Isso é demasiadamente esquedista mesmo.
Mais uma vez, o cliente é que assina o seu nome no contrato. Ele, e só ele é que tem a culpa de qualquer conta que não consegue pagar. Ninguem obrigou-lhe a aceitar aquilo. Pode ser cruel, pode ser "deshumano", mas é a verdade, quer que aceitas, quer que não.
Exacto, e aquelas que fazem outros créditos para pagarem créditos mal parados.
Há uma manifesta falta de controle sobre a concessão de créditos. Qualquer um, mesmo que não possua rendimentos, consegue ver um crédito aprovado. Conheço pessoas que mesmo estando em trabalhos temporários, conseguiram creditos. Isto é normal? Então a empresa que concede créditos não pensa neste aspecto?
Desculpa lá se eu como PORTUGUÊS me preocupe com o povo PORTUGUÊS. Se me faz confusão o estado em que as coisas estão, tenho o dever e o direito (porque ainda estamos em democracia) de criticar aquilo que acho que deva criticar.
Por essas ordens de ideias, não se pode criticar quem roube, viole, etc porque não temos nada a ver com isso e eles lá devem ter os seus motivos.
Ou seja, o que eu fiz. Mas mais uma vez, aceitei o facto que fiz porque pensei que era melhor para continuar a vida que tinha, e depois paguei por isso.
Cada um é responsável pelas suas acções. Culpar essas empresas pelo seus clientes delinquentes é como culpar colheres pela obesidade do Fernando Mendes.
E não achas que deveria existir um maior controlo sobre a cencessão de creditos? Como é que uma pessoa que esteja em trabalhos temporários possa ver o seu crédito aceite_? Isto é normal?
PS: as minhas convicções políticas não são para aqui chamadas
PS2: é desumano que se escrever e não deshumano
Acho que o público devia ser melhor informado para aquilo que existe. Tipo, sentá-los num salar e dizer "Olhe, tens um trabalho temporário. Não tens a capacidade de comprar um carro novo. Entendes?"
Agora, atacar empresas por conseguirem vender os seus produtos já segue é as linhas do Marx. O produto existe, mas é SEMPRE o cliente que acaba de decidir comprar o mesmo.
Acho que essas instituições que concede o crédito e que depois veêm até o pescoço com contas deliquentes, que eles declaram insolvencia e fecham as portas. O Estado não devia ajudar.
Ao mesmo tempo, quem adere a esse tipo de crédito e que acaba de ter dificuldades de pagar, azar. Vende alguma coisa, arranja um trabalho a parte e pagar essa divida até a conta estiver a zero.
Isso é a vida. Ninguem disse que ia ser fácil.
E isso está pelo facto que não há niguem a dizer as coisas certas.
Mas como acabei de dizer, tanto as pessoas que tem contas deliquentes como as empresas que concederam esse crédito vão ter de arranjar maneira entre eles para resolver a situação. É que mau crédito TAMBÉM prejudica a instituição que o cedeu(vé o que está a passar nos EUA neste momento)
Aleluia percebes o que quero dizer. As pessoas que não conseguem pagar os seus créditos, foram iludidas por uns gajos que se aproveitaram da sua situação actual. Quantos gajos vemos nos centros comerciais, a explicar as vantagens dos cartões de crédito como se fossem a solução para terem uma vida mais deafogada, quantos anuncios vemos nós nos meios de comunicação (logo aqui vemos a inexistência de controle por parte das entidades reguladoras), as pessoas são constantemente bombardeadas com este tipo de informação, e juntando este factor à falta de informação que estes riscos acarretam, está feita uma bomba prestes a explodir.