1,5% de aumento para a FP...

citação:Originalmente colocada por Vanquish
Sinceramente não faço a minima ideia...
Eu digo-te;) A última vez que li sobre este assunto, o valor médio do IRS pago pelos profissionais liberais era inferior a 1000 € [:0]

Portanto tu és um caso invulgar de magnífico contribuinte cumpridor[^][^][^]

ah... e mais de metade das empresas Portuguesas, paga de IRC... 0 (Zero).;)

citação:Originalmente colocada por André
Mas não vejo UM funcionário público a querer uma meritocracia.
E quantos é que conheces?:D Só um inquérito a todos os FPs é que poderia responder a essa questão. Tudo o resto são palpites e ruído;)

PS: sempre defendi que todos os funcionários públicos recebessem em conformidade com a sua produtividade. Por exemplo, no caso dos Professores, o salário devia ser indexado ao desempenho dos seus alunos.

Que bom que seria ter um professor do secundário a ganhar 7,000 € por mês, desde que a média das classificações dos seus alunos em provas nacionais fosse de 17;)

Era ver a maioria dos Professores a melhorar BRUTALMENTE a qualidade do ensino[}:)]

Todos tínhamos a ganhar com isso! Infelizmente o poder político das últimas décadas (PS e PSD) não tiveram coragem de enveredar por este tipo de políticas[8]

citação:Originalmente colocada por pcnunes7

tu parece que não entendes Nthor.....

não é o quanto ganham, individualmente falando, que importa.
O que importa é, o peso que todos juntos tÊm no PIB....e por isso é que se diz que há FP's a mais;)
Acho que já entendi.

O problema é a quantidade de fp em portugal, que é das mais baixas e das mais mal pagas da UE.

E nem o facto de termos uma das % de fp das mais baixas dentro da população activa da UE é desculpa.

Acho que se deve privatizar a fp, pois só assim haverá dinheiro [}:)][}:)][}:)][}:)].

eu não me choca que existam FP's que ganhem €5000/mês, desde que trabalhem para isso.... o que me choca é que, os FP's todos juntos, pesem tanto no nosso PIB;)

E quanto pesa os burlões que fogem ao fisco, as empresas corruptas, os ministros e as suas megalomanias, as benesses que são negadas a quem trabalha até cair mas que se dá a triplicar e mais a quem nada faz ou se reforma com cinco anos de trabalho, etc, etc, etc?

O Pib é que está curto e, consequentemente o peso percentual dos fp...

Quantas empresas declaram tudo o que pagam ao funcionários?
Quem não conhece as fugas ao fisco de centenas de empresas e empresários que só lhes falta cadidatarem-se ao rendimento mínimo...

Entretanto os fp cumprem as obrigações fiscais (que remédio, nem chegam a ver a guita) enqunato outros encaixam iva que recuperam, trocam de viatura por razões fiscais e não de produtividade. Etc etc etc

Pobres de espírito que acreditam na balela que lhes enfiaram: "os fp são os fdp responsáveis pela miséria de Portugal!"
Sei bem que os há que não valem a água que bebem. Mas daí a generalizar...

Acorda Portugal!

Ouvi esta semana o Miguel Cadilhe a falar que nem um papagaio sobre a função pública: "muitos podem regressar às suas terras tratar dos seus campos agrícolas" Eu queria ver aqui os filhos do figurão!!!! Bem prega frei Tomás. É ele e a tropa do Banco de Portugal que derretem milhões

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

Eu aposto nos 1,75% ,apresentaram 1,5 para poderem subir um pouco..estes são mais espertos que A ti manela que apresentava um numero e não se falava mais nisso. Estes não! Estes negoceiam.

Quando no final o numero ficar nos 1,75 o PM vem à tv explicar o extra-esforço para a nação que representam os FP's e provar que é lider de um governo de diálogo.

ps:aonde anda o pessoal que em 1995 gritava no terreiro do paço: "SEIS POR CENTO NÃO, CAVACO É LADRÃO" ?

Análises infalíveis: está à vista!!!![^]

ps:aonde anda o pessoal que em 1995 gritava no terreiro do paço: "SEIS POR CENTO NÃO, CAVACO É LADRÃO" ?

Estão a digerir as presidenciais...[8]

citação:Originalmente colocada por eu

E quantos é que conheces?:D Só um inquérito a todos os FPs é que poderia responder a essa questão. Tudo o resto são palpites e ruído;)

PS: sempre defendi que todos os funcionários públicos recebessem em conformidade com a sua produtividade. Por exemplo, no caso dos Professores, o salário devia ser indexado ao desempenho dos seus alunos.

Que bom que seria ter um professor do secundário a ganhar 7,000 € por mês, desde que a média das classificações dos seus alunos em provas nacionais fosse de 17;)

Era ver a maioria dos Professores a melhorar BRUTALMENTE a qualidade do ensino[}:)]

Todos tínhamos a ganhar com isso! Infelizmente o poder político das últimas décadas (PS e PSD) não tiveram coragem de enveredar por este tipo de políticas[8]

E lá vez tu com a história dos professores...

Não há dúvida que é o melhor exemplo a dar! [8)]

Então avaliar os professores só pelas notas?!

Lá sabes tu o que é ensinar?

Concordo que deve haver diferença pelo mérito, mas no caso do ensino não é muito fácil pois tem de haver muitos critérios e não apenas os resultados dos alunos.

E sei bem do que falo...

Mas já que querem compara o peso da fp no estado comparem o peso da fp em paises da UE onde há menos habitantes do que cá, mais fp, vencimentos mais altos, impostos semelhantes aos nacionais (menos o IA), custo de vida mais baixo, mas não há empresas a viver de subsidiodependencia para carros, nem politicos a reformarem-se ao fim de cinco anos com reformas milionarias [:p].

Nem tanta gente a fugir aos impostos ;).

citação:Originalmente colocada por Nthor

Mas já que querem compara o peso da fp no estado comparem o peso da fp em paises da UE onde há menos habitantes do que cá, mais fp, vencimentos mais altos, impostos semelhantes aos nacionais (menos o IA), custo de vida mais baixo, mas não há empresas a viver de subsidiodependencia para carros, nem politicos a reformarem-se ao fim de cinco anos com reformas milionarias [:p].

Sim, seria mais esclarecedora essa comparação!...

tu parece que não entendes Nthor.....

não é o quanto ganham, individualmente falando, que importa.
O que importa é, o peso que todos juntos tÊm no PIB....e por isso é que se diz que há FP's a mais;)
Acho que já entendi.

O problema é a quantidade de fp em portugal, que é das mais baixas e das mais mal pagas da UE.

E nem o facto de termos uma das % de fp das mais baixas dentro da população activa da UE é desculpa.

Acho que se deve privatizar a fp, pois só assim haverá dinheiro [}:)][}:)][}:)][}:)].

eu não me choca que existam FP's que ganhem €5000/mês, desde que trabalhem para isso.... o que me choca é que, os FP's todos juntos, pesem tanto no nosso PIB;)

E quanto pesa os burlões que fogem ao fisco, as empresas corruptas, os ministros e as suas megalomanias, as benesses que são negadas a quem trabalha até cair mas que se dá a triplicar e mais a quem nada faz ou se reforma com cinco anos de trabalho, etc, etc, etc?
Hás-de encarar a realidade, voluntária ou involuntariamente.....;)

Enquanto esse discurso demagógico se mantiver, as coisas serão mais dificeis, mas tenho esperanças que exista coragem para levar as medidas de reformas estruturais por diante....[:p]

força, lança aí os dados desse fantástico país[:p]

Para quem não sabe, Portugal tem fortes concorrentes na evasão e fraude fiscal, ficando para trás comparado com Países como Espanha e Itália...

Defendo uma reforma profunda no sistema fiscal português de modo a que se acabe com os esquemas ranhosos que abundam um pouco por todo o lado. Defendo a mudança do sistema judicial de modo a permitir uma intervenção mais de acordo com a acção e consequente penalização.

Mas tudo isto demora tempo. Acredito que José Sócrates irá encontrar em Cavaco e Silva um facilitador na aplicação das medidas necessárias.

Tudo isto exige uma ampla reforma na FP. Não concordo com o vosso amigo Cadilhe, pela simples razão que é imoral e perturbador para a sociedade lançar 200,000 fp para a rua.

Agora é preciso mexer nas coisas. Por exemplo, na Administração Fiscal são necessários muitos milhares de fiscais de impostos. Onde é que há FP a mais e que queiram e tenham habilitações para o fazer?
É preciso pessoal administrativo para as forças de Segurança. Treina-se um polícia, coloca-se uma pistola no bolso e depois manda-se o gajo escrever à máquina um relatório de 15 páginas. E passa a vida nisso, enquanto que na FP há muitos, mas muito habilitados a preencher estas funções e que libertariam milhares de agentes das forças policiais para actuarem na defesa e ao serviço do cidadão.

Como vêm, há milhares de coisas a fazer. Bastava os FP mexerem um pouco o rabo e as coisas compôem-se a prazo.

Claro que os Sindicatos jogam no imobilismo para que as extensas regalias continuem intocáveis.

Havia de ser comigo, havia... :D :D [8D]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por J.R.

ah... e mais de metade das empresas Portuguesas, paga de IRC... 0 (Zero).;)
DEVIAM PAGAR TODAS ZERO[:p].

Mas continuem a negar a evidência[:p][:p].
Isto vai rebentar tudo[xx(][xx(].
Explica lá essa ideia!...
IRC a zero permite aumentar o investimento nas empresas.
Atrair Capital, nacional ou estranjeiro, para investir.

Foi o que fez a Irlanda e a Eslovénia (taxa muito baixa).
É o que agora está a fazer a Estónia... está a levar com a vantagem comparativa com a Finlândia.

O que DEVE SER COBRADO são os dividendos, distribuição de LUCROS.

Claro que agora se adoptássemos essa medida de um dia para o outro perdiamos 3,8 mil milhões de receita, 11% do total desta.

A gravidade da nossa situação é estarmos impossibilitados de o fazer... pois qd tinhamos folga disbaratámos em rendimentos garantidos e obras de necessidade duvidosa... por exemplo.

Não criámos condições.

Daqui a uns anos além da Eslovénia e da Checa, vamos estar a olhar para os Estonianos muito admirados e a dizer que em Portugal não podemos aplicar tal... por isto e aquilo.

É a vida...

IRC a zero permite aumentar o investimento nas empresas.
Atrair Capital, nacional ou estranjeiro, para investir.

Foi o que fez a Irlanda e a Eslovénia (taxa muito baixa).
É o que agora está a fazer a Estónia... está a levar com a vantagem comparativa com a Finlândia.

...
Concordo. Aliás, o Governo de Barroso, quer dizer, da Manuela Ferreira Leite, preconizava a descida de IRC em incrementos de 5% até aos 15%... Suponho que o Bagão Féliz inscreveu a taxa de 20% no OE 2005, mas que acabou por não ir avante.

Continuamos nos 25%, mais derrama...

Se fosse impossível às empresas distribuirem lucros contornando a máquina fiscal, até concordava contigo.;)

E quantos é que conheces?:D

Oh montes [}:)]

E não é daqui [:p]

Curiosamente também por aqui, os FPs que se dizem indignados com os governos, aumentos ranhosos e todas essas políticas "de direita", nunca falam em mérito, em progressão diferenciadas.

Nunca, jamais, em tempo algum :D

Igualdade é ser tudo tratado da mesma forma, independentemente do que fazem [}:)] Isto é a noção de igualdade neste país [}:)]

Falam em direitos, direitos e mais direitos. Daqueles automáticos, tipo "receber por uma simples presença física no local de trabalho".
E isto 'tá na própria Constituição, esse belo documento ultra-moderno (não era há poucos anos que se dizia que era a melhor do mundo? [}:)][}:)] a mais moderna :D:D).
Lá pode ver-se escrito que um FP tem direito a receber 5/6 do ordenado apenas por estar nos quadros e 1/6 por ir efectivamente trabalhar.

Com "regras" destas, estão admirados que o jogo seja tão mas tão...sujo? [:p][:p][}:)]

P.S. Sim, sou eu, e não o J.R. (o conteúdo já é praticamente o mesmo e com tanto smile e cor pode-se realmente confundir :D[8)];))

Oh montes [}:)]

E "montes" é quanto? 100? 1000? 10000?

Simplesmente não podes extrapolar para os 700,000 FPs a partir de uma amostra local de algumas pessoas.

Mas numa coisa dou-te razão: aqui no fórum, sempre que eu defendo que os Professores deviam receber em função do seu desempenho, ui.... cai o Carmo e a Trindade[}:)]

"ah e tal.. isso não é bem assim... " [}:)]

Se fosse impossível às empresas distribuirem lucros contornando a máquina fiscal, até concordava contigo.;)
Não há impossiveis mas...[8D].
Isso é o que se passa actualmente:(.

Tens as contas das empresas cheias de tralha (telemoveis, carros, despesas de todo o tipo como empregadas domésticas, etc) pq INTERESSA E MUITO fugir ao IRC.
Qual o interesse de um empresário ter Lucro???
É penalizado[xx(].

Assim "INVENTAM-SE" despesas, "investimentos", etc...
Deturpa-se a sanidade das contas.

Os empresários optimizam a sua carga fiscal em IRC, “gestão fiscal” ou “engenharia fiscal” através das políticas contabilísticas que conduzem ao apuramento do resultado contabilístico e do resultado fiscal.

Essa atitude justifica-se, essencialmente, pelo facto de o resultado contabilístico constituir o ponto de partida para o cálculo do resultado fiscal.

Os empresários tomam decisões influenciados pelos efeitos fiscais que são medidos a priori (até nós, simples IRSs com os PPRs:D).
Isto é: os factos patrimoniais e a respectiva contabilização são determinados em função da análise prévia do efeito fiscal em IRC.

Não do interesse Primeiro da actividade económica da empresa.

Assim, a "verdade contabilistica fiscal" é muito diferente da situação real devido a, por exemplo: acréscimos e diferimentos, amortizações e reintegrações de imobilizado e das provisões.
É a CRIATIVIDADE em acção.
É uma arte[:p][}:)][}:)].

Se não taxares os lucros, não há qq tipo de problema ele ter um excesso de Tesouraria, por exemplo, ou um aumento do Património imobiliário. Permite-lhe amealhar para um futuro investimento. Tá na empresa e esta fica capitalizada.
A empresa fica mais FORTE.
Isso é BOM para todos: patrões, trabalhadores, credores, sociedade...

Agora, tirar da empresa e levar para casa, isto é: USAR como ganho indivudual.... DIVIDENDOS.... paga imposto como qq SINGULAR (IRS) que é.

É mais racional.
Assim, como está, premeia-se as empresas.......habilidosas.

ALIÁS!!!!!!!!
INCENTIVA-SE.

Sou capaz de ter usado termos incorrectos... não sou desta área;).

Exactamente J.R.

As empresas não têm lucros porque não têm necessidade de ter lucros, porque preciso eu que a minha empresa distribua dividendos se já me paga o carro, a casa, a alimentação a roupa e por aí fora ?

E tudo isto com a conivencia do estado que depois se queixa que o que cobra de IRC é pouco, se assim o faz apenas a ele o deve e se tal acontece é porque quem legisla para que assim seja são exactamente aqueles que não têm nenhum interesse em que o mecanismo fiscal funcione de outra forma porquê ? porque alem de nos cargos publicos beneficiarem desta situação quando os deixam vão para o sector privado beneficiar do mesmo.

Ah e tal lá estou eu a culpar os politicos...pois é...

Voltar
Superior