o pior do teto de abrir não é meter água. é a porcaria de plástico de que é composta a persiana
Tive a ver o que foi falado hoje, e resumi a isto:
IMPORTANTE A TER EM ATENÇÃO
Transmissão 4x4 (Engrenar e virar o volante todo pra um lado e arrancar, devem acender as luzes no quadrante e solavancar)
Folga no veio (Não deve haver um grande delay quando acelero)
Caixa de velocidades/embreagem (Testar todas as velocidades / Verificar se a caixa não faz barulhos, mas que barulhos? / Embreagem deve pegar sem esforço)
Fugas de óleo (Ver se não tem óleo na zona do motor e perto)
Ferrugem (Perto das cavas da roda)
Verificar se o vácuo do sistema de travagem descomprime (Para isso bombo o travão e tem que descomprimir certo)
Motor (Deve pegar com meia volta)
NÃO TÃO IMPORTANTE
Direção
Casquilhos
Barras do tejadilho soltas
É mais ou menos dentro disto certo?
Obrigado a todos os que me ajudaram nisto, se ficar contente com o bicho, é juntar a malta que eu pago a grade []
Este logo pelas fotos terá menos afazeres que o primeiro que partilhaste…
Aparentemente, está aqui um daqueles exemplos em que 240.000kms serão melhores que 190.000.
Os Galloper sao dos poucos que ainda me parecem ter preços razoáveis.
Só experimentando e indo lá abaixo é que se consegue ter uma noção mais exacta. O meu Terrano estava medonho de aspecto, mas mecanicamente sempre cuidado.
Aparentemente, está aqui um daqueles exemplos em que 240.000kms serão melhores que 190.000.
Só experimentando e indo lá abaixo é que se consegue ter uma noção mais exacta. O meu Terrano estava medonho de aspecto, mas mecanicamente sempre cuidado.
Nesse aspeto o TA do meu GV é impecável. Funciona perfeitamente e nunca meteu água.
A persiana também funciona perfeitamente
Tipicamente estes motores pegam com meia volta... "de estalo", como se diz na giria. Mas pode demorar mais um pouco se tive velas queimadas. Não é nenhum drama, e as 4 velas custam uns 40€... O meu vai levar em breve as 4.
Barulhos de caixa são faceis de identificar... zoada ou peças metálicas a bater umas nas outras []
Fugas de óleo não são típicas, mas:
- Fuga na zona da junta de cabeça - chato (muito pouco provável)
- Fuga no carter do óleo - pouco ou nada preocupante... é tirar, meter cola juntas e montar
- Fuga entre motor e caixa - chato porque obriga a tirar as caixas para mudar retentores;
- Fuga entre caixas - pouco preocupante, mas chato porque obriga a separar as caixas para reparar.
É obvio que o carro não estará perfeito, tem quase 30 anos, mas é tentar perceber se tem o mínimo possível das situações que descrevemos.
https://www.custojusto.pt/beja/veiculos/carros-usados/suv-tt/ford-maverick-5p-34208401
Gostava que este tivesse mais perto![]()
Olha-me outro...A Suzuki sabe que a probabilidade disso atascar é enorme, portanto, ter essa hipotese adicional de fuga foi considerada uma prioridade na fase de concepçao e produçao...
[]

Tem melhor aspeto o que vais verhttps://www.custojusto.pt/beja/veiculos/carros-usados/suv-tt/ford-maverick-5p-34208401
Olha-me outro...
Este Zukas nunca atascou!!
Já teve que ser puxado 2x mas foi por avarias
E já desatascou 2![]()
O primeiro está mais apresentável.https://www.custojusto.pt/beja/veiculos/carros-usados/suv-tt/ford-maverick-5p-34208401
O primeiro está mais apresentável.

Ora portanto, fui ver o bicho...
Vou começar pelos contras:
- A embreagem pega um pouco em cima, não sei se é normal ou se é a embreagem a dar o berro, acelerei com ele e não embraiou nenhuma vez
- A luz da transmissão não funciona, mas a transmissão funciona
- Com a transmissão 4x4 ligada ouvi um barulho metálico do lado esquerdo, normal?
- Pareceu custar a por em 2H, não sei se é normal, se teria que recuar e acertar o volante, ou se é algum jeito que tenho que dar, mas passar de 4H para 2H custou-me a conseguir, mas funcionava xD
Prós:
- Gostei bastante esteticamente
- Interiores e exteriores muito bem tratados
- Condução agradável (só andei 2 mins)
- A Maria até gostou []
- Altura está mesmo no ponto para o pretendido apr
Envio algumas fotos que tirei ao motor para tentarem ver se isto é mau ou não:
O que acham destes cabos?
View attachment 154078
Aqui parece ter um pouco de óleo, é mau?
View attachment 154079
Aqui envio uma foto de outro ângulo
View attachment 154080
E aqui envio foto da cava de rodas traseira (nas outras está parecido), parece ter aquelas pintas de ferrugem, acham grave? E aquela cor da terra/areia, sai bem?
View attachment 154081
E pronto tive lá meia horita a ver e rever, e do que pouco percebo e vi, gostei...
Com o que negociei devo ficar com um plafond para a primeira consulta de +/- 700€...
O que acham? Parece estar pior que o que aparenta? Existe alguma coisa de que deva fugir do negócio?
Obrigado []
O motor por fora parece-me bem. As cavas das rodas também, os picos de ferrugem é onde bateram pedras e danificou a pintura, nada de importante.
O barulho da transmissão pode ser um cubo, ou a manga de eixo.
Sendo assim conseguiste negociar por 4150€? À distância pelo que dizes não me parece nada mau!
Se calhar induzi em erro, ouvi um barulho metálico do lado direito, na zona da roda da frente :sh)
Quanto a colocar o carro em 2H é normal? Devo dar algum jeito?
Consegui negociar com a Kangoo tirando 500€
Se calhar induzi em erro, ouvi um barulho metálico do lado direito, na zona da roda da frente :sh)
Quanto a colocar o carro em 2H é normal? Devo dar algum jeito?
Consegui negociar com a Kangoo tirando 500€