1° jipe

Nesse aspeto o TA do meu GV é impecável. Funciona perfeitamente e nunca meteu água.
A persiana também funciona perfeitamente

Tive a ver o que foi falado hoje, e resumi a isto:

IMPORTANTE A TER EM ATENÇÃO

Transmissão 4x4 (Engrenar e virar o volante todo pra um lado e arrancar, devem acender as luzes no quadrante e solavancar)
Folga no veio (Não deve haver um grande delay quando acelero)
Caixa de velocidades/embreagem (Testar todas as velocidades / Verificar se a caixa não faz barulhos, mas que barulhos? / Embreagem deve pegar sem esforço)
Fugas de óleo (Ver se não tem óleo na zona do motor e perto)
Ferrugem (Perto das cavas da roda)
Verificar se o vácuo do sistema de travagem descomprime (Para isso bombo o travão e tem que descomprimir certo)
Motor (Deve pegar com meia volta)

NÃO TÃO IMPORTANTE
Direção
Casquilhos
Barras do tejadilho soltas

É mais ou menos dentro disto certo?

Obrigado a todos os que me ajudaram nisto, se ficar contente com o bicho, é juntar a malta que eu pago a grade [:D]

Tive a ver o que foi falado hoje, e resumi a isto:

IMPORTANTE A TER EM ATENÇÃO

Transmissão 4x4 (Engrenar e virar o volante todo pra um lado e arrancar, devem acender as luzes no quadrante e solavancar)
Folga no veio (Não deve haver um grande delay quando acelero)
Caixa de velocidades/embreagem (Testar todas as velocidades / Verificar se a caixa não faz barulhos, mas que barulhos? / Embreagem deve pegar sem esforço)
Fugas de óleo (Ver se não tem óleo na zona do motor e perto)
Ferrugem (Perto das cavas da roda)
Verificar se o vácuo do sistema de travagem descomprime (Para isso bombo o travão e tem que descomprimir certo)
Motor (Deve pegar com meia volta)

NÃO TÃO IMPORTANTE
Direção
Casquilhos
Barras do tejadilho soltas

É mais ou menos dentro disto certo?

Obrigado a todos os que me ajudaram nisto, se ficar contente com o bicho, é juntar a malta que eu pago a grade [:D]

Tipicamente estes motores pegam com meia volta... "de estalo", como se diz na giria. Mas pode demorar mais um pouco se tive velas queimadas. Não é nenhum drama, e as 4 velas custam uns 40€... O meu vai levar em breve as 4.

Barulhos de caixa são faceis de identificar... zoada ou peças metálicas a bater umas nas outras [:D]

Fugas de óleo não são típicas, mas:
- Fuga na zona da junta de cabeça - chato (muito pouco provável)
- Fuga no carter do óleo - pouco ou nada preocupante... é tirar, meter cola juntas e montar
- Fuga entre motor e caixa - chato porque obriga a tirar as caixas para mudar retentores;
- Fuga entre caixas - pouco preocupante, mas chato porque obriga a separar as caixas para reparar.

É obvio que o carro não estará perfeito, tem quase 30 anos, mas é tentar perceber se tem o mínimo possível das situações que descrevemos.

Este logo pelas fotos terá menos afazeres que o primeiro que partilhaste…

Aparentemente, está aqui um daqueles exemplos em que 240.000kms serão melhores que 190.000.

Os Galloper sao dos poucos que ainda me parecem ter preços razoáveis.

Só experimentando e indo lá abaixo é que se consegue ter uma noção mais exacta. O meu Terrano estava medonho de aspecto, mas mecanicamente sempre cuidado.

Exactamente, daí ter usado estas expressões precisamente para salvaguardar aquilo que, à distancia é impossivel detectar. [;)]

Aliás, todos estes trambolhos há que ver bem pois muitos kms, poucos kms, mujita papelada a confirmar a manutençao, pouca papelada a não confirmar nada... pouco revela.

O melhor é ser visto por que sabe pois contadores de historias e malta com papelada falsa, não faltam. [:D]

Aparentemente, está aqui um daqueles exemplos em que 240.000kms serão melhores que 190.000.

Só experimentando e indo lá abaixo é que se consegue ter uma noção mais exacta. O meu Terrano estava medonho de aspecto, mas mecanicamente sempre cuidado.

Exactamente, daí ter usado estas expressões precisamente para salvaguardar aquilo que, à distancia é impossivel detectar. [;)]

Aliás, todos estes trambolhos há que ver bem pois muitos kms, poucos kms, mujita papelada a confirmar a manutençao, pouca papelada a não confirmar nada... pouco revela.

O melhor é ser visto por que sabe pois contadores de historias e malta com papelada falsa, não faltam. [:D]

Nesse aspeto o TA do meu GV é impecável. Funciona perfeitamente e nunca meteu água.
A persiana também funciona perfeitamente

A Suzuki sabe que a probabilidade disso atascar é enorme, portanto, ter essa hipotese adicional de fuga foi considerada uma prioridade na fase de concepçao e produçao...

[:)]

Tipicamente estes motores pegam com meia volta... "de estalo", como se diz na giria. Mas pode demorar mais um pouco se tive velas queimadas. Não é nenhum drama, e as 4 velas custam uns 40€... O meu vai levar em breve as 4.

Barulhos de caixa são faceis de identificar... zoada ou peças metálicas a bater umas nas outras [:D]

Fugas de óleo não são típicas, mas:
- Fuga na zona da junta de cabeça - chato (muito pouco provável)
- Fuga no carter do óleo - pouco ou nada preocupante... é tirar, meter cola juntas e montar
- Fuga entre motor e caixa - chato porque obriga a tirar as caixas para mudar retentores;
- Fuga entre caixas - pouco preocupante, mas chato porque obriga a separar as caixas para reparar.

É obvio que o carro não estará perfeito, tem quase 30 anos, mas é tentar perceber se tem o mínimo possível das situações que descrevemos.

Para quem nao tiver habituado a andar num tramboolho destes com quase 30 anos...tudo o que for barulhos e vibraçoes... vao ficar logo em panico. tudo treme! tudo faz um cagaçal do caraças! [:D]

Bom bom, é experimentares mais coisas antes de comprares precisamente para ganhares esta capacidade de fazer a triagem entre o que defeito e feitio.

Eu falo por mim, pegar num carro destes sem background nenhum... pode ser um choque. Aconteceu me quando peguei no GR.... Não foi amor à primeira vista, posso dizer.

Pede as certidoes das IPO's... não garante nada nestes carros mais antigos mas garanto te que apanhas muitas macacadas praticamente às claras.

Eu pedi algumas que... nem sei como consguem vender os carros, perdas de 100k kms ali no un ano mais 80K noutro... [:D]

E nos Terranos tenha ideia que os conta quilometros tendem a dar o berro, quando andei à procura tropecei em varios que foram mudados ao longo da vida do carro.

A Suzuki sabe que a probabilidade disso atascar é enorme, portanto, ter essa hipotese adicional de fuga foi considerada uma prioridade na fase de concepçao e produçao...

[:)]
Olha-me outro...
Este Zukas nunca atascou!!
Já teve que ser puxado 2x mas foi por avarias

E já desatascou 2

O primeiro está mais apresentável.

Este de Serpa se tivesse nas mãos de um stand minimamente competente, tb estaria...

Aliás, nestes tipo de carros comprar em stand não vejo vantagens a não ser que haja uma retoma ao barulho que se queria enfiar no negócio... Creio que a esmagadora maioria dos stands, elimina logo a possibildiade de qq tipo de garantia.

Ora portanto, fui ver o bicho...
Vou começar pelos contras:
- A embreagem pega um pouco em cima, não sei se é normal ou se é a embreagem a dar o berro, acelerei com ele e não embraiou nenhuma vez
- A luz da transmissão não funciona, mas a transmissão funciona
- Com a transmissão 4x4 ligada ouvi um barulho metálico do lado direito, perto da roda, normal?
- Pareceu custar a por em 2H, não sei se é normal, se teria que recuar e acertar o volante, ou se é algum jeito que tenho que dar, mas passar de 4H para 2H custou-me a conseguir, mas funcionava xD

Prós:
- Gostei bastante esteticamente
- Interiores e exteriores muito bem tratados
- Condução agradável (só andei 2 mins)
- A Maria até gostou [:D]
- Altura está mesmo no ponto para o pretendido apr:)

Envio algumas fotos que tirei ao motor para tentarem ver se isto é mau ou não:

O que acham destes cabos?
IMG_20210806_195806.jpg

Aqui parece ter um pouco de óleo, é mau?
IMG_20210806_195811.jpg

Aqui envio uma foto de outro ângulo
IMG_20210806_195823.jpg

E aqui envio foto da cava de rodas traseira (nas outras está parecido), parece ter aquelas pintas de ferrugem, acham grave? E aquela cor da terra/areia, sai bem?
IMG_20210806_201125.jpg

E pronto tive lá meia horita a ver e rever, e do que pouco percebo e vi, gostei...

Com o que negociei devo ficar com um plafond para a primeira consulta de +/- 700€...

O que acham? Parece estar pior que o que aparenta? Existe alguma coisa de que deva fugir do negócio?
Obrigado [;)]

Last edited:
Ora portanto, fui ver o bicho...
Vou começar pelos contras:
- A embreagem pega um pouco em cima, não sei se é normal ou se é a embreagem a dar o berro, acelerei com ele e não embraiou nenhuma vez
- A luz da transmissão não funciona, mas a transmissão funciona
- Com a transmissão 4x4 ligada ouvi um barulho metálico do lado esquerdo, normal?
- Pareceu custar a por em 2H, não sei se é normal, se teria que recuar e acertar o volante, ou se é algum jeito que tenho que dar, mas passar de 4H para 2H custou-me a conseguir, mas funcionava xD

Prós:
- Gostei bastante esteticamente
- Interiores e exteriores muito bem tratados
- Condução agradável (só andei 2 mins)
- A Maria até gostou [:D]
- Altura está mesmo no ponto para o pretendido apr:)

Envio algumas fotos que tirei ao motor para tentarem ver se isto é mau ou não:

O que acham destes cabos?
View attachment 154078

Aqui parece ter um pouco de óleo, é mau?
View attachment 154079

Aqui envio uma foto de outro ângulo
View attachment 154080

E aqui envio foto da cava de rodas traseira (nas outras está parecido), parece ter aquelas pintas de ferrugem, acham grave? E aquela cor da terra/areia, sai bem?
View attachment 154081

E pronto tive lá meia horita a ver e rever, e do que pouco percebo e vi, gostei...

Com o que negociei devo ficar com um plafond para a primeira consulta de +/- 700€...

O que acham? Parece estar pior que o que aparenta? Existe alguma coisa de que deva fugir do negócio?
Obrigado [;)]

O motor por fora parece-me bem. As cavas das rodas também, os picos de ferrugem é onde bateram pedras e danificou a pintura, nada de importante.

O barulho da transmissão pode ser um cubo, ou a manga de eixo.

Sendo assim conseguiste negociar por 4150€? À distância pelo que dizes não me parece nada mau!

O motor por fora parece-me bem. As cavas das rodas também, os picos de ferrugem é onde bateram pedras e danificou a pintura, nada de importante.

O barulho da transmissão pode ser um cubo, ou a manga de eixo.

Sendo assim conseguiste negociar por 4150€? À distância pelo que dizes não me parece nada mau!

Se calhar induzi em erro, ouvi um barulho metálico do lado direito, na zona da roda da frente :sh)

Quanto a colocar o carro em 2H é normal? Devo dar algum jeito?

Consegui negociar com a Kangoo tirando 500€

Se calhar induzi em erro, ouvi um barulho metálico do lado direito, na zona da roda da frente :sh)

Em relação ao barulho, pode ser o cubo automático ou o veio de transmissão (enganei-me quando te disse manga de eixo).

Colocar em 2H, não tenho problemas no meu. O que dizes com difícil meter em 2H? Partindo de 4H é só empurrar a alavanca para a frente, fazer marcha trás é para os cubos automáticos desactivarem.

Então fica em 3850!? Já estou trocado nas contas...

Last edited:
Back