100 mil FP's poderão ir para os supranumerarios!!!

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Eu vou ganhar o Euromilhões e depois mando tudo à fava[}:)][:p]
E fazes bem. ;)

Peço-te é um favor. Não compres um Panda. Compra um Audi Q7 ou coisa assim com estilo, pois o dinheiro é para a gente o gastar enquanto se tem saúde e família por perto. :) :D ;)

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por J.R.

Sr. Carlos L.,

Informo V. Ex.ª que está despedido!
Sr. zerorpm,

Informo V. Senhoria que cada vez será mais pobre!

Eu vou ganhar o Euromilhões e depois mando tudo à fava[}:)][:p]

E já agora,

Sr. J.R., considere-se despedido sem direito a indemnização e sem direito a subsídio de desemprego!
E de quem era o problema???
Meu ou de quem me despedia?????[:p][:p]

Era teu...

Engenheiros é que não faltam por aí... Ia à India requisitar um... (tu é que pensa que és indispensável... Mas meu caro não és... Nunguém é...;))

citação:Originalmente colocada por Jacare

Mentalizem-se de uma vez por todas que o lucro no sector privado não é pecado! É a ÚNICA maneira de um país crescer.

O problema não é o lucro do sector privado, mas a maneira como se obtêm esse lucro (a custa de baixos salários e subsídios estatais em vez de ser a custa de um maior nº de vendas) e a maneira como é usado (parte dele deve ser utilizado na modernização das empresas e pagamento de impostos ao estado, tal como todos nós que pagamos impostos, e é usado maioritariamente em fuga aos impostos, economia paralela e no manter das condições politicas, bem como em gastos excessivos de viaturas e bens no estrangeiro), e é claro que nos diz respeito a todos a forma como as empresas gastam os seus lucros se isso representa para todos nós maiores impostos pq há quem não os paga.

Um dia destes vi uma reportagem na SIC notícias sobre o sistema de transporte público na Holanda. Onde o seu administrador relatava que a missão da empresa pública era prestar um bom serviço e que era impossível pensar nos lucros.

Para os defensores do Milton Friedman, o modelo económico a seguir é o Chinês... Mas se gostam tanto do sistema chinês pq é que não vão viver para lá... LOL

É assim, porque é que ninguém fala em acabar com privilégios como os dos gestores da EPUL? E isto é só um exemplo, bem recente...

Porque é que não se fala em politicas de investimento como deve ser, em vez de desbaratar, por ex: aquela AE paralela à A1 q vai do Porto para Espinho? Não chegava uma via rápida tipo IC. Como tantas outras q eram SCUT's e agora querem cobrar?
Ou o IP5 (ou lá o q é) q foi mal feito de raiz, tantas vidas custou e depois custou mais alguns milhares para reparar?

Quem diz que há FP's a mais, é porque nunca foi a uma escola onde há falta de auxiliares de educação.

Querem despedir mais gente? Despeçam. Sabem a quem isso interessa? A Belmiros, Carrapatosos e outros q tais. Com um funcionário a exercer por 1000€ vão perguntar-lhe: "queres ficar por 900€? Olha q tenho no desemprego várias centenas a querer ficar por 800..."
Despedir FP's interessa ainda aos "Boys for the jobs", pq vão ser criadas milhares de vagas na FP, q serão mais tarde preenchidas por Boys e Girls da côr q interessar. Aliás, já há imensos, os gabinetes de Directores, Vereadores, Ministros e outros q tais têm secretário(a)s a ganhar muito acima daquilo q se paga ao pessoal do quadro.

Esse é outro tema, ninguém fala contra o assalto dos acessores aos cargos públicos. O Estado está a contratar mais funcionários do q os q reforma, mas muitos são a recibo verde e para cargos MUITO bem remunerados, com vencimentos q os FP's nunca terão. No estado, não é avaliado o valor dos rec. humanos q há, qd querem fazer alguma coisa, contratam fora a preço de ouro.

Lembrem-se disto, é para os próximos anos: despeçam os q quiserem, serão contratados muitos mais acessores q custarão ainda mais do q custavam os do quadro. E o trabalho vai continuar por fazer.

Tenham calma e fiquem bem...

citação:Originalmente colocada por Nthor

citação:Originalmente colocada por Jacare

Mentalizem-se de uma vez por todas que o lucro no sector privado não é pecado! É a ÚNICA maneira de um país crescer.

O problema não é o lucro do sector privado, mas a maneira como se obtêm esse lucro (a custa de baixos salários e subsídios estatais em vez de ser a custa de um maior nº de vendas) e a maneira como é usado (parte dele deve ser utilizado na modernização das empresas e pagamento de impostos ao estado, tal como todos nós que pagamos impostos, e é usado maioritariamente em fuga aos impostos, economia paralela e no manter das condições politicas, bem como em gastos excessivos de viaturas e bens no estrangeiro), e é claro que nos diz respeito a todos a forma como as empresas gastam os seus lucros se isso representa para todos nós maiores impostos pq há quem não os paga.

Deixem-me dar um acolherada aqui por favor.

Os privados deviam envergonhar-se disto e da menção aqui colocada.

c. Proibição de Trabalho Forçado ou Coercivo

A lei proíbe o trabalho forçado e coercivo, incluindo o das crianças: no entanto, há registo de que tais práticas têm ocorrido (vd Secção 5).

d. Proibição do Trabalho Infantil e Idade Mínima para Trabalhar

Há leis e políticas para proteger as crianças da exploração no local de trabalho, as quais o Governo adoptou eficazmente na prática.

A idade mínima para se começar a trabalhar é de 16 anos.

Registaram-se casos de trabalho infantil mas no geral a incidência é de pequena escala e concentrada em determinadas zonas geograficas e sectores específicos.

Os maiores problemas foram detectados em Braga, Porto e Faro, e têm tendência a ocorrer nos sectores do vestuário, calçado, construção e indústria hoteleira.

De acordo com o mais recente estudo governamental sobre trabalho infantil, em 2001, o Governo estimava que, por todo o país, cerca de 48.900 crianças, entre os 6 e os 15 anos, estavam integradas nalguma forma de actividade económica, das quais 85,3% eram trabalhadores domésticos não pagos e 14,7% trabalhavam para terceiros empregadores.

Do total das crianças envolvidas nalguma actividade económica, 98,6% frequentava a escola.

A agricultura empregava a maior parte da mão-de-obra infantil (48,4%), seguida pela indústria (12,4%), e construção (8,9%). Das crianças que trabalhavam, a maioria trabalhava menos de 15 horas por semana; no entanto, aproximadamente 11% trabalhava mais de 35 horas por semana.

A entidade governamental responsável pela fiscalização, monitorização e resposta às denúncias de trabalho infantil é o Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PETI).

O Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social é responsável pela aplicação prática das leis sobre o trabalho infantil e usou eficazmente essa prerrogativa. Há registo de casos de menores romenos usados como mendigos (vd Secção 5, Tráfico de Seres Humanos).

e. Condições Aceitáveis de Trabalho

O salário mínimo nacional, que abrange todos os trabalhadores a tempo inteiro a partir dos 18 anos, incluindo trabalhadores rurais e empregadas domésticas, era de € 374,70 (aproximadamente $USD 449.00), o que não proporciona um padrão de vida minimamente condigno para um trabalhador e seu agregado familiar.

No entanto, os controlos mais ou menos apertados no que respeita aos valores das rendas de casa, juntamente com subsídios de alimentação e subsídios de serviços públicos, contribuem para aumentar o padrão de vida.

A maioria dos trabalhadores recebe salários mais elevados, estimando a CGTP que o salário médio mensal ronde os € 763,20 (aproximadamente $USD 916), excluindo-se os funcionários públicos.

O horário de trabalho diário máximo é de 10 horas e o horário semanal máximo é de 40 horas. Há um máximo de 2 horas de trabalho extraordinário por dia e 200 horas de trabalho extraordinário por ano, com um intervalo mínimo de 12 horas para descanso entre os períodos de trabalho diário. O Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social exerce a fiscalização com vista ao efectivo cumprimento destas normas, por intermédio dos seus inspectores regionais, e tem-no feito com eficácia.

Os empregadores são legalmente responsáveis pelos acidentes de trabalho e é-lhes exigido, por lei, que tenham apólices de seguro que cubram esses riscos.

O Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST) promove a aplicação de padrões de segurança compatíveis com as normas europeias e a Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) é a entidade responsável pela promoção da sua execução; no entanto, a IGT tem tido falta de meios financeiros e de inspectores para combater eficazmente o problema dos acidentes de trabalho.

Os trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho raramente iniciam processos judiciais. Os trabalhadores têm direito a recusar situações que ponham em risco a sua saúde ou a sua integridade física sem comprometerem o direito ao seu posto de trabalho e as autoridades têm promovido a aplicação prática e efectiva deste direito.

http://www.american-embassy.pt/HumanRightsReport_Portugal2006.html

Ou ainda este artigo de opinião
http://www.negocios.pt/default.asp?SqlPage=Content_Opiniao&CpContentId=262520

Era teu...

Engenheiros é que não faltam por aí... Ia à India requisitar um... (tu é que pensa que és indispensável... Mas meu caro não és... Nunguém é...;))
Não era meu.
Garanto-te[:p].

citação:Originalmente colocada por jcpr

Achas mesmo?

Eu não acho. Acho que deve ser escolhido um nicho mais apertado e especializado no qual, precisamente pelo tamanho da multi-nacional, se possa oferecer melhores condições que esta.

A empresa onde estou foi criada e é gerida com isso em mente, numa área onde portugal tem pouca ou nenhuma experiência.
Penso que será muito difícil competir nesse segmento de acessórios de automóveis. E por razões de índole geral.

É que ando há uns anos no sector automóvel, não especificamente nesse, e a competição é enorme e a pressão dos construtores sobre os seus fornecedores é enorme, de modo que estes só podem funcionar ou como nicho ou com dimensão. Não haverá lugar a meio termo, parece-me. ;)

Um dia destes vi uma reportagem na SIC notícias sobre o sistema de transporte público na Holanda. Onde o seu administrador relatava que a missão da empresa pública era prestar um bom serviço e que era impossível pensar nos lucros.
Tu baralha-te tanto que acabas por baralhar toda a gente que está à tua volta. [8D]

Uma Empresa de transportes urbanos não dá lucro, assim como as suas ruas não têm portagem (até ver...).

É uma missão social.

O que não quer dizer que não haja rigor e disciplina na gestão.

A Carris, contrariamente ao que o Pé Leve já afirmou, não dá lucro. O Estado cede-lhe uma fatia do seu orçamento e deveria ser gerida com rigor. Eu disse, deveria...:)

Por falar em trabalho infantil, se isso vos repuna, se virem no quiosque do euromilhões a miúda ao lado da mãe a aviar as revistas, não comprem lá nada e chamem imediatamente a polícia. [:I]

Para os defensores do Milton Friedman, o modelo económico a seguir é o Chinês... Mas se gostam tanto do sistema chinês pq é que não vão viver para lá... LOL
Tu tens um problema sério:(.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Por falar em trabalho infantil, se isso vos repuna, se virem no quiosque do euromilhões a miúda ao lado da mãe a aviar as revistas, não comprem lá nada e chamem imediatamente a polícia. [:I]

Porra !!! Irra, canudo !!!

Consegues fazer umas comparações engraçadas (not), comparar uma de provável pontualidade, com trabalho onde além de um horário extenuante ainda têm tarefas inadequadas para a idade.

[8] :(

citação:Originalmente colocada por MegaBreakDCI

É assim, porque é que ninguém fala em acabar com privilégios como os dos gestores da EPUL? E isto é só um exemplo, bem recente...

Porque é que não se fala em politicas de investimento como deve ser, em vez de desbaratar, por ex: aquela AE paralela à A1 q vai do Porto para Espinho? Não chegava uma via rápida tipo IC. Como tantas outras q eram SCUT's e agora querem cobrar?
Ou o IP5 (ou lá o q é) q foi mal feito de raiz, tantas vidas custou e depois custou mais alguns milhares para reparar?

Quem diz que há FP's a mais, é porque nunca foi a uma escola onde há falta de auxiliares de educação.

Querem despedir mais gente? Despeçam. Sabem a quem isso interessa? A Belmiros, Carrapatosos e outros q tais. Com um funcionário a exercer por 1000€ vão perguntar-lhe: "queres ficar por 900€? Olha q tenho no desemprego várias centenas a querer ficar por 800..."
Despedir FP's interessa ainda aos "Boys for the jobs", pq vão ser criadas milhares de vagas na FP, q serão mais tarde preenchidas por Boys e Girls da côr q interessar. Aliás, já há imensos, os gabinetes de Directores, Vereadores, Ministros e outros q tais têm secretário(a)s a ganhar muito acima daquilo q se paga ao pessoal do quadro.

Esse é outro tema, ninguém fala contra o assalto dos acessores aos cargos públicos. O Estado está a contratar mais funcionários do q os q reforma, mas muitos são a recibo verde e para cargos MUITO bem remunerados, com vencimentos q os FP's nunca terão. No estado, não é avaliado o valor dos rec. humanos q há, qd querem fazer alguma coisa, contratam fora a preço de ouro.

Lembrem-se disto, é para os próximos anos: despeçam os q quiserem, serão contratados muitos mais acessores q custarão ainda mais do q custavam os do quadro. E o trabalho vai continuar por fazer.

Tenham calma e fiquem bem...

Exactamente o que eu queria dizer.[^]
É tudo muito bonito, mas quem trabalha num hospital, todos os dias se depara com condições miseráveis de trabalho e falta de pessoal.
Se 100000 pessoas forem despedidas serão mais 100000 pessoas em procura de trabalho e isso fará com que, no sector privado, descam os orenados, as regalias e até a motivação!! Porque numa situação em que há excesso de pessoas na procura de emprego, as organizações estão constantemente a mudar de empregados na busca de um melhor, porque nem sequer precisam de procurar, as pessoas aparecem espontaneamente porque precisam de trabalhar e não se importam de receber menos 10, 20 ou 30% do que quem já lá estava!!! Todos nós vamos sofrer as consequencias na pele, com piores ordenados e muito mais instabilidade...que levará à sempre presenta falta de motivação nas organizações e como tal a menores indices de produtividade!!

MAs claro que ninguém precisa de dos FP´s...porque ninguém aqui vai a escolas publicas, hospitais, tribunais, financas, etc!!
as coisas podem funcionar mal, mas na maior parte das vezes não é por haver pessoas a mais, mas por haver desorganização a mais!! Para além disso, qual é a motivação de um sector que está constantemente com a culpa de levar um pais à bancarrota às costas? já pensaram que neste triste pais se arranjouum belo bode espiatório para todo mal que acontece?!

Tenham dó e pensem um bocadinho menos nos vossos umbigos! Porque se a FP acabar acreditem que voçês também vão sofrer na pele e muito!!

Tenho dito!

PS - Não sou FP!;)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Achas mesmo?

Eu não acho. Acho que deve ser escolhido um nicho mais apertado e especializado no qual, precisamente pelo tamanho da multi-nacional, se possa oferecer melhores condições que esta.

A empresa onde estou foi criada e é gerida com isso em mente, numa área onde portugal tem pouca ou nenhuma experiência.
Penso que será muito difícil competir nesse segmento de acessórios de automóveis. E por razões de índole geral.

É que ando há uns anos no sector automóvel, não especificamente nesse, e a competição é enorme e a pressão dos construtores sobre os seus fornecedores é enorme, de modo que estes só podem funcionar ou como nicho ou com dimensão. Não haverá lugar a meio termo, parece-me. ;)

Precisamente carlos.

A tal empresa que substituiria a Johnsson Controls nunca poderia fazer tudo o que eles faziam, mas especializando-se num dos produtos em particular, algo em que houvesse mais know-how, era passivel de sobrevivência.

Nichos é a maneira de combater contra os pesos-pesados. E não há ilusões... se não for assim, nunca vamos conseguir combater com a China e a India. A não ser que decidamos ter as mesmas condições que os empregados nesses países. Eu não quero, mas se calhar muitos chamariam-lhe progresso.

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Porra !!! Irra, canudo !!!

Consegues fazer umas comparações engraçadas (not), comparar uma de provável pontualidade, com trabalho onde além de um horário extenuante ainda têm tarefas inadequadas para a idade.
Já por aqui debatemos as questões de trabalho infantil.

Por um lado a lei é cínica. Em certas circunstâncias pode trabalhar, noutras não.

Numa Fábrica a cozer sapatos, não pode. Na garagem da mãe, já pode cozer sapatos.

Pode trabalhar na lavoura. Mas se for para um latifundiário, não pode.

Pode trabalhar num restaurante com o pai, mas se for no McDonalds, não pode.

Pode trabalhar na mercearia do Pai, mas no Carrefour não pode.

Como vês, não sou eu que faço de propósito. :)
O sistema onde estamos é que é injusto.

Porque não valorizamos a educação como o maior factor de investimento em Portugal.

Continuamos na idade das trevas no que diz respeito aos direitos da criança. Tal e qual como os meus avós e os avós de muitos que tinham filhos para ter mais braços de trabalho.

Esta é a realidade de muita família.

Deveria quem nos Governa, aliciar as famílias para a Educação. Pagando-lhes, conforme o seu rendimento, para que os filhos possam ser pessoas importantes no futuro. ;)

Quem disse que a empresa seria do estado?

O know-how de como fazer já muitos funcionários têm. O know-how de como vender era aprendido, e como inicio nada como o belo do outsourcing, que estou convencido, a Johnsson aceitaria de bom grado.

A experiência no mercado internacional poderia ser aquirida através de parcerias com empresas como a Auto-europa, haja vontade politica e dos agentes financeiros para tal.

Se isso for assim tão viável, não te preocupes que alguém terá essa ideia e investirá...

Até porque actualmente ter o dinheiro no banco não rende nada.. Por isso, não faltará quem queira rentabilizar o seu dinheiro num negocio tão bom...

Precisamente carlos.

A tal empresa que substituiria a Johnsson Controls nunca poderia fazer tudo o que eles faziam, mas especializando-se num dos produtos em particular, algo em que houvesse mais know-how, era passivel de sobrevivência.

Nichos é a maneira de combater contra os pesos-pesados. E não há ilusões... se não for assim, nunca vamos conseguir combater com a China e a India. A não ser que decidamos ter as mesmas condições que os empregados nesses países. Eu não quero, mas se calhar muitos chamariam-lhe progresso.
A China é um... Tigre de Papel !! :)

Estou a utilizar a terminologia da época da extrema-esquerda Maoísta em Portugal. :D :D

Mas há que nos adaptarmos, naturalmente. Conheço bastante gente que está no mercado sem medo da China e a pensar em competir com eles.

Porque têm a tecnologia.

E quando um dia o factor de custo de mão d'obra for importante, deslocaliza-se para a China e ganha-se mais dinheiro no conjunto. Claro que se perdem postos de trabalho de operários, mas ficam os dos Gestores, Designers, Advogados, Engenheiros, e com muito dinheiro para gastar e impostos a entregar ao Estado.

Há que pensar positivo. ;)

Voltar
Superior