citação:Originalmente colocada por monicamelo
Sobre a divergência entre os motores HDI / TDCI informo o seguinte: apesar de os blocos e todos os elementos extra serem os mesmos, turbo, intercooler, etc. Existe uma pequena grande diferença: a gestão electrónica do motor. O mesmo se passa nos 1.3 M-Jet (Fiat) / 1.3 CDTI (Opel), a gestão electrónica dos motores é da responsabilidade de cada uma das marcas. No caso do 1.4 HDI (PSA) e no 1.4 TDCI da Ford, sei que nos HDI's a centralina é da marca Bosch e nos TDCI's é Siemens. Isto provoca que as potências declaradas sejam, respectivamente: 70 CV / 68 CV. A nível da potência a diferença não é muita, mas têm diferenças em andamento. O TDCI mostra-se sempre mais solícito, mesmo aplicado num Fiesta que é mais pesado do que um C3. Já fiz este teste. Perde depois em alta rotação. Esta diferença a nível da gestão do motor verifica-se também na disponibilidade do binário (diferente em ambos). Nos motores 1.6 sei que PSA e Ford declaram potências diferentes, o que muito provavelmente é sinónimo do que disse anteriormente para os 1.4.
Outra questão que coloca algumas dúvidas é a existência dos filtros de partículas nesses motores 1.6 (110 CV (PSA) / 109 CV (Ford)). Sei que no C4 já se chegou a alguma conclusão, mas desconheço-a, talvez um proprietários deste carro possa dizer alguma coisa, já nos Focus não sei se vêem de série ou não. É que a existência deste elemento retira alguma capacidade de resposta dinâmica. Ao invés as vantagens são muito mais significativas.