330 km/h em AE

Serei também o único que acha que durante o ensino para se tirar a carta de condução as pessoas deveriam ter que fazer umas largas dezenas de km em AE a velocidades consideraveis (140/150) para perceberem o que estáem causa ?

A maior parte das pessoas toma contacto com a condução já na 1ª aula prática ou então apenas uns dias antes no carro dos pais, depois tem 30 aulas (grosso modo) para aprender a manter o carro a direito, curvar, fazer piscas, não atropelar ninguém, olhar para ambos os lados dos cruzamentos, antecipar peões que se vão atirar para a passadeira ou fora dela, preparar para arrancar no 1º segundo em que caia o verde do semáforo senão começam a buzinar lá atrás, parar em tudo o que diga Stop, respeitar as velocidades máximas, estacionar a descer, a subir, a direito, paralelo à estrada, perpendicular, fazer pontos de embraiagem, sei lá que mais...

andar a 120 numa AE, consciente de toda a responsabilidade envolvida, parece-me uma utopia para a generalidade dos aprendizes em tão curto espaço de tempo útil de aulas (porque muitas vezes dos 50 minutos teóricos apenas se aproveitam efectivamente uns 30, se tanto...), e mais do que 120, para além de ser uma ilegalidade grave numa fase de instrução, seria já irresponsabilidade (para a generalidade dos instruendos).

A solução seria aumentar nº de aulas e, com isso, agravar o preço da carta? Talvez fosse uma forma...

Aumentar o nº de simuladores onde as pessoas pudessem livremente praticar condições de condução que habitualmente não lhes são permitidas (por falta de tempo, distância até às AE, etc.)? Seria outra hipótese.

No entanto todos nós tivemos mais ou menos os mesmos números de aulas, todos nós andamos na estrada e nas AE, nem sempre a 120 ou 100 e não andamos geralmente às turras com os outros carros, portanto todos vamos passando por uma aprendizagem constante e que vai demorando o seu tempo, que apenas a experiência vai permitindo obter.

Quando tirei a carta, nunca conduzi numa via rápida sequer quanto mais a 100km/h.

Não saí da cidade...lembro-me de raramente meter uma 4ª no carro lololol

Ultrapassagens foi mentira, outra das coisas mais importante a dominar e mais perigosas.

Mas não, para as nossas autoridades o importante é saber fazer a inversão de marcha, estacionar e a melhor de todas saber fazer MA seguindo um passeio.

Por acaso fiz alguma condução em estrada, lembro-me de fazer 2 horas seguidas ao Sábado (só paravamos para um café e um travesseiro), sair da localidade e fazer EN nas Zona de Sintra, a recta da Granja do Marquês e de ter executado uma ou duas ultrapassagens, o instrutor dizia-me que era uma coisa sem exemplo que nem o devia mencionar.

Mas a realidade é que a maioria dos exames na altura eram realizados na Zona do Rego em Lisboa, com umas ruazinhas e umas manhas de fazer perder a paciência.

Isto era deveras adequado. [8b] [s)]

Eu aqui não consigo ver o video, mas se for como dezenas de outros videos que já vi de carros a circular nas "autobahns" (e motas, também), não vejo qual seja o problema. Têm todas as condições para isso e uma dose de civismo muito mais apurada que nós.

Noutro post disseste que concordavas com a liberdade desde que com ela venha responsabilidade, e acho que foi precisamente essa a origem do maior civismo dos alemães em relação a nós: deram-lhes a liberdade, sob a forma de estradas sem limites de velocidade, e eles trataram de fomentar o sentido de responsabilidade para manter essa regalia.

Certos estão eles, não tenho qualquer dúvida.

eh pah!!! apr:) apr:) apr:)
parece que não sou o unico a pensar dessa forma!
MUITO BEM!!!

O povo alemão está mais controlado do que o que vocês pensam! Até estão mais controlados do que o povo português, apenas tem é o bónus de algumas autobahns.

Já vi aqui muita gente a queixarem-se de coisas em Portugal em que na Alemanha nem questionam isso. Vão para lá conduzir como conduzem em Portugal.

Entristece-me o pensamento (que eu não partilho) que nós por cá somos uns incapazes e portanto quanto mais baixos os limites melhor.

Rédea curta, para não nos "esticarmos". Não gosto de ser tratado como um inconsciente irresponsável e acho triste que tantas pessoas aceitem isto.

É como na praia não podermos passar da "água pela cintura" porque mais fundo é mais perigoso.

Vou pegar em dois exemplos que definem no meu entender o quão mal formado se está em Portugal para a condução.

Faixa de aceleração
Todos os IPs, IC, Ae's tem esta via, quantos efectivamente sabem adequar a velocidade ás viaturas que já lá circulam para não causar entraves quando entram ?
Quantos aceleram efectivamente para evitar obrigar quem circula na via a travar ?

Rotundas
Quantos efectuam efectivamente as trajectórias adequadas para circular no interior de uma Rotunda ?

E digo, isto tema ver com velocidade ou inepcia na condução ?

O povo alemão está mais controlado do que o que vocês pensam! Até estão mais controlados do que o povo português, apenas tem é o bónus de algumas autobahns.

Já vi aqui muita gente a queixarem-se de coisas em Portugal em que na Alemanha nem questionam isso. Vão para lá conduzir como conduzem em Portugal.

Por acaso até os vejo a serem bem mais agressivos a mudar de faixa na AE do que nós, e não é por isso que se espetam mais.

Mas por exemplo não conduzem a cheirar o rabo do carro da frente.

Não vêm em Leiria e não começam a fazer sinais de luzes ao gajo que está na faixa da Esqª em Alverca.

E sim quando vêm a placa de limite de velocidade cumprem, quando acaba o limite, dão gás e desaparecem, espetam-se mais por isso ???
Não !! Têm mais consciencia e cultura civica ao volante.

Vou pegar em dois exemplos que definem no meu entender o quão mal formado se está em Portugal para a condução.

Faixa de aceleração
Todos os IPs, IC, Ae's tem esta via, quantos efectivamente sabem adequar a velocidade ás viaturas que já lá circulam para não causar entraves quando entram ?
Quantos aceleram efectivamente para evitar obrigar quem circula na via a travar ?

Rotundas
Quantos efectuam efectivamente as trajectórias adequadas para circular no interior de uma Rotunda ?

E digo, isto tema ver com velocidade ou inepcia na condução ?

A questão das rotundas é, quanto a mim, um escândalo.
Não só temos uma diversidade interpretativa no que diz respeito à lei, como a mesma é omissa, e teima em continuar a sê-lo.

Eu tento fazer as rotundas como "manda a lei", circulando por dentro de forma a deixar a faixa de fora livre para os que pretendem seguir pela 1ª saída. Mas quando me aproximo da minha saída, não posso tomar a faixa exterior porque está lá um gajo que, ainda por cima, não vai tomar essa saída e vai continuar a fazer a rotunda por fora, tapando a saída aos demais.
E se estamos a falar de acidentes e de incapacidade para conduzir, as rotundas são óptimos sítios para testemunharmos isso em primeira mão.

O "Alemão" também faz asneiras, também não cumpre os limites de velocidade, também anda bêbado, também circula na faixa da esquerda com a direita vazia.

Em todos os paises há excessos, asneiras, etc. o que não devemos é assumir que isso tem uma relação com a velocidade.

O "Alemão" também faz asneiras, também não cumpre os limites de velocidade, também anda bêbado, também circula na faixa da esquerda com a direita vazia.

Tem razão, não considero que sejam só automatos que conduzem nas estradas alemãs.

Mas não tem limite de velocidade em AE.
E possui um dos menores indices de sinistralidade na Europa.

Porque será ?

(...)
Faixa de aceleração
(...)

Quantas vezes não apanho o pessoal na faixa de aceleração a 50km/h sem acelerar, e ainda aproveita a faixa toda para parar no fim porque não consegue entrar...

Quantas vezes não apanho o pessoal na faixa de aceleração a 50km/h sem acelerar, e ainda aproveita a faixa toda para parar no fim porque não consegue entrar...

Lá está as pessoas não estão focadas no que estão a fazer.

Esta ideia actual que nós conseguimos fazer 2 ou 3 coisas ao mesmo tempo, é muito bonita o problema é se as fazemos bem.

Conduzir é suficientemente absorvente para ocupar toda a nossa atenção.

Por acaso fiz alguma condução em estrada, lembro-me de fazer 2 horas seguidas ao Sábado (só paravamos para um café e um travesseiro), sair da localidade e fazer EN nas Zona de Sintra, a recta da Granja do Marquês e de ter executado uma ou duas ultrapassagens, o instrutor dizia-me que era uma coisa sem exemplo que nem o devia mencionar.

Mas a realidade é que a maioria dos exames na altura eram realizados na Zona do Rego em Lisboa, com umas ruazinhas e umas manhas de fazer perder a paciência.

Isto era deveras adequado. [8b] [s)]

Pois, eu tirei a carta em Lisboa em 1993/94 (Fev. de 94 e era encartado) e o exame era na zona do Rego. Ou seja passei a maioria das aulas lá a aprender as manhas e os truques do local e dos examinadores.

Como o próprio instrutor me disse, estou cá para te ensinar a passar no exame...conduzir aprendes depois :sh)

De facto já sabia aquilo tudo de cor e foi só executar...mesmo assim meti uma gafe (não coloquei o cinto ao entrar no carro e ia arrancar...estava nervoso sem necessidade), mas depois fiz tudo muito bem que ele não teve mais por onde pegar.

Saí de facto com mais medo de conduzir do que outra coisa, pois senti que não estava nada preparado para conduzir por mim!!!

O que vale é que tive uns pais atenciosos e importados com as questões da condução...e fizemos uns fins-de-semana em que só eu conduzia (1º no Alentejo e similares) ao volante de um Cosra A GT que depois ficou para mim -> dominar aquilo e dominava-se até bastante bem sabendo as suas limitações era um espectaculo!!!

Grande carro que foi. E em que toda a gente dizia que eu ia matar-me ao volante dele por ser muito potente e leve para quem tinha carta há semanas...não tive nenhum acidente nele [;)]

Estão controlados no que devem ser...e assim nem se repara desde que cumpras e conduzas assim.

Olha eu conduzo lá como cá, e apesar de passar lá tipo 2 semanas seguidas de tempos a tempos (3, 4 vezes por ano em média...e idas de 1 dia mais vezes -> mas que alugo sempre carro em Frankfurt e conduzo sempre no minimo 100kms. de A5 para Heidelberg.

E não foi por isso que fui multado nada de especial. Que me recorde apitaram-me 1x em Heidelberg por um autocarro porque estava perdido e atravessei a faixa dele à queima lololol

E fui chamado à atenção por ir distraído muito junto do da frente -> deram-me banho várias vezes e travaram...depois lá acordei e até lhe pedi desculpa com a mão, ia de facto em modo A1 [:D]

Lá está as pessoas não estão focadas no que estão a fazer.

Esta ideia actual que nós conseguimos fazer 2 ou 3 coisas ao mesmo tempo, é muito bonita o problema é se as fazemos bem.

Conduzir é suficientemente absorvente para ocupar toda a nossa atenção.

Pois, eu sei que tenho umas ideias estranhas e contra a maioria...mas esta (A DISTRACÇÃO) considero ser a principal e nº1 causa dos acidentes!!!

Passo-me de ver ou ir ao lado com pessoal que ele é tlm, conversa com o pessoal do carro, conversa para trás, muito absorvido, pensa na vida, etc., etc.

Os meus acidentes (que tive culpa num deles pelo menos) foram precisamente pela distracção...e só posso dizer que foi bem feita para mim

Tem razão, não considero que sejam só automatos que conduzem nas estradas alemãs.

Mas não tem limite de velocidade em AE.
E possui um dos menores indices de sinistralidade na Europa.

Porque será ?

Eles também têm a sua dose de maluquice...simplesmente são mais respeitadores do outros automobilistas.

Mas por exemplo, é frequente nas sextas em que venho para Frankfurt atrasado para apanhar o avião (o tipico) juntar-me a mais uns quantos (já vi muitos...mais do que cá até) em ultrapassagens pela direita e zigue-zagues loplolol

Mas em contra-partida nunca vi alguém apitar, acender as luzes ou colar-se a outro só porque ele não saí...simplesmente e se for seguro, com espaço, pisca (essa é outra lá o pisca existe!!!) e mudam de faixa.

Aliás, atrevo-me a dizer que até são bastante malucos a conduzir...mesmo em ENs. Simplesmente são muito cumpridores dentro das cidades até porque há sempre radares à entrada e saída

Se é legal essas velocidades e temos carro para isso e condições de segurança porque não?
Eu com um CGT tb os dava se tivesse os requesitos que atrás mencionei.

Com um condutor que saiba o que está a fazer, com condições boas para atingir essa velocidade e com um carro seguro não vejo mal nenhum em atingir essas velocidades, logo que as condições sejam as ideais. :)

Mas também sou da opinião que em certas situações, por exemplo de chuva ou mais transito que deva haver uns certos limites.

Ai é que está a maior parte das pessoas pensa que sabe o que está a fazer e nao sabe!!! A maior parte das pessoas pensa que um carro a 100Km/h precisa do dobro do espaço para travar do que um carro que va a 50 Km/h.

Back