A/C automático Vs. A/C automático Bi-zona

dci80

New member
Meus amigos,

a minha dúvida é simples. Eu tenho A/c automático, e na possibilidade de adquirir viatura nova, existe a possibilidade de a mesma possuir A/C automático bi-zona. A questão é se efectivamente o A/C bi-zona é uma mais valia. A questão prende-se com o facto de uma viatura ser uma espaço confinado reduzido. Será que se notam efectivamente diferenças de temperatura? É eficaz?

Desde já o meu muito obrigado

Meus amigos,

a minha dúvida é simples. Eu tenho A/c automático, e na possibilidade de adquirir viatura nova, existe a possibilidade de a mesma possuir A/C automático bi-zona. A questão é se efectivamente o A/C bi-zona é uma mais valia. A questão prende-se com o facto de uma viatura ser uma espaço confinado reduzido. Será que se notam efectivamente diferenças de temperatura? É eficaz?

Desde já o meu muito obrigado

Eu comprei com bi-zona, mas segundo o vendedor a diferença de temperatura nunca irá além de uns 3 a 4 graus entre o condutor e o passageiro.

Os caros lá de casa têm AC bizona, e, quanto a mim, é uma mais valia.
Basta teres uma esposa mais friorenta (ou calorenta) do que tu, que vais ver que vale a pena ;)

Claro que depois a diferença "real" entre as temperaturas dos dois lados se atenua no interior da viatura, mas quando o fluxo de ar sai das condutas e é dirigido ao ocupante, nota-se bem a diferença nos dois lados.

Basta teres uma esposa mais friorenta (ou calorenta) do que tu, que vais ver que vale a pena ;)

Claro que depois a diferença "real" entre as temperaturas dos dois lados se atenua no interior da viatura, mas quando o fluxo de ar sai das condutas e é dirigido ao ocupante, nota-se bem a diferença nos dois lados.

Era mesmo esse tipo de feedback que precisava. A minha esposa é friorenta. Estou a ver que o Bi-zona é mesmo uma mais valia.

O meu tem Bi-Zona mas para ser sincero nunca usei o AC com valores diferentes. Está marcado nos 21 graus e tanto é no Verão como no Inverno.

Como não gosto de levar com o ar fresco nas "ventas" o fluxo de ar está sempre direccionado para o para-brisas.

Resta saber a diferença de preço dessa opção. O meu carro tem isso e conta-se pelos dedos de uma mão as vezes que foi usada.

Pela minha experiência não vale a pena.

É muito mais importante ter um AC com uma boa capacidade de refrigeração e, já agora, una função Auto eficaz.

Para mim é uma inutilidade ... tenho 2 carros com bizona ... usei aquilo em temp's diferentes 2 ou 3 vezes ... e pouco se nota .

Se vais pagar pelo Bizona quanto a mim ... é um pouco inutil.

Para mim ser bi-zona ou tri-zona é completamente secundário.

Estou com o Andre que diz que uma boa refrigeração e função auto são o que basta.

Há no entanto outra "mariquice", normalmente apenas disponível nos segmentos de topo, à qual eu dou valor e considero bem mais útil que as "zonas", que é ventilação independente.

Basicamente é aquilo que o nome diz, ou seja, podes ter fluxos de ar completamente diferentes, apesar de ambos se encontrarem à mesma temperatura. Algo que dá muito jeito quando:

- tu és um macho latino e gostas do A/C a 19ºc no Verão com a ventoinha no máximo para ti, mas a tua "Maria" prefere apenas uma aragem.
- quando chegas ao carro no Inverno, com 0ºC lá fora, e a "Maria", que está vestida apenas com "um trapinho" para fazer boa figura no jantar, faz logo questão de meter 24ºC a soprar para ela.

O meu em 4 anos nunca usei o bi-zona. No Focus também não e o Polo é só auto.

É uma mais valia mas raramente uso. Não pagava a mais para o ter..

Eu tenho "quadrizona" na Espace (esquerda frente, esquerda atrás, direita frente e direita atrás) e não me parece que seja uma mais valia que valha a pena.

O ar interior acaba por misturar-se e a temperatura fica sempre homogénea. Quando existem pessoas mais friorentas, podem sempre reduzir o caudal de ar...

Como já disseram, é mais importante a potência do sistema e as funções auto que as zonas...

Depende. Eu faço questão de o meu próximo carro ter bi-zona: A minha mulher é friorenta cá fora no inverno mas no carro parece que está sempre com o calor. Eu ando sempre com os pés gelados no inverno e quero ar mesmo frio no verão. Ela prefere menos extremos climatéricos.Por isso andamos sempre às turras. Se o teu caso for esse, é melhor com bi-zona. Se têm preferências semelhantes não compensa. A diferença de temperatura nota-se na fonte, ou seja nos ventiladores de tablier e de chão.

Faz um exercício: Quantas vezes é que tu e os teus acompanhates discordam da temperatura ambiente? Se forem muitas, avança.

Pessoalmente, não me diz nada.

Um bom AC, com boa capacidade de refrigeração e uma boa função auto, isso sim é importante.

Tenho na Octavia e apesar de já ter usado ( se bem que umas 3-4 vezes se tanto), digo-te abertamente que pagar extra por Bi-zona não pagava!

Não vale a pena.

Mesmo nos casos em que se discorda da temperatura.
Normalmente qd "a companheira manda desligar o AC: é para desligar e não bufas. [:D]

Não interessa se é bi zone ou o diabo a 4 . Se ela sentir frio é para desligar.[:)]

Eu estou a ficar convencido que vale a pena bi-zona. Tenho de andar sempre a regular a temp quando a minha mulher anda no carro. Com bi-zona posso pôr a temperatura que eu quero e ela a que quer. É uma grande mais valia pelo que tenho lido. Quanto ao custo não me assusta. Eu até pus a/C automático no clio.... e tem valido todos os € que custou.

Também tenho bizona e sou desta opinião.

Quando são verdadeiros bi-zona (repartição de fluxo, orientação, etc) acho que faz sentido. De resto acaba por ser pouco eficaz.

A minha mulher acaba por ter o lado dela um pouco mais quente que o meu, mas o resultado prático é quase nulo.

Back