A corrida da morte

Mas aqui alguém falou em touros ou touradas?

O Grupo B acabou, mas o rally não

Falei eu, para exemplificar que é muito mais nobre e até honesto esta forma de demonstração de coragem do que outras.....

Não acabou mas perdeu muito encanto, perdeu adeptos, desiludiu outros, interrompeu o ciclo de crescimento exponencial (em popularidade, espectáculo, etc) e com altos e baixos nunca mais os ralis chegaram a tão alto patamar.

Falei eu, para exemplificar que é muito mais nobre e até honesto esta forma de demonstração de coragem do que outras.....

Não acabou mas perdeu muito encanto, perdeu adeptos, desiludiu outros, interrompeu o ciclo de crescimento exponencial (em popularidade, espectáculo, etc) e com altos e baixos nunca mais os ralis chegaram a tão alto patamar.

Perdeu o encanto porque os carros passaram a ser mais seguros e como consequência deixou de haver tantas mortes?

Isto para mim é como qualquer desporto radical, toda a gente conhece os riscos e só vai quem quer. Quem vai tem uma certa dose de coragem e uma dose de loucura.

Não vejo o sentido de proibir isto quando ninguém é obrigado a ir. Eu mesmo espero um dia ir dar uma voltita à ilha, embora não tencione fazê-lo àquela velocidade.

Diminui-se a probabilidade de risco de acidente e consequente tragédias em prol do espectáculo, o mesmo se devia fazer com o TT, mas claro aí perdia a piada toda, o que interessa é ver uns quantos gajos a serem cuspidos das motas a alta velocidade e dizer que a culpa é deles porque eles sabiam muito bem ao que vinham e etc

Digam o que disserem eu continuo a achar uma prova inglória para os pilotos que são pessoas e cometem erros, um erro como ter uma pedrinha no alcatrão a bordo de uma mota pode matá-lo

Tanta asneira.
Ninguém vai ver alguém cuspido nem o que interessa é isso.
Mas pelos vistos és dos únicos que acha piada... ou fazes de conta que os outros acham piada para tentares demonstrar algo.
A prova é do que mais glorioso pode haver para um piloto, por isso competem. Não é "mais uma prova" num campeonato, onde os pilotos são obrigados a cumprir. Quem corre, corre por gosto e glória.

Perdeu o encanto porque os carros passaram a ser mais seguros e como consequência deixou de haver tantas mortes?

Não, ficou desinteressante, pouco competitivo, para quem conhece as especificações dos carros, muita coisa mudou.
Era como se castrassem o Pikes Peak e colocassem lá carros com o máximo de 350cv. Era como fazer uma rampa com Fiat Unos. É chato, desinteressante, não traz nada de bom para os pilotos.

Os carros não eram pouco seguros. Era preciso unhas para os segurar, é certo, mas o grande problema era o público. Se fizessem o mesmo que fizeram ao público quando terminaram com o Grupo B, os rallys tinham ganho muito com isso.

Tanta asneira.
Ninguém vai ver alguém cuspido nem o que interessa é isso.
Mas pelos vistos és dos únicos que acha piada... ou fazes de conta que os outros acham piada para tentares demonstrar algo.
A prova é do que mais glorioso pode haver para um piloto, por isso competem. Não é "mais uma prova" num campeonato, onde os pilotos são obrigados a cumprir. Quem corre, corre por gosto e glória.

Não, ficou desinteressante, pouco competitivo, para quem conhece as especificações dos carros, muita coisa mudou.
Era como se castrassem o Pikes Peak e colocassem lá carros com o máximo de 350cv. Era como fazer uma rampa com Fiat Unos. É chato, desinteressante, não traz nada de bom para os pilotos.

Os carros não eram pouco seguros. Era preciso unhas para os segurar, é certo, mas o grande problema era o público. Se fizessem o mesmo que fizeram ao público quando terminaram com o Grupo B, os rallys tinham ganho muito com isso.

Eu não acho piada, senão não estaria contra a realização da prova

Pondo as coisas noutros termos, porque acabaram com o Targa Florio, Grupo B, F1 dos anos 70 e 80 e tantas outras provas em que os pilotos morriam, e não acabam com esta? O que a diferencia das outras?

Eu não acho piada, senão não estaria contra a realização da prova

Pondo as coisas noutros termos, porque acabaram com o Targa Florio, Grupo B, F1 dos anos 70 e 80 e tantas outras provas em que os pilotos morriam, e não acabam com esta? O que a diferencia das outras?

Em primeiro lugar, provas como o Targa Florio acabaram por 1001 motivos que pouco têm a ver com pilotos a morrerem em prova.

(na F1 não morreram??)

Depois, porque as corridas de TT não se regem pela FIA que por vezes parece que não sabe bem o que fazer aos seus próprios campeonatos.

E por último, porque tudo se resumo a uma frase do Whisper:

Se fizessem o mesmo que fizeram ao público quando terminaram com o Grupo B, os rallys tinham ganho muito com isso.

É simples...

Eu acho que em primeiro lugar se deve preservar a vida humana e depois verificar se há condições para a prova se realizar e em cada ano morrer 3/4 pessoas é muito, é bastante perigoso, tal como os outros exemplos que enumerei

Apenas agora descobri este tópico apr:)

Gostava de partilhar a minha opinião:

- Sim o IOMTT é algo arriscado...mas só vai quem quer...e fico feliz por se manter...e espero que não seja banido como tantas outras coisas que foram sendo banidas... ou porque é perigoso, ou porque polui...ou porque faz barulho...ou porque morrem pessoas, ou porque não morrem pessoas...
- O IOMTT É a ultima grande corrida de Homens (desportos motorizados)...e para quem não sabe...também é a primeira corrida motorizada...carros ou motas. Já existe há mais de 100 anos.
- Os cidadãos da ilha adoram as corridas...tanto o TT como o Manx TT...simpáticos e muito tolerantes a alguns excessos que lá acontecem.
- As forças policiais são excelentes, cumprem o seu papel (as multas são bem altas) e todos os respeitam.

Este ano comemorou-se o centenário do circuito da montanha (o circuito tal como o conhecemos hoje) e não poderia deixar este facto em branco...por isso...mochilas às costas e toca a ir de Lisboa à Ilha de Man...passar 10 dias de pura loucura..e voltar [:D]

photo%205.JPG

Para quem não sabe, não existem limites de velocidade fora das localidades (que são muitas) e pode-se fazer o circuito das 37milhas as vezes que quisermos e conseguirmos... [;)] incluido a parte da montanha, onde o trânsito apenas segue num sentido (sentido da volta) e onde é realmente mágico o ambiente e a paisagem...

photo%203.JPG

Tive a feliz oportunidade de falar com o Luis Carreira e com o Connor Cummins ...ambos 5 estrelas...mas especialmente o Luis...muito humilde e curioso sobre a minha viagem até lá [:D]. Ambos não tiveram muita sorte no centenário do TT...mas será melhor para o ano!!

A quem queira ir de mota...aconselho a ir antes das corridas (uns dias antes)...porque, ao contrário do que por vezes se diz, os pilotos que lá vão não são malucos...nem são admitidos pilotos sem experiência...por isso existem uma semana de treinos e as pessoas que vão ao Manx também lá estão para treinar (alguns)..e seguem atrás dos Marshall que lhes indicam os pontos importantes. Nesta semana de treinos, o circuito já está preparado com os postes protegidos, fardos de palha, air fences etc...por isso também é mais seguro para nós, nas voltas à ilha, especialmente fora das localidades e na montanha!

Acreditem que o que se passa lá, em termos de respeito pelas máquinas e pela vida humana é algo memorável.
Infelizmente morrem todos os anos algumas pesssoas...este ano, 3 pilotos...2 de side-car e um piloto nas 600cc...e alguns visitantes nas voltas à ilha...mas tal como iniciei a minha partilha...só lá vai quem quer.

A viagem em si desde Portugal também é brutal...Portugal, espanha...Ferry para Inglaterra...Inglaterra toda...e ferry para a Ilha... é uma viagem muito engraçada....tirando a chuva em Inglaterra [8b]

Cumprimentos a todos e espero lá estar de novo para o ano [:D]

Exup, se possível coloca ai um diário, mesmo que resumido, para se ter uma ideia, o que podemos contar.

Tens ideia dos gastos que fizes-te? Quais as coisas que mudavas, para que a viagem se tornasse mais confortável e menos dispendiosa?

Tens mais fotos?

A Ducati 748/916/996/998 é de algum amigo teu? Muito linda.

Eu acho que em primeiro lugar se deve preservar a vida humana e depois verificar se há condições para a prova se realizar e em cada ano morrer 3/4 pessoas é muito, é bastante perigoso, tal como os outros exemplos que enumerei
Felizmente ainda vivo numa democracia e se quiser arriscar a minha vida não tenho que te dar satisfações.

Muito bom Exup apr:)

Se pudesses fazer um relato completo dessa viagem, seria fantástico.

Um dia espero lá ir, mas duvido que seja a bordo da minha YZF 750.

Esperarei pacientemente pela troca por uma XX ou Busa [br:)], e aí já poderei levar a pendura, sem chegarmos lá a precisar de uma cirurgia à coluna [:D]

Boas.

Assim que puder, faço então um pequeno resumo da viagem...desde custos, dificuldades etc...

A Ducati que aparece, é uma 998. é de um amigo Inglês. ele tinha uma 996R...mas a sua famosa fiabilidade fez das suas a uma semana de irmos :D... por isso teve de comprar esta 998 (que se portou lindamente...já que fez tb a viagem de regresso a Portugal).

Obrigado pelos comentários apr:)

Depois coloco mais fotos também... :-)

Fenomenal! Vi um teste qualquer dos malucos do Top Gear na Isle of Man, com os M's carismáticos e uma das coisas que eles diziam, é que a Isle of Man é o paraíso visto não ter limites de velocidade.
Bem oh Exup, QUE INVEJA!!! Apesar de agora já não ter mota, era um dos meus sonhos. Fazer a Isle of Man de mota e o Nordshcleiffe de carro.
Fico ansiosamente à espera desse relato.

Boas.

Boas.
Obrigado pelos comentários [:cool:]

Fazendo um pouco o resumo da viagem:

A Ideia inicial era de ir com um amigo desde Lisboa até à ilha de Man e voltar...mas fui a rolar até lá...e sozinho... já que a "companhia que aparece na foto"...é a segunda Ducati do meu amigo... a primeira partiu o motor uma semana antes de ir :-). Essa 998 da foto foi comprada em Inglaterra, para substituir a 996SPS (antes tinha dito que era a R, mas enganei-me) que partiu o motor aqui em Portugal (acompanhou-me no regresso).
O meu amigo é Inglês, por isso dois dias antes de eu arrancar, partiu de Avião para ir buscar a "nova" mota dele a Inglaterra...e assim encontramo-nos lá para fazermos o resto da viagem até à ilha.

O caminho que eu segui (para quem tem curiosidade), foi de Sintra até Bilbao, que são 900Km assim de repente [:D] só para começar. A viagem faz-se bem, mas a noite antes de sair esteve a trovejar e a chover torrencialmente...o que, não me deixou dormir com o nervoso miudinho de ir fazer 900Km's à chuva...é algo quem por muito que estejamos habituados..não sabe nada bem, especialmente sozinho.
Felizmente na manhã em que sai de casa (uma hora atrasado pq tive algumas dificuldades em conseguir acondicionar as malas que levava :-) ), fazia SOL e segundo fui vendo no tlm e de acordo com os meus amigos, a chuva andou sempre à minha volta...acho que tive muita sorte!! Só custam os primeiros 500Km's... o resto faz-se bem!! ao fim do dia (08h de viagem a um ritmo médio rápido),
Apanhei o Ferry para Portsmouth (24h de viagem) que soube como se fosse um cruzeiro (ainda deu para travar conhecimento com uma menina do Ferry :-))...já que parecendo que não, foram muitas horas sem dormir.
No dia seguinte atraco em Inglaterra ao fim do dia...com algum Sol e muitas nuvens bem negras :-). Por via das dúvidas, toca a vestir o fato de chuva, o que é uma luta faze-lo sozinho por causa do tipo de cabedal que tenho.
Claro que os primeiros metros não são nada fáceis....assim que chego à primeira rotunda tudo funciona ao contrário :-). Há que acreditar no GPS e seguir...fiz mais 400Km's...aqui já mais fácil porque era Auto-estrada e tudo era novidade..por isso nem me importei de cumprir os limites de velocidade [:D]. Encontrei-me com o meu amigo e a sua 998...tempo para dormir de novo para levantar bem de madrugada e partir para Heysham para poder apanhar um novo ferry (4horas) para Douglas (Ilha de Man). Posso-vos dizer...que MER*DA de viagem...chuva e mais chuva... [:D]...250KM's de British Weather....
Já no ferry para a Ilha de Man...o SOL voltou... e não mais nos deixou até ao regresso a Inglaterra :-)
A viagem em sí não é barata...não tanto pela gasolina, mas pelos ferries de Espanha para Inglaterra e de Inglaterra para IOM. Há que contar com a mota que deve pagar quase tanto como um carro...
Na Ilha...acabamos sempre por gastar bastante dinheiro pq passas os dias a andar de mota (um deposito por dia ou mais) a fazer o circuito (não há limites de velocidade fora das localidades e na parte da montanha) e nas borgas à noite (já sem mota)...onde o nivel de vida é MUITO caro e os taxis também :-)

Amanhã continuo o diário...acerca dos 10 dias na ilha e vou tentar colocar umas fotos apr:)

Obrigado a todos as palavras simpáticas!!

Apesar de cansativo e ainda por cima sozinho, deve ter sido fabuloso mesmo...
Obrigado pelo relato da viagem para lá e fico ansiosamente à espera do resto do relato.
Deve ser mesmo A viagem.

Back