A culpa é do RSI

Para mim o valor do RSI deveria ser dado aqueles que trabalhem mas que ganham uma miséria, tipo um complemento, era um incentivo aqueles que trabalham (desanimados, mas trabalham)

Mas estou curioso em relação a uma coisa, comparar a despesa ao estado dos que vivem a custa do RSI e nao querem trabalhar, com a classe politica e empresarial que recebem prémios milionários, reformas milionárias e outras mordomias, para ver quem nos "custa" mais anualmente.

Last edited:
E eu a pensar que as críticas ao RSI se circunscreviam ao CDS e ao fórum AHO, mas eis que do nada surgiu mais um fazedor de opinião a protestar contra o RSI.

Correio da Manhã

E perante esta douta opinião, compete colocar as coisas no seu devido lugar.

A culpa é do RSI, mas em quê?

Será que os Empresários não podem pagar mais do que o que o RSI proporciona às pessoas?

Não se anda a confundir um pouco as coisas?

Poder........podiam! Mas não querem!
Empresário que é empresário tem que ter o Mercedes à porta!
Se os funcionários acham pouco o que lhes paga, vão-se embora que há 500.000 desempregados para virem a seguir!
É este o modus pensandi de muitos empresário portugueses!
E cada vez se nota mais![:vm)]

Isto só ia lá com medidas drásticas, medidas essas que só a longo prazo seriam interiorizadas.

• Incutir o desenvolvimento do patriotismo e de valores pessoais na escola.

• Alterar as leis, retirando muita burocracia e muito proteccionismo que existe actualmente. Ex: só existe possibilidade de recurso para tribunais internacionais.

• Aumentar a força policial, em número e em eficácia para, juntamente com as alterações de leis:

• Diminuir a corrupção, punindo severamente e exemplarmente quem é "apanhado".
  • Diminuir a criminalidade
  • Cortar de forma faseada(mas em menos de 5 anos) todos os apoios externos para além do subsídio de desemprego. (o apoio ao subsídio de desemprego deve ter uma duração máxima de um ano).
  • Todas as reformas, se vierem da SS:
    • > 1500 € e < 3000 corte de 10%, mas o valor final, após o corte, não pode ser inferior a 1500 €
    • >3000 < 5000 corte de 15 %, mas o valor final, após o corte, não pode ser inferior a 3000 €
    • limitação a 5000 € de toda e qualquer forma superior a esse valor.
  • Se as reformas vêm do privado, utilizar impostos como forma de o valor final ser igual à da SS.

Eu começava por implementar estas ideias...

Conheço um caso de uma "sopeira" que prefere viver do rsi, da ajuda da Cáritas e passar os dias no café, sem fazer nenhum e os outros que contribuam para isso.
Mas o melhor de tudo é que alega que não lhe dão trabalho, o que é mentira, pois sei de fonte segura que lhe deram um emprego num lar de idosos e ao fim de duas semanas despediu-se porque não estava para limpar o rabo aos idosos, é preciso ter lata para tal.
Se eu mandasse, esta "mulherzinha" já estava a limpar estradas e isto é se queria ter direito ao RSI, caso contrário ficava sem ele.

Last edited:
Hoje em dia é possivel trabalhar neste país - e ser pobre ao mesmo tempo.

Não ataquemos demasiado o RSI, que ajuda a tirar muita gente da pobreza.

Ataquemos os problemas de uma outra maneira: quais são os ministérios principais? Para mim são três: Economia, Trabalho e Segurança Social e Ambiente e Ordenamento do Território; os outros são todos muito importantes, mas estão um degrau abaixo.

Pensemos agora na nossa vida colectiva num país em que as questões da economia, do trabalho e da assistência social e o respeito pelo ambiente, natureza e território construído sejam centrais. Tudo funcionará melhor.

A ONU no Haiti lançou um programa chamado «Cash-for-Work». Em vez de simplesmente despejar dinheiro e alimentos no país, paga aos locais para o reconstruir, resolvendo vários problemas. Falta de emprego, falta de ocupação e desperdício/desvio de fundos. O programa foi elogiado pelo insuspeito Fernando Nobre.

O RSI quanto a mim deveria sempre assentar em algo desse género. Além de resolver problemas como os citados, por cá também resolvia o problema da fraude.

Mas já uns programas por cá, só que a própria instituição que recebe o trabalhador o discrimina.

Quanto ao RSI, há muita gente que o recebe e já trabalha.

Pois,

estamos em tempo de crise, em Portugal isto vai de mal a pior, fui ao centro de emprego e para nada e depois mandaram-me uma carta que era engano e depois disseram pa ir a Adecco ? que so tem trabalho temporario !!!

a trabalhar 10 horas por dia pra 300€ ... o RSI pode ate ser uma alternativa...

Pois,

estamos em tempo de crise, em Portugal isto vai de mal a pior, fui ao centro de emprego e para nada e depois mandaram-me uma carta que era engano e depois disseram pa ir a Adecco ? que so tem trabalho temporario !!!

a trabalhar 10 horas por dia pra 300€ ... o RSI pode ate ser uma alternativa...

Num call center trabalhas menos e ganhas mais.

Back