A dificuldade em ser professor.

É acima de tudo um problema social e cultural: a maior parte dos Pais não tem tempo ou sabedoria para educar os filhos.

Cada vez mais penso em colocar os meus filhos em colégios particulares, não por causa dos professores do ensino público (que considero bons) mas por causa do mau ambiente (criado pelos fedelhos mimados e mal educados) que se vive nas escolas públicas.

Atenção que fedelhos mimados e mal educados é o que não falta em colégios particulares, agora miúdos agressivos e violentos é que não há muito.[;)]

Trabalho num colégio particular, meninos que causem problemas graves são convidados a sair.apr:)

Tenho uma filhota que vai para o colégio onde trabalho, se lá não trabalhasse iria na mesma para um colégio particular. Desculpem dizer isto mas o ensino publico está cheio de vandalos, mini ladrõezinhos e afins.[s)]

Só estás a ver o "filme" de um lado. É muito fácil mandar bocas sem conhecimento de causa. Já deste aulas? Já assististe a uma aula da aprendizagem em que só há lá casos problemáticos? Em que é necessário números e o resto é conversa?
É muito fácil andar a dizer, á e tal é preciso ajudá-los coitadinhos. Mas depois vens a saber que andam lá só para passar tempo e a receber o subsídio de alimentação e de transporte. Eu sou apologista de que quem quer estudar e aprender fica, quem não quer não empata e dá lugar a quem se interessa.

Familiares meu deram aulas a detidos...que estavam a cumprir pena por variados crimes e nao se queixaram...

dar aulas nunca dissse que é facil...mas todo o trabalho é dificil e a maioria do trabalho nao tem tantas ferias como os professores tem[;)]

A minha irmã é professora, nos seus primeiros anos foi colocada a cerca de 100 km de casa, deu aulas na Amadora e Buraca, realmente existia muita rebeldia, tem histórias que nem fazem lembrar ao diabo, no entanto ainda conseguia manter a compustura e lidar com certas situações, merecendo como passar do tempo o respeito dos seus alunos.
Actualmente, está mais perto e faz cerca de 120 km diários, ida e volta, sente-se também muito desmotivada, mas não pela deslocação que faz, pois isso já nem conta, põe em causa a sua continuação no ensino, e digo-vos uma coisa que se professores competentes como a minha irmã que luta desenfreadamente para que os seus alunos realmente aprendam começarem a desistir por remarem contra a maré, então meus amigos vamos mesmo numa direcção muito má.

Por sorte também lecciono num privado e posso garantir que não... E tb garanto que é o meu escape dos problemas da outra escola, sao miudos motivados, respeitosos..

Pois eu tive em tempos um explicador que era professor noutro colégio aqui no Porto e que me dizia que os alunos conseguiam ser mais mesquinhos, arrogantes e cínicos para os professores que no público, onde também leccionava. Um neto de um empresário conhecido disse-lhe numa aula "O Sr. não é ninguém para me mandar sair porque é o meu pai que lha paga o ordenado". Isto depois do Professor lhe ter dado ordem para se retirar 5m da sala por constante mau comportamento.

Engraçado ou não esses assuntos têm o total encobrimento da direcção e no fundo quem fez figura de "palhaço" foi o professor. E pelo que ele contava esses abusos são muito frequentes. Já de outros casos falo por experiência em que apesar de nunca haver agressões físicas ou coisa que se pareça, há muita arrogância e sentido de superioridade em relação a professores em, pelo menos alguns colégios.

Atenção que fedelhos mimados e mal educados é o que não falta em colégios particulares, agora miúdos agressivos e violentos é que não há muito.[;)]

Trabalho num colégio particular, meninos que causem problemas graves são convidados a sair.apr:)

Tenho uma filhota que vai para o colégio onde trabalho, se lá não trabalhasse iria na mesma para um colégio particular. Desculpem dizer isto mas o ensino publico está cheio de vandalos, mini ladrõezinhos e afins.[s)]

uma escola publica é que é bom...é onde se aprende a abrir os olhos á dificuldades da vida.

Tenho uns putos que entraram agora para o 1ºciclo de uma escola publica

O mal não é esse, se nao estou la eu esta outro e o processo nao avança... O problema nao é o de uma pessoa em particular mas o problema de todo um sistema de ensino falso, desadequado e basicamente a produzir nada...

Eu estudei da 1ª classe ao 12º ano - em escolas da Amadora - no sistema público e sou licenciado e como eu, vários outros colegas meus de liceu.
E como já disse a minha escola não era das mais fáceis...

Estás a tomar o teu exemplo em concreto para caracterizar todo o panorama do sistema público de ensino, em que todos os que lá andam são vandalos, isto creio, continua a ser uma minoria.

Familiares meu deram aulas a detidos...que estavam a cumprir pena por variados crimes e nao se queixaram...

dar aulas nunca dissse que é facil...mas todo o trabalho é dificil e a maioria do trabalho nao tem tantas ferias como os professores tem[;)]

Antes de vir para aqui estive a falar com uma professora que esteve numa prisao a dar aulas. Se houve sitio onde gostou de trabalhar foi lá. Respeitosos, e por incrivel que pareça motivados e "espertos"... Será pelos guardas que estariam lá? [;)]

Antes de vir para aqui estive a falar com uma professora que esteve numa prisao a dar aulas. Se houve sitio onde gostou de trabalhar foi lá. Respeitosos, e por incrivel que pareça motivados e "espertos"... Será pelos guardas que estariam lá? [;)]

Também mas não só.

Conheço uma professora que deu aulas na cadeia, e referia precisamente isso, o facto dos que lá estavam estarem interessados em aprender.

É acima de tudo um problema social e cultural: a maior parte dos Pais não tem tempo ou sabedoria para educar os filhos.

Cada vez mais penso em colocar os meus filhos em colégios particulares, não por causa dos professores do ensino público (que considero bons) mas por causa do mau ambiente (criado pelos fedelhos mimados e mal educados) que se vive nas escolas públicas.

Andei dois anos seguidos num colégio e mais tarde, aos 14/15 anos (quando andava numa escola pública) cheguei a assitir a aulas de amigos meus, em colégios.

De facto o comportamento na aula era, globalmente, mais civilizado, mas existia sempre o estarola lá do sítio em cada um dos casos.

A grande diferença é que num colégio, a realidade (motivada pelo poder de compra de alguns fedelhos) vem ao de cima ao intervalo, e podem ter a certeza que vi dos piores exemplos que um "puto" pode ter em toda a sua vida.

Pois eu tive em tempos um explicador que era professor noutro colégio aqui no Porto e que me dizia que os alunos conseguiam ser mais mesquinhos, arrogantes e cínicos para os professores que no público, onde também leccionava. Um neto de um empresário conhecido disse-lhe numa aula "O Sr. não é ninguém para me mandar sair porque é o meu pai que lha paga o ordenado". Isto depois do Professor lhe ter dado ordem para se retirar 5m da sala por constante mau comportamento.

Engraçado ou não esses assuntos têm o total encobrimento da direcção e no fundo quem fez figura de "palhaço" foi o professor. E pelo que ele contava esses abusos são muito frequentes. Já de outros casos falo por experiência em que apesar de nunca haver agressões físicas ou coisa que se pareça, há muita arrogância e sentido de superioridade em relação a professores em, pelo menos alguns colégios.

Acho que um professor lida mais facilmente com a arrogancia desses meninos mimados do que com agressões que chegam a ser muito graves.[;)]

Como já disse em cima trabalho num colégio particular e meninos mimados é o que não falta, mas fora esse mimo todo são muito fáceis de controlar.
Agora não me vejo a trabalhar com selvagens.

Eu estudei da 1ª classe ao 12º ano - em escolas da Amadora - no sistema público e sou licenciado e como eu, vários outros colegas meus de liceu.
E como já disse a minha escola não era das mais fáceis...

Estás a tomar o teu exemplo em concreto para caracterizar todo o panorama do sistema público de ensino, em que todos os que lá andam são vandalos, isto creio, continua a ser uma minoria.

Repara que falo quase sempre na experiencia de colegas que sao mais velhos que eu e tem mais experiencia e em todos existe a constante "Cada vez pior"...

Parem para pensar nisto... Para onde nos vamos?

Outro exemplo que posso dar: "Uma colega que estava gravida chegou a ser ameaçada que lhe matavam o bébé..."

Estamos a roçar o limite...

Última edição:
Na minha modesta opinião, o grande problema é que se vive num estado onde tudo se pode e nada acontece.
Se um aluno é repreendido ou "convidado" a sair no dia seguinte está lá logo o pai ou a mae para pedir satisfações, pais esses que se for preciso nem aparecem nas reuniões da escola quando são convocados.
No meu tempo, numa situação dessas chegava a casa e ainda comia mais [;)], e surpreendentemente não morri por isso, mas hoje nem se pode tocar nos meninos, meninos esses que não têm qualquer problema em agredir professores, auxiliares e proprios colegas.

Mas como já li por aqui, passa por começar a educar os pais...

Menino faz, responsabiliza-se o pai....

A escola é para dar formação, não educação como muita gente pensa. [;)]

A dificuldade em ser professor.

Vocês estão a falar noutro tipo de ensino, com o qual não lidei. A aprendizagem, penso que foge um pouco dos padrões do ensino oficial.
Pois são miúdos que chumbaram mais que uma vez (existem raras excepções e apanhei casos em que eram mal empregados no tipo de ensino em que estavam). Quando falam dar aulas a presos e que gostaram, acredito. Também dei formação, a ex drogados, sem abrigos e pessoal desafortunado e gostei mais do que dar a miúdos. Eu dava formação a miúdos e adultos e posso garantir que a formação de adultos é completamente diferente. Têm interesse e o comportamento é diferente (também já apanhei "cromos"). Eu estou a falar como formador e não como professor. O que é bastante diferente a nível de regalias sociais.

Vocês estão a falar noutro tipo de ensino, com o qual não lidei. A aprendizagem, penso que foge um pouco dos padrões do ensino oficial.
Pois são miúdos que chumbaram mais que uma vez (existem raras excepções e apanhei casos em que eram mal empregados no tipo de ensino em que estavam). Quando falam dar aulas a presos e que gostaram, acredito. Também dei formação, a ex drogados, sem abrigos e pessoal desafortunado e gostei mais do que dar a miúdos. Eu dava formação a miúdos e adultos e posso garantir que a formação de adultos é completamente diferente. Têm interesse e o comportamento é diferente (também já apanhei "cromos"). Eu estou a falar como formador e não como professor. O que é bastante diferente a nível de regalias sociais.

Para mim não há salario nenhum que pague o que por lá se vive... Acreditem que não. E a prova disso é a quantidade enorme de aposentações com prejuizo de vencimento no sector da educação.

Falar das dificuldades em se ser professor... assunto delicado

Para começar acho que muitos dos docentes têm uma lacuna grave na sua formação inicial ao nível da Psicologia Educacional, Esta disciplina é fundamental para compreender o processo de ensino-aprendizagem e para encontrar diversas estratégias para o trabalho diário.

Depois temos a grande quantidade de pessoas que tomaram esta via profissional como último recurso (com é possível alguém dar o seu melhor se não gosta verdadeiramente do que faz e só pensa no final do mês?).

Os pais e educadores demitem-se cada vez mais do seu papel, é muito bem visto socialmente ter um emprego bem remunerado, um bom carro e uma família constituída..... mas esquecem-se que os miúdos são como plantas, precisamos de os "regar", tratar e encaminhar!!

O acompanhamento parental é essencial, não é de estranhar que tenhamos alunos que não conhecam regras, as regras e boa educação começam em casa.

As diiculdades são tantas.... [s)]

Compreendo o que o autor deste tópico diz. Não sou professor mas a minha namorada é. E por vezes conta-me coisas, umas que se passam e passaram com ela e outras que se passaram, e vão passando, com colegas. Definitivamente dar aulas nos dias que correm é algo de muito difícil.

Os jovens de hoje em dia vão para as aulas com uma total falta de educação cívica (culpa dos pais e da sociedade de trabalho, que cada vez restringe mais o contacto dos pais com os filhos), com uma atitude de total laxismo perante as aulas, a vida, os colegas e os professores. Ainda gostava de ver algumas pessoas numa sala, com vinte e tal gabirus, que não respeitam um professor, que lhe respondem mal, que o ameaçam de agressão e que, ainda por cima, vão fazer queixinhas aos pais. E aqui, com a má formação que hoje grassa na sociedade, lá vêm aquelas situações de agressões de pais a professores.

Com tudo isto (e muito mais) imagino o clima de desmotivação que afecta os professores. Acho que ninguém gosta de fazer o seu trabalho perante "criaturas" que não os respeitam. Nem a eles não ao seu trabalho. Juntando a isso a "nova" componente de violência e a falta de segurança na construção de uma carreira docente, tudo isto forma um cocktail explosivo e que afecta o desempenho (e opinião) de qualquer professor.

Muitas pessoas falam baseando-se nos seus tempos de alunos...que já passaram há alguns anos. A questão é que a sociedade atravessa uma enorme crise no que toca a socialização cordata entre as pessoas. De um tempo em que o poder estava do lado dos professores, mandando estes a seu quase belo prazer (eu com os meus 32 anos ainda apanhei algumas destas coisas), passou-se para um em que o poder está do lado dos alunos, não havendo qualquer protecção ao professor. E os alunos sabem-no e usam isso para se comportarem a seu quase (quando não total) belo-prazer.

Para terminar, concordo com o que o Professor Medina Carreira disse há algumas semanas na Sic Notícias. O sistema de ensino está a limitar-se a "tomar conta" de uma enorme quantidade de jovens que, pura e simplesmente, não querem fazer nada. Nem estudar, nem lutar pelo seu futuro (o que vai dar bom resultado neste mundo crescentemente competitivo). Devia haver um ensino estruturado numa componente profissionalizante, dando competências mais "reais" para o mercado de trabalho. Assim, como está, eles (alunos) podem andar ali, ao sabor do seu mau comportamento, porque sabem que nada lhes acontece.

PS: O facto de tantos professores pedirem a reforma antecipada, levando com uma penalização até 30% parece ser um barómetro bem real do quão difícil é ser professor nos dias que correm.

PS: O facto de tantos professores pedirem a reforma antecipada, levando com uma penalização até 30% parece ser um barómetro bem real do quão difícil é ser professor nos dias que correm.

como tb pode ser um barómetro de mandriões...

a minha mae dá aulas numa escola publica e vai fazer 63anos...ou seja falta 2 para se reformar, e já pensa em tarefas para fazer depois de se reformar porque não consegue estar parada[;)]

como tb pode ser um barómetro de mandriões...

a minha mae dá aulas numa escola publica e vai fazer 63anos...ou seja falta 2 para se reformar, e já pensa em tarefas para fazer depois de se reformar porque não consegue estar parada[;)]

Queres dizer que toda a gente que pede a reforma é mandrião? Se têm direito a ela qual é o problema? Não trabalharam para ela? Não a merecem?

Vê-se cada uma por aqui...

Voltar
Superior