Curioso. Os meus tios que estão casados há mais de 50 anos, tomam conta um do outro não acham nada disso. Conheço muitos outros casais de velhotes na mesma situação e tenho a certeza que muitos dos que me estão a ler também (mas, claro, só quem está no convento sabe o que vai lá dentro - por outro lado se ainda estão juntos quando se podiam perfeitamente divorciar...).
Cada um acredita no que quer, mas acho que basta pensar um bocadinho para perceber que os casos que referes de violência doméstica, etc, sempre foram a excepção e não a regra.
Quanto ao homem mandar, era culturalmente aceite que fosse assim e é algo que tem milhares de anos - tem razões de ser, não é porque sim. Havia vantagens e desvantagens tanto para o homem como para a mulher (por exemplo, o homem ia para a guerra dar a vida pela familia/país, já as mulheres ficavam em casa a tomar conta das crianças). A vida não era fácil para ninguém e os homens e mulheres colaboravam com papéis muito bem definidos (o que evitava conflitos e confusões - se calhar andam mais casais à 'estalada' hoje que antigamente). Hoje em dia competem um com o outro (até no mercado de trabalho).
Dizer ou dar a entender que os homens antigamente tinham uma vida fácil e que a vida das mulheres era uma miséria é uma mentira tão atroz que se me arrepiam os pelos do nariz e se me enrolam os dos ouvidos.
É preciso pelo menos tentar perceber a dinâmica que existe (ainda hoje!) entre homens e mulheres para entender o porquê das coisas no contexto do tempo em que se inseriam. Aí se calhar vais perceber que, vivendo num mundo que não é nem nunca vai ser perfeito, se calhar as soluções encontradas nessa época eram as menos más (isto é, as que mais beneficiavam a sociedade como um todo) para a altura.
P.S. Belo pontapé que tu e eu demos em direcção ao off-topic.
Depende de várias coisas, tenho pessoas conhecidas e até familiares que estao ainda casados ao fim de muitas decadas, os meus pais estao casados já lá vao mais de 45 anos e pelo menos que tenha recordacao, nunca houve qualquer tipo de demonstracao de violencia seja do meu pai para a minha mae ou da minha mae para o meu pai mas convenhamos que eles fugiram de Portugal e da miséria que era o país ainda muito novos, no entanto conheco muitos casos de mulheres viuvas que dizem que levavam dos maridos e que nunca se divorciaram/separaram dos maridos porque era a cruz delas.
Da mesma forma que divorciar/separar para além de proibido era uma vergonha nao só para elas como para o resto das suas familias.
Nao estamos a falar de casamentos que aconteceram mais recentemente, estamos a falar de casamentos e pessoas que os viveram nos anos 60 e provavelment até aos anos 70/80.
não li quase nada
falta de tempo
mas a ideia de que antigamente ou agora o homem mandava é errada
atualmente na maior parte dos lares a mulher tem mais poder que o homem e antigamente... antigamente dependia mais, mas as mulheres sempre tiveram muito poder dentro de casa
quanto à ideia de que os casamentos atualmente duram pouco, raro é o casamento que dura a vida inteira também é errada,
afinal a taxa de divórcio até não é alta
as pessoas não querem ir para lares precisamente por causa da solidão
ir para um lar implica romper com toda a rede social que a pessoa tem, deixar para trás vizinhos, amigos e familia
claro que num pais aonde as pessoas criam redes sociais fracas é mais facil aceitar deixar tudo isso para trás e ir viver para um lar na velhice
não é por causa dos lares terem boas ou más condições, é por causa de terem de deixar todas as ligações afectivas que criaram para trás
deviam falar mais com os mais idosos, aprenderiam bastante sobre a vida
Acho que as leis ainda do tempo da ditadura e por aí fora discordam de ti, o homem é que mandava, a mulher era para obedecer ao homem e ficar em casa a tratar da mesma, a mulher nao podia sair do país sem autorizacao do homem e as que podiam ter uma profissao, a maioria nao podia se casar.
Por isso sim, a ideia de que o homem é que mandava, é 100% correcta.
Quanto ao resto, continuas a tentar dizer que os portugueses sao muito juntos e que os outros países nao criam lacos nem amizade com outros, o que é totalmente mentira, podes dizer que com a evolucao dos tempos que esses lacos deixaram de ser tao fortes, as pessoas passam mais tempo a trabalhar e menos a socializar, pelo que como Portugal ainda hoje é mais atrasado que a maioria dos paises europeus (e.g. Holanda), ainda se nota essa questao, no entanto nao é por isso.
A maioria dos idosos infelizmente nao tivessem sido herancas e por aí fora, nao tem como se sustentar com uma reforma e com os poucos ou nenhuns apoios governamentais entao nem se fala.
A maioria dos idosos, passa os dias sozinho os que ainda se podem movimentar, nos dias de mais calor vao até ao parque da zona ou até ao café onde falam com outras pessoas, no entanto grande parte do tempo estao fechados em casa, ir para um lar, significava criacao de novos amigos e de deixarem de estar sozinhos.
Só que a qualidade dos lares de idosos em Portugal é o que é e as pessoas antes preferem estar sozinhas que ir para lá, isto é algo que com o tempo vai mudando, nao tenho duvidas que os lares de idosos hoje tem muito mais qualidade do que tinham há 10 anos atrás, mas até essa qualidade se reflectir e ter efeito em quem está lá fora demora muito tempo ainda.