a era da solidão

Um lar modesto facilmente chega aos 2500....ok, já um lar bom, mas mesmo assim...

Se calhar exagerei nos 6000 por mês, mas olha que mesmo assim...

Nao nao exageraste muito, tenho um familiar que está na Alemanha e o pai tem alguns problemas de saúde graves, ainda tentou que o pai fosse para a beira dele e contratava alguém lá para cuidar dele, mas como ele nao quer sair de Portugal lá conseguiu convencer o homem a ir para um lar, creio eu que na zona de Aveiro e segundo ele, entre tudo sao mais de 4000Euros/Mes.

É também preciso ter em consideracao que o pai dele tem agora 92 anos e que tem problemas respiratórios sérios.

O que é certo é que o homem é rijo.

O tuga adora dizer que mais vale só que mal acompanhado, porque efectivamente é a mais pura das verdades.

Essa faz-me lembrar um bocado aquela do 'mais vale ser uma hiena viva que um leão morto'. Como se não fosse possivel ser um leão vivo. :)

A verdade é que para todos os efeitos ninguém gosta da solidão. Enquanto antigamente as pessoas viviam em aldeias ou vilas relativamente pequenas onde os familiares ou viviam na mesma casa ou toda a gente se ajudava - e socializava - uns aos outros, a sociedade moderna e as grandes cidades vieram rebentar completamente com isso.

Hoje em dia são poucas as culturas onde a familia (pais, filhos, avós) ainda vive toda junta na mesma casa. Isto deixa os mais velhos sózinhos e bastante desprotegidos.

Pior, antigamente ainda podiam contar com casamentos que - mal ou bem - duravam uma vida inteira, agora isso é práticamente impossivel, quase um unicórnio. Resultado: temos/vamos ter uma geração inteira de pessoas (homens e mulheres) a sofrer de uma tremenda solidão na velhice. Os tais que morrem e só se dá por isso meses ou anos mais tarde.

Sinceramente, para estes acredito ser mil vezes preferível irem para um lar (se puderem) - onde pelo menos estão na companhia de outros como eles e sempre vão tendo alguns estimulos e alegria de viver - do que morrer lentamente em casa. Não há nada pior do que passar o dia todo sózinho a olhar para 4 paredes.

Essa faz-me lembrar um bocado aquela do 'mais vale ser uma hiena viva que um leão morto'. Como se não fosse possivel ser um leão vivo. :)

A verdade é que para todos os efeitos ninguém gosta da solidão. Enquanto antigamente as pessoas viviam em aldeias ou vilas relativamente pequenas onde os familiares ou viviam na mesma casa ou toda a gente se ajudava - e socializava - uns aos outros, a sociedade moderna e as grandes cidades vieram rebentar completamente com isso.

Hoje em dia são poucas as culturas onde a familia (pais, filhos, avós) ainda vive toda junta na mesma casa. Isto deixa os mais velhos sózinhos e bastante desprotegidos.

Pior, antigamente ainda podiam contar com casamentos que - mal ou bem - duravam uma vida inteira, agora isso é práticamente impossivel, quase um unicórnio. Resultado: temos/vamos ter uma geração inteira de pessoas (homens e mulheres) a sofrer de uma tremenda solidão na velhice. Os tais que morrem e só se dá por isso meses ou anos mais tarde.

Sinceramente, para estes acredito ser mil vezes preferível irem para um lar (se puderem) - onde pelo menos estão na companhia de outros como eles e sempre vão tendo alguns estimulos e alegria de viver - do que morrer lentamente em casa. Não há nada pior do que passar o dia todo sózinho a olhar para 4 paredes.

Convenhamos que numa sociedade onde vigorava o machismo em que o homem é que tinha todo o poder de decisao sobre o que acontecia e o que nao acontecia e as questoes de violencia doméstica eram o prato do dia de onde muitas mulheres comiam caladas e se arrebitassem muito o cachimbo ainda levavam mais.... mais vale a pena estar sozinho que mal acompanhado.

Ainda hoje tens familias que vivem juntas na mesma casa, os filhos vivem ás costas dos pais tipo carrapatos até que um dia os mesmos batam a bota.

Bom, a solidão tu podes sentir estando ou não acompanhado, embora tenha percebido a ideia que quiseste fazer transparecer nessa frase... Pelo menos falo por mim (embora muito provavelmente não seja o melhor exemplo nos campos da socialização e talz [:D] ...)

Convenhamos que numa sociedade onde vigorava o machismo em que o homem é que tinha todo o poder de decisao sobre o que acontecia e o que nao acontecia e as questoes de violencia doméstica eram o prato do dia de onde muitas mulheres comiam caladas e se arrebitassem muito o cachimbo ainda levavam mais.... mais vale a pena estar sozinho que mal acompanhado.

Curioso. Os meus tios que estão casados há mais de 50 anos, tomam conta um do outro não acham nada disso. Conheço muitos outros casais de velhotes na mesma situação e tenho a certeza que muitos dos que me estão a ler também (mas, claro, só quem está no convento sabe o que vai lá dentro - por outro lado se ainda estão juntos quando se podiam perfeitamente divorciar...).

Cada um acredita no que quer, mas acho que basta pensar um bocadinho para perceber que os casos que referes de violência doméstica, etc, sempre foram a excepção e não a regra. :)

Quanto ao homem mandar, era culturalmente aceite que fosse assim e é algo que tem milhares de anos - tem razões de ser, não é porque sim. Havia vantagens e desvantagens tanto para o homem como para a mulher (por exemplo, o homem ia para a guerra dar a vida pela familia/país, já as mulheres ficavam em casa a tomar conta das crianças). A vida não era fácil para ninguém e os homens e mulheres colaboravam com papéis muito bem definidos (o que evitava conflitos e confusões - se calhar andam mais casais à 'estalada' hoje que antigamente). Hoje em dia competem um com o outro (até no mercado de trabalho).

Dizer ou dar a entender que os homens antigamente tinham uma vida fácil e que a vida das mulheres era uma miséria é uma mentira tão atroz que se me arrepiam os pelos do nariz e se me enrolam os dos ouvidos. :)

É preciso pelo menos tentar perceber a dinâmica que existe (ainda hoje!) entre homens e mulheres para entender o porquê das coisas no contexto do tempo em que se inseriam. Aí se calhar vais perceber que, vivendo num mundo que não é nem nunca vai ser perfeito, se calhar as soluções encontradas nessa época eram as menos más (isto é, as que mais beneficiavam a sociedade como um todo) para a altura.

P.S. Belo pontapé que tu e eu demos em direcção ao off-topic. :)

Bom, a solidão tu podes sentir estando ou não acompanhado, embora tenha percebido a ideia que quiseste fazer transparecer nessa frase... Pelo menos falo por mim (embora muito provavelmente não seja o melhor exemplo nos campos da socialização e talz [:D] ...)

Sim, sem dúvida, há pessoas que nos conseguem fazer sentir ainda mais sózinhos do que se estivessemos realmente sós (e também falo por experiência própria, já que já passei por isso). Pelo menos estando sós teriamos outras opções.

Mas essas pessoas são a excepção. A solução é óbvia e está também nas tuas mãos, por mais dificil que seja a decisão.

Como diz uma citação (mal) atribuida a Robin Williams:

“I used to think that the worst thing in life was to end up alone. It’s not. The worst thing in life is to end up with people who make you feel all alone.”

Certo, mas como deves calcular, mais vale bem acompanhado.
Porque há o bom, o mau e o péssimo [:p]

Sim, sem dúvida, há pessoas que nos conseguem fazer sentir ainda mais sózinhos do que se estivessemos realmente sós (e também falo por experiência própria, já que já passei por isso). Pelo menos estando sós teriamos outras opções.

Mas essas pessoas são a excepção. A solução é óbvia e está também nas tuas mãos, por mais dificil que seja a decisão.

Como diz uma citação (mal) atribuida a Robin Williams:

“I used to think that the worst thing in life was to end up alone. It’s not. The worst thing in life is to end up with people who make you feel all alone.”

Well então faço mesmo parte dessa "excepção"... E quanto a essa expressão do Robin Williams é tão, mas tão isso... É uma das razões pela qual também opto por não ter amigos (familia e 'conhecidos' não contam [:D]), já que no final só podemos mesmo contar connosco próprios (sad, but true, people disappoint)... Mas como disse, não sou o melhor exemplo no campo das socializações, embora não tenha problemas em estar sempre por perto da malta...

não li quase nada

falta de tempo

mas a ideia de que antigamente ou agora o homem mandava é errada

atualmente na maior parte dos lares a mulher tem mais poder que o homem e antigamente... antigamente dependia mais, mas as mulheres sempre tiveram muito poder dentro de casa

quanto à ideia de que os casamentos atualmente duram pouco, raro é o casamento que dura a vida inteira também é errada,

afinal a taxa de divórcio até não é alta

as pessoas não querem ir para lares precisamente por causa da solidão

ir para um lar implica romper com toda a rede social que a pessoa tem, deixar para trás vizinhos, amigos e familia

claro que num pais aonde as pessoas criam redes sociais fracas é mais facil aceitar deixar tudo isso para trás e ir viver para um lar na velhice

não é por causa dos lares terem boas ou más condições, é por causa de terem de deixar todas as ligações afectivas que criaram para trás

deviam falar mais com os mais idosos, aprenderiam bastante sobre a vida

Curioso. Os meus tios que estão casados há mais de 50 anos, tomam conta um do outro não acham nada disso. Conheço muitos outros casais de velhotes na mesma situação e tenho a certeza que muitos dos que me estão a ler também (mas, claro, só quem está no convento sabe o que vai lá dentro - por outro lado se ainda estão juntos quando se podiam perfeitamente divorciar...).

Cada um acredita no que quer, mas acho que basta pensar um bocadinho para perceber que os casos que referes de violência doméstica, etc, sempre foram a excepção e não a regra. :)

Quanto ao homem mandar, era culturalmente aceite que fosse assim e é algo que tem milhares de anos - tem razões de ser, não é porque sim. Havia vantagens e desvantagens tanto para o homem como para a mulher (por exemplo, o homem ia para a guerra dar a vida pela familia/país, já as mulheres ficavam em casa a tomar conta das crianças). A vida não era fácil para ninguém e os homens e mulheres colaboravam com papéis muito bem definidos (o que evitava conflitos e confusões - se calhar andam mais casais à 'estalada' hoje que antigamente). Hoje em dia competem um com o outro (até no mercado de trabalho).

Dizer ou dar a entender que os homens antigamente tinham uma vida fácil e que a vida das mulheres era uma miséria é uma mentira tão atroz que se me arrepiam os pelos do nariz e se me enrolam os dos ouvidos. :)

É preciso pelo menos tentar perceber a dinâmica que existe (ainda hoje!) entre homens e mulheres para entender o porquê das coisas no contexto do tempo em que se inseriam. Aí se calhar vais perceber que, vivendo num mundo que não é nem nunca vai ser perfeito, se calhar as soluções encontradas nessa época eram as menos más (isto é, as que mais beneficiavam a sociedade como um todo) para a altura.

P.S. Belo pontapé que tu e eu demos em direcção ao off-topic. :)

Depende de várias coisas, tenho pessoas conhecidas e até familiares que estao ainda casados ao fim de muitas decadas, os meus pais estao casados já lá vao mais de 45 anos e pelo menos que tenha recordacao, nunca houve qualquer tipo de demonstracao de violencia seja do meu pai para a minha mae ou da minha mae para o meu pai mas convenhamos que eles fugiram de Portugal e da miséria que era o país ainda muito novos, no entanto conheco muitos casos de mulheres viuvas que dizem que levavam dos maridos e que nunca se divorciaram/separaram dos maridos porque era a cruz delas.
Da mesma forma que divorciar/separar para além de proibido era uma vergonha nao só para elas como para o resto das suas familias.

Nao estamos a falar de casamentos que aconteceram mais recentemente, estamos a falar de casamentos e pessoas que os viveram nos anos 60 e provavelment até aos anos 70/80.

não li quase nada

falta de tempo

mas a ideia de que antigamente ou agora o homem mandava é errada

atualmente na maior parte dos lares a mulher tem mais poder que o homem e antigamente... antigamente dependia mais, mas as mulheres sempre tiveram muito poder dentro de casa

quanto à ideia de que os casamentos atualmente duram pouco, raro é o casamento que dura a vida inteira também é errada,

afinal a taxa de divórcio até não é alta

as pessoas não querem ir para lares precisamente por causa da solidão

ir para um lar implica romper com toda a rede social que a pessoa tem, deixar para trás vizinhos, amigos e familia

claro que num pais aonde as pessoas criam redes sociais fracas é mais facil aceitar deixar tudo isso para trás e ir viver para um lar na velhice

não é por causa dos lares terem boas ou más condições, é por causa de terem de deixar todas as ligações afectivas que criaram para trás

deviam falar mais com os mais idosos, aprenderiam bastante sobre a vida

Acho que as leis ainda do tempo da ditadura e por aí fora discordam de ti, o homem é que mandava, a mulher era para obedecer ao homem e ficar em casa a tratar da mesma, a mulher nao podia sair do país sem autorizacao do homem e as que podiam ter uma profissao, a maioria nao podia se casar.
Por isso sim, a ideia de que o homem é que mandava, é 100% correcta.

Quanto ao resto, continuas a tentar dizer que os portugueses sao muito juntos e que os outros países nao criam lacos nem amizade com outros, o que é totalmente mentira, podes dizer que com a evolucao dos tempos que esses lacos deixaram de ser tao fortes, as pessoas passam mais tempo a trabalhar e menos a socializar, pelo que como Portugal ainda hoje é mais atrasado que a maioria dos paises europeus (e.g. Holanda), ainda se nota essa questao, no entanto nao é por isso.
A maioria dos idosos infelizmente nao tivessem sido herancas e por aí fora, nao tem como se sustentar com uma reforma e com os poucos ou nenhuns apoios governamentais entao nem se fala.

A maioria dos idosos, passa os dias sozinho os que ainda se podem movimentar, nos dias de mais calor vao até ao parque da zona ou até ao café onde falam com outras pessoas, no entanto grande parte do tempo estao fechados em casa, ir para um lar, significava criacao de novos amigos e de deixarem de estar sozinhos.
Só que a qualidade dos lares de idosos em Portugal é o que é e as pessoas antes preferem estar sozinhas que ir para lá, isto é algo que com o tempo vai mudando, nao tenho duvidas que os lares de idosos hoje tem muito mais qualidade do que tinham há 10 anos atrás, mas até essa qualidade se reflectir e ter efeito em quem está lá fora demora muito tempo ainda.

as leis... a natureza humana, nem a sociedade são assim tão facilmente moldada pelas leis

eu disse dentro de portas, não fora de portas

a questão é comparativamente, comparando a sociedade portuguesa com outras

além disso os idosos portugueses não têm a instrução dos idosos dos paises do centro da europa

repetindo-me, fala com os idosos, tenta perceber as razões deles, mas não basta uma conversa solta, é preciso criar laços de confiança

quanto à mulher no tempo da ditadura ficar em casa... é mesmo estar completamente a leste da realidade de 3/4 da população da epoca
as mulheres que ficavam em casa eram as que já tinham algum estatuto e nivel de vida, para a enorme maioria da população as mulheres trabalhavam como trabalhavam os homens, as minhas avós trabalhavam ambas, assim como todas as minhas tias-avós

mulher ficar em casa é um mito transmitido pelas classes com algum poder economico que não corresponde de forma alguma aquela que era e sempre foi a realidade da grande, enorme maioria da população

é por aqui que se vê que nunca falaram muito com os mais idosos das camadas mais pobres (que eram a grande maioria da população) e repetem slogans que aprendem da comunicação social que por sua vez os bebe das tradições das classes mais ricas, mas que não correspondem à realidade da grande maioria do povo

as leis... a natureza humana, nem a sociedade são assim tão facilmente moldada pelas leis

eu disse dentro de portas, não fora de portas

a questão é comparativamente, comparando a sociedade portuguesa com outras

além disso os idosos portugueses não têm a instrução dos idosos dos paises do centro da europa

repetindo-me, fala com os idosos, tenta perceber as razões deles, mas não basta uma conversa solta, é preciso criar laços de confiança

quanto à mulher no tempo da ditadura ficar em casa... é mesmo estar completamente a leste da realidade de 3/4 da população da epoca
as mulheres que ficavam em casa eram as que já tinham algum estatuto e nivel de vida, para a enorme maioria da população as mulheres trabalhavam como trabalhavam os homens, as minhas avós trabalhavam ambas, assim como todas as minhas tias-avós

mulher ficar em casa é um mito transmitido pelas classes com algum poder economico que não corresponde de forma alguma aquela que era e sempre foi a realidade da grande, enorme maioria da população

é por aqui que se vê que nunca falaram muito com os mais idosos das camadas mais pobres (que eram a grande maioria da população) e repetem slogans que aprendem da comunicação social que por sua vez os bebe das tradições das classes mais ricas, mas que não correspondem à realidade da grande maioria do povo

Nao é a natureza huma é a cultura e os recursos disponiveis... os lares em Portugal nao tem propriemente muito boa fama e entao é óbvio que as pessoas nao queiram para lá ir porque olham para isso como algo negativo... é a falta de qualidade ou a falta de qualidade que em tempos existiu que leva a isso mesmo.

Como tu dizes nao sao tao instruidos e isso leva-os a acreditar naquilo que alguém um dia lhes disse e a nem querer/ter o desejo sequer de pensar de outra forma, é assim e assim fica para o resto da vida e isso e uma das razoes para haver menos pessoas em lares.

Por curiosidade fui confirmar os numeros aqui no UK, os numeros parecem até ser bem mais baixos que em Portugal, mas convenhamos que as chamadas "Care homes" tem outro propósito que nao é bem um lar de idosos, e geralmente falando sao mais focados para pessoas que tenham problemas graves de saúde que os impecam de ter uma vida minimamente independente, isto agravado por o governo apoiar os idosos e dar formas de os mesmos poderem estar constantemente ocupados ajuda a que as pessoas fiquem mais tempo sem necessecidade de irem para lares.

Por mim é irrelevante que as pessoas vao para lares de idosos ou nao.

Quanto ao resto, eu nao disse que as mulheres nao trabalhavam, disse que ficavam em casa e nao tinham geralmente falado trabalhos normais em fabricas por exemplo, ficavam em casa, tratavam da familia e da casa. As que trabalhavam em fabricas e assim, tinham quase sempre salários inferiores aos homens.
Muitas eram as que trabalhavam tambem na lavoura, nos terrenos que eram da familia, isso é trabalho e nem se deve sequer por em questao.

No entanto, mais uma vez, quem mandava era o homem, quem ditava as regras da casa era o homem e poucas eram mas mulheres que podiam sequer abrir a boca para dizer que algo estava mal, isso é perceptivel também pelo facto de que as mulheres nao tinham direito a voto e que o 25 de Abril trouxe muitos direitos a sociedade portuguesa mas especialmente trouxe as mulheres.

Isto é na realidade algo vem ainda hoje na sociedade portuguesa, o homem sentir inferior se a mulher tiver um salário superior ao dele é relativamente comum em Portugal.

Quanto as familias mais ricas e afins, claro que quem tinha um pouco mais de dinheiro poderia se dar a outros luxos, mas como deves de imaginar, grande parte da minha familia fugiu, uns para nao irem para a guerra claro, mas o que mais pesava era sem margem para duvidas o quao pobres eram (nao te sei comparar com outras familias na altura).

repetindo-me

fala com as idosas que nasceram e viveram em familias pobres, a grande maioria da população

aprenderás que muitas tiveram trabalhos pagos, em fabricas, na agricultura, em terrenos da familia (o que já indicava que não eram dos mais pobres) ou nos terrenos de outros, nos mais variados serviços

e não, quem ditava as regras dentro de casa não era o homem, dependia muito
isso de quem manda mais dentro de uma familia depende muito mais da inteligencia emocional e das tradições familiares de cada um, que das leis civis, é que tem muito pouco a ver uma coisa com a outra

não confundas as leis civis com aquilo que se passa/va dentro de portas e que depende da natureza humana

repetindo-me

fala com as idosas que nasceram e viveram em familias pobres, a grande maioria da população

aprenderás que muitas tiveram trabalhos pagos, em fabricas, na agricultura, em terrenos da familia (o que já indicava que não eram dos mais pobres) ou nos terrenos de outros, nos mais variados serviços

e não, quem ditava as regras dentro de casa não era o homem, dependia muito
isso de quem manda mais dentro de uma familia depende muito mais da inteligencia emocional e das tradições familiares de cada um, que das leis civis, é que tem muito pouco a ver uma coisa com a outra

não confundas as leis civis com aquilo que se passa/va dentro de portas e que depende da natureza humana

Acerca das mulheres trabalharem, acho que devias de ler novamente o meu post.

As leis civis sao aquilo que determinam a forma como as pessoas vivem.

francamente... não vivemos, nunca vivemos num estado totalitário

quando muito determinam algumas coisas da forma como as pessoas vivem fora da sua casa

dentro de casa a lei civil tem uma influencia muito, muito limitada

francamente... não vivemos, nunca vivemos num estado totalitário

quando muito determinam algumas coisas da forma como as pessoas vivem fora da sua casa

dentro de casa a lei civil tem uma influencia muito, muito limitada

Nunca vivemos num estado totalitário? Nao me digas que o governo de Salazar aceitava a divisao e questao do seu próprio regime, bem como aceitava e reconhecia oposicao politica a si proprio?

Claro que cada um vivia de forma diferente mas todos os que eram contra aquilo que era a lei civil eram perseguidos, presos e torturados.

Daqui a nada vais dizer que o estado novo era uma benece para as pessoas e que era muito melhor que o que temos hoje.

Quem assumia o papel de controlo era o homem, isso nem se coloca em questao e está descrito nao só nos livros como também é descrito por várias pessoas que viveram na epoca.

Tens aí mais um relato, se quiseres mais é só procurar.

https://jpn.up.pt/2005/04/26/o-retrato-da-mulher-durante-o-estado-novo/

não fazer a menor ideia do que é um estado totalitario

não confundas uma ditadura com um estado totalitario

ditaduras há muitas, estados totalitarios poucos, felizmente

até digo mais, tenho até duvidas se o estado democratico atual não conseguirá ser mais controlador da vida privada em muitos aspectos que antigas ditaduras, incluindo a do estado novo

ou a de joão franco

ou a da monarquia absoluta de D. José I

não fazer a menor ideia do que é um estado totalitario

não confundas uma ditadura com um estado totalitario

ditaduras há muitas, estados totalitarios poucos, felizmente

até digo mais, tenho até duvidas se o estado democratico atual não conseguirá ser mais controlador da vida privada em muitos aspectos que antigas ditaduras, incluindo a do estado novo

ou a de joão franco

ou a da monarquia absoluta de D. José I

https://en.wikipedia.org/wiki/Totalitarianism

Totalitarianism is a concept[1][2] for a political system or form of government that prohibits opposition parties, restricts individual opposition to the state and its claims, and exercises an extremely high degree of control over public and private life.

Logo na primeira frase...

O regime de Salazar nao permitia opocicao, nao permitia outros partidos, nao permitia que as pessoas individualmente fossem contra o regime e exercia controlo sobre aquilo que era a vida publica e privada de cada um.

No caso da vida publica era controlada através dos agentes da PIDE.
Na vida privada era muitas vezes controlada através dos chamados bufos que denunciavam a PIDE e já estava o caldo entornado, nao querendo trazer para aqui assuntos religiosos, tu próprio deverias de saber disso, já que grande parte dos bufos eram padres em que as pessoas se iam confessar a igreja e lá eventualmente alguém dizia "Oh fulano X" "Oh o meu marido é contra o regime" e entretanto lá tinham uma visita da PIDE em casa.

devo dizer isso dos padres denunciarem o que era dito na confissão é falso, dava direito a excomunhão imediata (e dá, creio que sempre deu)
o levantamento desta pena de excomunhão é reservado ao papa

e mais uma vez, lá por estar na wikipedia não quer dizer que seja verdadeiro, uma coisa é um totalitarismo, outra uma ditadura

devo dizer isso dos padres denunciarem o que era dito na confissão é falso, dava direito a excomunhão imediata (e dá, creio que sempre deu)
o levantamento desta pena de excomunhão é reservado ao papa

e mais uma vez, lá por estar na wikipedia não quer dizer que seja verdadeiro, uma coisa é um totalitarismo, outra uma ditadura

Os padres serem bufos nao é falso é verdadeiro e a minha familia sentiu isso na pele, por isso desculpa lá mas podes dizer aquilo que tu quiseres, é verdadeiro.
Houveram certamente aqueles que eram contra o estado novo e nao eram bufos, mas muitos trabalhavam em conjunto com a PIDE, a minha avó por ser inocente, durante uma confissao disse que o meu tio ia fugir para Franca para nao ir para a guerra... coincidencia do caneco, no dia seguinte estava lá em casa a PIDE para vir buscar o meu tio e o meu avo...

Mais familias na zona vieram a saber mais tarde que quem as denunciava a pide era o padre.

Quanto ao que está na wikipedia, no link que meti antes nao é a dizer que o estado novo era um estado totalitario, mas sim a defenicao de um estado totalitário e dos seus valores, logo na primeira frase podes ver aquilo que era o estado novo... logo sim era um estado totalitario, quer gostes ou nao.

Quanto ao teu comentário anterior onde dizes que o estado actual controla mais a vida das pessoas e bla bla bla, soa a desabafo de quem acha que a liberdade individual de cada um uma treta e olha para o que um dia foi o estado novo como uma coisa boa que deveria de voltar em parte ou até mesmo na totalidade.

Voltar
Superior