A Mania do Usado do Segmento Superior...

O típico problema da compra de um carro. Aqui ficam as verdades:

- Um carro novo é um negócio completamente errado à excepção de comerciais com bom preço(preferia um GP ou Corsa por 15 16 mil comercial que um Clio ou outro igual a esses 2 por 14000);

- Um carro usado, muito usado, é mau negócio, pois não se sabe de onde veio, pode ter batido, terem tirado Kms, mas é deveras muito mais barato!

- Um carro de serviços pode ter levado uma rodagem muito mas muiito má, mas é um usado disfarçado de novo e costumam-se apanhar bons negócios (tipo o Musa de 90cv Multijet por 15500€ com 1 ano, desses há poucos...)

- O ideal é das duas quatro([:)]):

perder muito, mas muuuuito tempo á procura, e não limitar as regiões geográficas a procurar!Se se encontrar um carro de serviço em bom estado e a um preço aceitável (relação preço estado geral e equipamento é valiosa!), é talvez a opção ideal. Exemplo, em vez de comprar um Yaris base novo posso comprar um Corolla Sol com um ano de uso ao mesmo preço e quase a mesma garantia, mas com 20 a 30 mil kms...

Outra boa opção é comprar um verdadeiro usado...desde que não ultrapasse os 3 anos!Diz-se, teoricamente, que os anos que um carro mais desvaloriza são os primeiros 3 (excepto nos Fiats, que é todos os anos[:)] - comentário baixo eu confesso, nada contra a Fiat!!!), logo, comprar um carro com 3 anos pode-se revelar boa opção para comprar os tais topos de gama (A4, 320D e derivados).

Agora colocando pressupostos e soluções a seguir:
- Compra de utilitário: de preferência de serviço, com poucos Kms e com A/C;
- Compra de pequeno familiar:de serviço são as melhores compras, geralmente ficam ao preço dos modelos equivalentes do segmento inferior e com mais equipamento, segurança, espaço, qualidade, enfim...)
- Compra de familiar (à matcho[:)]): o ideal é, se não houver condições (€€€) para adquirir de serviço, aguardar que faça (nunca mais de) 3 anos de vida!

E penso que descrevi aquilo que são parâmetros de compra justos e que reflectem a realidade Portuguesa!!!Tenho ou não razão?!?

Eu tenho algum medo desses carros com 2/3 anos nacionais.
Se entram no comercio antes da primeira inspecção periodica...ui... levam com um martelanço certo.

Importados? Só mesmo pessoalmente, na alemanhã e em stands da marca.
O risco de barrete (na minha opinião) é muito mas MUITO inferior lá.
Basicamente, outras pessoas, outras estradas, outros comportamentos...

Importados cá, já matriculados em stands de esquina? NUNCA.
Não sei o que tenho há minha frente.

Já fica um alerta:
Há aí muito menino nas suas A4's avants (2000/2001/2002) de pseudo 130cv, quando na verdade são de 101cv.
Atenção a isso [;)]

vocês estão a esquecer-se de um pormenor...
os usados premium têm custos de manutenção superiores,além de terem maior despesa em caso de acidente.

Mas afinal qual é o teu problema?

Se tinhas tantas certezas sobre aquilo que querias não perguntavas a opinião a terceiros. Se há coisa que me chateia é pedirem-me opiniões para as ignorarem!

E depois qual é o mal de aconselhar um 320D em vez de um Corsa? É realmente um melhor carro que o Corsa novo, mesmo tendo milhares de Km e uns tantos anos. Ou só porque tem "pseudo-status" é melhor não comprar para não ferir susceptibilidades?

Deixem de comprar as coisas pelo que os outros podem pensar e comprem aquilo que precisam e gostam!

Isso é tão mentira. Aliás costuma funcionar a maioria das vezes ao contrário, ainda por cima quando a comparaçao se dá entre segmentos, e algumas marcas especificas.

Vejo utilitários e familiares com a mesma idade e no mesmo estado...
Se eu tratar bem o meu C3 será muito provável que dure mais do que um premium que já é comprado usado sem sabermos como foi tratado.

Já fica um alerta:
Há aí muito menino nas suas A4's avants (2000/2001/2002) de pseudo 130cv, quando na verdade são de 101cv.
Atenção a isso [;)]

E A3 de 90cv a ser vendidos como se fossem de 110. Um amigo meu comprou um com os leterings de 110 e quando recebeu o livrete ficou a saber que tinha sido enganado. Foi ao stand falar com o homem e este ainda gozou com ele. Pode acontecer com qualquer carro, mas as letras vermelhas dos TDI's proporcionam mais a que isso aconteça.
Fica o aviso.
Já agora isso aconteceu no Stand 'O Imigrante' em Barcelos.

E A3 de 90cv a ser vendidos como se fossem de 110. Um amigo meu comprou um com os leterings de 110 e quando recebeu o livrete ficou a saber que tinha sido enganado. Foi ao stand falar com o homem e este ainda gozou com ele. Pode acontecer com qualquer carro, mas as letras vermelhas dos TDI's proporcionam mais a que isso aconteça.
Fica o aviso.
Já agora isso aconteceu no Stand 'O Imigrante' em Barcelos.

Para carros premium,vendedores premium... [8b]
Por essas e por outras é que é sempre melhor comprar a versão menos potente...

...Arre que já irrita !!

É que eu até sou daqueles que acha que cada um deve comprar aquilo que mais lhe convém, mas o constante "IMPINGIR" - tipo lavagem cerebral, a quem vem pedir conselhos sobre a compra de carro NOVO, ou SEMI-NOVO, já passa das marcas...

"P - Preciso de carro, xpto até 20.000,00 €, pensei no Clio, Fiesta, 207, etc, que me aconselham ?"
"R - Epá eu por esse preço importava / comprava era um três binte dê de milnovecentos e carqueja com 300.000 Km, que está ainda na rodagem..."

Para não acharem que estou a ser presunsoso, vamos ser radicais reparem :

E que tal as Marcas deixarem de fabricar carros NOVOS ?

Então é assim :

- Quem tem topos de Gama, troca por um USADO Topo de Gama, com menos Kms e se possível vindo de um País mais NOBRE que Portugal, ou então como já é gajo para exibir as "vaidades", por um desportivo cabriolet...

- Sendo que toda a gente, tendo uma possível referência de um novo, compraria antes um carro de 1 ou 2 segmentos acima...usado...

- Óbvio que os usados baixo de gama ficariam sempre para primeira compra, ou então davam-se aos pobrezinhos...

Vantagens : andavamos todos "BEM MONTADOS" e com carros...

...que pararam no tempo...mas cheios de segurança e coisa e tal, porque ERAM MUITO MAIS CARROS...

Desvantagens :

Todos saberão quais são, né ?

Isto é apenas uma Espécie de demonstração de que o meu Ridículo, só o É, pois é o reflexo do "Outro Ridículo".

[;)]

realmente essa mentalidade irrita ... no outro dia tive uma conversa com o meu avô a dizer-lhe que motores como honda, nissan e mazda são muitos bons e fazem muitos kms ... ... nisto o meu avô aponta para o carro dele (320d que está uma autentica batoneira) e diz: "mas queres comparar esses motores ao motor deste carro?" ... do tipo "este puto não percebe nada de carros ... enfim" ... e eu fiquei [8b][8b][8b][8b] (a bater mal .. lol)

Última edição:
Para carros premium,vendedores premium... [8b]
Por essas e por outras é que é sempre melhor comprar a versão menos potente...
A questão é que muitas vezes as pessoas não fazem ideia sobre o que estão a comprar...

Agora uma coisa é certa, se a pessoa foi ao stand e ainda foi gozada e não fez mais nada, então deve ser um bocado tótó, ou então não temos aqui a história toda! Porque não estou a ver ninguém a ser enganado dessa maneira e comer e calar... pelo menos se fosse comigo esse gajo não vendia mais nenhum carro em lado nenhum!

Se formos a ver o meu caso,não creio que os 14.166€ que dei pelo meu C3 1.4Hdi dessem pra comprar um usado premium em boas condições...

Tanta gente ofendida...

Imaginem que os carros fosse MUITO mais baratos e que o preço não fosse objecção digamos assim... A maioria das pessoas preferia ter um carro novo, certo?

A questão está toda no "value for money", não estão em causa as vantagens de uns ou de outros, mas sim o patamar a que cada um pode aceder em relação ao seu orçamento.

Já aqui disseram isto tanta vez, mas um carro não é bom negócio nem em novo nem em usado, e se é certo que podem acontecer unidades novas com problemas, a probabilidade de isso acontecer é muitíssimo superior nos usados, sem esquecer que os "limões" novos vão para o mercado de usados e aí também ninguém está livre de os apanhar.

Também temos a questão do desgaste, a maioria das pessoas não faz centenas de milhares de kms com o mesmo carro, mas a comprar usado a partir dos 150 mil, sujeita-se a um maior desgaste da viatura e despesas inerentes não só à idade, mas sim ao tratamento que o carro possa ter sofrido.

O cerne da questão é muito simples e trata-se de um assunto que transcende as meras opiniões de cada um, e vai depender muito, mas muito das necessidades de cada um. Se precisam de um carro espaçoso (por razões que para aqui não são chamadas) e não tem verbas para um do tamanho pretendido novo, que remédio tem essa pessoa se não recorrer ao mercado de usados?

Se outra pessoa não tiver essa necessiade de tamanho e só precisa de um citadino por exemplo para se deslocar para o trabalho. Se tiver verbas, um carro novo dará outro tipo de garantias e de segurança.

E pronto, é apenas a minha opinião, mas não me venham com a treta das verdades absolutas, cada um sabe dos seus euros que certamente lhe custaram muito a ganhar, e na maior parte das vezes ainda lhe custarão muito a ganhar.

Penso que cada um é livre de comprar/opinar sobre o que seja , e gostos não se discutem . Dou o meu proprio exemplo , a cerca de 6/7 meses andei a procura de carro novo do genero opel corsa , renault clio , ambos a gasolina sendo que testei o corsa d gtc 1.2 de 80 cv e o renault clio 1.2 acho que tinha 75 , achei 2 carros razoaveis para o que pretendia , mas continuei as buscas com especial interesse na valorização do meu antigo bolinhas visto que tanto na opel como na renault os valores oferecidos eram uma autentica piada ...

Resumindo encontrei um astra (em aparente excelente estado) , fiz-lhe o test drive , não uma nem duas mas tres vezes basicamente (sim sou teimoso , mas o dinheiro não cresce nas arvores) isto para me certificar que estava em condiçoes , depois de negociar comprei o astra por um valor inferior ao que ia dar pelo corsa ou pelo clio , o carro tinha cerca de 40 mil k com 1 ano e meio (sim andou bem) , mas estava e esta impecavel , e ate a data não tenho tido problemas a não ser a chave que pelos vistos tem de ser reprogramada (a secundaria funciona sem problemas) e um tubo que foi cortado(vandalismo e não avaria) .

Ou seja comprei um carro do segmento acima , usado , mais barato , e ate a data de cada vez que entro num corsa ou num clio so tenho o pensamento "Ainda bem que fui para o usado" , a diferença nota-se bem e estou contentissimo com a escolha que fiz .

Cumps [;)]

Os carros ditos de segmento inferior, estão cada vez mais caros, por exemplo um 207, Clio, Yaris ou Ibiza minimamente performante a diesel e minimamente equipado, chega a essa barreira dos 20000€ e até ultrapassa, para isso também eu prefiro importar um A4, 320D, 156 M-JEt e outros que tais com 3/4 anos... São opções, como quem paga é que tem de viver com elas, cada um tem a sua!!! Agora se pedem conselhos, o meu é sempre este, "pelo €€€ que vais gastar, lá fora há sempre opções m€lhor€s"...

Gostei do comentário do Taurus porque refere carros usados com 6 meses a 3 anos e vamos ser inundados com esses carros (leasing, renting etc).

Agora nao posso concordar com isto - E isto é apenas a minha opinião. Cada tem a sua -

20 000 euros: Focus (1 exemplo apenas) 1,6 110 sport de 2005 ou audi a4 1,9 tdi de 2001.

Estamos a falar de 1 segmento C com 2 anos vs um audi de 2001 com 6 anos.

Pode ser cada vez mais usual nao digo que nao mas carros a diesel (e especialmente em 2001) eram comprados p fazer muitos kms e arranjarem com menos de 150 a 200 000 kms é 1 sorte.

Nunca na vida compraria a Audi. E claro estou a generalizar mas 1 focus com 2 anos normalmente tem revisoes na marca (quem diz 2 anos diz 18 meses) e sabe-se o historial melhor que um audi com 6 anos importado.

Mas a verdade é que vejo mtas pessoas a preferir audis com 5/6 anos e a diferença digo-vos é para a maior parte quase indiferenciada.

Quem faz 5000 kms/mes digo que faz a diferença. Agora quem me conhece sabe que ja tive de corsa A a clk e para fazer 50 kms/dia um segmento C chega mas isto é outra conversa.

Agora nao entendo a dicotomia entre focus com 18 meses. Quem diz focus diz C4/Mazda3 etc por um audia4/bmw320d com 6 anos.

Um carro tem ciclo de vida 8 a 10 anos. Um carro com 6 anos/200 000 kms já precisa de alguns cuidados cujo risco eu já nao teria em conta

Mas o envelhecimento do carro tb é logarítmico[;)]

Obviamente que não falo só de desgaste

Acho que n era bem isso que querias dizer, mas assim estás-me a dar razão. Ou seja, dizes que o carro se desgasta mais nos primeiros anos e menos depois (o contrário disto é exponencial).
Acho que no fundo tudo depende do negócio que se faz. Nunca pensei em comprar carro usado, mas de um momento para o outro, e com o negócio feito para um novo, apareceu-me um nacional de 12/2001 com 23000Km (reais e comprovados por um concessionário oficial, sem ter batido e em excelente estado) bastante mais barato do que os "importados" de 2001 e 2002. Foi um caso pontual em que o carro esteve parado por ter sido roubado em 2003... era irrecusável.
São estas oportunidades que fazem pensar que, se procurarmos um pouco, consegue-se fazer um bom negócio. Agora sujeitamo-nos aquilo que o mercado tem para oferecer.

1º porque é que escreves a azul?

Por duas Razões :

1 - Pela mesma razão que tenho opção de escolher a cor do carro que vou comprar, nem que compre sempre preto, mas as marcas dão-me a possibilidade de escolher. Ora, se aqui no Fórum, posso escolher diversas cores, porque não escolher uma ?

2 - Pela mesma razão que tu escolheste o Tamanho de letra 3 e não o pré-definido 2 e o Itálico.

[:p]
[;)]

Quem compra novo mama com a maior parte da desvalorização, assim sendo, quando se compra usado do segmento acima, já alguém deitou dinheiro à rua, sendo a parcela de desvalorização menor para quem vem a seguir.

A lógica 320d de 2002 vs clio dCi novo faz todo o sentido. O 320d é superior em tudo, excepto nos custos de manutenção, que são de um carro 2 segmentos acima.

E se um 320d de 2002 custa cerca de 20000€, bem equipado, e com uma qualidade inquestionável, bem motorizado, etc, os mesmos 20000€ compram um clio dCi70 praticamente base...

E 2 ou 3 anos mais tarde, o clio vale metade, enquanto o 320d desvalorizou uns 5000€ no máximo face aos 20000 iniciais. E essa diferença de desvalorização cobre largamente os custos de manutenção superiores, além de andarmos com um carro melhor.

É a minha opinião, mas se ninguém comprar novos, também não existem usados, é uma realidade...

Voltar
Superior