A minha bateria explodiu! - Processo Terminado.

Porque o N73, pelo menos o meu, não vale pevide!
Passa a vida a bloquear, e a única forma de o "desbloquear" é tirar a bateria fora.
Faço isso dezenas de vezes.
Já para não falar nas vezes que ele se desliga sozinho, ou que está ligado e mesmo assim quem me liga ,recebe a indicação que o mesmo está desligado.
Eu meto-o no bolso, quando o volto a tirar já está desligado..
Enfim, podia estar aqui a noite toda a tecer criticas, não sei se todas as unidades são assim, mas pelo menos o meu...
E lento, tão leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeento!

Tou a ver que a bateria a explodir foi um favor que ela te fez e a motivação para um telemovel novo [:D]

Em relação ao telemóvel desligar-se sozinho, isso deve-se a uma folga entre a bateria e a tampa. Acontece no meu e no da minha namorada (N73). Mete um bocadinho de papel para preencher a folga.

Tinhas a bateria perto do PC? Será que não estava no caminho do ar quente que sai do PC?

Caneco, essas fotos pareço eu a olhar par qualquer coisa sem os oculos [:)][:)]

Meu, dá-me lá uma abébia, ainda era de manhã![:)][:)]
Ficaram muito mal mesmo, vou ver se tiro umas mesmo com a máquina!
Quanto a substituto, este era e estava novo, pelo que tão cedo não há verba para outro.
Também para as minhas necessidades não há pressa, vou usando um telémovel que era do meu pai: já é velhote mas ainda está para as curvas!

Em relação ao telemóvel desligar-se sozinho, isso deve-se a uma folga entre a bateria e a tampa. Acontece no meu e no da minha namorada (N73). Mete um bocadinho de papel para preencher a folga.

Tinhas a bateria perto do PC? Será que não estava no caminho do ar quente que sai do PC?

Pensei no mesmo, mas felizmente, ainda estavam longe um do outro..

Quanto à explosão da bateria a minha teoria é que provavelmente deve ter havido algum problema entre dois iões de litium que depois foram chamar os amigos e desataram todos à porrada, tendo depois entrado todos em conflito...as coisas aqueceram e pum...fez-se lume!![:D][:D][:D]

Ò pá, fenómenos destes, só mesmo a mim![:)][:)]

Tava a reinar [;)]

Mas já foste devolver a bateria?

Eu sei Romão, na boa![;)]
Mas de qualquer modo, mais logo vou tirar umas em condições mesmo com a máquina para se ficar com uma melhor ideia da coisa.
À loja, só lá posso ir na segunda: hoje foi feriado aqui para os meus lados.

Encontrei aqui alguns problemas reportados por baterias usadas no N73 entre outros tantos modelos...

Neste link é avisado a um user, que reporta um problema com a bateria, que não carregasse a bateria e que se deslocasse a um serviço Nokia para verificar o estado da bateria:

Nokia Support Discussions - BATTERY OF N73 - Accessories, Car Phones, and Other Products - Nokia Support Discussions

No link abaixo refere um conjunto de condições a que a bateria não pode estar exposta:
Nokia BL-6M HC Li-ion Battery NOKIA N73 N77 N93 3250 6151 6233 6234 6280 phone b
Verifica bem se essas condições não se aplicaram ao teu caso:

Mais uma. Aqui tem, de uma forma genérica, um conjunto de FAQ e explicações para que as baterias possam explodir. Explicam que um em cada 100.000 casos pode acontecer e na esmagadoria dos casos deve-se a "overcharging".
Nokia Batteries Explode Question & Answers - Ask & Answer Questions on Nokia Batteries Explode - ibibo sawaal

Cumps.

De tudo o que li, as ilações que pude retirar, é que não vejo motivo para tal ter acontecido.
Certo que o telemovel já caiu - mas qual ainda não caiu? - , de resto tenho todos os cuidados com o telemovel e bateria.
Aproveitei os links e dei também uma vista de olhos pelo site da Nokia, nunca "por lá tinha passado", não me pareceu mau.
Vi também que a Nokia só dá 6 meses de garantia para as baterias, logo, de uma maneira, ou de outra, estou "entalado".
Em todo o caso, vou ver o que o senhor da loja vai dizer...

Pois bem..
Tinha o telemovel pousado e com a bateria ao lado pousada, estava ao lado do computador, etc..
De um momento para o outro a bateria começou a arder! Deu um estoiro e desatou a arder! Parecia aqueles foguetes que rolam no chão e largam faíscas![8b][8b]A coisa durou poucos segundos, mas os suficientes para me deixar a bateria completamente derretida..
Como raio(peço desculpa) é que isto acontece?

Infelizmente é um risco que corremos constantemente com qualquer bateria de litium. Os casos mais conhecidos são com teemoveis, mas também há casos com baterias de portateis e com outras. Há até casos de queimaduras graves causadas por situações dessas.

Agora, desculpa lá a expressão, mas não sejas burro... Liga directamente para a Nokia e conta exactamente o que se passou. Independentemente da garantia ser de 6 meses (o que a meu ver é ilegal, pois a lei não preve garantias inferiores a 2 anos para bens novos) é algo muito grave e que poderia ter causado ferimentos. No mínimo dos mínimos exige um terminal novo.

As marcas têm imenso medo de publicidade negatica causada por estes incidentes. Porque se as pessoas começarem a pensar que andar com um Nokia, um iPhone, ou um XPTO é o mesmo que andar com uma bomba relogio, começam a pensar duas vezes antes de comprar.

Last edited:
De tudo o que li, as ilações que pude retirar, é que não vejo motivo para tal ter acontecido.
Certo que o telemovel já caiu - mas qual ainda não caiu? - , de resto tenho todos os cuidados com o telemovel e bateria.
Aproveitei os links e dei também uma vista de olhos pelo site da Nokia, nunca "por lá tinha passado", não me pareceu mau.
Vi também que a Nokia só dá 6 meses de garantia para as baterias, logo, de uma maneira, ou de outra, estou "entalado".
Em todo o caso, vou ver o que o senhor da loja vai dizer...

Conforme poderás verificar aqui, independentemente do que o fabricante alega, poderás verificar que a legislação protege o consumidor no que toca às garantias.
Farias bem em reclamar e caso o primeiro contacto seja negativo, recorre à DECO para te ajudar a exigir um equipamento em condições. Se fosse comigo tentaria até às últimas instâncias uma vez que o acidente poderia ter sido bem mais grave.
Existem fabricantes que identificam a possibilidade disto acontecer e apesar do prejuízo fazem a substituição gratuito de material considerado defeituoso e que poderia causar danos físicos aos seus utilizadores (o exemplo da Dell).

Cumps.

Nokia Batteries Explode Question & Answers - Ask & Answer Questions on Nokia Batteries Explode - ibibo sawaal[/URL]

Cumps.

Mas por isso é que as baterias de litium têm SEMPRE chips que deveriam impedir que elas carreguem demais, ou que aceitem carga depois de serem descarregadas até niveis perigosamente baixos.

A sobrecarga não é culpa do utilizador, é falha da bateria.

Mas por isso é que as baterias de litium têm SEMPRE chips que deveriam impedir que elas carreguem demais, ou que aceitem carga depois de serem descarregadas até niveis perigosamente baixos.

A sobrecarga não é culpa do utilizador, é falha da bateria.

Concordo. E neste caso podem ter havido um conjunto de condições para que tivesse ocorrido a explosão e não só essa de "sobrecarga". De qualquer das formas acho que a marca deveria substituir o equipamento nas condições previstas na Lei.

Cumps.

Sim, não vou deixar isto ficar assim..
Isso de certeza!
Se eu tivesse com a bateria na mão tava f....
Mas antes de tudo, quero ouvir o que o senhor da loja tem para me dizer, já o conheço á allguns anos, quero ver qual vai ser a atitude dele.
Mas irei contactar directamente a Nokia, sem dúvida, e não quero telemovel novo nenhum. Nokia, nunca mais! Eles que arranjem outra forma de me compensar..

Last edited:
Mas irei contactar directamente a Nokia, sem dúvida, e não quero telemovel novo nenhum. Nokia, nunca mais! Eles que arranjem outra forma de me compensar..

Compreendo a tua ideia depois do sucedido. Mas aquilo que te aconteceu tanto pode acontecer com um Nokia como com um SE, um iPhone, ou qualquer dispositivo que use baterias de litium. É um risco inerente à tecnologia das baterias de litium..

Até com iPhones e Ipods que são de uma das marcas com mais reputação de fiabilidade do mundo da informática tem havido noticias de explosões de baterias.

Agora, pessoalmente, duvido que eles te compensem de outra forma que não seja um telemóvel novo, de modelo idêntico ou melhor..

Entendo perfeitamente e também sei que é impossível ser compensado de outra forma(se o chegar a ser), mas depois de ver que podia ter causado um incêndio, de todos os problemas que ele vinha a dar..
Amigos, Nokia, nunca mais.
Podem-me dar outro, ou reparar este, mas usá-lo nem pensar..
Pode parecer estúpido da minha parte, mas, só visto mesmo...

Ganda caga meu... mas culpa as baterias e não a Nokia. Cenas dessas podem acontecer em qualquer bateria, mas que é estranho é.

Back