A minha ferramenta...

Para uso doméstico talvez de 2 em 2 anos, mais importante que isso é guardar bem a chave, não pode andar ao monte com as outras ferramentas e ter cuidado a pousar

Estas chaves dinamométricas mais económicas (LIDL, Norauto, etc...), vêm na sua maioria descalibradas já em novas.

Já calibrei algumas em laboratório e uma vez calibradas aguentam-se bastante tempo.

O maior problema delas é que é rara a que fica calibrada em todo o espectro de binário. Ou seja, calibrando a 80Nm, depois a 30Nm já dá erro na leitura.

Para apertos de rodas, suspensão, etc, servem. Para reparar uma cabeça, e não tendo sido calibrada ao binário que se vai utilizar, não.

Calibrar uma chave dinamométrica é algo que pode ser feito em casa sem grande dificuldade e alguma precisão.

Estas chaves dinamométricas mais económicas (LIDL, Norauto, etc...), vêm na sua maioria descalibradas já em novas.

Já calibrei algumas em laboratório e uma vez calibradas aguentam-se bastante tempo.

O maior problema delas é que é rara a que fica calibrada em todo o espectro de binário. Ou seja, calibrando a 80Nm, depois a 30Nm já dá erro na leitura.

Para apertos de rodas, suspensão, etc, servem. Para reparar uma cabeça, e não tendo sido calibrada ao binário que se vai utilizar, não.

Calibrar uma chave dinamométrica é algo que pode ser feito em casa sem grande dificuldade e alguma precisão.

Já se sabe que não são calibradas a 100% em toda a escala, o importante é perceber o nível de erro se for inferior a 2% por exemplo não é nada de especial, mesmo para fazer o aperto de cabeças do motor isto porque o importante é estarem todos homogêneos quando se inicia a fazer de aperto em graus.

O desvio não é consistente entre elas.

A mais recente, calibrada a 80Nm, ficava a 30Nm com um erro de 16,7%.

Esta brincadeira de aferir as chaves em laboratório começou devido a uma reparação de junta queimada que ao fim de 40 mil kms estava novamente a fazer passagem. Foi-se aferir a chave com que tinha sido feito o trabalho e.... [;)]

Para outro tipo de trabalhos, e face ao seu custo, são fantásticas.

Já se sabe que não são calibradas a 100% em toda a escala, o importante é perceber o nível de erro se for inferior a 2% por exemplo não é nada de especial, mesmo para fazer o aperto de cabeças do motor isto porque o importante é estarem todos homogêneos quando se inicia a fazer de aperto em graus.

O desvio não é consistente entre elas.

A mais recente, calibrada a 80Nm, ficava a 30Nm com um erro de 16,7%.

Esta brincadeira de aferir as chaves em laboratório começou devido a uma reparação de junta queimada que ao fim de 40 mil kms estava novamente a fazer passagem. Foi-se aferir a chave com que tinha sido feito o trabalho e.... [;)]

Para outro tipo de trabalhos, e face ao seu custo, são fantásticas.

Na escala de 80Nm dava aperto de 30Nm?
Isso é muito erro...

Bué ferramentas fixes a caminho da loja do imigrante do leste segunda feira 09/03

Alguns exemplos: aparafusadora sem fios, afiador electrico, serra circular, esmeriladora, aparafusadora de impacto, serra de recortes, conjunto de brocas e pontas, mini conjunto de ferramentas 26 peças, conjunto 5 chaves combinadas, bancada de trabalho, paquimetro digital, caixa para ferramentas, calha de fixação para serrar, conjunto de limas e grosas, etc

Por acaso não fazia ideia de que poderiam existir diferenças substanciais entre o que acusa a chave e a realidade de aperto.
Nestas últimas vezes tenho tido a necessidade de usar a chave com aperto de cerca de 35Nm, na zona das pinças de travão, mas é melhor que não a usar, sempre tenho uma ideia mais próxima da força a usar naquele local especifico, eu dou sempre mais um pequeno aperto depois do aviso da chave.

Hoje adquiri isto, no Leroy Merlin da Amadora, por 29,99€.
Já necessitei de algo assim para pequenas bricolagens, e pareceu-me uma boa oportunidade por um valor aceitável.
Estive perto para comprar a do Lidl, mas não trazia nem metade dos acessórios, nem o extensor que dará imenso jeito.
Não é uma ferramenta automóvel, mas nunca se sabe quando será necessária.... [;)]

attachment.php
attachment.php
attachment.php
attachment.php
attachment.php

Attachments

• IMG-20150226-00551.jpg
    IMG-20150226-00551.jpg
    89 KB · Views: 0
  • IMG-20150226-00549.jpg
    IMG-20150226-00549.jpg
    91.2 KB · Views: 0
  • IMG-20150226-00550.jpg
    IMG-20150226-00550.jpg
    81.6 KB · Views: 0
  • IMG-20150226-00552.jpg
    IMG-20150226-00552.jpg
    110.6 KB · Views: 0
  • IMG-20150226-00553.jpg
    IMG-20150226-00553.jpg
    94.4 KB · Views: 0
LIDL News [:p]

Quinta-feira, 19.03. - Lidl Portugal

Será que aqueles produtos auto valem alguma coisa, ou é estilo Redex, Arbo e afins?
Olha que esse macaquinho e as preguiças......[:p]
Sim já sei, dá pouca altura bla bla bla. Mas é só para mudar o óleo aos carros e usar umas 2/3 vezes por ano, não quero abrir nenhuma oficina.

Agora, os produtos para limpeza/condicionamento.....[:vm)]se a CCE vê isso, mete o LIDL em tribunal.[:D]

Da experiência que tenho com estes produtos, fiquei bastante satisfeito com a pasta lava-mãos e com o spray anti-ferrugem..... Tiveram também um spray limpa motores que a remover o óleo debaixo do motor era excelente....

Serei mais um cliente na próxima semana a ir ao LIDL.....

CCE = Car Care Europe (loja on-line de venda de produtos de detalhe).

Macaco já tenho um igual, e tive que pedir ao meu pai para fazer uma peça que permitisse dar mais altura, que realmente devido a ser tão compacto, não tem grande altura para algumas tarefas. Mas para as intervenções que faço, serve perfeitamente [;)]

As preguiças é que me parecem um bocadinho frágeis, especialmente devido à parte de cima ser uma chapa tão fina.

32.KZ-PRE01-480x480.jpg

Comprei à tempos umas destas por 30 mocas. São bem mais resistentes e robustas, e valem bem o que custam.

O macaco do lidl não parece mau para o preço, mas para carros mais altos tipo jukes e qashqais não me parece que de para os levantar do chão. Só 35cm...

O macaco do lidl não parece mau para o preço, mas para carros mais altos tipo jukes e qashqais não me parece que de para os levantar do chão. Só 35cm...

Controi uma base grande em madeira sólida com 15cm de altura para meteres o macaco em cima e já ficas com um fantástico poder de elevação de 50cm.

Back