A minha ferramenta...

Pessoal

Alguma dica para maquinas de sangria dos travões até 500€ que seja já de gama profissional?

Não quero aquelas tretas de 50€/100€ do chines.

Fui a uma casa de ferramentas auto e indicaram me um RAASM 10805, modelo já no mercado à 30 anos e de funcionamento pneumático, que dizem ser super fiável e com todas as peças disponíveis para reparação.

Tinha preferencia por elétrica, mas desaconselharam me, mas não sou entendido nisto...

Pessoal

Alguma dica para maquinas de sangria dos travões até 500€ que seja já de gama profissional?

Fui a uma casa de ferramentas auto e indicaram me um RAASM 10805, modelo já no mercado à 30 anos e de funcionamento pneumático, que dizem ser super fiável e com todas as peças disponíveis para reparação.

Tinha preferencia por elétrica, mas desaconselharam me, mas não sou entendido nisto...
Tens casa na zona do grande Porto? Pergunto por isto:

https://forum.motorguia.net/boxes/159372-discos-pastilhas-travoes-2.html#post1071150411

Pois não queira dar tanto, 500€ já seria na loucura para mim, é para uso ocasional não profissional.

Não percebi...

Perguntei no outro tópico se alguém conhecia uma oficina no grande Porto onde façam a troca do óleo dos travões com máquina, daí eu ter perguntado se tinhas casa no Porto.

Perguntei no outro tópico se alguém conhecia uma oficina no grande Porto onde façam a troca do óleo dos travões com máquina, daí eu ter perguntado se tinhas casa no Porto.

Não sou dessa zona do pais.
Além disso não sou mecânico de profissão, sou um amador que gosta de ter as coisas para se servir...

E se for esse, a vácuo, bem mais barato.
04ee3f3dc4991a347a33f5f180d03270.jpg

Pessoal

Pergunta por exemplo ao celio...

Mas podes espreitar...

https://www.amazon.es/Sfeomi-Purgad...ravões&qid=1619341543&s=amazon-devices&sr=1-2

SANGRADORES DE TRAVÕES MANUAIS E PNEUMÁTICOS

E se for esse, a vácuo, bem mais barato.
04ee3f3dc4991a347a33f5f180d03270.jpg

Este não são eficientes, sugam pelo sangrador o que não garante uma boa purga.

Já tenho um destes, mas é chato de usar.
Tem de se estar sempre a repor a pressão na bomba manual e a mangueira é curta, não é muito eficiente podendo falhar com facilidade causando alguns atrofios quando se usa.

Last edited:
Não sou dessa zona do pais.
Além disso não sou mecânico de profissão, sou um amador que gosta de ter as coisas para se servir...
Existem muitos mecânicos / oficinas que não têm sequer uma máquina, quanto mais o tipo de máquina que tu queres. apr:)

É uma pena não seres da zona do grande Porto...[8b] não estás a pensar em vir morar para estas bandas nos próximos tempos? [:D]

Last edited:
Existem muitos mecânicos / oficinas que não têm sequer uma máquina, quanto mais o tipo de máquina que tu queres. apr:)

É uma pena não seres da zona do grande Porto...[8b] não estás a pensar em vir morar para estas bandas nos próximos tempos? [:D]

Não estou a pensar, não... :)

É pela incompetência das oficinas que tenho de comprar material, é verdade que muitas não tem este equipamento é tudo a dar ao pé e siga.

E já me aconteceu ir de prepósito a uma oficina que o tenha a maquina e à minha frente trocarem o óleo onde nem meio litro de óleo gastaram... Devem pensar que como gelados com a testa...

DragonH, andava a procura no Google por uma oficina com máquina e apareceu-me o seguinte:

Maquina sangrar travões FACON Dot DF100 Creixomil • OLX Portugal

Não sei se vale algum ou não (muito menos sei se está a bom preço), apenas estou a partilhar informação.

Obrigado pela dica, já tinha pesquisado no OLX mas ainda não tinha visto este.

PS: Só agora vi que é em Braga, é muito longe infelizmente.

Last edited:
Não estou a pensar, não... :)

É pela incompetência das oficinas que tenho de comprar material, é verdade que muitas não tem este equipamento é tudo a dar ao pé e siga.

E já me aconteceu ir de prepósito a uma oficina que o tenha a maquina e à minha frente trocarem o óleo onde nem meio litro de óleo gastaram... Devem pensar que como gelados com a testa...

Obrigado pela dica, já tinha pesquisado no OLX mas ainda não tinha visto este.

PS: Só agora vi que é em Braga, é muito longe infelizmente.
Aspiraram o óleo do depósito?

Aspiraram o óleo do depósito?

Sim aspiraram, mas não desmontaram o filtro por isso ainda ficou lá um bom bocado, visto que o tubo não chegou ao fundo, depois tiram um caganito em cada roda, mesmo muito pouco.

Ainda falei que deviam de tirarem mais, mas ficou num saco roto, não me importava de pagar mais 1 litro e ver que tinham levado uma boa lavagem no circuito.

Já agora que maquina usas na tua oficina?? Alguma sugestão?

Boa Tarde Malta

Alguma recomendação para um compressor de ar com indicação led bar\psi e que funcione com 12v do isqueiro e 220v convencional?

Boas, tenho uma daquelas chaves dinamométricas mais comuns que vão de 13 a 210 nm (marca tekton), ontem fiz a mudança do óleo do motor ao meu carro e quis usar a chave para dar o aperto ao parafuso do cárter, marquei 25nm e fui apertando mas aquilo nunca mais dava o click e no meu ver já devia ter dado, decidi então usar o roquete e apertar a olho conforme faço.

Já nos dois parafusos da caixa de velocidades que são daqueles de 17mm sextavada o mesmo aconteceu, mudei o óleo a algum tempo e reparei que tinha alguns escorridos, apertei a olho na altura e até tinha achado que podia ter apertado demais mas pelos vistos não, fui usar a chave, o aperto é de 35nm mas marquei 30nm pelo sim pelo não, aconteceu a mesma coisa, rodei mais de 1/4 além do que já estava e nunca mais clicava, decidi parar antes de fazer asneira.

Pensei que podia ser problema da chave já que abrange um número de aperto maior e por isso em apertos baixos pode falhar, foi o que li, experimentei num parafuso da roda e só com um cheirinho ela dava logo o click.

Por isso pensei será por ter óleo na rosca que faz com que o parafuso não ganhe resistência ? É que por um lado não tem lógica porque como é que se dá aperto a um parafuso desses sem que tenha uma gota de óleo ? Escorre sempre alguma coisa enquanto se enrosca o parafuso.

Já até pensei comprar uma chave mais pequena de 1/4 ou 3/8 a ver se faz diferença.

Uma chave dinamométrica não tem ciência de usar mas tem jeito. Podes seleccionar o aperto que quiseres, mas se o aperto não for feito de forma correcta, te garanto que apertas o parafuso até partir sem ouvires o click

Então o que é que me está a falhar ? Qual é o jeito ? Até agora a chave só me falha nestes parafusos em questão.

Back