A pobreza que não pára de aumentar em Portugal...

Já agora.. E enquanto a TVI não responde para podermos voltar ao assunto inicial, não deixo de ficar perplexo com uma comportamento que aqui vejo..

Porque raio, são os opositores das reformas que se têm feito, aqueles que querem usar a pobreza como arma de arremeeço? Se há alguma coisa que o facto de ainda haver 20% de pobres em Portugal e de esse numero ter deixado de baixar desde o ano 2000, é que a mautenção da situação actual que muitos de voces defendem, especialmente os que têm um certo e determinado "patrão", só leva à perpetuação da pobreza em Portugal.. Porque com os fracos crescimentos a que a situação actual de gastos excessivos do Estado nos condena, nenhuma politica social vai resolver nada. Para acabar com a pobreza, antes de mais é preciso que a economia cresça a bom ritmo... Por isso, o essencial, é criar as condições para esse crescimento o quanto antes...

Enfim... Mas outros defenderão que as reformas que se iniciaram agora são a causa da pobreza... Afinal, quaquer argumento já serve para se agarrarem como tábua de salvação..

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Atenção que este foi, apenas, um exemplo de raciocínio e não um exemplo comparado!...
Pelo teu exemplo, com uma base pequena tanto podes ter 8 litros como 12. Depende qd colhias a amostra.

Com uma base alargada tens um resultado mais fiável, qt consome efectivamente o teu carro... 10.
Certo, mas se houver uma mudança brusca dos consumos (quer para mais, quer para menos) não é logo detectada, só o sendo daí a uma muito grande quantidade de quilómetros depois (a menos que se faça novo reset), ficando-se durante muito tempo com uma noção distorcida da actual realidade até serem reunidos daí a muito tempo novos resultados...;)

citação:Originalmente colocada por pmct

As vezes quendo leio estes topicos fico a pensar que sou um alienigena.

Pe LEve a noticia do DN refere-se a um estudo feito a camada mais pobre da nossa população, ou seja a 3ª idade e nem ai se verifica o que foi supostamente dito pela TVI.

Não estas a espera que eu va acreditar que 2 milhões de pessoas vevim com menos de 24 eutros por mes, é que isso acontece no rhuanda.

Não sei se me estou a explicar bem.
Eu percebi a diferença entre um e outro artigo, meu caro, e salientei que a base de estudo do artigo que referes se reportava apenas à população idosa, aliás como referi, e não precisas de explicar melhor...[:p][:p]
citação:Originalmente colocada por pmct
...olha aqui uma noticia parecida mas de um jormal nais a serio :D

http://jn.sapo.pt/2006/09/04/sociedade_e_vida/pobreza_entre_mais_velhos_a_portugal.html
;)
As diferenças de resultados (que eu evidenciei, sem falar no rendimento/mês que é a principal polémica...) são (questão "secundária") dependentes dessa diferença: quantos em que universo são pobres!;)

O valor de rendimento/mês desses pobres, o tal da "polémica" ("questão principal" é apresentado pela tal organização e eu apenas me limitei a trazê-lo aqui a discussão, pois se estes tópicos/temas têm pelo menos uma virtude ela, a principal, é a possibilidade de se escalpelizarem devida e equilibradamente os temas em análise!;)

Não sei se esse valor é correcto, possível, ou demagógico! Sei é que vivendo nos grandes centros urbanos é-nos difícil, muitas vezes, saber até onde vai a pobreza nos recantos deste país...

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Por falar em pobreza e de quem vive no limiar da mesma.

Ontem enquanto certamente a maioria dos prezados users estavam "pespegados" a ver um qualquer desafio de Futebol na "teve", a SIC no seu jornal da noite mostrou uma reportagem elaborada em ESPANHA, mostrando FAMILIAS que recorrem aos caixotes do lixo de supermercados, mercearias e padaria para retirarem dai os alimentos que no limiar do prazo de validade ou nãp vendidos são atirados ao lixo.

Desde frutas, legumes, conservas, fiambres, presuntos (fatiados), congelados a isto consideravam um autentico festim, pão [8)]

E anda por ai um outro tópico a dizer que os nuestros hermanos é que são bons.

Tb vi isso, inclusive uma familia de surdos com dois filhos pequenos :(.

citação:Originalmente colocada por hpventura

0,80 € por dia ainda dá 24 € por mês... nada mau comparado com os 2 USD por mês q um qq africano tem para viver...

Querem falar de pobreza vamos até África ou a alguns países asiáticos.... davam tudo para viver como um pobre português...

Devemos baixar ainda mais o nível, afinal haverá sempre quem esteja pior.

E bem vistas a coisas ainda nos falta regressar ao trabalho escravo depois, só depois os Portugueses (plenamente esclarecidos, diga-se) poderão "falar de pobreza".

citação:Originalmente colocada por Nthor

Devemos baixar ainda mais o nível, afinal haverá sempre quem esteja pior.

E bem vistas a coisas ainda nos falta regressar ao trabalho escravo depois, só depois os Portugueses (plenamente esclarecidos, diga-se) poderão "falar de pobreza".

Para que essa demagogia? O que ganhas com isso?

Sinceramente, vai lá ver o que se disse para trás e ve se alguém negou que a pobreza ainda é um problema em Portugal?

Ninguém nega que há pobreza em Portugal.. E quem o fizer não pode estar bem da cabeça...

Agora.. Haver pobres, é muito diferente de dizer que 20% da população vive todos os meses com menos de 24 euros. Isso é uma mentira completa. Aliás, isso atiraria o nosso pais para rankings de pobreza que nem na America Latina se verificam em nenhum pais excepto a Bolivia.. Mesmo algumas regiões africanas há muito que têm pobreza extrema inferior ao que a TVI indica para Portugal, e a China, Indonesia e outros paises também já superaram esses numeros...

Acho que ninguém minimamente racional pode acreditar que aquilo é verdade...

E não entendo, sinceramente, que motivos levaram tantos users deste forum a vir fazer a defesa cega desses numeros.. Sinceramente que gostava de entender essas motivações..

... Mas talvez não tenha sido vista pelo pessoal...

Afinal falou-se de que "a verdade é como o azeite" e que os problemas de exclusão social estão aí, nos 1.800.000 idosos, que representam 8 mil milhões de euros / ano de despesa ao Estado (muito aquém do que eles precisam, diria eu e pelo que se viu...)! Referiu-se existirem cerca de 500.000 estrageiros em Portugal (tantos em precárias condições...), representando 5% da população...

Falou-se, ainda, dos 1100 (estimativa) sem abrigo que existem só na região de Lisboa, sem trabalho, rendimentos, tecto, conforto ou esperança...

Falou-se das diferenças entre exclusão e inclusão social e do que isso significa em cada caso...

...Nos 80 cêntimos de rendimento por dia...

...Tudo assuntos sem importância nenhuma...

... Mas talvez não tenha sido vista pelo pessoal...

Afinal falou-se de que "a verdade é como o azeite" e que os problemas de exclusão social estão aí, nos 1.800.000 idosos, que representam 8 mil milhões de euros / ano de despesa ao Estado (muito aquém do que eles precisam, diria eu e pelo que se viu...)! Referiu-se existirem cerca de 500.000 estrageiros em Portugal (tantos em precárias condições...), representando 5% da população...

Falou-se, ainda, dos 1100 (estimativa) sem abrigo que existem só na região de Lisboa, sem trabalho, rendimentos, tecto, conforto ou esperança...

Falou-se das diferenças entre exclusão e inclusão social e do que isso significa em cada caso...

...Nos 80 cêntimos de rendimento por dia...

...Tudo assuntos sem importância nenhuma...

Vi e não é novidade, infelizmente.

Parece é que se prefere andar com paninhos quentes a tomar medida de fundo.

Paninhos quentes é deixar que sejam organizações voluntárias a tratar destes casos, com meio duzia de artigos num saco de plástico , uma dose de boa vontade e ZERO de APOIOS ou orientação competente.

Depois quando cair um vaga de frio ou vier o Natal organizam ceias e tendas de acolhimento, acabada a epoca festiva, volta tudo ao mesmo.

Há que saber as causas e procurar soluções, mas infelizmente estas pessoas que hoje são maltradatdas pela sociedade já deram no passado o seu contributo á sociedade (idosos) e pagaram os seus impostos, muitos foram explorados, mas todos viveram uma vida digna enquanto tiveram forças para trabalhar.

Este rosto que a sociedade liberal e progressista teima em esconder deve ser uma profunda vergonha, e garantidamente a vergonha não passa ou desaparece porque simplesmente olhamos para o lado.

Pois é, é tudo com base no amadorismo e no voluntariado, ajudando o Estado a demitir-se ainda mais das suas obrigações para com estes... seres humanos...

Claro que, como dizes e bem, no Natal e Ano Novo todos se lembrarão destes pobres que têm frio, fome, sede, doenças, calor, miséria... todo o Santo Ano...

Pois é, é tudo com base no amadorismo e no voluntariado, ajudando o Estado a demitir-se ainda mais das suas obrigações para com estes... seres humanos...

Claro que, como dizes e bem, no Natal e Ano Novo todos se lembrarão destes pobres que têm frio, fome, sede, doenças, calor, miséria... todo o Santo Ano...

A culpa é da falência do estado nos assuntos sociais.

Porque para alguns assuntos já não existe falência.

A porra da moralização que não começa onde devia.

Olha só para voltar a citar o odiado CM

citação:Governo e os media
38 milhões para gastar em publicidade

O caso da publicidade na revista ‘Fortune’ e a alegada interferência do Governo num telejornal da RTP lançaram a polémica sobre os gastos em marketing e a forma como o Executivo lida com os media. Quanto a custos em publicidade, o Orçamento prevê 37,9 milhões de euros.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=220101&idselect=181&idCanal=181&p=0

Mas, mas, não era em Africa que havia muita pobreza, cá vive tudo muito bem?

Quer-me parecer que para além desta, temos tb muita da outra, a de espirito.

Voltar
Superior