A super tempestade do século (Furacão Sandy)

É isso. A questão é que, se não estou em erro, a pressão atmsoférica tenderá, neste caso a baixar, como resulta deste apontamento Ciclone extratropical
a previsão para a pressão atmosférica é de 940mb, registo nunca visto para aqueles lados.

os 1013 é o standart
para cima é alta pressão ou seja anti ciclone e para baixo baixa pressão, ou seja ciclone

latest.jpg

Iuri, excelente apanhado das ocorrências que nos vais fazendo [;)]

Perdoem a minha ignorância mas a chuva que (pelo menos em Lisboa até esta a chover bem) tem alguma coisa relacionada com a tempestade? Se bem me lembro ontem vi o tempo e não dava chuva. E se dava era só para o Norte.

tem mais haver com o facto de o anti ciclone dos açores não estar la, e perto do seu lugar estar 1 baixa pressão

A velocidade do vento está a subir: 145km/h
Se entrar em NY com este nível de sopro, não queria estar em nenhum dos arranha-céus. Provavelmente muitas janelas estilhaçarão e o próprio edifício abanará (como é normal que aconteça).

Vi agora imagens de uma grua que partiu e que estava no alto de um arranha céus em construcção em Manhattan (57 West Street).

Seja tempestade do século ou tempestade da semana, isto não é claramente "a minha praia". Vou sair. Se entretanto der à costa uma baleia acima das 15 toneladas (18, na escala do correio da manhã), chamem-me, ok?

gostava só de levar os que acham piada que se fosse em portugal estavamos lixados, teriamos de pedir ajuda internacional
e ja agora 1 tempestade deste tipo vai agravar preços, pelo menos de combustiveis

Os 960 sao mínimos, a atmosfera standart é 1013 arredondados, esses 960 sao uma muito baixa pressão, isto forma se devido ao ar quente subir rapidamente e arrefecer rápido e voltar a descer muito rápido

E pior que isso acontece um fenómeno que aqui todos desconhecem que é o "barometro invertido", ou seja, a pressao desce de tal maneira que a agua do mar eleva-se visto que o ar torna-se menos pesado.

O mesmo jornalista, noutro local da baixa de Manhattan, apontou a altura provável de subida da maré (puxada pelo vento).
Provavelmente será um exagero, mas se se confirmar, a acqua alta de Veneza vai parecer uma brincadeira com o que pode estar para a acontecer.

E pior que isso acontece um fenómeno que aqui todos desconhecem que é o "barometro invertido", ou seja, a pressao desce de tal maneira que a agua do mar eleva-se visto que o ar torna-se menos pesado.

É precisamente isso que está para acontecer: pressão inferior a 940mb, maré alta, efeito lunar e ventos ciclónicos. Diria que aparentam ser ingredientes explosivos para aquela região.

gostava só de levar os que acham piada que se fosse em portugal estavamos lixados, teriamos de pedir ajuda internacional
e ja agora 1 tempestade deste tipo vai agravar preços, pelo menos de combustiveis

Então não vês que é só para assustar, qual quê...

Visto que a água é um fluído incompressível, parece-me difícil que isso aconteça.

Back