Abusos com estágios profissonais!

Chiça....

Em arquitectura?
Já agora pq? foi mesmo a unica forma, ou por ser algum estágio XPTO?
Arranjar estágios em Arquitectura é complicado... Arranjar estágios pagos ainda mais complicado.

Arrisco-me a dizer que mais de 60/70% são grátis! E depois há sempre 1 ou 2 casos de pessoal que quer mesmo estagiar com algum arquitecto mais reconhecido e cheguem a pagar por isso! Para passarem a frente de algum coitado que não tem dinheiro e já nem ia receber!

Estamos a falar de estágios OBRIGATÓRIOS de acesso à Ordem que antes tinham a duração de um mínimo de 12 meses! E que agora podem ser apartir de 10 meses!

Arranjar estágios em Arquitectura é complicado... Arranjar estágios pagos ainda mais complicado.

Arrisco-me a dizer que mais de 60/70% são grátis! E depois há sempre 1 ou 2 casos de pessoal que quer mesmo estagiar com algum arquitecto mais reconhecido e cheguem a pagar por isso! Para passarem a frente de algum coitado que não tem dinheiro e já nem ia receber!

Estamos a falar de estágios OBRIGATÓRIOS de acesso à Ordem que antes tinham a duração de um mínimo de 12 meses! E que agora podem ser apartir de 10 meses!

Pois.
A realidade em Direito (que por acaso tiramos o curso na mesma U) não é muito diferente em termos de percentagem de não remunerados.

Pagar realmente não sei se sucede, já que há sempre a possibilidade de pedir na Ordem que seja nomeado um patrono... na vossa não?

Pois.
A realidade em Direito (que por acaso tiramos o curso na mesma U) não é muito diferente em termos de percentagem de não remunerados.

Pagar realmente não sei se sucede, já que há sempre a possibilidade de pedir na Ordem que seja nomeado um patrono... na vossa não?
\

A minha namorada comecou agora o longo estagio dela em Direito e nao e' nada facil.

Para as pessoas viajadas e que conhecem a cultura laboral de outros países vocês sabem que a maioria da nossa precariedade laboral tem a ver com o que as pessoas se sujeitam.

Eu sai da anterior empresa porque houve pessoas licenciadas a aceitar 450 euros/mes brutos. Ou seja licenciados em engenharia, produtivos. Não estavam a fazer ferramentas internas mas sim a trabalhar em clientes.

Depois houve mal estar porque eu so aceitei 900 euros. Como diz alguém em cima é preciso que se forme tipo sindicatos e que as pessoas saibam o justo a pedir.

Claro que o abuso parte sempre da entidade patronal mas a causa é haver pessoas a aceitar.

Para pessoas que falam no desespero eu entendo mas para licenciados....nesse caso emigrem. Há tantas empresas a pagar a relocation.

Foi o conselho que dei 1 amigo meu. Não arranjava cá. Está a receber 2000 brutos em amesterdão. Não é nenhuma fortuna mas está a consolidar experiencia

Estágios não remunerados, para consolidação de conhecimentos e aquisição de competências, são de facto win win quando são realizados por parcerias entre a universidade e a entidade onde o aluno estagia durante a fase de estágio INTEGRADA na licenciatura e culmina na obtenção do titulo de curso, e com estes concordo e apoio...

mas os que eu estou a referir são "estágios" já para profissionais certificados, cuja aplicabilidade e utilidade da palavra "estágio" está subvertida..

Não se pode considerar o estagio como uma entrevista de emprego de duração de 6 a 12 meses gratis....

Não posso classificar estas situações de trabalho á experiencia como estágio ou entrevista.
É efectivamente um trabalho com mão de obra especializada, a realizar trabalho autonomo, de forma gratis...

E as licenciaturas que não têm acesso a estágio ? [;)]

E um licenciado não é um profissional certificado, desculpa, mas não é. Ou melhor, é certificado, mas ainda não adquiriu competências de profissional.

O benefício para um estagiário é simples. Quando sai para o mercado de trabalho "a sério" vai com experiência e competências que antes não tinha.

Por isso, não me choca minimamente que alguém esteja 6 meses a um ano nessa condição.

E, mais uma vez, se a empresa detectar um talento, garantidamente que ele é absorvido na organização (na maioria delas).

Há de facto alguns abusos, que se resolviam facilmente: os estágios só deviam ser permitidos quando integrados no plano curricular da formação.

As empresas querem experimentar os licenciados? É simples, fazem um contrato a termo de curta duração.

E às largas dezenas de cursos que não têm estágio no plano curricular ?

Eu fiz estágios enquanto tirava o curso foi um ano de trabalho a tempo inteiro dividido entre dois estágios, podia ter optado por projectos de investigação mas preferi os estágios. Mas agora que acabei o curso nunca mas nunca iria aceitar trabalhar de borla. Por isso é que existem os estágios profissionais do INOVJOVEM e DO IEFP, que proporcionam uma remuneração condigna ao estagiário.
Claro existem os casos dos arquitectos, dos advogados e assim mas pronto isso é considerado parte da formação infelizmente.

Mas que serviços é que oferecem?

É que a OA pouco ou nada "oferece" de serviços. LOL

Os mesmos da O.Engenheiros e O.Médicos - uma revista, uns seminários e "tachos" para 2 ou 3. [:p]

Agora a sério, tenho que reconhecer que, de todas, a O.Médicos tem um papel muito activo na protecção da classe.

Conheço bem de perto o caso de arquitectura e considero um verdadeiro abuso o modus operandi da maioria dos atelier. Trabalhar sem receber nada (ordenado, sub. almoço e deslocação) e com uma carga horária estúpida (10~12h/dia)... E depois desse estágio, tipicamente 1 ano (a pagar transportes e refeições do próprio bolso), vem a excelente proposta de contrato: 600~700€, a recibos verdes...

Eu concordo com os estágios, efectivamente saímos das faculdades a saber um monte de.... nada.
Ou melhor temos muita teoria e noções, mas muitas vezes desfasada da realidade, que tem que ser colocadas na vida real.

Que se faça um exame de acesso à Ordem, ok, que se inicie o estágio e o mesmo não seja remunerado... ainda vá.
Agora que após 2 anos ainda possa haver mais um exame e chumbo, aí parece-me claramente excessivo, porque muitas vezes pouco mais é que castrar a entrada na vida profissional, não sei se assim é nas outras Ordens ou não.
É assim na O. Advogados.

eu realmente ouvi no outro dia uma melhor. A universidade FErnando PEssoa no Porto exige estágio curricular aos alunos de fisioterapia [ a minha conhecida estuda isso lá] mas não garante os estágios. Logo elas têm de pagar a clínicas para ir para lá fazer o estágio académico senão nunca acabam o curso... O que dizer disto?[:D] [:D]

E ninguém parece na Universidade fazer nada. Acham "normal"!!![8b] [8b] [8b]

Em relação aos estágios, é como as horas extras. Uma vez por outra a pessoa trabalhar até mais tarde, porque tem que acabar qualquer coisa. Tudo bem! É salutar. Agora ficar em 6 meses 98% dos dias a sair depois das 20h qd o horário é até às 18h30 não me parece normal. E a minha namorada vive isso. Nós já tivemos "amenas cavaqueiras" [;)] sobre esse assunto, porque ela diz se pressionada para fazer todo o trabalho e que não pára durante o dia para lanchar, reduz o horário do almoço, evita ir à casa de banho em horário laboral e mesmo assim tem que ficar mais horas a trabalhar.Acham normal??? Eu tb não acho, mas ela prefere o silêncio e continuar a ser "escravizada" ali tentando concorrer a outros lados! Mas enquanto isto ela e as colegas são "escravizadas" para produzirem.
Elas se sairem à hora correcta o trabalho terá de se acumular e o "patrão" perceberá pela pior maneira que tem que colocar mais pessoal a trabalhar...[8b]

Esta sistuções são revoltantes, e fico parvo ao ver certas situações. Não percebo como é que há pessoas a rebaixarem, a serem humilhadas e darem todo o seu esforço e conhecimento para estarem a fazer "voluntariado" em empresas ou memso a receberem 450€/mês. Muitas dessas pessoas já pensaram que em "profissões menos vistosas" mas mais "nobres" podem ganhar o mesmo, ou mais não vivendo na humilhação constante?

eu realmente ouvi no outro dia uma melhor. A universidade FErnando PEssoa no Porto exige estágio curricular aos alunos de fisioterapia [ a minha conhecida estuda isso lá] mas não garante os estágios. Logo elas têm de pagar a clínicas para ir para lá fazer o estágio académico senão nunca acabam o curso... O que dizer disto?[:D] [:D]

Em relação aos estágios, é como as horas extras. Uma vez por outra a pessoa trabalhar até mais tarde, porque tem que acabar qualquer coisa. Tudo bem! É salutar. Agora ficar em 6 meses 98% dos dias a sair depois das 20h qd o horário é até às 18h30 não me parece normal. E a minha namorada vive isso. Nós já tivemos "amenas cavaqueiras" [;)] sobre esse assunto, porque ela diz se pressionada para fazer todo o trabalho e que não pára durante o dia para lanchar, reduz o horário do almoço, evita ir à casa de banho em horário laboral e mesmo assim tem que ficar mais horas a trabalhar.Acham normal??? Eu tb não acho, mas ela prefere o silêncio e continuar a ser "escravizada" ali tentando concorrer a outros lados! Mas enquanto isto ela e as colegas são "escravizadas" para produzirem.
Elas se sairem à hora correcta o trabalho terá de se acumular e o "patrão" perceberá pela pior maneira que tem que colocar mais pessoal a trabalhar...[8b]

Esta sistuções são revoltantes, e fico parvo ao ver certas situações. Não percebo como é que há pessoas a rebaixarem, a serem humilhadas e darem todo o seu esforço e conhecimento para estarem a fazer "voluntariado" em empresas ou memso a receberem 450€/mês. Muitas dessas pessoas já pensaram que em "profissões menos vistosas" mas mais "nobres" podem ganhar o mesmo, ou mais não vivendo na humilhação constante?

Tens razao no que dizes. E o mal e' as pessoas sujeitarem-se. Se todas se unissem e nao se deixassem ser exploradas era outra coisa.

Mas tambem ha sempre aquela coisa que no inicio tem-se de esforcar muito para conseguir passado uns anos subir!

Quanto aos estagios nos cursos que conheco as pessoas tambem os tem de arranjar (universidades publicas) por isso nao me admira que em privadas tambem seja assim. E as pessoas no ultimo ano do curso precisam tambem de aprender a evoluir por si proprias, sem ter a papinha feita.

Podíamos estar aqui horas a falar sobre esta e aquela universidade ou faculdade, no caso dessa q referes tb já histórias mto "macacas", 1 dos meus melhores amigos anda (ou andou, ainda ñ lhe disseram se acabou o curso) precisamente em Fisioterapia lá...

Eu estou no último ano de curso...
E tenho medo! Confesso, tenho medo, pq vejo as coisas mto más...

Ñ estou a estagiar no sentido concreto da palavra, estou a desenvolver investigação na área, mas tenho colegas a estagiar em empresas e hospitais... E parece-me q apenas 1 está a ser pago... No entanto, considero normal, visto q estamos ainda no decorrer do curso e o objectivo final, seja de estágio ou de projecto de investigação, é escrever a tese de mestrado...

Sei q há essa prática das empresas... Só q, como já alguns conscientes membros deste fórum disseram, há boas e más empresas! Há empresas em q compensa ficar a estagiar uns tempos s/receber p/conseguir lá ficar, isto claro se o estagiário/recém-formado for bom naquilo q faz!

O problema está em distinguir o trigo do joio... E, como tb já aqui li, e c/mta razão, é preciso procurar e ñ baixar os braços, ñ se rebaixar!
Ñ está fácil p/ng (a ñ ser p/os médicos, perdoem-me agora, é a realidade, mas tb são outros 500paus e ñ vou entrar por aí), mas eu acredito, apesar de ter "medo" como referi, q é possível encontrar empregos decentes ou q correspondam minimamente àquilo q prevíamos qdo começamos 1 curso...

No meu último semestre da faculdade surgiu a oportunidade de ir fazer um estágio à borla para um empresa.

Pensei, já que é o último semestre e tenho só a tese para fazer vou aproveitar, mas esclareci logo que sendo um estágio a custo 0 que tinha que sair no máximo às 16hrs uma vez que a tese tinha que ser feita por alguém, e esse alguém era eu! [:D]

Passado um mês de lá estar e porque devem ter achado que isto de sair cedo não dava com nada, ofereceram-me o ordenado mínimo.

Pensei, pensei, e dado que os horários de entrada eram relativamente flexiveis, acabei por aceitar. Conseguia entrar às 8 e sair cerca dos 17hrs e ter tempo para fazer o que era suposto terminar.

Claro que os meus planos acabaram por ir todos pro água a baixo, mas apesar de tudo tive uma bastante sorte, e dado que não tinha acabado o curso, acho que foi uma experiencia muito boa.

Pior foi um Eng. que lá estava que entrou nas mesmas condições que eu (ainda com o curso por acabar e a ganhar 450€) acabou e curso e levou mais uma ano de contracto a 450€... e numa empresa de consultoria estão a ver as horas que isso significa de trabalho..

Tens razao no que dizes. E o mal e' as pessoas sujeitarem-se. Se todas se unissem e nao se deixassem ser exploradas era outra coisa.

Mas tambem ha sempre aquela coisa que no inicio tem-se de esforcar muito para conseguir passado uns anos subir!

Quanto aos estagios nos cursos que conheco as pessoas tambem os tem de arranjar (universidades publicas) por isso nao me admira que em privadas tambem seja assim. E as pessoas no ultimo ano do curso precisam tambem de aprender a evoluir por si proprias, sem ter a papinha feita.

Vamos a ver algumas coisas.
Em relação aos estágios, eu não acho mal as pessoas arranjarem. Eu próprio escolhi o estágio que estou a fazer agora para terminar o curso. É académico, logo não recebo nada. Mas eu escolhi assim, porque o meu curso garante estágios para todos os alunos, inclusívé com alguns remunerados.
Vamos pensar bem, o curso tem que ter estágio curricular, logo eles têm que garanti-lo. Não me digam que tendo que ter análise matemática, tb tenho que ir ter aulas fora pq a faculdade nao garante as aulas? mas que sentido faz isso! se é obrigatório que o arranjem.

Em relação aos estágios, vamos ver uma coisa. Não é só no iníco que devemos dar o nosso melhor e o nosso máximo. Isso é sempre! O que acho errado e não diz em lado nenhum é que nos temos que nos rebaixar e ser escravisados para poder crescer nas carreiras.
Estão mal, mudem. Criem o vosso emprego à vossa maneira...
Porra para isto![8b]

Estas a acabar o curso, vais ver que te vais ter de adaptar ao mercado e se as coisas nao estiverem como gostas vais mesmo ter de ser tu a mudar e nao a organizacao.

Sim tem de garantir estagios e normalmente o gabinete de estagios funciona bem pelo menos em Aveiro. Mas e' muito mais interessante enviar curriculos e procurar por nos!

Voltar
Superior