Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Pior do que os que vão com os faróis desligados (pois pode ser por mero esquecimento) são os imbecis que ligam apenas os mínimos!!!

Será que essa gente é tão parva que não percebe que, com tempo de chuva, ter os mínimos ou náo ter nada é quase a mesma coisa???

É que nem se podem desculpar com o facto de náo saberem como estão a ser vistos, pois basta cruzar-se com outro anormal com os mínimos ligados para perceber qual a visibilidade que os mesmos proporcionam.

Amanhã virá mais chuva! Não façam como estes:

2004101923810_%20239.jpg

...Hoje fizeram...[8]

O alerta de mau tempo serve "apenas" para reforçar o alerta feito neste tópico, sobretudo relativamente a todos os outros dias em que a visibilidade é reduzida!

Por isso NUNCA se esqueçam de ligar os médios em más condições meteorológicas e, se necessário (nevoeiro ou muito "spray"), liguem os faróis de nevoeiro!

Boas viagens.

ACENDAM A M**** DOS FARÓIS, PORRA!!!!!

Ainda hoje às 18h30 (já é bastante escuro nesta altura) vinham todos os carros com os faróis ligados e vejo um marmanjo atrás de mim de faróis desligados, numa via rápida!!! andou atras de mim assim cerca de 8 km's com vários carros a fazerem sinal de luzes ao passar por ele. Depois de fazer, durante algum tempo, sinalização com o farol de nevoeiro traseiro e umas sinalizações com as mãos, decidi deixá-lo passar. Quando vai a passar por mim, buzino para ver se olhava para mim. Nada. Meto-me atras dele e começo a fazer sinal com os máximos. Lembra-se e faz-me sinal com o farol de nevoeiro traseiro!!!! Só depois é que se lembra de ligar as luzes. Assim que passa para a faixa da direita passo por ele, e vejo que o homenzinho fica a olhar pra mim com cara de parvo como quem quer dizer: "O que é que este gajo queria???!!" [8][8][8][8]

Há alturas, mesmo num dia claro, em que dou por mim a ligar os faróis quando entro no carro, sem necessidade...É um dos meus rituais: chave na ignição, rodar a chave, cinto, ligar o motor e farois..

Mesmo num dia claro, sobretudo de manhã ou à tarde, nas alturas em que o sol incide sob determinados ângulos, mas sobretudo quando está por detrás do carro, acender os faróis significa que, por exemplo, quem vem de frente para nós (e, nesses casos, de frente para o sol) consegue distinguir o nosso carro se viermos de faróis acesos! Tal percepção pode significar, "apenas", a diferença entre a vida e a morte...

Ao ir de Guimarães para Braga pela Nacional, há uma zona com muitas árvores, em que o Sol passa pelo meio delas. Quando o carro da frente fica "encoberto" pela sombra e o sol bate de frente, os faróis fazem muito jeito. Nesta zona por vezes ligo os faróis para ver melhor o painel de instrumentos, para controlar a velocidade..
Quando se está prestes a entrar num túnel e o sol bate de frente, também é muito difícil ver algum carro a circular no túnel, se não tiver os faróis ligados.

Precisamente, caro JRodrigues, existe toda uma série de razões, previstas e imprevistas, para ligarmos os faróis médios do nosso carro, mas, lamentavelmente, não só não se vê esse procedimento generalizado como, tantas vezes, muitos peões nos apontam para os faróis dando-nos a "novidade" de que os trazemos acesos...

Enfim...

Nova manhã de chuva (em alguns momentos torrencial...) e, de novo, a grande maioria dos faróis APAGADOS...[8]

Fora da AE eram em maioria os "distraídos", alguns dos quais vi ligarem os médios, ou os mínimos (...), logo que entraram na AE, local onde, esta manhã, perto de metade doa veículos vinha de faróis apagados ou nos mínimos...

Continua a ignorância, a estupidez e / ou a falta de respeito!

citação:Originalmente colocada por bpacheco

Pior do que os que vão com os faróis desligados (pois pode ser por mero esquecimento) são os ... que ligam apenas os mínimos!!!

Será que essa gente ... não percebe que, com tempo de chuva, ter os mínimos ou náo ter nada é quase a mesma coisa???

É que nem se podem desculpar com o facto de náo saberem como estão a ser vistos, pois basta cruzar-se com outro ... com os mínimos ligados para perceber qual a visibilidade que os mesmos proporcionam.
Pois é, mas, perante isto que foi dito por alguém neste fórum...:

citação:...
...Eu sou daqueles que anda com os mínimos acesos, não por ser mais "race" mas sim porque recuso-me a gastar vida útil de uma lâmpada Xénon (150€) para condução diurna!
...A esperança de que acabem estes comportamentos exageradamente frequentes em milhares de carros que todos os dias cruzam as nossas estradas, que acrescentam perigo multiplicado "n" vezes pelo número de condutores que não sabem, ou não querem saber, dos riscos que o não quererem ser vistos acarreta, desvanece aos poucos...

Infelizmente ainda há muita gente que pensa que as lâmpadas xénon têm a mesma duração das outras, parecendo desconhecer, completamente, que estas lâmpadas muitas vezes duram mais do que os próprios carros, pois que têm uma longevidade entre os dez e os quinze anos e consomem menos energia que as convencionais!

Quanto às "normais" o seu reduzido preço torna ridícula qualquer preocupação quer com os gastos de energia, quer com os custos de substituição!

E mesmo que os preços das lâmpadas tenham um relativo peso nos orçamentos de cada um, nada justifica, penso eu, que se argumente dessa forma quando o ser visto será sempre mais económico que ... a morte!

Infelizmente nem todos pensam assim e continuaremos a morrer nas estradas, seja por esta seja por outra causa qualquer...

citação:...
...Eu sou daqueles que anda com os mínimos acesos, não por ser mais "race" mas sim porque recuso-me a gastar vida útil de uma lâmpada Xénon (150€) para condução diurna!

Durante o dia, salvo raras excepções, entre usar os mínimos e não usar nada pouca distância vai...

Excelente este tópico! Realmente existe mta gente q nao sabe o q é conduzir! :( O pior é q alem de andarem em perigo tb poem em perigo os outros utentes da estrada! Acho que todos nos temos de fazer um esforço para educar as pessoas q nao tem consciencia disto.
Já q as autoridades se preocupam mais em roubar os automobilistas, temos de ser nós a dar os passos para q as estradas sejam mais seguras!

Voltar
Superior