Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Faróis durante o dia

Faróis durante o dia

Eu ando sempre com os médios ligados.

Sei que ajuda a evitar acidentes, mas o problema é explicar isso a quem me pergunta "Daaa, porque é que andas com as luzes acesas?!?!?"

Como a maior parte das pessoas não está interessada em teses de segurança automóvel, nem em estatísticas que comprovam que andar de luzes acesas é mais seguro, eu apenas digo "Está compovado que andar com as luzes acesas mesmo de dia é mais seguro e evita acidentes. Se achares que não, prova-me o contrário."

E pronto...como ninguém se vai dar a esse trabalho, eu ganho a discussão. Sempre.

Reparem só numa coisa: o CE considera boa visibilidade se esta for igual ou superior a 50 metros. Numa EN, se dois carros circularem a esta velocidade em sentidos opostos e estiverem a 50 metros um do outro, vão demorar 1 segundo a cruzar-se! Além do mais, o carro é "baço" e os faróis brilham. Nós sabemos que o olho humano leva menos tempo a percepcionar o brilho, pelo que os faróis ajudam a distinguir o carro da paisagem envolvente e dos veículos estacionados. Além do mais, nós sabemos que o sol é responsável por inúmeros "jogos" se sombras, brilhos, reflexos e encadeamentos que dificultam a visibilidade. [;)] Mas, mesmo assim, custa explicar isso a quem não as usa e é casmurro. :sh) Eu habituei-me a usá-los e agora, ao entrar no carro, ligar os faróis passou a ser um gesto tão automático como colocar o cinto. [kiss]

Só para que fique esclarecido.

Porquê a prioridade em ligar os médios numa AutoEstrada em dia de sol e nao numa Estrada Nacional?

Podem axar parvoice, que de dia, os farois não fazem diferença, mas uma vez na pontinha (no meio daquela confusão de carros mal estacionados) foram os medios de outro carro que evitaram uma pequena batida! Os farois dele reflectiram no meu espelho e travei inda antes de o ver.
Por isso, como andar de luzes ligadas não me vai fazer passar fome no final do mês, é sempre uma mais valia...
Boa e os cromos, sim não têm outro nome... que :
Nestes dias passados de Agosto chuvosos, deambulavam pelas nossas estradas sem luzes, eles vêem bem, os outros, qsfd, se os vêm ou não e como s não fosse suficiente, as escovas não são para usar. Então a chaufagem ou o ar condicionado para desembaciar, ah velho pano.
Sem contar com os piscas, que esses são meros acessórios que devem ser opcionais.

Eu ando sempre de médios ligados, independentemente de ser de dia ou de noite quer esteja chuva quer esteja sol. [;)]

Algumas pessoas não gostam e buzinam e outras fazem sinais gestuais mas é-me indiferente porque eu defendo o lema de se ver e ser visto é uma segurança acrescida...e se nos carros faz diferença nas motos é obrigatório. [;)]

Eu ando sempre de médios ligados, independentemente de ser de dia ou de noite quer esteja chuva quer esteja sol. [;)]

Algumas pessoas não gostam e buzinam e outras fazem sinais gestuais mas é-me indiferente porque eu defendo o lema de se ver e ser visto é uma segurança acrescida...e se nos carros faz diferença nas motos é obrigatório. [;)]

É assim mesmo.

Ainda por cima como eu não tenho airbags nem ABS, convém "que me vejam"!

Desde que vi este tópico (ou anterior) em 2003, que passei a andar seja qual for a situação com os farois ligados.
Entrar no carro, por a trabalhar, por o cinto, o rádio e ligar as luzes e ai vou eu...

Pé Leve havia uma pequena "ilustração" da diferença entre circular com as luzes acesas ou não, ainda anda por aí? Podias recolocar para relembrar e mostrar a diferença...

http://www.luces24horas.com/

Não sei se conheciam o site.

De qualquer maneira, vejam uma lista de benefícios em http://www.luces24horas.com/beneficios.html

Tradução dos benefícios (apesar de eu não saber falar Castelhano):

PORQUÊ CONDUZIR DE MÉDIOS, DURANTE O DIA? - Os Benefícios:
1. Simples.
2. Eficaz - Aumenta a visibilidade, e reduz o risco.
3. Tem Lógica - Se se vêem melhor os motociclos, também se vêem melhor os carros.
4. Prevenção - Evita acidentes
5. Económico - dispensa instalações custosas. Entre 1 a 3% de aumento de consumo de combustível. Comparem com os 15% do Ar Condicionado, e os 20% que se poupam com uma condução económica...
6. Eficiente
7. (por acaso por alguma razão o Slide Show não tem n.º 7... continuemos)
8. Solidário - Uma atitude responsável, pois pensa nos outros que poderão assim também evitar acidentes, tanto condutores como peões.
9. Pouparia mais de 200 mortes em Espanha por ano (Ora, feitas as contas assim por alto, pouparia "bués" de vidas em Portugal)
10. Seguro - Os médios correctamente ajustados não ofuscam outros condutores
11. Ajuda a combater o síndrome do "Eu não vi o gajo, pá"
12. Fácil - Nem os mínimos, nem os máximos.
13. Legal - Só falta proibirem em Portugal!!! Não admirava nada (dístico GPL, "obsessão" anti-tuning...)
14. Não estamos sozinhos - Dezenas de países já circulam de médios acesos todos os dias (ou então, sistemas modificados que apenas ligam à frente mas que são eficazes na mesma).
15.... épa tou farto de traduzir. Leiam o resto, é fácil de perceber.

e.... "ACENDAM OS FARÓIS, PORRA!"

Algumas destas fotos eu já cá tinha, mas aqui ficam elas juntas, sempre ajuda a organizar ideias (todas tiradas pelo pendura):

1301759279_0c3dbee4d4.jpg

1301749353_d6b97d2fa6.jpg

1302621610_c66112563a.jpg

1301739639_959be929e9.jpg

1302610380_cee449b285.jpg

1301701395_26c1391a17.jpg

Ando cerca de 90% das vezes com os medios ligados e em caso de AE ando mesmo sempre com eles ligados, já muitos colegas(e até a ex que nem carta tinha) fartavam-se de gozar e dizer que não é preciso e tal, mas o carro é meu e não há-de ser por isso que ele ande avariar(ok que tlvz as lampadas se fundam mais depressa por terem mais uso, mas isso é insignificante).

Isso foi gente que ainda nao percebeu o quao dá jeito ter alguem com os médios ligados atrás de nos (principalmente em AE's), e tu olhas para o espelho retrovisor e tens o sol a bater no mesmo, mas graças ao condutor responsável atrás de ti com os médios ligados tu consegues ve-lo e fazer uma eventual manobra em segurança... por acaso tambem já fui gozado, mas vou sempre na minha..
Cumprimentos.

Eu que tirei a carta recentemente tenho por habito ligar sempre os mínimos de dia, mas claro que ouço sempre a minha irmã ou os meus pais a dizem "haa e tal para que.." ou então "mas que mania tua essa..".

Mas prontos aos poucos até vão entendendo os porques..

Já agr, de dia os mínimos são visiveis ou é melhor mesmo usar os médios ?

Eu que tirei a carta recentemente tenho por habito ligar sempre os mínimos de dia, mas claro que ouço sempre a minha irmã ou os meus pais a dizem "haa e tal para que.." ou então "mas que mania tua essa..".

Mas prontos aos poucos até vão entendendo os porques..

Já agr, de dia os mínimos são visiveis ou é melhor mesmo usar os médios ?
Depende do modelo (automóvel e lâmpadas), mas na sua maioria os mínimos são muitíssimo fracos para serem visíveis. Portanto, médios, sempre.

Os mínimos só servem (praticamente) para se ver o carro quando está estacionado. Há países onde são chamados de "parking lights" (luzes de estacionamento).

Os únicos mínimos visiveis começam a ser aqueles em LED por baixo do farol que noutros países (aka USA) são chamados de DRL, esses sim são visiveis a uma distancia já aceitável.

Existem certos carros e carrinhas, lembro-me assim de cabeça das Hiace antigas por exemplo, que os mínimos nem para sinalizar o carro parado servem, a óptica daquilo é do tamanho da óptica que tenho para iluminar a matrícula [8b]

custuma passar á porta de minha casa na sua mitsubishi l200 um sucateiro que na carrinha toda so tem 1 lampada a funcionar, a da matricula. cada vez que passo por ele faço sempre sinal de que nao tem luzes , e mesmo assim o burro ignora e diz que a estrada tem luz e ele ve bem de noite! á pouco tempo um colega meu ia-se espetar contra ele por nao o ver, e desde aí o granda burro colocou um colete refletor na frente da carrinha.[8b] [8b] [8b] ha cada um [8b] [8b]

Voltar
Superior