Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Como é que tu vais notar na rapidez com que os outros reparam no teu carro? Se guinam ou não o volante?!?

?/QUOTE]

Acho que quando conduz, consegue perceber se os demais condutores se apercebem da sua presença... Considero-me um bom condutor e vou atento ao que faço quando estou a conduzir e seria de esperar que todos o fizessem quando conduzem. Respeito a sua opinião em relação à utilização de luzes durante a condução, no entanto acho que muito há que fazer, e não serão as luzes que vão resolver isso.

Como é que tu vais notar na rapidez com que os outros reparam no teu carro? Se guinam ou não o volante?!?

?/QUOTE]

Acho que quando conduz, consegue perceber se os demais condutores se apercebem da sua presença... Considero-me um bom condutor e vou atento ao que faço quando estou a conduzir e seria de esperar que todos o fizessem quando conduzem. Respeito a sua opinião em relação à utilização de luzes durante a condução, no entanto acho que muito há que fazer, e não serão as luzes que vão resolver isso.

Não resolvem, mas AJUDAM.

Se ajudam, não se deve ignorar ou desvalorizar a importância. Pneus de chuva são melhores em chuva. Evitam acidentes? Talvez não em todos os casos, mas AJUDAM a evitar. Os cintos de segurança evitam mortes? Talvez não em todos os casos, mas AJUDAM a evitar mortes.

Acho que não é preciso dizer mais nada. Mas faz o que tu quiseres.

Não resolvem, mas AJUDAM.

Se ajudam, não se deve ignorar ou desvalorizar a importância. Pneus de chuva são melhores em chuva. Evitam acidentes? Talvez não em todos os casos, mas AJUDAM a evitar. Os cintos de segurança evitam mortes? Talvez não em todos os casos, mas AJUDAM a evitar mortes.

Acho que não é preciso dizer mais nada. Mas faz o que tu quiseres.

Sem querer ferir susceptibilidades, apenas faço um pequeno reparo para o "tom "das suas palavras, perfeitamente escusado... dado que apenas o citei para tentar corrigir o que tinha escrito sobre a obrigatoriedade de circulação com luzes no IP3 e existência do IP5...

apr:) Mais uma medida pra tapar o sol com a peneira [8b]!!! Se assim é entao obriguem tamb a ligar as luzes das ruas pra toda a gente ser vista , inclusivé os peoes nos passeios [;)]!!! (...)

Com uma saída destas não deves perceber bem para que servem as luzes diurnas. O objectivo é sinalizar e não iluminar. [;)] É um pouco como, de dia, teres um ciclista vestido de preto ou outro com um colete verde, sinalização e não iluminação. [;)]

O problema é mesmo esse, a malta pensa que as luzes servem só para iluminar e esquecem-se que são uma ferramenta preciosa para marcar presença, por isso é que se vê muito "iluminado" a circular de mínimos porque vê bem a estrada... [;)]

Eu gostava de fazer uma nacional com o sol bem baixo e de frente e ver toda a gente que circula no meu sentido ou em sentido contrário a uma distância considerável e não quando estão apenas a 10 ou 20 metros de mim, mas como está sol as luzes não fazem falta porque "vê-se bem" ou "é de dia e as luzes só se ligam à noite"...

DaytimeRunningLights.jpg
e12_lightday.jpg

Última edição:
Especialmente em AE eu habitualmente circulo com as luzes ligadas. Para além de ser visto com mais facilidade tenho ainda a vantagem de os fazer encostar à direita sem ter de recorrer tantas vezes a outro tipo de sinaléticas.

Com uma saída destas não deves perceber bem para que servem as luzes diurnas. O objectivo é sinalizar e não iluminar. [;)] É um pouco como, de dia, teres um ciclista vestido de preto ou outro com um colete verde, sinalização e não iluminação. [;)]

O problema é mesmo esse, a malta pensa que as luzes servem só para iluminar e esquecem-se que são uma ferramenta preciosa para marcar presença, por isso é que se vê muito "iluminado" a circular de mínimos porque vê bem a estrada... [;)]

Eu gostava de fazer uma nacional com o sol bem baixo e de frente e ver toda a gente que circula no meu sentido ou em sentido contrário a uma distância considerável e não quando estão apenas a 10 ou 20 metros de mim, mas como está sol as luzes não fazem falta porque "vê-se bem" ou "é de dia e as luzes só se ligam à noite"...

DaytimeRunningLights.jpg
e12_lightday.jpg

Gostava era de ver essas fotos mas numa AE com sol às 15 da tarde, qual seria a grande diferença....

Gostava era de ver essas fotos mas numa AE com sol às 15 da tarde, qual seria a grande diferença....

Mas qual o mal de se andar com as luzes acesas com sol às 15 da tarde?

Cega alguém? NÃO
Gasta bateria? NÃO
Gasta combustível? É capaz, mas não mais do que o gasto provocado pelo rádio, vidros eléctricos, espelhos eléctricos, luzes de cortesia, e o pior de todos, o Ar Condicionado...
O carro é visto mais depressa pelos outros condutores? SIM

Ora, se mal não faz e É MAIS SEGURO... porquê desligar os médios?

Acho que não preciso de dizer mais nada (outra vez) [:blush:]

Mas qual o mal de se andar com as luzes acesas com sol às 15 da tarde?

Cega alguém? NÃO
Gasta bateria? NÃO
Gasta combustível? É capaz, mas não mais do que o gasto provocado pelo rádio, vidros eléctricos, espelhos eléctricos, luzes de cortesia, e o pior de todos, o Ar Condicionado...
O carro é visto mais depressa pelos outros condutores? SIM

Ora, se mal não faz e É MAIS SEGURO... porquê desligar os médios?

Acho que não preciso de dizer mais nada (outra vez) [:blush:]

É simplesmete inútil pq (e agora vou chocar mt gente) numa AE ás 15 horas não faz a mínima diferença teres as luzes acesas ou não, em termos de visibilidade é igual, o tempo de reacção a detectar um carro é igual!!!!!

As luzes usam-se (tal como diz no código da estrada, e o qual é cumprido religiosamente por todos voçes [;)])

"durante o dia, nos túneis e sempre que existam condições meteorológicas ou
ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de
nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó."

Neste situação não existe visibilidade insuficiente, para que andar com as luzes ligadas? Para mostrar os xenons do chinês e encandear as pessoas também durante o dia?

Mas....na práctica não faz a minima diferença.

Claro que pode fazer.

Basta uma situação em que te ajude (por exemplo ao notares uma viatura no retrovisor que, de outro modo, poderia passar despercebida) para compensar os insignificantes "acréscimos de despesa" em virtude da circulação de faróis acesos.

A questão não pode ser, na minha perspectiva, "porquê andar de faróis acesos?" mas antes "por que não circular de faróis acesos?".

Há pessoas que não sabem o que é visão periférica, e funcionam tipo os burros com palas nos olhos, continuando-se a limitar nesse aspecto, sem procurarem "abrir os horizontes".

Alguém sabe pq os prililampos dos veiculos de emergência são azuis, e as ambulânmcias do INEM passaram a ser amarelas?

Felizmente...

Claro que pode fazer.

Basta uma situação em que te ajude (por exemplo ao notares uma viatura no retrovisor que, de outro modo, poderia passar despercebida) para compensar os insignificantes "acréscimos de despesa" em virtude da circulação de faróis acesos.

A questão não pode ser, na minha perspectiva, "porquê andar de faróis acesos?" mas antes "por que não circular de faróis acesos?".

... há quem já se tenha apercebido disso :)

Acho que neste tópico existe um estudo sobre o benefício das luzes ligadas de dia. Os cépticos bem o podem ler.

Estou-me borrifando para os estudos.
Falo por experiência própria e volto a dizer que é indiferente circular de médio ligados numa estrada com boa visibilidade durante o dia.

Se calhar alguns de vcs precisam de uma consulta de oftomologia? Ou estão a perder faculdades e reflexos?

Falo por experiência própria e volto a dizer que é indiferente circular de médio ligados numa estrada com boa visibilidade durante o dia.

Se calhar alguns de vcs precisam de uma consulta de oftomologia? Ou estão a perder faculdades e reflexos?

Não... tu és é o Super-Homem [:)]

Tu não tens 2 olhos. Tu és uma autêntica mosca!!! Tudo vês e reages à velocidade da luz concerteza [8b]

Então porque se obrigam os motociclos a fazê-lo?

Já agora se alguém me souber explicar...
Porque é que regularmente vejo carros com os médios acesos e apenas um dos faróis de nevoeiro (dianteiro) ligado? Arrisco-me a dizer que 75% dos casos que reparo são Mercedes (e recentes)!

Voltar
Superior