Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Irra, ontem na A5 às 4 da manhã passei por 4 carros, 2 deles tinham as luzes completamente desreguladas e a apontar para cima, incadeando. E eram carros recentes!!!

Nâo deves ter visto os posts anteriores.
Circular com os mínimos não é proíbido em nenhuma circunstância.

É errado dizer que é proíbida a utilização dos mínimos, nas situações
1. Onde não é obrigatória a utilização destes, ou...
2. Onde é obrigatória a utilização dos médios

Existem até muitos carros que mantém os mínimos acesos, mesmo com os médios ligados.

Michael

Circular apenas com os mínimos é.

Não é proíbido circular apenas com os mínimos.

Michael

Isto é uma pergunta ou uma afirmação ????

Se for uma pergunta está aqui a resposta:

Artigo 61.o Utilização de luzes

1. Sempre que, nos termos do artigo 59.o, seja obrigatória a utilização de dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:

a) De presença, durante o estacionamento fora das localidades ou enquanto aguardam a abertura de passagem de nível;

Só nessas situações é possível circular apenas de mínimos ligados. Nas restantes situações, se ligas as luzes, tem de ser mesmo médios...

Se fôr uma afirmação, está errada !

Isto é uma pergunta ou uma afirmação ????

Se for uma pergunta está aqui a resposta:

Se fôr uma afirmação, está errada !

É uma afirmação e está correcta!

Vocês estão a confundir a obrigatoriedade do uso dos médios, com a proibição do uso dos mínimos.

- Não é proíbido circular com mínimos em nenhuma circunstância.
- Por vezes, é obrigatório circular com médios sem prejuízo da primeira afirmação.

É assim tão difícil de perceber?
:)

Michael

É uma afirmação e está correcta!

Vocês estão a confundir a obrigatoriedade do uso dos médios, com a proibição do uso dos mínimos.

- Não é proíbido circular com mínimos em nenhuma circunstância.
- Por vezes, é obrigatório circular com médios sem prejuízo da primeira afirmação.

É assim tão difícil de perceber?
:)

Michael

O Código é, de facto, omisso em relação ao que deve ser feito em situações de circulação normal (diurnas e de perfeita visibilidade) e se decidir ligar os faróis. E o que não é proibido é permitido, óbvio.

No entanto, pensando racionalmente, dá para perceber que ir de mínimos ligados (já que eles só devem ser ligados no disposto do art. 61º, alínea a) é a mesma coisa que ir com eles desligados. Não têm função nenhuma só por si, por isso é que são apenas luzes de presença e não de cruzamento.

EDIT:
Não é proíbido circular apenas com os mínimos.

Michael

De qualquer forma, esta afirmação está errada, porque durante as situações em que é obrigatório ligar as luzes és obrigado a circular com eles E com os médios, a não ser nas situações previstas na alínea a).

Última edição:
Bem, é "só" para reavivar o tema e relembrar que já começaram as chuvas e os dias mais escuros. Por isso, acendam os faróis, não custa nada e pode valer as nossas vidas! [;)]

Muita conversa vejo sobre os mínimos e sobre o facto de eles serem proibidos ou não, mas na minha opinião é preferível ir de mínimos ligados naquelas manhãs em que o dia está ainda cinzento (o sol ainda está a abrir) ou ao entardecer do que ir com as luzes apagadas. Para mim os mínimos cumprem uma função muito importante que é a de ser visto pelos outros condutores. Não percebo como há pessoas que reclamam e ficam chateadas por os outros andarem de mínimos... Para mim os mínimos acabam por ter a mesma função que as modernas "luzes diurnas"...

Muita conversa vejo sobre os mínimos e sobre o facto de eles serem proibidos ou não, mas na minha opinião é preferível ir de mínimos ligados naquelas manhãs em que o dia está ainda cinzento (o sol ainda está a abrir) ou ao entardecer do que ir com as luzes apagadas. Para mim os mínimos cumprem uma função muito importante que é a de ser visto pelos outros condutores. Não percebo como há pessoas que reclamam e ficam chateadas por os outros andarem de mínimos... Para mim os mínimos acabam por ter a mesma função que as modernas "luzes diurnas"...

Certo. E porque não, já que está a rodar o manípulo, ligar os médios para melhorar ainda mais a visibilidade? [;)]

Não concordo. Os mínimos não servem para sermos vistos pelos outros condutores, principalmente com chuva ou nevoeiro. Quando circulo nas estradas nacionais e com condições meteorógicas deficientes, só consigo ver os carros que circulam em sentido contrário se tiverem os médios ligados, porque se circularem só com os mínimos, só os consigo ver quando estão mesmo perto. Agora imagina isto numa ultrapassagem: pensas que não vem lá ninguém e de repente, lá vem um carro só com os mínimos ou com os faróis desligados. Eu nunca circulo com os minimos ligados: ou médios ou com os faróis desligados. E isto serve também para minha segurança. Nâo consigo entender quem circula com os mínimos acesos. Será que é para poupar na conta da luz?[8b]

por acaso ontem apanhei um na ic32 ja quase de noite cerrada e nem minimos trazia[8b] [8b] [8b] so ao fim de uma mão cheia de sinais de luzes é que acendeu os farois..... (A.S.S.H.O.L.E):sh)

Já aguardava este tipo de reacções e comentários...
Eu acho muito bem que se ande de médios quando há falta de visibilidade, como em dias chuvosos ou de nevoeiro, mas nos exemplos que eu dei (e não foram esses que vocês referiram) levar os médios ou os mínimos na minha óptica é indiferente. Quando as condições de visibilidade são normais os médios não fazem com que se veja melhor a estrada, posto isto, porque não levar os mínimos? Ou melhor, de dia os médios às vezes até fazem impressão na vista como me fez hoje um accord último modelo.
Os mínimos acabam por ter o mesmo papel das luzes diurnas (luz de presença, para se ser visto, não para se ver), luzes essas que vão ser obrigatórias até 2012.

Nesta semana para dar mais interesse à condução coloquei-me a coca de quem liga ou não liga as luzes, quando ainda é de noite ( seja de manha cedo ou ao fim da tarde inicio da noite ).

2ª Feira contei 15 carros de luzes apagadas 11 conduzidos por mulheres 4 por homens.

3ª Feira contei 20 carros de luzes apagadas 17 conduzidos por mulheres 3 por homens ( aqui reparei que dois eram hibridos provavelmente estariam a poupar as baterias )

4ª Feira contei 13 carros de luzes apagadas todos conduzidos por mulheres.

Curiosamente isto fez-me lembrar que noutras ocasiões já tinha estado atento a esse pormenor, e repetidamente as mulheres não acendem as luzes, sera que tem visão nocturna e nunca disseram a ninguem??????

Amanha vou estar atento outra vez.
RMVC

Não vale a pena apelar ao bom senso dessas pessoas pois não o têm ou não o usam... se mostrasses essa folha, ainda eras insultado!

Isto só lá vai com fiscalização massiva e punição eficaz. E quanto mais cedo começar, melhor...
Pelos vistos, quase cinco anos depois (resposta a um post da página 1 [;)]) de termos vindo a malhar em ferro frio, a fiscalização ao uso dos faróis continua uma miragem... [s)]

Voltar
Superior