Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Explica-me, com nevoeiro cerrado durante o dia.. qual a importância de levar os médios com os faróis de nevoeiro! Tipo.. eu para ligar os de trás, que é o que me interessa, tenho que ligar os da frente.. e se à frente já fico com duas luzes de nevoeiro fortes.. não vejo necessidade de ligar os médios também..

Explica-me porque sou um NABO! [:)]
Equivocaste-te, tu és um super-nabo![:D][:p]

Com o devido respeito.[;)]

O que eu aprendi no Código foi que os mínimos não serviam para circular. Apenas para situações em que estivéssemos parados. Em circulação, utilizava-se sempre médios.

A partir daí, assumo que todos os que circulam apenas com mínimos, seja em que condições for, como super-nabos![:D]

[;)]

Sem ressentimentos.. mas se realmente fosse inútil circular com os mínimos.. tal seria proibido pelo código de estrada..

Além disso são as luzes de PRESENÇA! Entendo que se as ligo, digo que estou presente.. seja parado ou em circulação! Aliás.. com mau tempo ligo-as quase sempre para tornar o carro mais visível na parte traseira.. e quando vêm carros com os mínimos atrás.. eu também dou conta deles bem ao longe! Não precisam de estar em cima de mim! Até porque pelo código de estrada, as luzes de presença não iluminam.. mas devem ser visíveis a não sei quantos metros!

Sem ressentimentos.. mas se realmente fosse inútil circular com os mínimos.. tal seria proibido pelo código de estrada..

Além disso são as luzes de PRESENÇA! Entendo que se as ligo, digo que estou presente.. seja parado ou em circulação! Aliás.. com mau tempo ligo-as quase sempre para tornar o carro mais visível na parte traseira.. e quando vêm carros com os mínimos atrás.. eu também dou conta deles bem ao longe! Não precisam de estar em cima de mim! Até porque pelo código de estrada, as luzes de presença não iluminam.. mas devem ser visíveis a não sei quantos metros!

Devias reler o código da estrada.

Venho apenas relembrar todos os condutores que ao anoitecer ou quando a visibilidade é deficiente, convém acenderem os médios. De nada adianta ligarem apenas os minimos, principalmente quando chove bem, como aconteceu esta tarde. Carros a vir no sentido contrário só de minimos ligados eram às dezenas e com a chuva era o mesmo que terem as luzes desligadas. Custa assim tanto rodar o manipulo uma vez mais e ligar os médios? A conta da EDP não aumenta por isso.

Viva,

Apercebi-me que muitos condutores ligam os mínimos para a iluminação da consola também se ligar, pois os instrumentos ficam pouco visíveis. Mas o irónico está aí mesmo: e o exterior não se torna também pouco visível?

O grande erro surge no facto de não existir prevenção. Um condutor que tenha noção da prevenção vai procurar assinalar a sua marcha com antecedência, seja com piscas na mudança de direcção, seja com os médios em circunstâncias meteorológicas degradadas (mesmo que o condutor consiga visualizar sem dificuldade o exterior).

Marco

Tiraste o codigo aonde?? Quando tirei a carta os minimos era para quando estivessemos parados na berma , para alertar os outros condutores que estavamos ali... ou numa passagem de nivel, desligar medios e ficarmos com os minimos para nao encandearmos o da frente. Isto foi o que aprendi... Eu nunca acendo nem acendi os minimos. Ao final do mes pago o mesmo loool

Há muita gente (em Portugal e não só) que julga que todos os adereços luminosos são extras e, como tal, não vêm de série. Ele é médios, ele é piscas... Enfim, vale de tudo! [8b]

Os minimos não são luzes de circulação.
No CE está bem claro, em circulação quando a visibilidade é reduzida devemos ligar os médios.

Artº 61 do CE. (pag. nº24)

http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf

Não são luzes de circulação.. mas levo multa se circular com eles?

Pronto.. já cá não está quem falou! Andem com os médios à vontade.. por mim até podem andar o dia todo.. segundo o site da Osram, os reflexos são mais rápidos quando se vê um carro com luzes durante o dia que quando não as leva acesas..

Eu cá continuo na minha.. até ao dia em que for multado..

Pronto.. já cá não está quem falou! Andem com os médios à vontade.. por mim até podem andar o dia todo.. segundo o site da Osram, os reflexos são mais rápidos quando se vê um carro com luzes durante o dia que quando não as leva acesas..

Ou até ao dia em que leves com um carro pela frente porque não te viu a tempo. [8b] Todos os seres vivos evoluem com o passar do tempo e com a aprendizagem de novos conhecimentos. Tu não és capaz de fazer o mesmo?

A malta não lê os manuais do CE como deve ser e depois dá nisto...

Ora como me parece que desde que tirei a carta há quase 12 anos, esse artigo não mudou, os farois de nevoeiro à frente, podem ser utilizados em substituição dos de cruzamento, e foi para isso que foram concebidos. São farois que se situam mais proximos do chão, iluminado mais abaixo da neblina, não provocando (tanto) encandeamento, ao condutor, e a com quem se cruza.

E agora quem é o super-nabo? [:p]

Última edição:

Ora como me parece que desde que tirei a carta há quase 12 anos, esse artigo não mudou, os farois de nevoeiro à frente, podem ser utilizados em substituição dos de cruzamento, e foi para isso que foram concebidos. São farois que se situam mais proximos do chão, iluminado mais abaixo da neblina, não provocando (tanto) encandeamento, ao condutor, e a com quem se cruza.

Onde está esse artigo?

Ou até ao dia em que leves com um carro pela frente porque não te viu a tempo. [8b] Todos os seres vivos evoluem com o passar do tempo e com a aprendizagem de novos conhecimentos. Tu não és capaz de fazer o mesmo?

Esse tipo de respostas suponho que justifiquem as tuas 4 infracções.. e essas justificam a tua evolução! :sh)

E sim.. durante o dia, com nevoeiro.. e com os faróis de nevoeiro ligados.. vai haver um fulano que se vai mandar contra mim, e a seguir dizer; "Ta a ver! Só dois faróis não vejo! Se trouxesse 4 eu já via!"

A meu ver nem tudo o que está no código da estrada está correcto.. mas pronto.. continuo a achar que durante o dia é ridículo andar de médios.. assim como o é na tolerância 0.. mas pronto.. eu sou um primitivo.. então fazer a serra do Marão com médios acesos em pleno mês de Agosto com um sol derretedor.. sim.. faz todo o sentido..

Oh amigo nao se trata de levar ou nao multas.. trata-se de ser mais facilmente visivel e dai reduzir os acidentes.. Se toda agente o fizesse (ligar medios) provavelmente nao havia acidentes parvos como costuma a ver.. E todos nós sabemos que qd o tempo ta escuro ou de borriço ou chuva, a visibilidade torna-se reduzida.. Acender as luzes so traz vantagens.. se nao concordas, explica-me as desvantagens que tras em ter as luzes apagadas..?!! abraço

Esse tipo de respostas suponho que justifiquem as tuas 4 infracções.. e essas justificam a tua evolução! :sh)

E sim.. durante o dia, com nevoeiro.. e com os faróis de nevoeiro ligados.. vai haver um fulano que se vai mandar contra mim, e a seguir dizer; "Ta a ver! Só dois faróis não vejo! Se trouxesse 4 eu já via!"

A meu ver nem tudo o que está no código da estrada está correcto.. mas pronto.. continuo a achar que durante o dia é ridículo andar de médios.. assim como o é na tolerância 0.. mas pronto.. eu sou um primitivo.. então fazer a serra do Marão com médios acesos em pleno mês de Agosto com um sol derretedor.. sim.. faz todo o sentido..

Tabem nao exageremos.. mas quando esta ligeiramente escuro ou pela manha.. nao custa acender os medios.. claro que em dias de sol nao ha necessidade de andar de medios acessos. Mas tambem se andares nao pagas mais por isso.

Curioso... quando tirei a carta há 12 anos não me disseram nada disso e fui hoje confirmar e as regras mantêm-se [;)]:

Artigo 61º
Utilização de luzes
2 É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.

4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 30 a 150 euros, salvo o disposto no número seguinte.​

Última edição:

Curioso... quando tirei a carta há 12 anos não me disseram nada disso e fui hoje confirmar e as regras mantêm-se [;)]:

Artigo 61º
Utilização de luzes
2 É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.

4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 30 a 150 euros, salvo o disposto no número seguinte.​

Hum... BUSTED!!!

Voltar
Superior