Raistaparta
Well-known member
Isso são faróis de nevoeiro direccionais que na minha opinião fazem tanta falta como um cinzeiro numa bicicleta. Modas...
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Isso são faróis de nevoeiro direccionais que na minha opinião fazem tanta falta como um cinzeiro numa bicicleta. Modas...
Então qual a diferença real para os "comuns" faróis de novoeiro?
É essa mesma que reparaste no Ibiza, nas curvas o farol de nevoeiro do lado de dentro acende, enquanto que os convencionais como sabes não fazem isso, ou estão ambos on ou ambos off, a não ser que um deles esteja fundido.
Então esse Ibiza sai de fábrica ilegal para circular no nosso país, certo?
Andar com os farois de nevoeiro da frente acesos com chuva é "criminoso"!
Como na maioria dos carros estes farois estão perto do chão, fazem reflexo na estrada molhada, encandeando tudo o que se cruza com o artista que os liga em caso de chuva!
Acresce dizer que o objectivo dos farois de nevoeiro (tanto da frente, como de trás) é unicamente para que a viatura seja vista pelos demais em caso de nevoeiro intenso.
Visibilidade inferior a 30 metros!
Não pq o farol de nevoeiro da frente, não pode encadear, nem o seu foco pode ir além dos 30mts. Para além disso é-lhe permitido um leque mais alargado, daí funcionar muito bem como esses novos farois de curva.
Para além disso, quando o CE ainda distinguia dispositivos de iluminação, de dispositivos luminosos de sinalização, a utilização dos farois de nevoeiro à frente, era permitida em situações de nevoeiro ou de visibilidade reduzida.
Há quem considere que fazem tanta falta como um isqueiro, ok... pode ser que um dia atravesse a serra de Sintar à noite, e já lhes dê alguma utilidade![]()
Não pq o farol de nevoeiro da frente, não pode encadear, nem o seu foco pode ir além dos 30mts. Para além disso é-lhe permitido um leque mais alargado, daí funcionar muito bem como esses novos farois de curva.
Para além disso, quando o CE ainda distinguia dispositivos de iluminação, de dispositivos luminosos de sinalização, a utilização dos farois de nevoeiro à frente, era permitida em situações de nevoeiro ou de visibilidade reduzida.
Há quem considere que fazem tanta falta como um isqueiro, ok... pode ser que um dia atravesse a serra de Sintar à noite, e já lhes dê alguma utilidade![]()
Já atravessei coisas piores e ainda aqui ando.
Lá está, é a tua opinião. Pode pedir o teu carro novo com isso desactivado, se não gostas []
Na minha opinião, é um sistema que pode ser util em determinadas situações. Tenho pena que o meu não faça isso.
Acho preferível manter os faróis de novoeiro ligados permanentemente, do que o circo do liga desliga, na viatura que nos precede, que contribui para a distração de quem vai À frente. Vá-se lá perceber isto :sh)[8b]
Porque é que quando esta nevoeiro o pessoal so se preocupa em ligar os faróis de nevoeiro da frente? Que nem sequer são obrigatórios??
Digamos que os de trás só se justificam quando não tens ninguém atrás e tenhas que ser visto à distância.
Chateia-me o pessoal que com trânsito compacto ou até mesmo em pára-arranca andam com o farol traseiro ligado, não é necessário pois deixa de cumprir a sua função, ser visto ao longe, e ao perto fere a vista a quem for mais sensivel.
Porque é que quando esta nevoeiro o pessoal so se preocupa em ligar os faróis de nevoeiro da frente? Que nem sequer são obrigatórios??