Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Quem me dera que a polícia fizesse isso a todos os que utilizam faróis de nevoeiro quando não é necessário... nem digo multar, mas ao menos avisar para que não voltem a fazer inconscientemente.

Quando não há nevoeiro ou precipitação suficiente para os atenuar, os faróis de nevoeiro encandeiam e incomodam muito os que circulam em sentido contrário. E é impressionante a quantidade de carros que tenho visto a noite com essa combinação de mínimos+nevoeiros.

Para quem passa o dia no escritório ao computador ou a ler, acredita que levar com isso não é só desagradável como irritante.

Até é particularmente estúpido andar com aquelas "luzinhas maravilhosas" com chuva, uma vez que como estão muito em baixo, refletem no chão e encandeiam ainda mais os que se cruzam com o animal que as leva ligadas sem ser com NEVOEIRO INTENSO!

Isso é com piso molhado mas sem precipitação, pelo efeito "espelhado". Se estiver a chover já não há essa reflexão e a dispersão da luz pela precipitação faz com que não seja tão mal... aliás, é essa a ideia...

Boas noites, hoje como o tempo não estava lá muito famoso decidi ligar os minimos e os de nevoeiro, num género de uma mini operação stop a policia manda-me parar só para dizer para desligar os faróis de nevoeiro, e agora a minha questão, é proibido andar com eles ligados de dia, ou noite sem que esteja nevoeiro?

Os faróis de nevoeiro é para se usarem apenas quando há nevoeiro. Os minimos não são luzes de circulação. Deves usar os médios sempre que anoitece ou quando as condições metereológicas não são as melhores, como por exemplo, se estiver céu nublado.

Ainda não sei onde é que aprenderam que se deve circular com os mínimos. E muito menos com os de nevoeiro. É das coisas mais comuns nas nossas estradas.

Circular é com os médios. O giro é que aprendem sempre mal. Nunca acertam nos médios.

No código, quando se tira a carta, não vêm lá escrito?

Eu tirei a carta sem ler o codigo.... :sh) e nao, nao foi por sorte nem por "prenda"... foi por merito proprio... em contrapartida fui as aulas quase todas e fiz muitos testes antes de ir a exame... mas a verdade seja dita.... nunca li nem 2 pag. do livro... [:D]

eh pah.... essa cena dos farois de nevoeiro.... por acaso costumo andar com eles ligados.... :sh) mas e para melhorar ao maximo a visibilidade (pelos vistos apenas a minha) como a mim, ver os outros com medios/f.d.nevoeiro ligados nao me incomoda, pensei que nao incomodasse os outros..... no entanto isso dos minimos e tal... isso nao! os minimos so devem ser ligados para assinalar presença... nunca como luzes de estrada....

(Va, "quem nunca errou que atire a primeira pedra" [:D]... "Joaozinho".... tu tas fora disto....)

quanto a saber se e proibido ou nao andar com os minimos ligados sem necessidade.... sim, sei que e proibido.... :sh) mas e daquelas coisas... [:p] [;)]

no entanto sabendo agora que e tao incomodativo para os restantes utentes da via.... tentarei evitar isso [;)]

cumps

Safou-se de duas multas - utilização de mínimos e nevoeiros - há gajos com sorte...

Artigo 60.º

Utilização de luzes

1 - Os dispositivos de iluminação a utilizar pelos condutores são os seguintes:

b) Luz de cruzamento (médios), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância até 30 m;

c) Luz de nevoeiro da frente, destinada a melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de visibilidade reduzida;

2 - Os dispositivos de sinalização luminosa a utilizar pelos condutores são os seguintes:

a) Luzes de presença, destinadas a assinalar a presença e a largura do veículo, quando visto de frente e da retaguarda, tomando as da frente a designação «mínimos»;

Artigo 61.º

Condições de utilização das luzes

1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:

a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;

c) De estrada, nos restantes casos;

d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.

2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.

5 - Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150.

Não, o KNI não sabia mas ao menos ainda se lembrou de perguntar...

O que me assusta são os cromos que passam no exame e nunca mais querem saber do raio do código para nada...

Mas o impressionante é a interpretação do código da estrada. Pensam que é um manual de instruções. [:D] [:D]

Em vez de saberem que são leis que regulam o tráfego dos veículos.

Mas essa dos faróis é um caso sintomático.

Então o farol traseiro de nevoeiro....

Mas a educação de uma sociedade faz-se à custa de diversas intervenções e em diversos meios. Lembro-me que a BBC (que é um serviço público, tal como as RTPs) dedicam parte da sua programação a explicar aos cidadãos como se devem comportar e as razões das regras.
E os súbditos de Sua Majestade, que nasceram tão estúpidos como os outros, lá vão aprendendo alguma coisa. Como por exemplo que os faróis de nevoeiro traseiros encadeiam em situações consideradas normais.

Mas aqui a RTP1 está toda entretida a competir com os outros 2 canais, com o mesmo tipo de programação.

Serviço público? My ass !! [:D] [:p] [:p]

o que são "faróis de novoeiro" dianteiros? é tudo o que está por debaixo do para-choques? têm que estar homologados como tal? onde surge essa homologação?

lá vem flame...[:D]

Outra dúvida, o meu B.I caducou ontem dia 28, só posso ir tratar dele 2ª feira obviamente, como tive engripado a semana passada não deu mesmo para ir tratar, sabem quanto é a multa se for apanhado a conduzir com B.I caducado ?

Se a autoridade autua é por autua, se tem uma atitude pedagogíca é porque deviam autuar...

Chamaram a atenção para o facto de o user não poder circular assim, e bem.

o farol de nevoeiro traseiro so o ligo mesmo em caso de nevoeiro intenso... esse sei bem que encandeia.... [;)]

e de certeza que nao e proibido circular com os minimos ligados???

quer dizer... mal nisso nao vejo... pois nao fazem mal a ninguem... [:D] mas acho que nao e permitido...

se estiver errado.. my bad :sh)

Cumps

Não se deve circular com os mínimos, no entanto, desde que seja de dia e tenha-se boa luminosidade e visibilidade, não tem mal. No máximo és advertido para os desligar.

Não se pode circular com os faróis de nevoeiro se as condições de visibilidade não os exigirem. Nesse caso, além de ser advertido pode ser aplicada uma coima como já foi dito...

Até é particularmente estúpido andar com aquelas "luzinhas maravilhosas" com chuva, uma vez que como estão muito em baixo, refletem no chão e encandeiam ainda mais os que se cruzam com o animal que as leva ligadas sem ser com NEVOEIRO INTENSO!

eu falei em chuva intensa. Com chuva intensa as luzes de nevoeiro fazem mesmo a diferença, já que os médios reflectem muito na chuva e deixas de ver a estrada.

Ainda não sei onde é que aprenderam que se deve circular com os mínimos. E muito menos com os de nevoeiro. É das coisas mais comuns nas nossas estradas.

Circular é com os médios. O giro é que aprendem sempre mal. Nunca acertam nos médios.

No código, quando se tira a carta, não vêm lá escrito?

[8b][8b]

Quando tirei a carta estava bem claro no código que se devia circular com os mínimos nas localidades bem iluminadas!

Não estou a ver onde está tamanho espanto!

Como felizmente vou estando a tento, sei que actualmente não é assim, mas já o foi!

Sobre os faróis de nevoeiro, na altura nem sequer havia nada escrito no código [;)]

Não vale a pena estarmos com sarcasmos à volta de alguém que colocou uma dúvida [:p]

Primeiro ao autor do topico, já deves ter percebido que é ilegal conduzir com os farois de nevoeiro ligados quando as condiçoes metereologicas a tal nao obrigam. Adiante.
Os minimos ligados não sabia que era ilegal, pensei que seria uma boa forma de prevenirmos os condutores da nossa presença. Eu conduzo sempre, e frizo o sempre, de medios acesos. Acho que tal alerta mais facilmente os condutores da minha presença e torna se mais facil localizar o carro (foi feito um ensaiio que julgo tambem ter visto por aqui que os carros mais propensos a acidentes sao os de cores escuras, preferencialmente os pretos e o meu é preto) a minha duvida e peço desculpa ao autor do topico por desvirtuar a pergunta original é:
É também proibido circular de medios ligados durante o dia?

Agradeço a resposta desde já.

cumps

Última edição:
Voltar
Superior