Acidente - Choque em cadeia

OFFICER

New member
Bom dia a todos.

Hoje estive envolvido num choque em cadeia que se passou da seguinte forma:

Eu (veiculo A) estava a circular até que tive que imobilizar normalmente o veiculo para um carro que ia à minha frente virar à esquerda. Quando estava imobilizado, houve um outro carro (veiculo B) que travou a fundo e quase que me batia, um segundo depois vem um terceiro carro (veiculo C) que lhe bateu por trás e o veiculo B veio bater na traseira do meu.

O dono do veiculo C não queria dar-se culpado dos danos na minha viatura então o sujeito do veiculo B chamou a policia que tomou conta da ocorrência.

Preenchi a declaração da policia, dei todos os meus dados e fiz o teste do balão.

Os senhores agentes disseram para trocar dados entre nós e posteriormente participar à seguradora. No entanto não foi preenchido declaração amigável.

Eu já participei à minha seguradora através de email (que é o método) explicando o acidente.

Devo fazer mais alguma coisa? Devo ir levantar o auto da policia ou aguardar contacto da minha seguradora?

Desculpem lá a cena mas eu nunca tive acidente até hoje..e já lá vão uns anos...mas pronto são coisas que acontecem [8b]

Deviam ter preenchido duas declarações amigáveis.

A com B

B com C.

E depois as seguradoras entendiam-se.

Já me aconteceu um acidente ou idêntico, mas eu era o veículo B, isto é o do meio.

Na altura preenchi duas décadas DA. Uma com o do carro que me bateu por trás e outra com o do carro onde fui bater.

Nas duas coloquei no desenho os três carros e fiz referência que só bati no veículo A devido à pancada do C.

Foi esta a indicação da companhia de seguros e correu tudo bem no que toca a arranjos.

Pois, eu faria o que o Silver disse.

Só não percebo porque é que o "C" não se quer dar como culpado do acidente todo. A partir do instante que é culpado, tanto faz os danos serem 5€ como 5000€. O agravamento do seguro é o mesmo. Enfim, só cromos e depois andamos meses a moer o juízo em processos intermináveis. [8b]

Estou em crer quer o preenchimento da Declaração Amigável devia ter sido feita.
Just in case...

Já me aconteceu um acidente ou idêntico, mas eu era o veículo B, isto é o do meio.

Na altura preenchi duas décadas DA. Uma com o do carro que me bateu por trás e outra com o do carro onde fui bater.

Nas duas coloquei no desenho os três carros e fiz referência que só bati no veículo A devido à pancada do C.

Foi esta a indicação da companhia de seguros e correu tudo bem no que toca a arranjos.
Já agora este assunto é algo pelo qual tenho curiosidade em saber a resposta.
Visto que bateste no veiculo A devido à pancada do veiculo C acabaste por ser considerado dessa batida ou não? :confused:

Estive envolvido à uns anos num acidente igual, mas era o veiculo do meio. Na altura preenchemos 2 declarações. Também tive alguns problemas, pois a seguradora do veiculo que me bateu não queria pagar o conserto da minha frente assim como a traseira do veiculo em quém bati. Tive que accionar o apoio juridico e depois mesmo antes de andar para a frente eles assumiram tudo. Mas foi uma carga de trabalhos.

Já estive envolvido num acidente igual, em que era o veículo do meio.

O da frente, furgão já bastante antigo disse que não queria nada e foi-se embora. O dono do carro C preencheu a declaração amigável comigo e tudo correu bem.

O C foi considerado culpado e todos os danos do meu carro foram reparados.

Ainda bem que é assim, pois sendo o veículo do meio poderia tornar-se difícil provar que batemos no veículo da frente devido à pancada sofrida devido ao veiculo de trás.

Bem vamos lá ver uma coisa.. isto foi-me explicado pela companhia de seguros com a qual trabalho a nível profissional: A Declaração Amigável não é obrigatória preencher.. aliás, não tem qualquer valor no sentido do indivíduo do veículo A ou B dar-se como culpado! (há casos em que se dão e depois a seguradora analisa o acidente e vê que afinal de contas a culpa não é do veículos A/B/C..)

A Declaração é apenas e só um meio para recolha de informação dos intervenientes no acidente e uma pequena descrição de como este aconteceu.
É de certo modo uma forma das seguradoras terem os dados de uma forma simples e organizada.. para evitar que as pessoas se esqueçam de dados ou os assentem em um qualquer papel e depois se esqueçam ou mandem fora!

Portanto, não tem mal nenhum em não teres preenchido 2/3/4 declarações.. tens os dados dos intervenientes todos certo? Explicas-te a situação do acidente à seguradora certo? Então está tudo feito da tua parte..
A seguradora agora vai analisar o acidente e atribui a culpa a quem de direito.
[;)]

Deviam ter preenchido duas declarações amigáveis.

A com B

B com C.

E depois as seguradoras entendiam-se.

Silver, já estou mais descansado, liguei para a seguradora e eles disseram que não é preciso declaração amigável porque esteve lá a policia e fez o levantamento. Dizem que é comum em choques em cadeia não haver declarações amigáveis.

Então procedi ao envio da descrição do acidente à minha seguradora juntamente com os dados dos outros intervenientes e agora é esperar pelo contacto da seguradora do provacador do acidente para fazer a peritagem...vamos ver quanto tempo me espera [8b]

Até lá..ando com o carro meio torcido :sh)

O gajo não queria dar-se como culpado mas a policia no local disse-lhe que ele tinha a culpa, mas pronto, quem decide isso são as seguradoras deles que vão andar à guerra, agora...alguém tem que pagar o meu estrago que eu de culpa não tenho nada [8b]

Não percam o próximo episódio porque eu também não [:cool:]

Já agora, quando o carro for para reparação ainda vai ser uns 2 dias ou 3 porque precisa de pintar e tudo mais..tenho direito a viatura de substituição certo? Quem é que a fornece/paga?

Quantos dias têm eles legalmente para responder ao sinistro? Não quero andar com o carro assim sem poder ir à mala!

Ninguém é obrigado a preencher a declaração amigavel, se o C não quer.. o A preenche apenas o lado esquerdo da folha e entrega na sua seguradora.

O meu irmão teve envolvido no acidente identico, no entanto o C preenche uma declaraçã o A com C e outra com B com C.

A seguradora do C pagou os danos na traseira do A, e na traseira e frente do B

Como referido, as declarações amigáveis (DAAA) não são obrigatórias, mas são um meio em que a existir, os processos são mais céleres.

Sem esquecer claro, que havendo declaração amigável é processado através do IDS (indemnização directa ao segurado)... isto envolvendo somente duas viaturas.

Alguém consegue responder às minhas duas dúvidas? Isso é que me está a preocupar..preciso do carro diariamente e apesar de ele andar...a mala está inacessível do modo adequado. [8b]

Alguém consegue responder às minhas duas dúvidas? Isso é que me está a preocupar..preciso do carro diariamente e apesar de ele andar...a mala está inacessível do modo adequado. [8b]

Só após imobilização do carro para reparação, é que será atribuído viatura.

Ja tive numa situaçao parecida a tua [;)] Nao foi preenchida nenhuma participaçao amigavel.

Expliquei a situaçao a minha seguradora, levantei o auto da policia e entreguei na minha companhia. A minha seguradora tratou do resto [;)] Ainda demorou uns tempos ate ter tudo regularizado e receber a ordem de reparaçao, mas no meu caso o meu carro podia circular sem perigo.

O melhor que tens a fazer é levantar o auto do acidente e ires a tua seguradora e fazeres pressao. [;)]

Só após imobilização do carro para reparação, é que será atribuído viatura.

Correcto. Ou em caso de o carro nao poder mesmo circular e o responsavel do acidente assuma a sua culpa de imediato. E mesmo assim, existem companhias que fogem com o rabinho a seringa........[;)]

Descansa.. tu não tiveste culpa nenhuma no acidente, portanto o teu carro vai ser arranjado a custo 0 para ti.. agora tens é que esperar!
Isto são processos que demoram algum tempo.. talvez dentro de 1/2 semanas tens a resposta.
Em seguida a seguradora pede para indicares a oficina onde queres deixar o teu carro para o perito o analisar.. depois disto eles combinam um dia para o ires deixar a arranjar..

Isto demora sempre tempo.. um acidente é chato, principalmente no inverno se houver problemas com entrada de chuva no carro!

Entretanto devem atribuir viatura de substituição..

Pois, eu faria o que o Silver disse.

Só não percebo porque é que o "C" não se quer dar como culpado do acidente todo. A partir do instante que é culpado, tanto faz os danos serem 5€ como 5000€. O agravamento do seguro é o mesmo. Enfim, só cromos e depois andamos meses a moer o juízo em processos intermináveis. [8b]

Boas.

Ninguém se dá como culpado de nada. Isso de pouco vale. As seguradores é que inferem a culpa de alguém e no limite o tribunal. Este mito do "dar-se como culpado" só funciona a título pessoal e de alguma forma como um reconhecimento perante o outro da culpa moral, mas na prática de nada vale.

Abraço,
McDriver

Back