Acidente com fuga na A5

Só posso concluir uma coisa, da parte do diálogo que ouvi, ninguém disse nenhuma asneira

Aí em Lisboa são muito fraquinhos, aqui no Porto, era logo seu c*br$%, seu filho da #$%& e etc e depois dois sopapos ao gajo do Focus, quando ouvi o gajo a dizer "Você sabe o que merece?" tava a ver que ia haver um bocado de ação, mas nada

Para o bem e para o mal, sim aqui no Norte o do Focus teria levado dois cachaços.

Para o bem e para o mal, sim aqui no Norte o do Focus teria levado dois cachaços.

É relativo, isso depende das pessoas. No Norte também há malta pacífica e em Lisboa também há malta pesada. Há dias presenciei uma situação em que um gajo vai buscar um taco de basebol e desata a dar na carrinha de outro , depois de terem andado em porrada forte e feia, só porque um apitou e o outro lhe perguntou o que ele queria.

Só acabou quando vieram 3 carros da polícia, já andava uma rua inteira a apitar e o crl a 4...

Estás completamente enganado. Sim, passar pela direita é completamente normal, pois estou e estarei durante vários Km's na minha faixa (a da direita) e na qual se deve sempre que possível, circular.

Enganado ou não, devias ter o bom senso para decidir qual a melhor atitude.

É de lamentar que seja preciso usar o código da estrada para alertar para a perigosidade da tua manobra.
__________________________________________________________________________________________

Artigo 15.º (“trânsito em filas paralelas”): “sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar”.

O que aqui se prevê é, pois, uma situação muito específica de trânsito muito intenso, em que as vias estão todas ocupadas e a velocidade de cada veículo está dependente da dos que circulam à sua frente.

Fora este e outros dois casos especiais, o facto de os veículos da fila da direita circularem mais rapidamente do que os da esquerda equivale a uma ultrapassagem pela direita, logo proibida (artigos 42.º e 36.º do Código da Estrada).

É de lamentar que seja preciso usar o código da estrada para alertar para a perigosidade da tua manobra.
________________________________________________________________________________________

Ja passar da direita para a do meio, da do meio para a direita, e retomar a direita novamente é totalmente seguro...

Na minha humilde opinião, grande problema do senhor do seat é ter bons reflexos e ter-se desviado contra o rail porque se tivesse ferrado na traseira do focus o problema seria mais facil de resolver.
Cumps.

Boa questão.

Supondo que o Seat não se desviava, apenas tentava travar mas, ainda assim, não evitava a colisão e embatia em cheio na traseira do Focus.

Imaginando que não havia testemunhas e que o condutor do Focus mantinha a sua atitude de fugir com o rabo à seringa, o condutor do Seat não estaria com um imbróglio às costas para tentar provar o que realmente tinha acontecido?

Em termos de seguros, como se processa uma situação destas? :)

__________________________________________________________________________________________

Artigo 15.º (“trânsito em filas paralelas”): “sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar”.

O que aqui se prevê é, pois, uma situação muito específica de trânsito muito intenso, em que as vias estão todas ocupadas e a velocidade de cada veículo está dependente da dos que circulam à sua frente.

Fora este e outros dois casos especiais, o facto de os veículos da fila da direita circularem mais rapidamente do que os da esquerda equivale a uma ultrapassagem pela direita, logo proibida (artigos 42.º e 36.º do Código da Estrada).

Trânsito intenso? Quando um carro vai calmamente sozinho na faixa do meio da AE? Há que haver capacidade de interpretação, e "devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar" não é o caso numa AE em que vais tu calmamente na faixa do meio só porque te apetece. E há aí a grande questão, eu não "saio da respectiva fila para outra mais à direita", eu estou na faixa da direita e por lá continuo.

O gajo do Seat e da mota deram um excelente exemplo de civismo! apr:) Quanto ao pessoal que gosta de andar à porrada, não se esqueçam que, além de isso não resolver nada (antes pelo contrário), nunca sabem quem é o outro tipo. Por acaso, o gajo do Focus tem uma pinta de tótó que até enjoa, mas pode muito bem ser um "gorila", ter uma pistola, saber artes marciais, etc.

Boa questão.

Supondo que o Seat não se desviava, apenas tentava travar mas, ainda assim, não evitava a colisão e embatia em cheio na traseira do Focus.

Imaginando que não havia testemunhas e que o condutor do Focus mantinha a sua atitude de fugir com o rabo à seringa, o condutor do Seat não estaria com um imbróglio às costas para tentar provar o que realmente tinha acontecido?

Em termos de seguros, como se processa uma situação destas? :)

é aquilo a que se chama uma chatice do car......[8b]

Trânsito intenso? Quando um carro vai calmamente sozinho na faixa do meio da AE? Há que haver capacidade de interpretação, e "devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar" não é o caso numa AE em que vais tu calmamente na faixa do meio só porque te apetece. E há aí a grande questão, eu não "saio da respectiva fila para outra mais à direita", eu estou na faixa da direita e por lá continuo.

Ainda insistes?

Simplificando:

É proibido ultrapassar pela direita( ultrapassar não implica mudar de faixa), excepto:

-localidades
-rotundas
-com tráfego intenso em filas paralelas

Logo, se continuares a fazer o que tens feito, estás a incorrer numa contra ordenação grave, com inibição de conduzir no minimo 2 meses, e coima de 250 a 1.250 euros.

Só é permitido que os veículos que circulam na via de trânsito da direita se desloquem a velocidade superior aos da esquerda, passando por estes, quando o trânsito se processa em filas paralelas, nas condições previstas no artº 15º do Código da Estrada.

Alguma duvida?

Só falta dizeres que o condutor do Seat estava a infringir alguma coisa. [:D]

Não falei do caso do vídeo, esse é mais complexo.

Não sei se o art.15 se aplica neste caso

E se for provado que o seat ia em excesso de velocidade através das medições das marcas dos pneus? O dono do focus ainda é o culpado?

Se fosse eu nem tinha travado. Apontava à letral do focus e ele havia de ficar ali. E se ainda me conseguisse mexer saia do carro a bater palmas.
E se for provado que o seat ia em excesso de velocidade através das medições das marcas dos pneus? O dono do focus ainda é o culpado?

Mas a velocidade mede-se já. Quanto é que medem a distancia entre os apoios do rail. É medirem isso e compara com o tempo de video e tiras logo a velocidade.

Last edited:
Na minha opinião o condutor do SEAT teve muita sorte em não ter acontecido nada de pior, se fosse contra o FORD num carro sem Airbag podia se ter aleijado gravemente e porventura ter aleijado alguem dentro do FORD. Acredito que se o carro tivesse ABS e/ou bons pneus (não se sabe o estado do mesmo) poderia se ter safado se ter batido em nada.

Condeno a atitude do condutor do FORD, mas o mais importante foi ninguém se ter magoado !

O facto de ir em excesso de velocidade pode valer-lhe multa mas não lhe pode ser atribuída a culpa do acidente.

Outro exemplo mais gritante é o pessoal alcoolizado. Há a ideia de que quem vem alcoolizado é imediatamente culpado do acidente mas não é verdade. Imagina, tu passas um STOP e um condutor alcoolizado dá-te uma passa, tu és culpado do acidente e és por multado por não teres respeitado o sinal da prioridade. Ele é multado obviamente e quanto muito o seguro vai-se excusar a pagar-lhe. Se for ao contrário (ele sair do STOP) o seguro paga-te a ti e vai-lhe cobrar o valor a ele directamente.

A propósito do vídeo, independentemente de quem é culpado, o condutor do Focus apercebe-se do acidente e vai embora... não custava ter parado e ser bem educado. Eu não tinha tanta paciência!

O maximo que o condutor do Seat sofria era uma coima por excesso de velocidade, de resto, o Focus é e sera sempre, o causador do acidente.

A propósito do vídeo, independentemente de quem é culpado, o condutor do Focus apercebe-se do acidente e vai embora... não custava ter parado e ser bem educado. Eu não tinha tanta paciência!

Sera? Ele nao podia ir com a musica alta de mais, ou do genero? É daquelas coisas que nao me passa pela cabeça, provocar um acidente e ir-me embora sem prestar assistencia ou declamar-me culpado. De uma frieza atroz.

Last edited:
Sera? Ele nao podia ir com a musica alta de mais, ou do genero? É daquelas coisas que nao me passa pela cabeça, provocar um acidente e ir-me embora sem prestar assistencia ou declamar-me culpado. De uma frieza atroz.

Ao fim nota-se claramente que ele nem surpreendido está, começa logo a argumentar que ele bateu por trás, etc... ou seja, ele estava consciente do que tinha acontecido lá atrás.

Gostei foi da calma do condutor da mota, sobretudo naquela parte: "Sabe o que é que você merecia? Sabe o que é que merecia?... Desprezo!" [:)]

Se houver 3 faixas e encontrares alguém a circular no meio, e passas esse carro pela direita, estás a cometer uma contra ordenação grave.

Ou seja, os dois estão a cometer contra ordenações, mas o que passa pela direita é mais grave. ( c.o. leve vs grave)

Em duvida, um policia manda para o mais grave, neste caso é o que passa pela direita ( não estou a referir ao video)

Porquê? Porque a faixa da direita é a faixa mais lenta de circulação, e passar pela direita é proibido pois quem quer sair tem sempre que virar á direita.

Circular no meio é contra ordenação, mas não é uma manobra tão perigosa.

Segundo o código da estrada.

Tens toda a razão, mas não é incomum teres pessoas a ocuparem a faixa da direita e a central que era para isso que eu me referia ;)

Mas desde que o meu avô foi multado por passar um traço continuo para se desviar de um buraco de esgoto aberto eu já não sei o que pensar...

Quanto à responsabilidade, independentemente da velocidade do Seat, que como referiu o JGTB, não me parece na por aí além, não vejo qual a dúvida.

Só me faz confusão qual a razão porque o gajo da mota ia a filmar? Anda a ver muitos vídeos da Rússia?

Ele disse que já teve um acidente...secalhar usa a camara, para o caso de ser ele a vitimia dos chicos espertos, poder ver o que se passou.

Back