Acidente com fuga na A5

As desculpas que se arranjam para justificar o que não tem justificação a não ser por distracção (acontece a todos nós) ou puro borrifar.

É por essas e por outras que as resoluções dos acidentes são tão difíceis e as pessoas querem sempre chamar a polícia.

Faz-me lembrar um acidente que tive há uns anos. Seguia eu na rotunda, quando um gajo decidiu entrar à campeão. Não travei, por isso apanhei-o mesmo a meio. O gajo disse sempre que eu era o culpado porque... vinha em excesso de velocidade! [:)]

Claro que, depois, as seguradoras lhe atribuiram 100% de responsabilidade.

O carro que está no meio pode sempre quer sair da AE, ou mudar de faixa para circular á direita, e não conta ser ultrapassado pela direita, dai ser perigoso.

É contra ordenação grave.

Já estou um bocado farto de estar a repetir o mesmo, se quiserem saber mais pesquisem qualquer coisa...

Ainda não percebi o que é que isso tem a ver com o que circula no meio querer ou não sair da autoestrada, deve circular-se na faixa mais à direita.

A teu ver então, se eu for a circular a 50 (velocidade mínima) na faixa mas à esquerda possível, todos os outros carros das faixas à direita devem acompanhar o meu andamento, pois não podem passar pela direita.

Tão, mas digam-me onde o Seat está a ultrapassar?

Sendo a via do Seat destinada a um destino, o transito é considerado em filas paralelas

O tipo do Focus devia ter-se certificado que era seguro entrar na via de transito mais a direita, tão simples quanto isso.

Digo mais, esta situação é considerada trânsito em filas paralelas (dada a intensidade de tráfego) e não ultrapassagem pela direita (isto mesmo não tendo em consideração que o Seat ia numa via de saida).

Depois de ter visto o vídeo novamente fiquei surpreendido com outra coisa, além das que já referi noutros posts neste tópico: o ritmo com que o Seat consegue chegar à subida quando vai ter com o outro gajo do Focus. Ainda que fosse apenas na fase inicial da subida, ia bem embalado...

Isso não é 100% assim. Se a pessoa vier a uma velocidade tal que, quem quer mudar de faixa, não a consegue ver a tempo, a culpa será de quem vem em velocidade excessiva (art. 24º do CE).

Um exemplo um pouco "exagerado": imagina que, numa curva com 30 metros de visibilidade, vem um veículo numa faixa a 200km/h (cerca de 56m/s) e outro, noutra faixa a 50km/h (14m/s). Se o que vai a 50km/h quiser mudar de faixa, com uma visibilidade de 30 metros, por muito cuidado que tenha a olhar para o espelho, fazer pisca, etc., ele nunca vai conseguir ver o outro a tempo de o deixar passar. [;)]

Falha minha [;)]

Ainda não percebi o que é que isso tem a ver com o que circula no meio querer ou não sair da autoestrada, deve circular-se na faixa mais à direita.

A teu ver então, se eu for a circular a 50 (velocidade mínima) na faixa mas à esquerda possível, todos os outros carros das faixas à direita devem acompanhar o meu andamento, pois não podem passar pela direita.

Vamos lá ver uma coisa. Estás a confundir opinião com leis1 Na tua opinião é melhor ultrapassar pela direita do que ter que ultrapassar pela esquerda. Ok, é a tua opinião, no entanto estás a cometer uma infracção grave, porque segundo o CE a ultrapassagem pela direita nesse caso especifico é proibida. No caso do video já não será assim uma vez que a faixa mais à direita é para sair e está trânsito lento na do meio.

Como parece que não consegues perceber dou-te um exemplo, apanhas um ladrão dentro de casa a roubar, dás-lhe uma carga de porrada e por azar provocas uma lesão para a vida no homem. Apesar dele ser um ladrão tu vais ser condenado na mesma, porque um crime não invalida o outro. Aqui é igual, não é pro um condutor na AE ir na faixa do meio que tu ficas autorizado a ultrapassa-lo porque uma infracção não justifica a outra! Percebeste agora ou ainda não?

O tassilgo já explicou, mas eu dou outro exemplo:

Uma infração não invalida a outra.

Ou seja, se tivesses numa estrada de unica faixa com traço continuo, e tivesses um trator a 10 km/h á tua frente, que opção tinhas?

Andar atras dele claro, porque não podes pisar o traço continuo.

O mesmo se passa no teu exemplo. Podes sempre ultrapassar pela direita, mas não deixa de ser infracção.

No caso do video, o seat não está a ultrapassar pela direita, pois as filas á esquerda estão ocupadas, e assim está apenas limitado ao veiculo que o precede.

Agora, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar. ( Supostamente, não é o caso do focus)

Assim, e apesar de ir em velocidade excessiva, O condutor deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito, o focus falhou ai.

Logo há infrações dos dois lados, mas a culpa, na minha opinião, acaba por recair no condutor do focus.

Mas ainda não percebeste que a definição de ultrapassagem implica ir atras do carro, mudar de faixa, passá-lo e voltar à faixa dele?! Digo-te mais, garanto-te que se eu circular sempre na faixa da direita, dentro da velocidade permitida por lei e passar por um carro que, ilegalmente vai a menor velocidade da faixa do meio, que não sou multado. Aliás, já foi dito precisamente isso por um agente da BT que multou um amigo meu por ter ultrapassado pela direita (voltou à faixa do carro que tinha acabado de ultrapassar) na A28 perto do IKEA no Porto.

Já agora fica aqui uma cromisse..... [:)]

O Seat circulava a cerca de ~65 Km / h

(percorreu cerca de ~66,80 m em cerca de ~3,75 s. É relativamente fácil de verificar recorrendo ao google earth e com um grau de fiabilidade elevado)

Creio que a velocidade máxima naquele local já são 80 km/h (ou serão 50 km/h ??). De qualquer maneira a velocidade tem de se adequar às condições existentes (o tal artº 24)... coisa que me parece que o Seat não cumpria. (e se o limite naquela zona é mesmo 50 km/h então estava em clara transgressão)

No entanto o Focus atirou-se para a faixa da direita e mesmo que o Panda circulasse a uma velocidade inferior e considerada adequada e legal para aquelas condições (ou outro veiculo qualquer) o acidente poderia não ser evitável pelo que me parece que a culpa será totalmente do condutor do Focus. ( provavelmente com uma atenuante por o Seat circular em excesso de velocidade (~65 km/h)

Última edição:
ouvir lições de moral sobre ultrapassagens pela direita, (ou não), de um gajo que ia de mota é no mínimo engraçadito... é vê-los, os de mota a furar como se não houvesse amanhã e pisca? há? não costumo ver...

Mas ainda não percebeste que a definição de ultrapassagem implica ir atras do carro, mudar de faixa, passá-lo e voltar à faixa dele?! Digo-te mais, garanto-te que se eu circular sempre na faixa da direita, dentro da velocidade permitida por lei e passar por um carro que, ilegalmente vai a menor velocidade da faixa do meio, que não sou multado. Aliás, já foi dito precisamente isso por um agente da BT que multou um amigo meu por ter ultrapassado pela direita (voltou à faixa do carro que tinha acabado de ultrapassar) na A28 perto do IKEA no Porto.

Desisto de argumentar contigo, já vens com o diz que disse etc.

Percebes o que significa circular a uma velocidade superior ao do meio?

É considerada ultrapassagem...

Se queres fazer as tuas regras isso não é comigo.

Já agora, o CE não tem definição explicita de ultrapassagem, logo não percebo o que dizes.

Última edição:
Acho que o rapaz vai mudar rapidamente de carro... quase 50.000 pessoas ja viram o video do Youtube e outras tantas no Sapo Videos. Ja deve ter chegado aos meios de comunicaçao tambem...

lol

O gajo de Seat devia ir no máximo a uns 50 com a sua faixa completamente desimpedida e tu falas em velocidade excessiva??:sh)

O gajo do Seat ia a ~65 km/h ... Sendo o grau de erro de cerca 2 km/h.... Quem tiver paciência pode calcular com uma margem de erro inferior a 0,1 km/h, os primeiros 4s são suficientes.

Voltar
Superior