Ainda não percebi o que é que isso tem a ver com o que circula no meio querer ou não sair da autoestrada, deve circular-se na faixa mais à direita.
A teu ver então, se eu for a circular a 50 (velocidade mínima) na faixa mas à esquerda possível, todos os outros carros das faixas à direita devem acompanhar o meu andamento, pois não podem passar pela direita.
O tassilgo já explicou, mas eu dou outro exemplo:
Uma infração não invalida a outra.
Ou seja, se tivesses numa estrada de unica faixa com traço continuo, e tivesses um trator a 10 km/h á tua frente, que opção tinhas?
Andar atras dele claro, porque não podes pisar o traço continuo.
O mesmo se passa no teu exemplo. Podes sempre ultrapassar pela direita, mas não deixa de ser infracção.
No caso do video, o seat não está a ultrapassar pela direita, pois as filas á esquerda estão ocupadas, e assim está apenas limitado ao veiculo que o precede.
Agora, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar. ( Supostamente, não é o caso do focus)
Assim, e apesar de ir em velocidade excessiva, O condutor deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito, o focus falhou ai.
Logo há infrações dos dois lados, mas a culpa, na minha opinião, acaba por recair no condutor do focus.