Acidente com VW Passat mal travada

HVELOS

New member
Hoje em Lisboa, na zona de São Sebastião da Pedreira, vi um acidente um tanto ou quanto estranho. Uma VW Passat Station de 2011, veio de marcha-atrás, destravada e embateu na traseira de um VW Polo estacionado em segunda fila e num Opel Astra. Para perceber a situação e ver se ninguém se tinha magoado, estacionei e fui falar com a senhora do Polo, que estava com uma criança de poucos meses e por sorte ninguém se magoou, mas do dono da Passat, ninguém sabia. Entretanto espreitei para dentro do carro e conferi que não tinha caixa de velocidades automática, no entanto o travão de mão, esse sim, era automático.
Fiquei sem compreender a situação, porque pensei que o sistema de travão de mão automático fosse sofisticado e evitasse estas situações de "destravamento" quando o condutor trava e não engata.
Alguém encontra uma explicação lógica para isto, ou será que sendo o travão de mão automático a tendência, estes problemas tornem-se mais frequentes?

A carrinha era do género desta:
12904645104267170429.jpg

Quantas mais modernices maiores são as surpresas. :sh)

Nada como o velho cabo com travão de mão (ou pé nos mercedes). A electrónica nunca é de fiar.

Apesar de concordar com os comentários acima, e de eu próprio ter algum receio a este tipo de tecnologias e electrónicas modernas que nos servem no dia a dia, a verdade é que também acontece em carros antigos. Já vi carros com travão de mão ''normal'' à antiga, a destravarem-se e a provocar acidentes do género do relatado pelo autor do tópico. Só travado, nunca é seguro, travado e engatado, é como ensinam na escola de condução, pelo menos no tempo que lá andei. E a mudança deve ser sempre contrária a inclinação da estrada, se bem que isso já acho que são preciosismos a mais.

Acho que com o estrago que fez, devia ter alguma inclinação, e ao ter inclinação se fosse esquecimento tinham dado conta, penso eu, se tiver que se mexer só com o dono ao sair notava-se, logo é mais provável que seja falha.
Eu por acaso raramente deixo engatada, quando vejo que é muita inclinação "não vá o diabo tecê-las" mas eu não sou exemplo, ás vezes volto atrás 2x pa ver se ficou tudo travado e fechado[8b]

Apesar de concordar com os comentários acima, e de eu próprio ter algum receio a este tipo de tecnologias e electrónicas modernas que nos servem no dia a dia, a verdade é que também acontece em carros antigos. Já vi carros com travão de mão ''normal'' à antiga, a destravarem-se e a provocar acidentes do género do relatado pelo autor do tópico. Só travado, nunca é seguro, travado e engatado, é como ensinam na escola de condução, pelo menos no tempo que lá andei. E a mudança deve ser sempre contrária a inclinação da estrada, se bem que isso já acho que são preciosismos a mais.

A regra é essa, mas imagina que alguém bate no teu carro fazendo-o deslocar-se?

Já viste como a transmissão é afectada? É que depois o seguro deita o rabinho de fora, e as consequências podem só aparecer a longo prazo.

Acho que com o estrago que fez, devia ter alguma inclinação, e ao ter inclinação se fosse esquecimento tinham dado conta, penso eu, se tiver que se mexer só com o dono ao sair notava-se, logo é mais provável que seja falha.
Eu por acaso raramente deixo engatada, quando vejo que é muita inclinação "não vá o diabo tecê-las" mas eu não sou exemplo, ás vezes volto atrás 2x pa ver se ficou tudo travado e fechado[8b]

Ha uns valentes anos, aconteceu o mesmo com o meu pai, o Cordoba ca de casa levou com uma Berlingo destravada, e pelo dono que a estacionou, ainda teve uma dezena de minutos parada e so depois é que foi por ali fora. Possivelmente, como aconteceu com o meu pai, a Passat foi estacionada no inicio da subida e foi descaindo lentamente.

Last edited:

Já viste como a transmissão é afectada? É que depois o seguro deita o rabinho de fora, e as consequências podem só aparecer a longo prazo.

Entre uma transmissão afectada, ou o carro destravar-se e provocar um acidente, ou matar alguém, acho que a escolha é óbvia. E não acredito que uma pancada dê cabo de uma transmissão, para isso acontecer, tem de ser um acidente muito grande, e a transmissão acaba por ser um mal menor.

O acionamento é automático quando se desliga o motor, pelo menos na Renault Scenic, desde 2003.

Também tinha esta ideia...

O motivo que faz-me evitar colocar o carro travado e engatado.

Entre uma transmissão afectada, ou o carro destravar-se e provocar um acidente, ou matar alguém, acho que a escolha é óbvia. E não acredito que uma pancada dê cabo de uma transmissão, para isso acontecer, tem de ser um acidente muito grande, e a transmissão acaba por ser um mal menor.

Eu raramente deixo o carro em zonas inclinadas por tudo isto. Podem dizer que é paranóia, mas prefiro andar mais uns metros a pé e ficar tranquilo.

Ha uns valentes anos, aconteceu o mesmo com o meu pai, o Corboba ca de casa levou com uma Berlingo destravada, e pelo dono que a estacionou, ainda teve uma dezena de minutos parada e so depois é que foi por ali fora. Possivelmente foi no inicio da subida e a carrinha foi descaindo lentamente.
Sendo assim já é outra coisa, mesmo assim ainda estranhava, mas não é impossível, tendo pouca inclinação não se notar ao inicio(apesar de achar estranho tendo a diferença do peso sem o condutor e a acção do fechar da porta e tudo mais, mesmo numa berlingo que é bem leve) e ir ganhando balanço... atenção não estou a duvidar, é possível, mas estranho ao mesmo tempo.
Mas já vi parecido, aquele camião que levou 20 carros á uns bons anos, ali na Ajuda era da empresa onde os meus pais trabalham(e também por acaso era o meu pai foi encarregado lá eheheh) penso que foi falha do travão, não travava bem, mais o condutor que não o travou como deve ser, está-se a ver um camião a descer aquilo[8b]

Então como fazes quando estacionas? Metes um calço debaixo do pneu? lol

Estou a perguntar só por curiosidade, não interpretes como gozo.
O meu tio já com alguma idade faz isso, trava e mete um calço tudo isto no seu Ferrari(leia-se Ligier topo de gama) e aí dele que não ponha o calço a mulher ainda o mata[:D][:)]

Eu quando andei com um carro equipado com travão de mão eléctrico, deixava-o sempre engatado, aquele travão não accionava automaticamente, apenas destravava automaticamente ao fazer ponto de embraiagem, ou seja, para travar tinha de carregar no botão, muita vez ficou a carrinha destravada engatada.

Back